Você sabe qual a importância de conversar com as crianças? Entende quais aspectos estão envolvidos com esse tipo de interação?

Neste texto, reunimos uma série de informações importantes sobre o tema para que você possa refletir com a gente. Saiba mais sobre o assunto lendo até o fim!

Veja mais: Como fazer transição capilar durante a gestação? Veja dicas!

Publicidade
importância de conversar com as crianças

Pai orientando os filhos sobre a escovação de dentes. Foto: Canva.

Importância de conversar com as crianças: Descubra qual é!

Muitas pessoas crescem em lares nos quais as crianças não têm voz e não podem conversar com os adultos. Não no sentido de que são proibidas de falar (embora em alguns lares tóxicos isso possa acontecer), mas no sentido de que o que uma criança diz é algo que não tem valor, e que elas nunca devem “se meter com os adultos”.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Possivelmente, você pode ter crescido em um lar assim, onde a sua opinião, ideias, questionamentos e pensamentos nunca eram levados à sério. E mesmo quando você tentava colocar as suas ideias para fora, conversando com alguém, a conversa entre os adultos era sempre mais importante e a sua fala era deixada de lado, certo?

Pois então… Acontece que esse tipo de comportamento pode não ser nada bacana para as crianças. No entanto, agora que você está aqui, convidamos você para entender a importância de conversar com as crianças e, a partir disso, começar a oferecer os “ouvidos” para os pequenos também. Vamos lá?

1. Auxilia na construção de um relacionamento saudável

Dar ouvidos ao que a criança tem a dizer, permitindo que ela se comunique, fale o que pensa e o que deseja falar, é uma forma de criar um relacionamento saudável. Pois tente trazer isso para a vida adulta: se você está em um relacionamento no qual nunca pode falar alguma coisa, mas, apenas ouvir o que o outro tem a dizer, como poderá construir algo saudável nessa relação? Como será possível construir a confiança? Pois é!

Por isso, permitir que a criança também fale de suas ideias, conversando verdadeiramente com ela – sem debochar do que ela fala ou ficar fazendo piadinhas com as “ideias de criança” -, proporciona uma atmosfera mais confiante e saudável para o pequeno se desenvolver.

Publicidade

Veja mais: Passeios legais para fazer com as crianças! Veja ideias INCRÍVEIS!

2. Importância de conversar com as crianças: Fornece subsídios que estimulam a autoestima

Quando a criança recebe espaço para falar sobre o que ela pensa, sente e quais são as suas opiniões, ela pode se sentir mais valorizada, acolhida e cuidada. A consequência desses sentimentos é o desenvolvimento de uma autoestima mais saudável.

Em contrapartida, se a fala da criança é sempre cortada no meio ou vista como “inútil”, como ela poderá se sentir confiante sobre quem ela é? Como poderá, mais tarde, acreditar que tem valor, uma vez que sempre foi desvalorizada quando tentava interagir com alguém?

Por conta desses fatores, a importância de conversar com as crianças é justamente isso: permitir que ela perceba que sua fala é importante, mesmo quando ela diga algo que os outros discordem. Afinal, discordar um do outro não é problema. Problema é sequer deixar o outro falar.

importância de conversar com as crianças

Mulher conversando com a menina. Foto: Canva.

3. Propicia o desenvolvimento da linguagem e da comunicação

Conversar com uma criança abre espaço para que ela comece a explorar novas formas de contar uma mesma coisa. Também proporciona a ela a oportunidade de ouvir o outro, escutar o que está sendo dito e interpretar essa fala.

Publicidade

Logo, a importância de conversar com as crianças também se envolve com o fato de que essa prática propicia o desenvolvimento da linguagem e da comunicação das crianças, fornecendo subsídios para que elas sejam mais confiantes no futuro, na hora de dizer o que pensam em momentos importantes, por exemplo.

Veja mais: Meu filho não gosta de ler, e agora? Veja algumas dicas!

4. Importância de conversar com as crianças: Auxilia a criança na hora de expressar seus sentimentos

Como uma criança poderá aprender a expressar melhor o que sente se não lhe for dada a oportunidade de falar sobre isso? E como ela poderá falar sobre isso se ninguém estiver perto dela para conversar? Pois é!

Por conta desses fatores, a importância de conversar com as crianças também se envolve com esse fato de que quando damos espaço para a criança falar, podemos começar a ajudá-la a se expressar melhor no que diz respeito às emoções e aos sentimentos.

Ajudar a criança a colocar em palavras o que ela sente e instruí-la sobre o que fazer com esses sentimentos, respeitando o seu desenvolvimento, claro, é um caminho para uma educação emocional eficiente.

5. Pode ajudar a criança a aprender a ouvir

Ao mesmo tempo em que devemos dar espaço para que as crianças falem, devemos ensiná-la a importância de ouvir. E como elas poderão aprender isso? Conversando.

Se conversarmos com as crianças, daremos a elas o momento de falar e também solicitaremos o nosso momento de dizer alguma coisa. Consequentemente, elas poderão começar a desenvolver a capacidade de ouvir.

Pois uma coisa nós temos que concordar: nem todas as pessoas sabem ouvir de verdade, não é mesmo? E muito disso pode estar relacionado, em alguns casos específicos, à falta de interações sociais saudáveis na infância.

Veja mais: Comunicação Não-violenta: O que é? Como adotar com os filhos?

Professora interagindo com os seus alunos. Foto: Canva.

6. Importância de conversar com as crianças: Auxilia na resolução de conflitos e problemas

Conversar e dialogar é um dos caminhos mais saudáveis para se resolver um conflito. Não podemos resolver problemas de relacionamento se calando ou se afastando. Precisamos conversar, esclarecer as coisas, ouvir o outro, etc.

Tudo isso pode ser aprendido pela criança à medida que ela tem a oportunidade de conversar com os seus pais, irmãos, amigos, etc. Portanto, converse mais com os pequenos, especialmente quando algum erro for cometido.

Evite castigos nesses momentos. Os conflitos podem e devem ser resolvidos de maneira respeitosa, empática e com base em bons diálogos. Isso tudo poderá ajudar a criança a lidar com conflitos e problemas no futuro, inclusive.

Veja mais: Relacionamento entre irmãos: Como os pais podem mediar?

7. Ajuda a criança a construir o senso de empatia

Ao ouvir o outro, a criança pode começar a desenvolver a sua capacidade de empatia. Ou seja, ela pode começar a compreender a importância de se colocar no lugar do outro, de ouvir o que a outra pessoa tem a dizer, e assim por diante.

Mas, se ela nunca for ouvida e se a fala dela nunca for vista como importante, ou seja, ninguém for empático com ela, como ela poderá ser empática com alguém no futuro?

Pense nisso na hora em que estiver refletindo sobre a importância de conversar com as crianças!

Fornecer um ambiente onde o diálogo é presente é uma forma de ajudar a criança a internalizar, cada vez mais, a importância de aprender a escutar ativamente o que o outro tem para dizer durante as mais diversas interações.

Leia mais: Educando filhos emocionalmente inteligentes – 9 sugestões

Mãe conversando com os seus filhos. Foto: Canva.

8. Importância de conversar com as crianças: Fornece mais autoconfiança às crianças

Assim como a autoestima pode ser aflorada, a criança também pode começar a se sentir mais confiante. Diferente do que ocorre quando uma criança fala algo e sua mensagem se torna motivo de brincadeirinhas dentro da família, com algo como “só podia ser coisa de criança”.

Mesmo que essas piadas não tenham o objetivo de ferir a criança, ela pode começar a ficar mais tímida e retraída por conta disso. Consequentemente, pode se sentir menos confiante na hora de falar alguma coisa para algum adulto.

Portanto, ao invés de esperar que ela fale algo para “rir” da fala da criança, considere dar atenção e fornecer autoconfiança a ela.

Se porventura ela falar algo errado – e que até possa ser engraçado para os adultos -, ao invés de debochar ou de fazê-la ficar com vergonha, ajude-a a entender o que está errado e como ela pode melhorar. Esse tipo de ajuda fica ainda melhor se acontecer individualmente, ou seja, sem ser na frente de outras pessoas.

Lembre-se sempre das vezes em que você era criança e o seu discurso era visto como bobo ou engraçado pelos adultos: como você se sentia nesses momentos?

9. Estimula novas aprendizagens por meio das interações

Quando conversamos com as outras pessoas, temos a oportunidade de ouvir histórias, aprender sobre situações novas, e assim por diante. Ou seja, temos a oportunidade de desenvolver aprendizagens únicas.

Pare e pense: quanta coisa você já aprendeu com seus amigos, cônjuge, irmãos, primos, etc.? Pois então!

Quando conversamos com as crianças e damos a elas a oportunidade de aprender a se comunicar mais efetivamente, elas têm a oportunidade de usar essas habilidades comunicacionais para desenvolver novos conhecimentos dentro de seus relacionamentos e interações.

Mas, para que isso aconteça, elas precisam ser estimuladas a falar e a ouvir. E isso só acontece se as pessoas conversam com os pequenos.

É claro que as conversas não precisam ser extremamente profundas e filosóficas. Mas aprender a ouvir, fazer perguntas sobre o dia da criança e ajudá-la a colocar em palavras os pensamentos são medidas que podem mudar os relacionamentos que os pequenos construirão no futuro.

Pai conversando com os seus filhos durante o café da manhã. Foto: Canva.

Agora, deixamos aqui um questionamento: você quer construir um futuro com relacionamentos saudáveis para os seus filhos? Se sim, considere a importância de conversar com as crianças!

Veja mais: Maneiras de demonstrar amor ao seu filho: Veja dicas!