Investir em passeios legais para fazer com as crianças é uma forma de aproximar a família e fazer com que todos vivam momentos inesquecíveis em conjunto. Por isso, neste texto, elencamos uma série de opções e ideias que podem servir de inspiração para você. Não deixe de conferir todas as possibilidades e saber mais sobre cada uma delas!

Veja também: Por que brincar no parque é bom para as crianças?

passeios legais para fazer com as crianças

Pai e filha passeando. Foto: Canva.

Ideias de passeios legais para fazer com as crianças

Antes de descrevermos, com mais detalhes, cada uma das ideias, dê só uma olhada na lista de passeios legais para fazer com as crianças que separamos para este conteúdo:

Publicidade
  1. Fazer uma trilha em meio à natureza;
  2. Visitar um zoológico ou aquário;
  3. Fazer um piquenique em um parque;
  4. Ir a uma fazenda e interagir com os animais;
  5. Visitar um planetário e aprender sobre astronomia;
  6. Ir a um museu de ciências ou história natural;
  7. Fazer uma aula de culinária em família;
  8. Fazer um passeio de barco ou trem turístico;
  9. Visitar um jardim botânico;
  10. Fazer um passeio de bicicleta;
  11. Fazer uma viagem de um dia para uma cidade próxima e explorá-la juntos.

Só com essa lista você já pode ter uma ideia do que pode programar para o fim de semana com os pequenos, não é mesmo? Vamos, agora, explorar cada um desses itens para pensar em um passeio inesquecível. Sigamos juntos!

Passeios legais para fazer com as crianças: 1. Fazer uma trilha em meio à natureza

A trilha no meio da natureza pode ser um dos principais passeios legais para fazer com as crianças. Isso porque a criança terá a oportunidade de entrar em contato com plantas e até alguns tipos de animais, além de desenvolver conhecimentos sobre o mundo. Ela poderá, ainda, desenvolver suas habilidades físicas e de coordenação motora ampla, ao caminhar por ambientes diferentes do que encontramos nas cidades.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

É um momento de conscientizar os pequenos sobre a importância da natureza, além de criar esse amor pelo natural que poderá mudar a vida deles. Tudo isso enquanto toda a família curte em conjunto!

Veja mais: Como evitar casos de vermes em crianças? Veja dicas!

passeios legais para fazer com as crianças

Pai e filha caminhando na praia. Foto: Canva.

2. Visitar um zoológico ou aquário

E por falar em natureza, que tal ensinar aos seus filhos o amor aos animais e a importância de cuidarmos dos bichinhos? Para isso, um passeio em um zoológico ou aquário pode ser uma boa ideia.

Publicidade

As crianças estão descobrindo o mundo, por isso, dar a elas a oportunidade de conhecer novas coisas sobre os animais é uma maneira de conectá-las à natureza e de transformá-las em cidadãos mais conscientes no futuro.

Passeios legais para fazer com as crianças: 3. Fazer um piquenique em um parque

Um piquenique no parque pode ser bastante divertido, criando memórias afetivas que ficarão gravadas na mente e no coração dos nossos filhos. O ideal, nesses casos, é apostar por uma alimentação leve e saudável, já que as crianças, muitas vezes, vão querer correr, pular e brincar no parque.

Caso você leve alimentos pesados, poderá atrapalhar a diversão dos pequenos.

Novamente, essa é outra atividade que pode ajudar a fortalecer a importância do contato com a natureza, dando ao seu filho a oportunidade de enxergar o mundo sob uma perspectiva mais sustentável e saudável.

Veja mais: Piquenique infantil: Dicas, sugestões e ideias!

Família passeando ao ar livre. Foto: Canva.

Publicidade

4. Ir a uma fazenda e interagir com os animais

Levar as crianças a uma fazenda pode ser um dos principais passeios legais para fazer com as crianças. Pois pare e pense: quanta coisa divertida e diferente elas poderão viver nesse momento?

Elas poderão interagir com as vaquinhas, com as galinhas e outros animais. Além disso, poderão entender como funciona o ovo e a produção do leite que elas tomam. Tudo isso dentro de uma linguagem adequada aos pequenos, que torne esse momento de muita aprendizagem e também diversão.

5. Visitar um planetário e aprender sobre astronomia

Um planetário também pode ser um passeio muito diferente e legal. As crianças poderão desfrutar de coisas novas, conhecendo os planetas e mais informações sobre as estrelas. Quem sabe, nessa brincadeira, você desperta um astronauta nato no seu filho, não é mesmo?

Afinal, as crianças costumam amar conteúdos relacionados aos planetas e à astronomia em si.

Veja mais: Guia educacional para explicar às crianças porque a Lua muda

6. Ir a um museu de ciências ou história natural

Um museu de ciências ou de história natural pode ter muita coisa legal para ensinar aos pequenos. Desse modo, eles têm a oportunidade de aprender mais sobre o mundo em que vivem, descobrindo possibilidades e conhecimentos valiosos!

Mãe e filha passeando ao ar livre. Foto: Canva.

Além do mais, até mesmo os pais podem aprender muita coisa visitando um museu, criando um momento incrível para toda a família.

7. Fazer uma aula de culinária em família

Colocar a mão na massa e aprender a preparar alguma delícia para a família também pode ser um dos mais diversos tipos de passeios legais para fazer com as crianças.

Afinal, quem é que não ama comer uma comida saborosa, não é mesmo? Então que tal criar um momento em família para aprender um prato diferente?

Para isso, uma aula de culinária poderá ser bem-vinda e proporcionará momentos memoráveis.

No entanto, é claro que se trata de um passeio mais adequado para crianças maiores.

Veja mais: Papinhas: Como preparar para o seu bebê e 5 receitas

8. Fazer um passeio de barco ou trem turístico

Desbravar o mundo é algo que as crianças amam fazer. E uma forma de elas fazerem isso é por meio de um passeio de barco ou de trem turístico com toda a família.

Elas poderão conhecer não só o meio de transporte “diferente” do que elas costumam usar, como também poderão conhecer novos locais, diferentes e incríveis.

Passeios legais para fazer com as crianças: 9. Visitar um jardim botânico

Um jardim botânico também pode ser uma excelente alternativa para quem busca ideias de passeios legais para fazer com as crianças.

Nele, você poderá mostrar diferentes tipos de plantas para os seus filhos, ensinando-os um pouco mais sobre as diferentes espécies e sobre a necessidade de protegermos o nosso planeta.

Perceba que, ao longo da nossa lista, encontramos muitas ideias focadas na natureza, não é mesmo? Isso porque, esse tipo de ensinamento poderá mudar a maneira como as crianças lidam com o que é natural, tornando-as mais responsáveis e sustentáveis.

Menino passeando em trilha da natureza. Foto: Canva.

Veja mais: Produtos orgânicos para pele: Saiba quais os benefícios para pele

10. Fazer um passeio de bicicleta

Um passeio de bicicleta pode ser muito divertido, além de ser algo que estimula a coordenação motora ampla dos pequenos. Ao mesmo tempo, é uma atividade que combate o sedentarismo e permite que a família passeie por locais diferentes da cidade.

Lembre-se apenas de garantir a segurança dos pequenos, usando capacete e demais proteções necessárias, ok? Assim, todo mundo poderá se divertir sem grandes preocupações!

Também procure por ruas que contenham ciclovias, para não correr o risco de algum acidente acontecer na beira de uma estrada, combinado?

11. Fazer uma viagem de um dia para uma cidade próxima e explorá-la juntos

Possivelmente, existe alguma cidade vizinha que vocês ainda não conhecem de verdade, não é mesmo? Então que tal usar essa oportunidade para fazer passeios legais?

Leve os seus filhos para visitar essa cidade, como verdadeiros turistas, e comece a conhecer os pontos mais importantes, visitando locais diferentes, experimentando a culinária, etc.

Existe muita coisa que podemos explorar em cidades vizinhas e nem nos damos conta disso. Não se esqueça de que, possivelmente, pessoas de longe vêm para conhecer as cidades perto de você.

Acredite, isso pode ser muito mais legal do que você imagina!

Agora nos conte: quais passeios legais para fazer com as crianças você incluiria nesta lista? Comente!

Veja agora: O que é importante na rotina de um bebê? Veja dicas!