Saber como evitar casos de vermes em crianças é muito importante para proteger nossos pequenos de parasitas que podem prejudicar a sua saúde. Para isso, medidas de higiene e proteção precisam ser colocadas em prática, além de sempre seguir as recomendações do pediatra para evitar esse tipo de problema.

Com o propósito de informá-lo sobre formas de impedir a proliferação de vermes, fizemos este conteúdo com considerações e dicas importantes. Não deixe de conferir!

Leia mais: Saúde mental nas crianças: Como prevenir problemas!

evitar casos de vermes em crianças

Criança lavando as mãos. Foto: Canva.

Publicidade

Dicas de como evitar casos de vermes em crianças

Existem diversas ações que podemos colocar em prática na hora de evitar casos de vermes em criança. Algumas ações são mais simples, outras têm relação com a educação dos pequenos. Veja algumas considerações:

1. Lavar as mãos frequentemente

Lavar as mãos das crianças com uma certa frequência é bem importante para impedir a contaminação. Pois pare e pense: enquanto está brincando, a criança costuma tocar diversas superfícies, especialmente ao ar livre. Por isso, lavar a mão de forma relativamente frequente é bem importante.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Além disso, sempre antes das refeições as mãos precisam ser bem lavadas com sabão e água limpa. Essa lavagem sempre deve ter sabão para que funcione adequadamente, ok? Assim será possível prevenir não só os vermes, como também outros problemas de saúde.

Veja mais: Como saber se o bebê está com alguma dor?

2. Dicas de como evitar casos de vermes em crianças: Não compartilhe objetos pessoais

Os objetos pessoais carregam esse nome pelo simples fato de serem pessoais, ou seja, não são feitos para serem compartilhados. É o caso de talheres, toalhas, roupas íntimas, escova de dente, etc.

Esses objetos não devem ser emprestados para outras crianças, nem serem pegos emprestados. Esse tipo de cuidado pode evitar que as crianças acabem se contaminando entre si.

Publicidade

Além do mais, nem sempre sabemos como são os cuidados com a higiene que a outra família tem, não é mesmo?

evitar casos de vermes em crianças

Menino sentado no gramado. Foto: Canva.

3. Manter a casa limpa e livre de germes

A casa limpa faz toda a diferença no combate aos vermes e também aos germes em geral. Especialmente áreas como banheiro e a roupa de cama, por exemplo, precisam de limpezas regulares e de qualidade, a fim de evitar a proliferação de agentes nocivos para a saúde.

Entretanto, todos os cômodos da casa precisam ser bem higienizados, ao menos uma vez por semana, com produtos de limpeza adequados para cada fim. Assim, torna-se possível combater a proliferação de doenças que podem causar impactos nas crianças e em toda a família.

Veja mais: Como saber se o bebê está com alguma dor?

4. Dicas de como evitar casos de vermes em crianças: Cuidados com os pets

Os pets também podem acabar contaminando as crianças, especialmente se não estiverem vermifugados adequadamente.

Publicidade

Sendo assim, manter a vermifugação dos pets em dia é crucial. Além disso, oriente as crianças para que sempre lavem as mãos depois de pegar no pet, a fim de evitar que levem as mãos à boca e acabem se contaminando.

Menina brincando no quintal com bichinho. Foto: Canva.

Os beijos em animais de estimação também devem ser evitados nesses casos.

5. Lavar frutas e verduras antes de consumir

As frutas e verduras também podem conter agentes nocivos para a saúde. Por conta desse fator, é muito importante lavá-las bem antes de consumir. É preciso lavar em água corrente e usar produtos específicos para a higienização desses alimentos, evitando a contaminação das crianças.

Porém, nada de usar detergente ou produtos não específicos para essa limpeza, ok? Pois isso pode fazer com que a fruta ou verdura fique contaminada com componentes tóxicos, prejudicando a saúde de quem for consumir.

Leia mais: Como praticar a higiene do sono com os filhos?

Mãe e filha preparando salada. Foto: Canva.

6. Dicas de como evitar casos de vermes em crianças: Evitar alimentos crus e mal cozidos

Alguns tipos de alimentos crus ou mal cozidos podem causar não só a proliferação de vermes, como também outras doenças e problemas de saúde. Por conta disso, evite carnes e ovos que não estejam 100% cozidos. Você não precisa de uma carne super bem passada, mas a mal passada pode conter agentes nocivos para a saúde, tanto de crianças quanto de adultos.

Por isso, cozer adequadamente faz toda a diferença na hora de evitar casos de vermes em criança!

7. Ficar atento à água consumida pela criança

Fique de olho na água que o seu filho tem bebido. Se você percebe que, brincando em um rio, ele bebe essa água, converse com ele sobre os riscos dessa prática!

A água que a criança bebe também pode ser contaminada por vermes. Por isso, certificar-se de que o pequeno bebe água filtrada é fundamental para impedir a proliferação desse problema.

Oriente-o a evitar engolir água do mar, piscina,  rios e lagos. O mesmo vale para águas de bica, ok?

Veja mais: O que acontece se a criança não tiver rotina?

8. Dicas de como evitar casos de vermes em crianças: Manter as unhas curtas e limpas

Alguns vermes e outros parasitas podem se alojar debaixo das unhas das crianças. Por isso, mantê-las curtas e limpas ajuda a prevenir a transmissão de vermes e outros germes.

Mantenha o hábito de cortar as unhas dos pequenos regularmente, e ensine-o sobre a importância da prática.

Se a criança demonstrar relutância na hora de cortar, corte as suas primeiros e mostre o quanto é tranquilo e não há efeito ruim algum por trás dessa prática. Isso pode instigá-la a querer que as unhas sejam cortadas também.

Criança brincando no quintal de casa. Foto: Canva.

9. Evitar andar descalço, especialmente em áreas públicas

Embora caminhar descalço seja algo bom para a criança desenvolver equilíbrio, algumas áreas devem ser evitadas, especialmente se forem públicas.

Afinal, como saber quem caminhou no parque em que o seu filho está brincando? Como ter certeza de que não há resquícios de fezes de cães com vermes no gramado que ele está correndo descalço? Pois é…

Por isso, evitar esse tipo de situação pode ser uma das formas de minimizar as chances de contaminação.

Em casa, as brincadeiras descalços podem até ser mantidas em algumas situações:

  • Se o quintal for limpo.
  • Se as unhas da criança estiverem aparadas e limpas.
  • Caso haja cachorro, este não pode circular na área onde a criança brinca descalça.
  • Lavar as mãos da criança é importante também.

Lembrando, ainda, que manter as visitas regulares ao pediatra, para receber maiores orientações, também pode ser um caminho para evitar casos de vermes em crianças. Pense nisso!

Veja agora: Por que descansar é bom para a saúde das crianças e adultos?