A maneira como lidamos com os pequenos pode ajudar a prevenir problemas de saúde mental nas crianças. Afinal, eles estão descobrindo o mundo, aprendendo a cada dia, por isso, faz parte da “missão” dos adultos ajudá-los a compreender melhor as próprias emoções e sentimentos.

Por isso, neste texto reunimos uma série de considerações importantes sobre esse assunto. Saiba mais acompanhando até o fim!

Veja mais: Pele na gravidez: Quais cuidados devemos ter? Descubra!

prevenir problemas de saúde mental nas crianças

Criança feliz e sorrindo para a câmera, com o queixo apoiado em suas mãos. Foto: Canva.

Publicidade

Como prevenir problemas de saúde mental nas crianças?

Para prevenir problemas de saúde mental nas crianças, é importante criarmos um ambiente acolhedor e que respeite as individualidades dos pequenos. Veja algumas ações que podem contribuir para que esse objetivo seja atingido:

1. Crie um ambiente acolhedor

Criar um ambiente acolhedor é um bom ponto de partida para prevenir problemas de saúde mental nas crianças. Mas, o que seria isso na prática?

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Um ambiente acolhedor é aquele onde os pequenos recebem carinho, afeto e escuta no dia a dia. Eles sabem que podem contar com a família quando se sentem angustiados, com medo ou tristes.

Acolher as crianças é ouvi-las, dar atenção à opinião delas e oferecer direcionamentos quando estiverem se sentindo “perdidas”, por exemplo.

É o caso de ouvir os motivos pelos quais uma criança está com medo de dormir sozinha, fazendo-a entender que está segura e que, juntos, vocês encontrarão formas de lidar com esse medo.

Veja mais: Educando filhos emocionalmente inteligentes – 9 sugestões

Publicidade

2. Ajude os pequenos a gerenciarem o estresse e a ansiedade

Gerenciar o estresse e a ansiedade pode ser um grande desafio para as crianças. Por isso, ajudá-las a entender por que sentem tais sensações e o que pode ser feito para lidar melhor com elas é um bom caminho.

É o caso de dar um abraço no filho ansioso, ao invés de, simplesmente, gritar com ele no meio de uma crise.

Lembre-se de que o adulto da relação somos nós, e é nosso dever oferecer uma atmosfera saudável aos pequenos.

prevenir problemas de saúde mental nas crianças

Criança gargalhando por estar recebendo cócegas. Foto: Canva.

3. Ajude os seus filhos a reconhecerem os próprios sentimentos e emoções

Em alguns momentos, as crianças podem ter sensações, sentimentos e emoções que não necessariamente elas saberão dizer o que é, tampouco saberão como lidar com isso.

Nesses casos, é interessante ajudá-las a dar nome ao que está acontecendo. Se o seu filho está muito irritado porque não ganhou um chocolate, ajude-o a entender que essa frustração faz parte, e que ela realmente é difícil de sentir, mas que você estará com ele durante esse processo.

Publicidade

Obviamente, é necessário adaptar a linguagem de acordo com a faixa etária de cada criança.

Veja mais: Disciplina Positiva: o que é, quais os benefícios e como aplicar

4. Como prevenir problemas de saúde mental nas crianças: Incentive bons hábitos

Os bons hábitos também fazem diferença na saúde mental das crianças. Dentre esses hábitos, podemos citar opções como:

  • Prática diária de atividades físicas.
  • Hobbies para distrair e divertir os pequenos.
  • Alimentação saudável.
  • Rotina de sono adequada à faixa etária.
  • Hidratação sempre em dia e de acordo com o tipo físico da criança.
  • Cuidados com a higiene.
  • Rotina de estudos, leituras e aprendizagens.
  • Entre outras práticas saudáveis.
prevenir problemas de saúde mental nas crianças

Criança sorrindo com seu rostinho apoiado em seu braço, sobre a mesa. Foto: Canva.

5. Promova a sociabilidade da criança

A sociabilidade das crianças também precisa acontecer da forma adequada. Lembre-se de que nós, seres humanos, somos seres sociais, e precisamos desse contato com os outros para mantermos a saúde mental em dia.

Quando a criança tem a oportunidade de criar laços com as pessoas, elas tendem a ter uma autoestima mais saudável, além de aprenderem a regular melhor as emoções, devido à interação com a emoção das outras pessoas.

Portanto, nada de isolar a criança do mundo, ok? Permita-a entrar em contato com pessoas (de confiança, claro) e, sempre que possível, estimule a comunicação.

Veja mais: Por que brincar no parque é bom para as crianças?

6. Como prevenir problemas de saúde mental nas crianças: Estimule expressões artísticas

As expressões artísticas também são ótimas quando pensamos em formas de prevenir problemas de saúde mental nas crianças. 

Por meio da arte, a criança poderá expressar suas emoções e sentimentos, compreendendo-os cada vez melhor. Essa expressão e compreensão evita a sobrecarga de emoções negativas, aumentando as chances de a criança amadurecer emocionalmente de uma forma mais efetiva.

7. Incentive a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal

A aprendizagem e o desenvolvimento pessoal das crianças também podem trazer muitos benefícios para elas. Afinal, elas poderão ter mais autoestima e se sentirão mais capazes diante das mais diversas vivências ao longo de sua história de vida.

Sendo assim, sempre que possível, estimule a criança a ler, aprender, pesquisar, desenvolver habilidades, viver novas experiências enriquecedoras, e assim por diante.

Tudo isso poderá servir de base para que ela se sinta convocada a se desenvolver cada vez mais, de forma saudável, fomentando um futuro mais promissor.

Veja mais: Spa Day em casa: 10 dicas infalíveis para fazer um autocuidado.

Criança feliz sorrindo para a câmera. Foto: Canva.

8. Estimule a autonomia e a independência

A autonomia das crianças também é outro ponto que deve ser estimulado. Lembre-se de que as crianças não terão os pais ao lado delas pelo resto de suas vidas, por isso, ajudá-las a atingir determinado grau de independência, de acordo com a idade, é muito importante para que ela se desenvolva.

É o caso de começar a estipular algumas responsabilidades simples, como limpar o quarto ou lavar uma louça. À medida que a criança vai evoluindo, é possível dar a ela novas atribuições e responsabilidades, como escolher a roupa que usará no passeio ou arrumar a mochila para a escola.

Vá observando o desenvolvimento do seu filho e sempre lhe instigando para buscar mais as suas próprias habilidades na hora de lidar com as adversidades, ou seja, deixando de lado aquela necessidade excessiva de ter a ajuda dos pais.

Porém, cuidado para não pular etapas, ok? Cada criança tem o seu tempo de amadurecimento, e a fase do desenvolvimento humano na qual ela está também pode impactar o seu crescimento e a sua autonomia. Esteja atento a esses fatores para não “forçar a barra”.

9. Como prevenir problemas de saúde mental nas crianças: Promova atividades ao ar livre

As atividades ao ar livre, que permitem um contato a mais com a natureza, ajuda as crianças a se desenvolverem de forma mais efetiva.

Além disso, esse ato de explorar o mundo também promove uma redução nos níveis de estresse e ansiedade, tanto de crianças quanto de adultos. Portanto, permitir que o pequeno “coloque a mão na massa”, brincando na terra, com pedrinhas e até mesmo com plantinhas, é uma das formas de prevenir problemas de saúde mental nas crianças.

Deixe que a criança explore o mundo onde ela vive! Isso poderá ensinar muitas coisas para ela, além de ser uma fonte de criatividade e de imaginação. A criança, possivelmente, usará a própria natureza como matéria-prima para a sua imaginação florescer ainda mais.

Portanto, se na sua casa não existe um ambiente externo no qual a criança pode brincar, reserve um tempo na agenda de vocês para levá-la em parques e áreas arborizadas que permitam esse contato a mais. Acredite, isso pode fazer toda a diferença!

Veja também: Técnicas de relaxamento para gestantes: Veja dicas!

Criança feliz pulando na cama. Foto: Canva.

10. Se faça presente na vida do seu filho

As crianças precisam dos seus adultos de referência para aprenderem mais sobre o mundo. Além disso, é na interação com os adultos que, muitas vezes, as crianças podem aprender mais sobre os limites sociais, por exemplo.

Isso sem contar que a interação com os pais é fundamental para que a criança também se sinta amada, protegida e cuidada, não é mesmo?

Portanto, mesmo quando a rotina parecer muito corrida, tente manter uma proximidade com os seus filhos. Diga que os ama, mostre que está ali para ouvi-los, mesmo que sejam poucos minutos por dia.

Nesse caso de ser presente na vida das crianças, lembre-se de que quantidade é diferente de qualidade. Isto é, mais vale você ficar com o seu filho, plenamente, uma hora por dia, do que passar o dia inteiro ao lado dele sem dar atenção, assistindo televisão ou mexendo no celular, por exemplo.

As crianças precisam de pais presentes, mas precisam de pais que tenham uma presença de qualidade. Reflita sobre isso e pense em formas de se aproximar mais dos seus filhos!

11. Como prevenir problemas de saúde mental nas crianças: Cuide da autoestima das crianças

A autoestima das crianças está intimamente relacionada à forma como os adultos e as pessoas à volta delas as tratam. Se os pais apenas enaltecem as falhas dos filhos, eles passarão a acreditar que não têm atributos algum.

Em contrapartida, quando os pequenos têm a oportunidade de ouvir elogios, ou algo como “dessa vez não deu certo, mas tenho certeza que você conseguirá em breve!”, eles passam a acreditar que possuem, sim, qualidades.

Isto é, não devemos apenas apontar os erros das crianças, encarando os acertos como “obrigação”. Embora tirar uma nota boa na escola seja realmente uma obrigação da criança, ainda assim ela tem o mérito de ter conseguido.

Por isso, comece a elogiar mais o seu filho. E quando ele errar, mostre que você está ali para ajudá-lo a melhorar, e não para julgá-lo pelo seu erro. Afinal, quem é que, nesta vida, não comete erros, não é mesmo?

Veja também: Sobre crianças e autoestima: você precisa ver esse vídeo

12. Ensine boas práticas de autocuidado

O autocuidado é um hábito que pode fazer a diferença na vida de qualquer pessoa, inclusive de nossas crianças.

Isso porque, quando os pequenos recebem estímulos relacionados ao autocuidado, eles começam a priorizar a si mesmos, criando uma rotina mais saudável e que cuide não só do corpo, como também da mente, e isso é levado para toda a vida!

Para isso, lembre-se de incentivar os bons hábitos, as práticas de higiene e os cuidados com as emoções, dando às crianças a oportunidade de expressar o que sentem e de encontrar o apoio necessário nos mais diversos momentos compartilhados.

Tudo isso poderá fomentar uma atmosfera mais saudável na vida das crianças. Faça parte dessa “transformação” positiva!

Criança feliz correndo ao ar livre. Foto: Canva.

13. Como prevenir problemas de saúde mental nas crianças: Busque ajuda se necessário

Se porventura você perceber que o seu filho está enfrentando desafios emocionais, e que você talvez não esteja encontrando formas de lidar com isso, antes de qualquer coisa, não se culpe por esse acontecido!

As emoções e interações humanas são realmente complexas e, às vezes, por mais que tenhamos boas intenções, podemos não alcançar os resultados que almejamos.

Nesses casos, contar com a ajuda de um especialista pode ser um bom caminho. Isto é, buscar a ajuda de um psicólogo infantil, ao perceber que o seu filho tem atravessado questões de saúde mental, é uma forma não só de cuidar dele no hoje, como também de promover um futuro mais saudável também.

Pense nessa possibilidade e, caso tenha dúvidas, converse com um profissional da saúde mental.

Boa sorte!

Veja mais: