No artigo de hoje, preparamos uma lista completa com dez atividades incríveis para divertir e relaxar os pequenos.

Afinal de contas, quem é que não gosta de se divertir? E as crianças possuem muita energia e precisam gastá-la!

Além disso, os momentos dos pais com os filhos são ótimas oportunidades para estimular o lado lúdico e divertido de adultos e crianças!

Pensando nisso, escolhemos algumas brincadeiras para animar os momentos em família e tornar eles ainda mais divertidos e brincalhões. Assim, você e seus filhos poderão aproveitar cada momento juntos.

Publicidade

Confira!

atividades incríveis para divertir

Família ao ar livre brincando de pipa. Crédito da foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Por que esses momentos de diversão são importantes?

Uma das coisas mais gostosas da infância é poder brincar, principalmente se for em família. Por isso, é importante separar um tempo durante a semana para brincar com as crianças.

Além de ajudar nas lições de casa, os pais devem ter um tempo de qualidade com seus filhos, pois isso fará toda a diferença no futuro e certamente criará boas memórias.

A primeira dica é deixar de lado a internet e o celular, já que esses se tornaram os principais meios de distração dos pequenos, porém nesse momento de brincadeiras a dica é voltar para aqueles jogos e brincadeiras mais tradicionais, como aquelas da infância dos adultos.

Que tal resgatar o peão, a peteca, a bolinha de gude? Além dessas brincadeiras antigas, vamos passar algumas novas para você entreter a criançada.

Publicidade

Se você procura animar os momentos em família, confira as dicas abaixo!

Vamos lá?

Criança pintando quadro com as mãos de tinta. Crédito da foto: Freepik

10 atividades incríveis para divertir e relaxar os pequenos

1) Pote da calma:

Você já ouviu falar no pote da calma? É um brinquedo super simples e fácil de fazer, ideal para acalmar crianças em estado de agitação, com ansiedade, irritação, crises de birra, etc.

É claro que é normal uma criança fazer birra de vez em quando, porém nem sempre os pais sabem qual a melhor forma de acalmar a criança.

Por isso, o pote da calma (calming jar, em inglês) é um recurso muito utilizado por pedagogas, fazendo parte da chamada Pedagogia Montessoriana.

Publicidade

Portanto, esse brinquedo serve para acalmar a criança em momentos de agitação, ajudando a criança a relaxar enquanto se distrai manuseando o pote e observando o glitter se movendo dentro dele.

Assim, as crianças se concentram no vidro e voltam sua atenção para o efeito e têm tempo de respirar e se acalmar.

Além disso, cria um momento propício para que as crianças se expressem e tentem explicar os motivos de raiva ou tristeza. Muito legal, né?

E como fazer o pote da calma? Ele é muito simples: basta apenas um pote ou garrafa transparente, com líquido colorido e glitter dentro. Veja o passo a passo a seguir.

Você vai precisar de:

  • 1 pote de vidro ou garrafa com tampa;
  • 1 ou 2 colheres (sopa) de cola glitter;
  • 3 ou 4 colheres (chá) de purpurina;
  • 1 gota de corante alimentar;
  • Água quente.

Modo de fazer: 

  1. Dentro do vidro, despeje a água quente e a cola glitter.
  2. Mexa até que o glitter da cola se desmanche.
  3. Em seguida, acrescente a purpurina e misture novamente.
  4. Adicione uma gota de corante alimentar e feche bem a tampa do pote.

Dicas:

O pote da calma pode ser de vidro ou de plástico. Escolher o plástico é bom para evitar que ele se quebre caso caia e para levar na bolsa sem se preocupar. Por outro lado, o vidro pode estimular a criança a manuseá-lo com cuidado, sentindo seu peso e movendo-o devagar.

É uma boa ideia vedar a tampa com cola quente ou supercola para evitar que o pote se abra por acidente.

Se a cola glitter não for suficiente para deixar o líquido mais denso, experimente colocar uma colher de xampu ou sabonete líquido transparente para fazer o glitter se mover mais lentamente.

Lembrando que a quantidade de água depende da capacidade do pote, pois você deve deixar um espaço vazio na parte superior do vidro para agitar o  conteúdo.

É possível fazer diversos potes, com efeitos variados! Use a criatividade!

atividades incríveis para divertir

Mulher assoprando bolhas de sabão com criança, ao ar livre. Crédito da foto: Freepik

2) Bolhas de sabão:

Por mais simples que pareça ser, brincar de fazer bolhas de sabão estimula a coordenação motora e visual da criança. Além disso, trabalha os movimentos corporais, ajuda na percepção e atenção, nos movimentos dos músculos faciais e labiais, além de proporcionar sensação de bem-estar e prazer.

Outro ponto positivo é que esta é uma atividade divertida que funciona tanto com bebezinhos, quanto com as crianças um pouco maiores.

Com os bebês, você pode soprar as bolhas de sabão ao redor do pequeno, assim ele se distrai com as cores e as bolhas se desfazendo. Já os maiorzinhos podem eles mesmos soprar as bolhas!

Se a criança precisar de ajuda ou apoio, a mãe pode fazer para que ela visualize as bolhas, sempre interagindo com a criança. Por exemplo, falando a quantidade de bolhas que está sendo formada, para onde está direcionando, que forma ela pode parecer ou lembrar, se foi para perto ou longe, etc.

Preparem-se para tirar muitas fotos, pois essa brincadeira é muito divertida e irá render muitos sorrisos!

3) Jogos:

Brincadeiras simples e jogos educativos funcionam muito bem para entreter os pequenos, já que uma vez envolvidos com o jogo, eles se distraem, podem se concentrar, se divertir, etc.

Além disso, essa é uma ótima forma de passar um momento junto do seu filho, fortalecendo ainda mais o vínculo entre vocês.

Outro ponto positivo é que os jogos são vistos como uma ferramenta primordial no processo de desenvolvimento da criança.

Duas meninas com fone de ouvido, dançando na sala. Crédito da foto: Freepik

Atividades incríveis para divertir e relaxar os pequenos.

4) Ouvir música e dançar:

Desde bebês, as crianças se expressam com uma série de movimentos ao ouvir uma música. Aos poucos entendem que esses movimentos (de pernas, braços, giros e palmas) é a dança.

Além de ser uma demonstração de alegria dos pequenos, a dança tem um alcance ainda mais importante, que é o de contribuir com o desenvolvimento físico e mental.

A criança que dança trabalha a musculatura, fortalecendo-a, estimula a coordenação motora, flexibilidade, postura, tem maior consciência corporal, noções de espaço e melhora na sua integração social. Ou seja, os benefícios são inúmeros.

E quem não gosta de uma boa música? Além de ser agradável, ouvir música e dançar é muito importante para o desenvolvimento infantil.

Escolha uma música divertida, pode ser uma que seu pequeno goste, libere um espaço na sala e vamos dançar! Deixe que seus filhos gastem energia e estimulem os movimentos deles.

Além disso, aproveite esses momentos para fortalecer os vínculos entre vocês.

5) Momentos de massagem e carinho:

Tão bom ganhar um abraço depois de um dia exaustivo de trabalho. Ou ouvir palavras doces e de incentivo ao preparar um almoço comum durante a semana. Pois é, todo mundo gosta de carinho. E com as crianças não é diferente!

Os pequenos também precisam se sentir amados, acarinhados e seguros desde pequeno. Quem é que não gosta de receber cafuné de vez em quando?

E os benefícios desse ato não são apenas momentâneos. Eles ficam por toda a existência! Crianças que vivem num ambiente cercado de carinho tendem a resolver conflitos de forma mais pacífica e inteligente, por meio do diálogo e da negociação, ao invés de simplesmente brigarem.

Por isso, que tal preparar sessões de massagem e carinho? Principalmente em momentos em que a criança está agitada ou com birra, essa é uma boa alternativa!

Abrace-a e massageie seus ombros, faça um cafuné e converse com a voz baixa e calma, coloque uma música calma, enfim, prepare o ambiente para acalmá-la. Também é importante ouvi-la, deixe-a desabafar e colocar para fora suas emoções caso queira falar!

Já se o seu filho for um bebê e você estiver amamentando, o carinho, por meio da ocitocina, também faz a produção de leite aumentar e fortalece os laços afetivos entre vocês para o resto da vida.

Além disso, ser um pai ou uma mãe carinhoso constitui um modelo para seu filho que ele irá levar para todas as relações que fizer na vida, inclusive com os filhos que terá um dia.

atividades incríveis para divertir

Criança brincando com massinhas. Crédito da foto: Freepik

Atividades incríveis para divertir e relaxar os pequenos: 6) Massinha de modelar:

Do mesmo modo, atividades manuais são ótimas formas de liberar o estresse dos pequenos de maneira saudável. E um bom exemplo são as massinhas de modelar.

Elas trabalham os sentimentos de raiva e frustração, descarregando a agressividade infantil, além de colocar em prática toda a criatividade da criança.

Além disso, mesmo parecendo algo tão simples, as cores e formas da massinha são muito atraentes para as crianças. Ou seja, elas podem gerar bastante interesse e estimular o aprendizado.

Por fim, essa brincadeira sensorial ainda incentiva o desenvolvimento motor e cognitivo, o raciocínio e também a imaginação.

Então, pensando em uma atividade segura para as crianças, que tal descobrir como fazer massinha de modelar em casa para brincar com seu pequeno?

Massinha de modelar com farinha de trigo

Ela é indicada principalmente para crianças e bebês a partir de 1 ano. Vamos ver o que você vai precisar:

Ingredientes da massinha:

  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 1 xícara (chá) de sal;
  • 1½ xícara (chá) de água;
  • 1 colher (sopa) de óleo (soja, girassol ou outro óleo comestível);
  • Corante comestível de cores variadas.

Modo de preparo:

  1. Para preparar a massinha de modelar caseira, basta misturar os ingredientes na ordem acima.
  2. Ou seja, por último, coloque o(s) corante(s) da cor que preferir.
  3. Viu como é fácil? Agora, mãos na massa de modelar!

Massinha de modelar com suco

Essa massinha aqui é recomendada para crianças a partir de 2 anos. Confira:

Ingredientes da massinha de modelar de suco:

  • 1 xícara (chá) de farinha;
  • ¼ xícara (chá) de sal;
  • 1 sachê de suco em pó da marca e sabor que desejar;
  • ⅔ xícara (chá) de água;
  • 1 colher (chá) óleo (coco, girassol ou azeite de oliva).

Modo de preparo:

  1. Coloque a água em uma panela e leve ao fogo até ferver.
  2. Enquanto isso, misture a farinha, o sal, o pó do suco e reserve.
  3. Quando a água começar a ferver, adicione o óleo.
  4. Depois, aos poucos, vá colocando essa mistura líquida na mistura seca, sempre mexendo bem até ficar uniforme e macio.

Criança deitada em tapete brincando de desenhar com canetas coloridas. Crédito da foto: Freepik

Atividades incríveis para divertir e entreter os pequenos

7) Colorir:

A arte é fundamental para que nos expressarmos perante ao mundo, bem como nossas nossas subjetividades, habilidades e individualidades. Pensando nisso, não nos resta dúvidas quanto a importância da arte na infância.

Afinal, é durante os primeiros anos de vida que os pequenos descobrem seu próprio modo de conhecer e ser, além de suas habilidades cognitivas individuais.

Portanto, uma dica muito importante é fazer arte, ou seja, pintar, desenhar, colorir! Enfim, solte a criatividade do seu pequeno e você pode se surpreender!

Além disso, esse é um passatempo muito divertido e prazeroso, que conquista crianças e adultos! É possível explorar diferentes materiais, como giz, tinta guache, aquarela, canetinhas ou lápis.

Por fim, essa atividade ainda estimula a criatividade!

Atividades incríveis para divertir e relaxar os pequenos. 8) Brincar de estátua:

Essa é uma brincadeira clássica e uma ótima forma de entreter os pequenos!

Primeiro, coloque uma música alta. Todos devem dançar sem parar, até que você pause a música ou diga a palavra “estátua”. Então, todos deverão permanecer em silêncio e sem se mover por alguns segundos ou mesmo minutos.

Lembre-se de regular o tempo conforme a idade da criança. Afinal, quanto menor ela for, menor deverá ser o tempo exigido sem se mover.

E não pode rir, se coçar ou fazer qualquer outro movimento! Ganha quem conseguir ficar imóvel mais vezes.

9) Ler a história favorita do seu filho:

O momento da leitura é sempre algo muito especial! Então, que tal contar a história favorita do seu pequeno para que ele possa relaxar e, de quebra, passar um tempo cheio de carinho junto de você?

Além disso, muitos estudos mostram que ler juntos fortalece os laços entre pais e filhos e promove uma parentalidade positiva.

Outro ponto positivo é que desenvolve o hábito de leitura desde criança, que é muito importante para desenvolver a criatividade, imaginação e repertório da criança.

Não sabe o que ler? Confira aqui 12 dicas de livros que toda criança deve ler. 

Atividades incríveis para divertir e relaxar os pequenos: 10) O que você está ouvindo?

Por fim, a última brincadeira da nossa lista atividades incríveis para divertir é “O que você está ouvindo?”.

É muito simples! Sentem-se em roda. Um participante será o guia, enquanto os outros fecham os olhos e ficam em silêncio. Assim que o guia falar o nome de um participante, ele deverá falar o primeiro som que está ouvindo.

Pode ser o som do seu próprio coração, da sua respiração, o tique-taque do relógio, o som de um carro passando na rua… Qualquer coisa! A ideia é cada pessoa falar o que está ouvindo no momento em que seu nome é pronunciado.

Aqui, o objetivo é estimular a audição e a percepção do ambiente. Além disso, a brincadeira incentiva a atenção e o foco das crianças.

Gostou da nossa lista de atividades? Temos certeza que elas irão ajudar você e seu pequeno a viver momentos divertidos e incríveis juntos, fortalecendo ainda mais os laços de vocês dois.

Para conferir outros artigos, continue acompanhando o Mil Dicas de Mãe.

Até a próxima!