No artigo de hoje, confira 12 dicas de livros que toda criança deve ler. Afinal, a leitura é muito importante e esse hábito deve ser desenvolvido desde cedo.

Os livros infantis abordam temas sensíveis e complexos apresentados de forma simples e em linguagem atrativa ganham espaço entre as editoras e no coração das crianças. Muitas são as alternativas e novidades para jovens leitores tomarem o gosto pelo velho hábito da leitura, seja ao longo do processo de alfabetização ou nos anos seguintes ao aprendizado das letras.

Do respeito ao meio ambiente, passando pela valorização da cultura e pelo desenvolvimento da empatia e e a autoestima, títulos de autoras e autores tornam-se clássicos, envolvendo e encantando pais e filhos.

Nos caminhos surpreendentes da leitura só não há como perder a emoção trazida por histórias que merecem ser conhecidas por gerações.

Publicidade

Confira algumas sugestões abaixo!

dicas de livros

Menininha sentada em cima de alguns livros, com um livro aberto, lendo. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

12 dicas de livros que toda criança deve ler

1) A Árvore que Fugiu do Quintal – Alvaro Ottoni

Em A árvore que fugiu do quintal, a narradora da história é a própria árvore, que vivia seus dias com seus galhos ao sol e servindo de brinquedo para as crianças da vizinhaça se pendurarem.

Até que um dia, a árvore precisa sair correndo para uma montanha quando a urbanização desenfreada das cidades ameaça derrubá-la. Fugindo do mar de concreto, a protagonista sai correndo para a montanha.

Este livro já virou peça de teatro e referência na literatura juvenil envolvendo a temática ambiental.

2) Minha Mãe É Negra Sim! – Patricia Santana

A história retrata o momento em que o garoto Eno é levado a se perguntar sobre sua origem e se depara com situações de racismo. Apesar da tristeza, o personagem busca por diferentes meios saber o que significa aquele momento, tendo uma conversa decisiva e emocionante com seu sábio avô.

Publicidade

Este livro é ideal para crianças de 6 a 8 anos. Ilustrações de Hyvanildo Leite tornam o livro ainda mais incrível de ler!

Dicas de livros – 3) Somos Todos Extraordinários – R.J. Palacio

Nesse livro, somos apresentados a um menino de dez anos com uma grave deformidade facial que começa a frequentar a escola pela primeira vez.

A história de superação, amizade e amor do pequeno Auggie Pullman ganha edição dirigida ao público infantil em versão ilustrada e com a poderosa mensagem de inclusão e gentileza exprimida pela obra.

O livro fez tanto sucesso que virou até um filme, chamado “Extraordinário”, protagonizado por Owen Wilson e Julia Roberts.

Perfeito para crianças de 3 a 5 anos.

4) Kabá Darebu – Daniel Munduruku

Em quarto lugar, o livro Kaká Darebu traz a sabedoria e os conhecimentos de um dos povos originários presentes no país.

Publicidade

Na história, o menino indígena Kabá Darebu é quem se encarrega de narrar as experiências e as maneiras de viver dos Munduruku ressaltando o contato íntimo com a natureza, os rios, os pássaros, a lua, as estrelas. Ideal para conhecermos mais sobre os povos indígenas que moram em nosso país e aprender mais sobre a cultura deles!

Indicado para crianças de 5 a 8 anos. As ilustrações de Maté tornam a experiência ainda mais incrível!

dicas de livros

Menininha lendo livro com sua mãe. Crédito da foto: Freepik

12 dicas de livros que toda criança deve ler – Continuação

5) Da Minha Janela – Otávio Júnior

Nesse livro, o narrador descreve cada situação que enxerga através de sua janela numa favela do Rio, como cores, traços, pessoas, animais e objetos. Cada uma com algum ensinamento a trazer.

Quantas coisas incríveis podemos descobrir quando abrimos uma janela e prestamos um pouco de atenção ao mundo que nos cerca? O livro foi vencedor do prêmio Jabuti em 2020 na categoria infantil. Vale a pena a leitura!

6) O Pássaro Encantado – Eliane Potiguara

Do mesmo modo, outro livro indicado é O Pássaro Encantando, que também relata a importância dos povos indígenas.

A história fala sobre a poderosa e mágica figura de uma avó que carrega consigo inúmeras histórias vivas dentro de si, ressaltando a importância dos mais velhos dentro da cultura ancestral dos povos indígenas, como o valor dos costumes, da memória, da sabedoria e do afeto.

É uma leitura muito boa, que vale a pena! Ilustrações feitas por Aline Abreu. Indicado para crianças de 5 a 8 anos.

7) O Monstro que Adorava Ler  – Lili Chartrand

Outro livro ideal para cativar os pequenos é O Monstro que Adorava Ler, que relata um inusitado encontro que muda a vida e o humor do monstro assustador que vira um ávido leitor.

O acontecimento se dá depois que o protagonista se depara com um estranho objeto, um livro, à beira da floresta encantada onde vive. A obra destaca de maneira leve o poder da leitura e a magia da escrita, não só para os monstros.

Ou seja, é um livro mais do que recomendado para quem quer ensinar seus filhos o hábito da leitura!

8) Eu e Meus Sentimentos – Vanessa Green Allen

Esse livro é na verdade um guia! Traduzido por Rafaella Lemos, esse guia ajuda as crianças a entenderem suas emoções e desenvolverem maneiras saudáveis para se expressarem.

São mais de cem páginas em que estão listadas inúmeras atividades, dicas, testes e exercícios para lidar com sentimentos variados, que vão desde o entusiasmo, a raiva, o ciúme e outros.

É um livro bem completo, indicado para crianças de 7 a 10 anos.

9) Pode chorar, coração, mas fique inteiro – Glenn Ringtved e Charlotte Pardi

Esta incrível obra tem a morte não apenas como tema, mas como personagem principal. Ela já aparece logo no início, na companhia de quatro crianças.

Em seguida, vemos que a avó delas está bem doente. No andar de baixo, todas conversam. Os pequenos tentam ganhar tempo, servem café até a Morte não querer mais.

A mais nova, então, pergunta por que ela quer levar sua avó, “se ela é a pessoa que a gente mais ama no mundo?”. É quando a indesejada visita conta uma comovente história e vemos que, na verdade, ela é uma admiradora da vida.

Com tradução de Caetano Galindo, o texto costura delicadeza e certa franqueza, e as imagens o enriquecem em uma leitura inesquecível. Vale a pena!

10) Um Belo Lugar – Alexandre Rampazo 

Da mesma forma, uma outra indicação maravilhosa de livro é Um Belo Lugar.

Um dos autores mais atuantes na nossa literatura para a infância traz uma viagem por meio da imagem de uma ave conhecida como “o pássaro da felicidade”, o Grou. Ele vai voando a cada virar de páginas ao mesmo tempo em que, no texto, sabemos mais sobre a lenda de que ele levava as almas que partiam para um belo lugar.

O narrador, então, tem um desejo de perpetuar a história. Uma vontade imensa de que pensar na morte seja valorizar cada vez mais a vida.

Vale a pena apresentar essa história a seu filho, ele vai adorar!

Dicas de livros – 11) O menino que virou chuva – Yuri de Francco e Renato Moriconi

Entre as dicas de livros para crianças, O Menino que Virou Chuva é muito bom! Escrito por Yuri de Francco e Renato Moriconi, premiado mestre da narrativa visual.

E para além de uma proposta usual de leitura, o objeto gráfico cruza o comum virar de páginas com a aventura do flipbook (quando a velocidade cria a percepção de movimento).

Surpreendente!

12) Bia e o Elefante Piquenique – Carolina Moreyra e Odilon Moraes

Por última, nossa dica é o livro infantil Bia e o Elefante Piquenique. Escrito por Carolina Moreyra e Odilon Moraes, essa dupla de personagens vem conquistando as famílias com bebês.

Na obra inicial, o adulto percebia informações sobre opostos. Desta vez, há uma sutil intenção de colocar as crianças para brincar com os números. Bia e Elefante decidem fazer um piquenique e preparam os detalhes: almofadas fofinhas, bolinhos, sanduíches e muitas frutas.

Embora o texto não se dedique a isso, a ilustração nos mostra a progressão numérica. Com um toque de humor o tempo todo, o final ainda reserva uma última surpresa!

dicas de livros

Menino branco de cabelos castanhos, usando camiseta branca está em uma biblioteca com um livro aberto na mão. Crédito da foto: Freepik

Qual é a importância da leitura para as crianças?

De modo geral, os livros têm a capacidade de formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica. Mas qual é a importância da leitura na infância?

A seguir, vamos explicar por que desenvolver o hábito da leitura desde a infância é fundamental e por quais razões a influência dos educadores nesse estágio é imprescindível.

Dicas de livros: Qual a influência na vida das crianças?

A leitura é uma das ferramentas mais poderosas das quais dispomos para a interação com o ambiente e também para a nossa compreensão do mundo. Sendo assim, é fundamental que o pequeno se familiarize com os livros desde o seu primeiro ano de vida, seja em casa ou na escola.

Por meio da contação de histórias e, depois, da alfabetização infantil, a literatura estimula diferentes habilidades nas crianças. Os livros apoiam o desenvolvimento da linguagem, a ampliação de vocabulário, a criatividade e a descoberta do mundo imaginário, por exemplo.

Dessa maneira, a educação deve resgatar o repertório que toda história infantil oferece para apresentar às crianças as diferenças entre as culturas e as pessoas. Além disso, é possível ensiná-las a lidar com as questões de forma ética, e também ajudá-las a lidar com as emoções e os sentimentos durante seu crescimento.

Além disso, os projetos de leitura na educação infantil têm um outro papel essencial para a formação das crianças: o de criar pequenas e pequenos leitores, que vejam o momento de contato com os livros para além de uma obrigação. E que desfrutem dessas situações!

Portanto, a literatura na infância promove, justamente, o contato com uma forma mais lúdica. É uma maneira da criança expandir seu repertório imaginativo, encontrando nos livros verdadeiros amigos.

Por fim, incentivar a leitura na infância tem o grande poder de mudar vidas e apresentar o mundo, criando uma realidade em que os livros se tornam mais do que aliados da educação em si.

dicas de livros

Menininha deitada, lendo um livro sorridente, ao lado de um urso de pelúcia. Crédito da foto: Freepik

Que tal criar uma rotina de leitura? 

Sabemos que a leitura deve ser introduzida de forma natural no dia a dia das crianças, e não deve ser algo imposto. Mesmo em sala de aula. Sendo assim, leve em consideração o tempo de atenção que as crianças dedicam à leitura e respeite este limite.

Conforme os pequenos e pequenas crescem, vá observando quais assuntos chamam mais a sua atenção. Permita que a criança leia com você ou para você, faça perguntas sobre o enredo e estimule conversas em torno da história lida. Faça do momento de leitura um momento prazeroso para vocês dois!

Afinal, quando a literatura é vista como um momento de descontração e de diversão, criar o hábito de ler se torna menos desafiador e, certamente, muito mais prazeroso. Seja na escola ou em casa!

Dessa maneira, criar um momento para leitura pode gerar experiências positivas. Leve as crianças para o pátio ou para perto das árvores, por exemplo. Deixe que elas escolham os livros que desejam ler e crie fichas de leitura, para serem preenchidas depois.

Além disso, crie rodas de leitura e estimule a troca entre os alunos. São algumas dicas para criar uma rotina de leitura, não só em casa, mas também em sala de aula!

Quais são as fases de uma criança leitora?

Durante o desenvolvimento infantil, além da idade, existem outros fatores que influenciam no estágio de leitura em que a criança se encontra: seu amadurecimento psíquico, afetivo e intelectual e seu conhecimento sobre os mecanismos de leitura.

Tudo isso dirá se a criança se encaixa nas fases de pré-leitor, leitor iniciante, leitor em processo, leitor fluente ou leitor crítico.

Embora a faixa etária ainda seja o principal filtro para selecionar os livros mais adequados para as crianças, cada uma se desenvolve de uma maneira. Por isso, adaptações de conteúdo podem ser feitas para que cada criança possa ler o que for mais apropriado para sua idade e seu nível de leitura.

Confira:

Dicas de livros: 1) De dez meses a dois anos

O ideal é que as histórias sejam rápidas e curtas, com gravuras simples e atrativas. Há livros feitos de pano, plástico e que vêm com fantoches, que são ideais para despertar a curiosidade dos mais novinhos! 

2) De dois a três anos

Os livros infantis devem conter histórias rápidas, com texto simples, poucos personagens e ilustrações coloridas para chamar a atenção do pequeno.

Além disso, é importante que o enredo possa ser contextualizado com a rotina da criança, para que ela sinta uma identificação com a história. 

É possível oferecer livros com fantoches, livros musicais e livros de histórias, que contribuem para aumentar o repertório de palavras conhecidas pela criança e ajudam a formar algumas noções básicas, além de dispertar a curiosidade e a criatividade. 

Dicas de livros: 3) De três a seis anos

Nessa faixa de idade, os livros devem conter histórias que proponham vivências que se consolidam nos ambientes familiar e escolar e devem apresentar várias imagens️ para que não fique cansativo de ler e a criança abandone o hábito.

Livros de dobradura e o uso de fantasias pelo contador da história são indicados para envolver ainda mais as crianças com a história contada.

Por fim, a importância da leitura na infância é imprescindível! Ela é fundamental para a formação de bons leitores e de cidadãos mais conscientes e críticos.

Por isso, o incentivo dos pais e da escola é fundamental, principalmente na nova geração que já nasce com os meios digitais na mão e não ganha o hábito de ler longos textos, apenas curtos. 

Ler traz diversos benefícios, como:

  • Amplia o vocabulário;
  • Traz bagagem histórica e cultural;
  • Desperta a criatividade;
  • Melhora a empatia;
  • Estimula a imaginação;
  • Exercita a inteligência;
  • Melhora o senso crítico;
  • Melhora a concentração.

Esperamos que tenha gostado desse artigo sobre a importância da leitura e das dicas de livros para ler com seus pequenos! O importante é estimular esse excelente hábito desde pequenos.

Contiue acompanhando nosso blog e aproveite para ler mais artigos aqui no Mil Dicas de Mãe.

Até a próxima!