Translator

 

Você já parou para pensar sobre os móveis essenciais para o quarto do bebê? Se ainda não, este pode ser um bom momento para refletirmos, juntos, sobre o que deve estar no quartinho do pequeno.

Afinal, sabemos que a montagem do enxoval pode ser um pouco desafiadora para alguns papais e mamães. Por isso, fizemos essa listinha como forma de te inspirar e te ajudar a entender o que pode ser essencial para o seu pequeno. Não deixe de conferir!

Publicidade

Veja também: Como organizar o guarda-roupa do bebê? Dicas interessantes!

móveis essenciais para o quarto do bebê

Quartinho do bebê todo organizado. Foto: Canva.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Lista de móveis essenciais para o quarto do bebê

Antes de qualquer coisa, queremos deixar um ponto claro: obviamente, cada família pode selecionar os móveis essenciais para o quarto do bebê, de acordo com o estilo de vida, objetivos e, também, orçamento.

Não existe uma regra infalível nesse sentido. O ideal é avaliar o que realmente poderá ser útil e auxiliará nos cuidados com a criança. O restante, caso não faça sentido, não necessariamente deverá ser incluído no enxoval.

Tenha isso em mente ao analisar os pontos abaixo conosco, ok? Assim você personaliza o quartinho do seu pequeno da melhor forma possível.

Continue lendo e vamos adiante nesse planejamento!

Publicidade

Para ler mais tarde: Como organizar os brinquedos das crianças? Veja dicas práticas!

1. Berço é um dos móveis essenciais para o quarto do bebê

Não podemos fazer uma lista de móveis essenciais para o quarto do bebê sem citar berço, concorda? O bercinho fará parte da vida do pequeno durante um bom tempo, podendo ser usado até cerca de 3 anos, dependendo do tamanho da criança.

Esse item é seguro e ajuda a criança a descansar sem aquele risco de “cair da cama”. Para escolher a melhor opção, podemos recorrer a alguns pontos de atenção, como:

  • Segurança em primeiro lugar: Veja se o berço atende às normas de segurança estabelecidas, como laterais fixas, espaçamento adequado entre grades e ausência de peças soltas ou cortantes, que poderiam causar acidentes.
  • Ajustes: Escolha um berço que permita que você ajuste a altura, pois isso pode facilitar o acesso ao bebê, à medida que ele cresce, evitando a necessidade de se inclinar excessivamente.
  • Design prático e funcional: Considere escolher um berço que tenha espaço de armazenamento embutido para fraldas e lençóis.

2. Trocador

O trocador também é outro item que merece fazer parte do enxoval do bebê. Embora saibamos que algumas famílias troquem os pequenos na cama mesmo, o trocador tem uma altura melhor e pode ser mais confortável para o cuidador fazer a troca.

Além disso, é possível adaptar outros móveis para essa função, como aquela cômoda que você tem em casa. O resultado costuma ser bom, mas é preciso que o trocador também atende a alguns requisitos como:

  • Estabilidade: Selecione um trocador que seja bastante estável e seguro, com laterais elevadas para evitar que o bebê escorregue ou role para baixo.
  • Facilidade de limpeza: Opte por um trocador com uma superfície fácil de limpar, como vinil ou plástico, para facilitar a higienização.
  • Espaço de armazenamento: Procure por um trocador com prateleiras ou gavetas para manter fraldas, lenços e produtos de higiene ao alcance, facilitando o dia a dia.

Leia mais: 4 sites e apps para trocar e vender roupas do bebê

Publicidade
móveis essenciais para o quarto do bebê

Bercinho do bebê todo arrumado. Foto: Canva.

3. Cômoda ou armário

Uma cômoda pequena ou um armário também podem ser considerados móveis essenciais para o quarto do bebê. Esses móveis vão te ajudar a organizar itens que não necessariamente seriam guardados no guarda-roupa.

É o caso da roupa de cama e outros itens que fazem parte do enxoval.

Obviamente, nem todos decidem por ter esse móvel a mais no quarto, mas, caso essa seja a sua decisão, considere algumas dicas para selecionar o melhor modelo:

  • Tamanho ideal: Verifique sempre se o móvel tem espaço suficiente para guardar os itens do bebê, com gavetas ou prateleiras ajustáveis.
  • Qualidade da montagem: Escolha uma cômoda ou armário feito de materiais duráveis e de alta qualidade, para evitar problemas como portas que desregulam fácil ou prateleiras que entortam com o tempo.
  • Segurança: Verifique se o móvel conta com algumas travas de segurança para evitar que o bebê abra gavetas ou portas acidentalmente. Caso não haja esse tipo de trava, vale a pena adquirir separadamente.

4. Poltrona de amamentação

Para a mamãe poder amamentar o pequeno de uma forma confortável e segura, a poltrona de amamentação também pode ser incluída no quarto. Essa poltrona promove mais relaxamento para a mãe, diferentemente do que aconteceria se ela precisasse ficar de pé ou sentada na cama, sem apoio para as costas.

Existem diferentes tipos de poltronas que podemos encontrar no mercado, e as dicas para selecionar a melhor alternativa são:

  • Conforto: Priorize o conforto para a mãe, selecionando uma opção com um assento acolchoado e apoios para os braços. Se possível, teste antes de comprar.
  • Suporte para as costas: Escolha uma poltrona que forneça um bom suporte para as costas, a fim de manter o bem-estar e reduzir sobrecargas na coluna.
  • Material de fácil limpeza: Considere optar por um revestimento que seja fácil de limpar, pois é provável que caia sujeira e até mesmo líquidos na hora de dar comidinhas para o bebê.

Veja mais: Benefícios da amamentação para a mãe e o bebê: 5 Dicas!

5. Guarda-roupa é um dos móveis essenciais para o quarto do bebê

O guarda-roupa também não pode ficar de fora dessa listinha. Ele é essencial para que possamos armazenar as roupinhas do bebê de forma organizada e garantindo que tudo fique sempre bem limpinho e à mão.

Como há diferentes tipos de guarda-roupas que podemos ver no mercado, seguir algumas dicas para escolher pode ser um bom caminho. Veja só:

  • Espaço de armazenamento adequado: Verifique se o guarda-roupa tem prateleiras, gavetas e espaço para pendurar roupas suficientes para as necessidades do bebê.
  • Qualidade das dobradiças e fechaduras: Faça uma inspeção para ver se as portas e gavetas abrem e fecham suavemente, e se as fechaduras funcionam bem para evitar que o bebê mexa nas roupas.
  • Segurança contra tombamento: Verifique a possibilidade de fixar o guarda-roupa à parede para evitar tombamentos acidentais, especialmente se for alto ou tiver portas pesadas.
móveis essenciais para o quarto do bebê

Mãe sentada na poltrona de amamentação com o seu bebê no colo. Foto: Canva.

6. Prateleiras ou estantes

As estantes e as prateleiras ajudam a organizar e decorar o quarto do bebê. Nelas, você pode colocar pelúcias, brinquedos, caixas organizadoras e outros itens que arrumam e enfeitam o quarto ao mesmo tempo.

Aqueles portas-retratos também são bem-vindos no acabamento do quartinho, compondo ambientes incríveis e cheios de amor e estilo. Veja algumas dicas para selecionar as melhores prateleiras ou estantes:

  • Fixação segura: Garanta que as prateleiras ou estantes estejam devidamente fixadas à parede para evitar quedas.
  • Espaço de armazenamento: Escolha prateleiras que tenham um bom espaço para acomodar brinquedos, livros e decorações, mantendo o ambiente organizado.

Veja mais: Como decorar quarto de bebê? Dicas práticas de decoração

7. Cadeira de balanço pode ser um dos móveis essenciais para o quarto do bebê

Por fim, se você quiser deixar o quartinho ainda mais aconchegante e completo, uma cadeira de balanço poderá ser uma boa opção. Nesse caso, é importante avaliar se há espaço suficiente no quartinho, para não deixar tudo muito “amontoado”.

Além disso, é preciso escolher bem a cadeira, para que você possa se sentar como bebê sem que haja algum risco de ela tombar ou algo nesse sentido. Confira algumas dicas para selecionar a melhor opção:

  • Conforto e suporte: Escolha uma cadeira de balanço que seja confortável para vocês e que ofereça suporte adequado.
  • Mecanismo de balanço seguro: Verifique se o mecanismo de balanço é suave e seguro, com bloqueio opcional para evitar balanço quando não for desejado.

Lembre-se também que ter uma cadeira de balanço no quarto exige uma atenção dos pais. Afinal, quando o bebê crescer um pouquinho e aprender a andar, ele poderá subir na cadeira e até mesmo tombá-la se não houver supervisão.

Além disso, é preciso cuidar para que a criança não prenda os dedinhos no mecanismo da cadeira, pois isso poderia causar danos intensos ao bem-estar.

móveis essenciais para o quarto do bebê

Quarto do bebê todo arrumado. Foto: Canva.

Monte o enxoval do seu pequeno com muito amor!

Sabemos que a lista de móveis essenciais para o quarto do bebê pode variar de família para família, como mencionamos. Por isso, nosso maior conselho para você é que escolha e monte o enxoval com base no que você considera importante para o seu pequeno.

Além disso, se houver possibilidade, estude se existem móveis na sua casa que possam ser reaproveitados e usados para o seu bebê. Quem sabe, aquela cômoda que está no seu quarto poderá ser usada como trocador do bebê?

Com esse tipo de análise, será ainda mais divertido montar o enxoval da criança.  E, assim, a montagem do espaço estará cheia de amor e cuidado. Boas escolhas para você!

Veja mais: