Aprender a estimular os sentidos do bebê é um caminho bem interessante que a família e cuidadores podem seguir para oferecer um ambiente ainda mais propício para o desenvolvimento do pequeno.

Afinal, quando o bebê nasce, ele ainda não tem todos os sentidos apurados, o que faz com que suas interações com o mundo o ajudem, a cada dia, a aprender mais a sentir, enxergar, ouvir, etc.

Mas, como podemos estimular esses aspectos? O que podemos colocar em prática na rotina?

Neste texto, apresentamos algumas dicas que podem ser bem legais. Não deixe de conferir!

Publicidade

Veja também: Benefícios da amamentação para a mãe e o bebê: 5 Dicas!

Como estimular os sentidos do bebê?

Mãe e filho brincando. Foto: Canva.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Dicas de como estimular os sentidos do bebê

São diversas as atividades que podemos colocar em prática quando pensamos em como estimular os sentidos do bebê. Não precisam ser atividades mirabolantes e nem precisamos comprar mil e um itens “caros”, digamos assim.

Mas, sim, bastam algumas atividades corriqueiras para que possamos, pouco a pouco, expandir o desenvolvimento dos sentidos dos nossos pequenos. A seguir, você verá a divisão que fizemos, com base em cada sentido a ser estimulado.

Dessa forma, você poderá ir testando em casa o que pode ser interessante. Confira!

Tato

O tato pode ser estimulado de diversas maneiras, como o toque na pele, a possibilidade de permitir que o bebê segure algo texturizado, e assim por diante. Não precisa ser estimulado apenas nas mãos, mas, sim, pode ser estimulado nos pés, nas pernas, na barriguinha, e assim por diante. Vejamos algumas práticas que podem ser bem legais:

Publicidade

1. Carinho

Simplesmente oferecer carinho para o seu bebê já é uma forma de estimular o tato, sabia? Isso porque o toque da pele na pele do bebê faz com que ele vá vivendo essas sensações e entendendo que, a cada toque seu, algo é sentido na pele e no corpinho. Com o passar do tempo, essa informação vai sendo internalizada, ajudando o bebê a reconhecer as sensações do tato em todo o corpo.

2. Massagens

Assim como o carinho, em momentos de afeto, pode ser uma boa alternativa quando pensamos em como estimular os sentidos do bebê, a massagem corporal também é. Para isso, podemos usar óleos específicos para massagens em bebês e viver esse momento de conexão e cuidado. Sem dúvidas, essa atividade pode render momentos inesquecíveis, concorda?

Inclusive, temos um artigo no qual falamos sobre algumas dicas de como fazer massagem no bebê.

Como estimular os sentidos do bebê?

Bebê brincando com um trenzinho. Foto: Canva.

3. Brinquedos com texturas

Os brinquedos com textura também são opções bem interessantes. Você pode encontrar diversos tipos de brinquedos que focam exclusivamente no desenvolvimento do tato da criança. Ir intercalando a apresentação desses brinquedos também pode ser uma boa ideia. Lembrando, apenas, de sempre verificar a classificação indicativa do brinquedo, ok?

4. Materiais como tecido, algodão, lixa

Além dos brinquedos específicos com texturas, também podemos estimular os sentidos do bebê usando materiais que temos em casa, como tecidos diferentes, algodão, lixa, etc. Tocar esses materiais na pele do bebê, com cuidado (no caso da lixa, por exemplo) é uma boa forma de fazê-lo sentir novas sensações.

Publicidade

Com relação aos tecidos diferentes, podemos permitir que a criança vá tocando em cada um deles, sob nossa supervisão, para sentir a textura de cada um, percebendo, aos poucos, a diferença entre eles.

Veja também: Como deixar o bebê feliz? Veja dicas fofas e incríveis!

Visão

A visão do bebê ainda é muito “limitada” quando ele nasce, e aos poucos vai sendo desenvolvida. Por conta disso, nós podemos investir em algumas atividades que possam nos ajudar na hora de fazê-lo ter um estímulo a mais para a sua visão, de forma saudável e, inclusive, divertida. Na listinha abaixo, apresentamos algumas dicas que podem te ajudar:

1. Brinquedos coloridos

Oferecer diferentes brinquedos coloridos pode ajudar na hora de estimular a visão do bebê. Não há necessidade de oferecer todos ao mesmo tempo, claro, mas ir intercalando, ou mostrando duas ou três opções, pode ser um bom caminho.

Observe como o bebê interage com os seus brinquedinhos, e se ele já estiver engatinhando, considere colocar os brinquedos coloridos um pouquinho longe, em um espaçamento que seja o suficiente para estimular que a criança vá buscá-lo.

Veja também: Tipos de brinquedos para bebês: Lista de acordo com a idade

2. Livros ilustrados

Os livros ilustrados também são boas opções para o bebê. Esses livrinhos podem ser de diferentes materiais, pois há opções de papel com gramatura maior (para que o bebê não acabe rasgando as páginas); há opções feitas de plástico e próprias para usar no banho; e há ainda aquelas opções feitas de tecido ou feltro.

Intercalar os tipos de livrinhos pode até ser uma boa opção para estimular o tato, que mencionamos anteriormente. Assim, além de a criança ver as figuras dos livros, ela pode tocar as páginas e vivenciar essas sensações.

3. Apreciação da natureza

Apreciar a natureza é um caminho muito valioso quando pensamos em como estimular os sentidos do bebê. Afinal, a natureza faz parte das nossas vidas e é extremamente importante para a saúde mental de todos os seres humanos.

Ao mesmo tempo, ela é rica em imagens, texturas, sons e cheiros, sendo incrível para estimular o sentido da criança. Isso quer dizer que simplesmente levar o bebê para passeios ao ar livre, deixando ele brincar com a grama e outros itens da natureza – mas sempre com supervisão e todos os cuidados necessários, claro – pode ser bem promissor.

Inclusive, pode ser uma forma de apresentar mais o mundo para o pequeno, ajudando-o a explorar coisas novas. Mas lembre-se, apenas, de sempre seguir as recomendações do pediatra quanto à exposição externa da criança, ok? E só exponha o recém-nascido dessa forma seguindo as orientações e os cuidados necessários.

Veja mais: Importância do contato com a natureza na infância

4. Movimentar objetos

A movimentação de objetos próximos ao bebê ajuda na hora de estimular a visão, já que, muito provavelmente, a criança perceberá o movimento e poderá acompanhar o objeto com os olhos.

À medida que percebemos que a criança vê o item em questão, podemos ir distanciando ele do pequeno. Com o passar do tempo, a visão da criança alcança mais longe, e essa atividade pode ser cada vez mais estimulante.

Usar brinquedos coloridos e objetos chamativos nesses casos é uma boa opção.

Como estimular os sentidos do bebê?

Mãe brincando com o seu filho. Foto: Canva.

5. Tummy time

Aqui no blog do Mil Dicas de Mãe, já comentamos sobre o quanto a prática de Tummy Time pode ser um exercício bem interessante para o desenvolvimento infantil. E quando pensamos em estimular os sentidos do bebê, não é diferente.

Essa prática, que basicamente consiste em colocar o bebê de bruços alguns minutos, para que ele comece a erguer a cabecinha e a desenvolver a musculatura, pode ajudar a criança a enxergar o ambiente onde ela está sob novas perspectivas.

Ou seja, a criança deixa de ter aquela visão comum de quando está simplesmente deitada ou sentada, e enxerga sob outros ângulos. Tudo isso é interessante para estimular a visão e, de quebra, a inteligência espacial. Bacana, não é mesmo?

Veja o nosso artigo sobre o tema caso queira entender mais sobre essa prática: Tummy Time: O que é, benefícios e como praticar

Olfato

O olfato também pode ser estimulado durante os primeiros meses e anos de vida da criança. Assim, a ajudamos a explorar mais e melhor o mundo, conhecendo cheiros diferentes e aprendendo a reconhecer o que cada um deles pode nos indicar. Vejamos, portanto, algumas atividades que podem ser feitas:

1. Cheiro de cozimentos

Quando você estiver cozinhando, que tal permitir que o bebê sinta o cheiro, em uma distância segura, daquilo que você está preparando? Você pode, por exemplo, passar com uma canela perto do bebê, ou simplesmente fazê-lo sentir o aroma de uma fruta.

Um ponto que devemos estar atento, para essa atividade ser segura, é não deixar com que a criança cheire muito perto alguma coisa, especialmente se soltar algum pó, como achocolatado ou qualquer outro tipo de alimento. Afinal, se a criança tiver alergia, essa atividade poderá causar efeitos colaterais, enquanto que as comidas em forma de pó podem ser inaladas e causar danos. Fique atento a isso e na dúvida sempre converse com o pediatra.

Veja também: Super dica para a saúde das crianças: umidificador que também permite aromaterapia!

2. Aromaterapia

A aromaterapia pode ser usada com os difusores de ambiente para deixar a casa cheirosa e ainda estimular o olfato da criança. Aqui, o recomendado é sempre seguir as orientações dos fabricantes, para não exagerar na quantidade e assim garantir um ambiente seguro e aconchegante para o pequeno.

São diversos os aromas que podemos usar nesses momentos, de modo que a criança vivencie diferentes experiências.

Lembre-se também de deixar o difusor em uma distância ideal, para que o ambiente tenha o cheirinho, mas sem exagerar na proximidade com a criança, para não causar nenhum efeito colateral desagradável, combinado?

3. Cheiros da natureza

Os cheiros da natureza são fontes inesgotáveis de experiências e sensações. Existem os cheiros das flores, da terra molhada, da grama recém cortada, das folhas das árvores, enfim! São muitas opções ricas para a criança experimentar.

Você pode passear com o pequeno ao ar livre, seguindo as recomendações de segurança e cuidado que são essenciais, para viver essa experiência da melhor forma. São muitos cheiros e cores que a criança poderá ver e sentir. Vale muito a pena.

E, de quebra, nós mesmos, adultos, também poderemos ter contato com tudo isso.

Veja também: Como fazer massagem no bebê? Veja um guia com passo a passo!

Como estimular os sentidos do bebê?

Bebê brincando com cubo colorido. Foto: Canva.

Paladar

O paladar pode parecer um grande desafio quando pensamos em estimular os sentidos do bebê. Afinal de contas, quando os papais estão iniciando a introdução alimentar de seus filhos, podem surgir muitas dúvidas do que oferecer, como oferecer, etc.

Por isso, é uma etapa do desenvolvimento que precisa de paciência, atenção e cuidado, sempre considerando, claro, o que os especialistas, como o pediatra, estão indicando como a melhor opção para o seu filho. Vejamos alguns aspectos envolvidos com este sentido:

1. A amamentação é um estímulo

Pode ser que você ainda não tenha parado para pensar sobre isso, mas a verdade é que a amamentação, por si só, já é um estímulo para o paladar. Logo, nos primeiros meses de vida, pode ser a única “atividade”, que estimula o paladar, que iremos colocar em prática, combinado? Apenas haverá outro tipo de alimento e estímulo se o médico prescrever e recomendar.

Veja também: Benefícios da amamentação para a mãe e o bebê: 5 Dicas!

2. Introdução alimentar variada

Na hora de fazer a introdução alimentar, é importante oferecer uma série de alimentos, saudáveis e nutritivos, que tenham sabores e texturas diferentes. E quando a criança rejeitar um alimento, não há necessidade de logo desistir da possibilidade, hein?

Pode-se tentar novamente outro dia, com paciência e tranquilidade, à medida que o paladar se desenvolve e a criança começa a aprender a saborear os mais diferentes tipos de alimentos.

Audição

A audição, por fim, também pode ser estimulada de diversas maneiras. A própria interação entre os familiares, no dia a dia, já serve como um estímulo auditivo para o pequeno. Nas linhas abaixo, apresentamos mais detalhes de como podemos estimular, com cuidado e amor, esse sentido tão importante:

1. Brinquedos sonoros

Os brinquedos sonoros, que imitam sons dos animais ou tocam músicas, por exemplo, podem ser ótimos para estimular os sentidos do bebê. Apenas verifique o volume do brinquedo e cuide para não exagerar na quantidade de estímulo a ponto de cansar e irritar a criança, combinado?

Veja também: Brinquedos de encaixe: ideias bacanas para fazer em casa!

2. Contação de histórias

A contação de histórias é um momento de conexão maravilhoso que pode ser vivido entre pais e filhos. Você pode escolher diferentes histórias, usando os livros para estimular a visão e o tato, ao mesmo tempo em que estimula a audição enquanto a criança ouve a história.

3. Conversas

Conversar com a criança é fundamental! Talvez alguns adultos acreditem que, pelo fato de a criança “não entender ainda”, conversar com ela não seja tão interessante, mas não é bem assim! Quanto mais conversamos com o pequeno, mais a audição e o cérebro são estimulados, de modo a desenvolver a fala de maneira ainda mais bacana.

Por isso, experimente conversar com o seu filho sobre o cotidiano e veja como isso pode ser enriquecedor.

Veja também: Fala do bebê – Como estimular o desenvolvimento saudável?

Como estimular os sentidos do bebê?

Bebê brincando com cubo colorido. Foto: Canva.

4. Cantigas

Você gosta de cantigas infantis? Então que tal começar a cantar para o seu bebê? Além de ser um exercício que ajuda a estimular os sentidos do bebê, o cantar também aproxima e fortalece laços. 

5. Músicas e instrumentos

Por fim, use músicas e instrumentos para que a criança desenvolva a audição. Existem muitos instrumentos de brinquedo que podem ser oferecidos, além de músicas e rádio para a criança ouvir e aprender. Tudo isso pode criar memórias incríveis e estimular momentos cheios de aprendizagem. Pense nisso!

Veja também: Brincadeiras para gastar a energia das crianças – Veja dicas!