Você conhece a importância do contato com a natureza na infância? Sabe quais são os motivos pelos quais esse contato deve acontecer desde cedo? Neste texto, trouxemos uma lista de pontos que podem ajudar você na hora de refletir sobre o assunto. Acompanhe e saiba mais!
Veja também: 6 Motivos para montar uma horta com crianças!
Menina feliz brincando ao ar livre. Foto: Canva.
Importância do contato com a natureza na infância
Manter o contato com a natureza na infância é uma das maneiras de os pequenos desenvolverem o senso de sustentabilidade, além de ser um modo interessante de fazê-los se exercitar mais e ter maior interesse em ciências, por exemplo. Abaixo, listamos alguns pontos que podemos discutir quando pensamos sobre esse assunto. Veja só:
- Promove o desenvolvimento físico saudável.
- Estimula os sentidos de forma saudável.
- Promove benefícios para a saúde mental.
- Estimula a criatividade e a imaginação da criança.
- Auxilia na aprendizagem sobre meio ambiente e sustentabilidade.
- Contribui para a concentração.
- Estimula a descoberta e a curiosidade.
- Estimula a paciência.
- Proporciona momentos memoráveis.
Agora, vamos explorar cada um desses pontos para que você possa refletir com a gente sobre a importância do contato com a natureza na infância!
Veja também: 15 ideias para um quarto de bebê sustentável (e você ainda vai poupar com isso!)
1. Importância do contato com a natureza na infância: Promove o desenvolvimento físico saudável
Permitir que as crianças tenham um maior contato com a natureza é uma das formas de estimular um desenvolvimento físico saudável. Isso se deve ao fato de que ela irá explorar diferentes ambientes, além de subir, descer, saltar, rolar e brincar de diversas formas.
Essas atividades físicas estimulam o desenvolvimento dos músculos, aprimoram a coordenação motora e fortalecem o sistema cardiovascular, promovendo um estilo de vida ativo e saudável desde a infância. Ao mesmo tempo, esse tipo de atividade também ajuda a combater comportamentos mais sedentários, que ocorreriam caso a criança não tivesse um ambiente externo para brincar.
Outro benefício que também podemos citar aqui diz respeito à redução do consumo de telas. Ou seja, quando a criança brinca ao ar livre, em contato com a natureza, há mais chances de ela reduzir o consumo de celular, televisão, etc.
Mãe e filha brincando ao ar livre, em ambiente arborizado e com gramado. Foto: Canva.
2. Estimula os sentidos de forma saudável
A natureza desperta os sentidos das crianças de maneira única. O aroma das flores, o som dos pássaros, a textura das folhas e a sensação do sol na pele proporcionam estímulos sensoriais que contribuem para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos nossos pequenos. Essa conexão com a natureza estimula a percepção sensorial, aguçando o olfato, a audição, o tato e a visão de forma saudável.
Além do mais, tudo isso também contribui para que a criança viva experiências diferentes e inesquecíveis. Pois pare e pense: quem nunca sentiu um cheiro de flor e automaticamente se recordou de um momento marcante de sua infância? Pois é! Esse exemplo também vale para os sons dos pássaros, entre outros estímulos.
Veja mais: 5 atividades para fazer uma gincana sensorial (e sensacional!)
3. Importância do contato com a natureza na infância: Promove benefícios para a saúde mental
A natureza pode nos ajudar a relaxar e a nos sentirmos mais tranquilos no dia a dia. Isso é indispensável na vida dos pequenos para que eles não sofram com casos de ansiedade, por exemplo. Afinal, as crianças também podem se deparar com esse tipo de sobrecarga emocional, e o contato com o verde e com as plantas pode ajudar a reduzir o problema.
Isso tudo porque a natureza oferece um ambiente tranquilo e sereno, que proporciona um alívio do estresse e da pressão da vida cotidiana. Ao brincar ao ar livre, as crianças podem relaxar, diminuir a ansiedade e melhorar o humor.
E não se engane: crianças também sofrem com pressões emocionais, de acordo com o desenvolvimento delas, por isso, momentos de lazer, descanso, relaxamento e tranquilidade, como as brincadeiras ao ar livre, podem fazer a diferença.
4. Estimula a criatividade e a imaginação da criança
A natureza pode ser considerada um verdadeiro playground natural para a criatividade e a imaginação. As crianças podem transformar pedras em tesouros, folhas em coroas e galhos em varinhas mágicas.
A vasta diversidade de cores, formas e texturas encontradas na natureza estimula a inventividade e encoraja as crianças a explorar sua imaginação, desenvolvendo habilidades criativas valiosas. Além do mais, colocar a mão na massa, conhecer texturas diferentes, criar enredos para histórias na “floresta”, são algumas das atividades que podem estimular os pensamentos criativos dos pequenos.
Se os adultos participarem e criarem cenários ainda mais empolgantes, como uma caça ao tesouro, a diversão será estendida para toda a família!
Veja mais: Brincadeiras com balão para fazer em casa: Diversas ideias!
Família caminhando com bebê ao ar livre. Foto: Canva.
5. Importância do contato com a natureza na infância: Auxilia na aprendizagem sobre meio ambiente e sustentabilidade
O contato com a natureza é uma oportunidade valiosa para as crianças aprenderem sobre o meio ambiente e a importância da sustentabilidade. Elas podem aprender o quanto os seus próprios comportamentos impactam a natureza. Por exemplo, elas podem criar a consciência de que quando cuidam das plantinhas elas crescem mais saudáveis e fortes.
Outro ponto envolvido com isso é que a observação da fauna e da flora pode proporcionar à criança conhecimentos de mundo que envolvem fatores sobre os diferentes ecossistemas, as interações entre os seres vivos e a importância de preservar a natureza para um futuro sustentável.
6. Contribui para a concentração
A natureza oferece um ambiente livre de distrações tecnológicas e estimula a capacidade de concentração das crianças. Os pequenos têm a chance de observarem detalhes, texturas, tipos de plantas, cor das pedrinhas, etc. Além disso, quando a família instiga o cuidado com as plantas, montando uma hortinha, por exemplo, tudo isso pode ser ainda mais estimulado.
Consequentemente, as crianças começam a desenvolver a capacidade de atentar-se a uma coisa de cada vez, observando minuciosamente a vida de um pequeno inseto, por exemplo, o que pode contribuir para uma maior concentração em outras esferas de sua vida.
Veja mais: Como diminuir o tempo de TV (e tablet, celular) melhorou a concentração da minha filha
Mãe guiando bebê para caminhar descalço no chão de terra. Foto: Canva.
7. Importância do contato com a natureza na infância: Estimula a descoberta e a curiosidade
Sem dúvidas, a natureza é um ambiente repleto de novidades e detalhes que podem despertar a curiosidade da criança. Cada pedra, planta ou animal encontrados podem chamar a atenção, estimulando perguntas e investigações. Os pequenos podem buscar entender melhor a vida de cada animal, de cada inseto ou até mesmo de cada florzinha.
Eles podem perceber que existe muita coisa diferente na natureza, e que cada uma delas possui a sua própria história, características, etc. Logo, é uma excelente forma de estimular a curiosidade, a descoberta e até o desejo relacionado às ciências.
8. Estimula a paciência
Quem já plantou alguma flor sabe o quanto é necessário exercitar a paciência até que a plantinha floresça de verdade. Afinal, não se trata de um processo que traz resultados da noite para o dia. Não é bem assim que funciona.
Consequentemente, o ato de plantar uma flor ou de cuidar de uma horta pode ajudar as crianças a desenvolverem a sua própria paciência. Essa paciência e tolerância será muito útil em diversas esferas da vida, igual quando a criança decide, por exemplo, no futuro, iniciar algum curso para aprender algo novo.
Além de ter maior paciência frente às transformações da vida, o contato com a natureza na infância também propicia uma maior clareza com relação ao desenvolvimento das coisas. A criança pode aprender a dar mais valor para o que ela tem, pois percebe que nada “cai do céu” e que tampouco as coisas crescem e se desenvolvem da noite para o dia.
Criança feliz deitada no gramado. Foto: Canva.
Logo, o tempo passa a ser visto sob uma nova perspectiva, positiva e interessante, que pode impactar o futuro dos pequenos. Incrível, não é mesmo?
Veja mais: Bronca resolve? 5 dicas para ensinar o certo e errado ao bebê (sem perder a paciência!)
9. Importância do contato com a natureza na infância: Proporciona momentos memoráveis
O contato com a natureza cria memórias duradouras nas mentes das crianças. Os momentos passados em meio a paisagens naturais, como piqueniques em parques, caminhadas em trilhas ou acampamentos, são experiências enriquecedoras que ficam gravadas na memória afetiva.
Essas memórias trazem consigo sentimentos de alegria, paz e conexão com o mundo natural, que acompanharão as crianças ao longo de suas vidas, reforçando a importância de preservar e apreciar a natureza.
O relacionamento com os pais também será marcado à medida que a família vive momentos na natureza em conjunto. Isto é, quando todo mundo compartilha esse contato maior com o natural, há chances de que muitos momentos sejam eternizados na memória da família, criando recordações cheias de amor e afeto.
E você? Está esperando o quê para instigar cada vez mais esse contato das crianças com a natureza?
Veja agora: Maneiras criativas de guardar as memórias do seu filho