As brincadeiras com balão para fazer em casa podem ser muito divertidas, lúdicas e, inclusive, econômicas, uma vez que comprar alguns balõezinhos não é tão caro assim, não é mesmo?

Por isso, neste conteúdo nós reunimos uma série de dicas e sugestões de brincadeiras para você colocar em prática com os seus pequenos e assim viver momentos inesquecíveis. Acompanhe e saiba mais!

Veja mais: Brincadeiras de alfabetização: 15 ideias!

brincadeiras com balão para fazer em casa

Diversos balões coloridos. Foto: Canva.

Publicidade

Ideias de brincadeiras com balão para fazer em casa

Separamos 12 ideias de brincadeiras com balão para fazer em casa de maneira fácil e barata. Para escolher a melhor opção, lembre-se de considerar a idade do seu filho, pois algumas atividades podem exigir uma coordenação motora que ele ainda não possui, ok? Além disso, verifique o espaço para as brincadeiras, a fim de preparar um ambiente que permita muita diversão.

As ideias que trouxemos estão listadas abaixo, mas você pode seguir lendo este conteúdo para ter mais informações sobre cada uma das atividades, ok? Veja só:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
  1. Corrida de balões.
  2. Vôlei de balões.
  3. Futebol de balão.
  4. Estoure o balão.
  5. Gincana de estourar balão no colo.
  6. Equilíbrio do balão sem as mãos.
  7. Passar o balão sem deixar cair.
  8. Bexiga nos pés.
  9. Desfile de moda com balão.
  10. Guerra de balão com água.
  11. Corrida com balões na colher.
  12. Brincadeira “quente e frio” com balão.

Agora, vamos aprender a colocar em prática cada uma das brincadeiras com balão para fazer em casa? Continue lendo!

1. Corrida de balões

A corrida de balões é super fácil de colocar em prática, mas requer bastante fôlego da turminha. Isso porque a corrida pode acontecer em uma mesa, sendo que a outra ponta dela é a “linha de chegada”. Para mover o balão, as crianças deverão assoprá-lo, pacientemente para que não caiam no chão, até que o primeiro chegue do outro lado.

Porém, oriente a criança para soprar da forma correta, sem forçar a respiração a ponto de ficar tonta, ok? Ajude-a a equilibrar a maneira como respira para ter um resultado mais eficiente.

Veja mais: Ervas para respirar melhor: 5 plantas para o bem-estar do aparelho respiratório

Publicidade

2. Brincadeiras com balão para fazer em casa: Vôlei de balões

Como o próprio nome nos dá a entender, essa brincadeira consiste em fazer um verdadeiro jogo de vôlei usando balões.

A rede pode ser montada de uma forma improvisada com o que você tiver em casa, e como a brincadeira é relativamente simples, é possível fazê-la tanto em um ambiente interno, quanto externo – diferentemente do que aconteceria com as bolas, que poderiam causar estragos nos itens decorativos, por exemplo.

brincadeiras com balão para fazer em casa

Pai e filha brincando com balões. Foto: Canva.

3. Futebol de balão

Seguindo a mesma ideia que o vôlei de balões, o futebol de balão também pode seguir as regras do jogo normal, com uma diferença: ao invés de ter uma bola, tem-se um balão.

A brincadeira pode ser um grande desafio, tendo em vista que o balão não quica e pode se mover mais lentamente. Com isso, é possível estimular outras habilidades e movimentos das crianças, criando um momento único.

Veja mais: Festa futebol para menina: para meninas cheias de atitude!

Publicidade

4. Brincadeiras com balão para fazer em casa: Estoure o balão

Esta brincadeira pode ser feita de muitas formas diferentes, uma vez que o objetivo é estourar o balão e, portanto, isso pode ser feito de diversas maneiras. Veja algumas ideias de jogos e brincadeiras com balão para fazer em casa focando em estourá-los:

  • Pendure os balões no teto e brinquem de estourar atirando algum objeto que seja um pouco pontudinho.
  • Encha um quarto com balões de duas cores, na mesma quantidade para cada cor. Divida as crianças em dois times e oriente-as a estourar os balões. A cor que acabar primeiro vence, e a forma como elas estourarão pode ser da maneira como quiserem.
  • Pendure balões em um ambiente amplo, vende a criança e faça com que ela os encontre para estourá-los. Faça isso com cada criança, cronometrando o tempo para ver quem termina mais rápido e “vence” a disputa.

Viu só como existem muitas formas de fazer brincadeiras estourando o balão? Use a sua criatividade!

5. Gincana de estourar balão no colo

E por falar em estourar o balão, esta brincadeira também parte dessa premissa e pode ser muito divertida.

É possível dividir as crianças em times, dando a elas a mesma quantidade de balões cheios. Assim que o jogo é iniciado, cada time deverá estourar os seus balões, sentando no colo de outro participante para isso. O time que estourar tudo primeiro vence, e o outro pode ter que pagar uma prenda.

Menina feliz brincando com balão. Foto: Canva.

Leia mais: Brincadeiras para gastar a energia das crianças – Veja dicas!

6. Brincadeiras com balão para fazer em casa: Equilíbrio do balão sem as mãos

Dê um balão para cada criança e cada participante da brincadeira. Em seguida, oriente que todos deverão manter o balão no ar, em equilíbrio, mas sem usar as mãos. Ou seja, pode-se usar o nariz, a testa, a cabeça, os pés… mas não pode usar as mãos!

E aqueles que deixarem os balões caírem, em qualquer tipo de superfície, perderão e sairão do jogo. Vence quem ficar por último!

Lembre-se de estipular um “prêmio” para o ganhador, a fim de deixar a brincadeira ainda mais divertida.

7. Passar o balão sem deixar cair

Faça uma roda com todos os participantes da brincadeira e oriente para que o balão seja passado o mais rápido possível de uma pessoa para outra, sem o uso das mãos e sem deixar cair. Contem quantas voltas conseguem dar com o balão sem nenhum contratempo e sem ferir as regras.

Apesar de não haver um ganhador, a atividade em equipe pode ser bem estimulante para as crianças. Mas, se quiser criar uma forma de ter um ganhador, crie dois grupos e vá pontuando negativamente quem deixa o balão cair ou o toca com a mão. Assim, o time que tiver mais pontos negativos no final irá perder a rodada.

Veja mais: 4 brincadeiras para estimular o espírito em equipe

8. Brincadeiras com balão para fazer em casa: Bexiga nos pés

Semelhante à brincadeira que citamos logo acima, esta também parte da premissa de passar o balão para o colega sem deixar cair, mas de uma forma diferente: prendendo o balão entre os dois tornozelos.

Isto é, as crianças deverão se sentar no chão, em forma de círculo, e fazer a brincadeira de passar a bexiga um para os outros. A ideia é estimular a coordenação motora e a atividade em equipe, e não necessariamente ter um ganhador ou não.

Aproveite o momento para ajudar as crianças a compreenderem fatores importantes do convívio social, como, por exemplo, quando um integrante derruba o balão, ele não deve ser “atacado”, mas acolhido e encorajado para seguir em frente.

Menina brincando com muitos balões coloridos em casa. Foto: Canva.

9. Desfile de moda com balão

Para colocar em prática mais uma das brincadeiras com balão para fazer em casa, considere ter balões de diferentes cores e tamanhos para este fim.

Dessa maneira, as crianças poderão montar figurinos com base nos balões, montando “peças de roupa” com as diferentes cores, tamanhos e formatos das bexigas.

Elas poderão usar fita adesiva para fixar os balões no corpo e formar as peças únicas. Depois, é só montar o espaço do desfile e divertir-se com o resultado.

Veja mais: Brincadeiras ao ar livre: Ideias e dicas!

10. Brincadeiras com balão para fazer em casa: Guerra de balão com água

Essa é uma brincadeira muito clássica e que dispensa grandes explicações, não é mesmo?

Porém, se você quiser inovar e fazer com que ela fique ainda mais bacana, considere encher os balões usando água e corante. Assim, cada time fica com uma cor, podendo atirar o balão no adversário.

Vence o time que acertar mais vezes o grupo adversário. Sem dúvidas, isso renderá boas risadas e muita diversão, especialmente nos dias mais quentes.

11. Corrida de balões na colher

Essa brincadeira exige muita coordenação motora e determinação. Funciona da seguinte forma:

  1. Estipule onde será a pista de corrida, marcando a linha de largada e a de chegada.
  2. Em seguida, dê uma colher para cada um dos corredores.
  3. Entregue um balão de cada cor para cada participante.
  4. Oriente que eles deverão equilibrar o balão em cima da colher, durante toda a corrida. Por isso, o importante não é agir rápido, mas agir inteligentemente.
  5. Vence aquele que chegar na linha de chegada sem derrubar o balão da colher. Caso derrube, será necessário partir da linha de largada novamente.

Menina feliz brincando de balão com a família. Foto: Canva.

Veja mais: Meu filho não gosta de ler, e agora? Veja algumas dicas!

12. Brincadeira “quente e frio” com balão

Apesar de não necessariamente precisar de um balão para funcionar, essa brincadeira pode ser bem divertida com balões.

Basicamente, você deverá esconder um balão em qualquer lugar da casa, para que os participantes o procurem. À medida que eles se aproximam do balão você fala “quente”, e conforme se afastam você fala “frio”.

Não diga quem está quente e quem está frio, caso os participantes comecem a procurar em locais distintos. Deixe que eles tentem entender quem está no caminho certo ou não, apenas continuando com a fala de “quente e frio”.

Vence aquele que encontrar o balão primeiro!

Viu só como existem muitas brincadeiras com balão para fazer em casa? Se você tiver alguma para acrescentar, basta deixar um comentário neste post! Vamos adorar saber!

Veja agora: Brincadeiras para fazer com as crianças: 20 atividades em casa