Escolher as melhores opções de brincadeiras para festas infantis é indispensável para tornar uma data especial ainda mais inesquecível para os pequenos. Porém, sabemos que nem sempre é fácil escolher as melhores atividades para incluir na festinha das crianças, não é mesmo?

Por isso, preparamos este guia com diversas opções de brincadeiras para inspirar você na hora de de selecionar as mais legais para a festinha do seu filho. Acompanhe e inspire-se!

Veja também: Brincadeiras para fazer com bebê muito pequeno: Veja opções!

brincadeiras para festas infantis

Crianças contentes festejando no aniversário. Foto: Canva.

Publicidade

Ideias de brincadeiras para festas infantis

Além de podermos considerar as brincadeiras que fazíamos na infância na hora de escolher as melhores para as festinhas infantis, também podemos pensar em outras possibilidades, um pouquinho diferentes, ou que estejam mais alinhadas aos gostos atuais dos pequenos.

Na listinha abaixo, apresentamos uma grande variedade de brincadeiras, incluindo opções que mexem o corpo e ativam a imaginação. Não selecionamos nada que use eletrônicos, afinal, na hora da festança não há nada melhor do que aproveitar com brincadeiras ao ar livre e gastando muita energia, concorda?

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Vamos à lista:

  1. Corrida de saco;
  2. Dança da cadeira;
  3. Pintura facial;
  4. Cabelo maluco e penteados;
  5. Pular corda;
  6. Futebol de balão;
  7. Gincana com obstáculos;
  8. Cabo de guerra;
  9. Corrida com ovos na colher;
  10. Rabo no burro;
  11. Pescaria;
  12. Bingo infantil;
  13. Desfile de fantasias.

A seguir, vamos detalhar cada uma dessas brincadeiras para festas infantis que podem ser incluídas na festinha do seu filho:

1. Corrida de saco

Essa é uma das brincadeiras para festas infantis que provavelmente você já colocava em prática quando era criança, não é mesmo? Essa brincadeira consiste em as crianças “vestirem” um saco, que pode ser de plástico ou tecido, e devem “correr” dando pulinhos até a linha de chegada.

A ideia é desenvolver a coordenação motora e fazer com que a criança também possa explorar melhor a sua capacidade de concentração e controle. Afinal de contas, controlar os pulos para não cair e, ao mesmo tempo, serem os mais rápidos é algo que pode ser bem difícil para alguns.

Publicidade

Veja também: Autoconfiança infantil: Como podemos estimulá-la?

2. Brincadeiras para festas infantis: Dança da cadeira

A dança da cadeira é outra opção super clássica, e que costuma dar muito certo. A ideia é bem simples: basta ter cadeiras para fazer um círculo e algo que toque música para fazer a brincadeira funcionar.

Para dar certo, deve-se ter sempre uma cadeira a menos que o número de participantes. Se há 10 crianças, devem haver 9 cadeiras no início.

Alguém fica responsável pela música, e enquanto ela estiver tocando, as crianças “dançam” em volta do círculo de cadeiras. Assim que a música é pausada, as crianças têm que sentar na cadeira. Aquela que ficar de pé, ou seja, “sobrar”, irá sair do jogo, retirando consigo mais uma cadeira.

Vence quem ficar até o final, sentando na última cadeira.

3. Pintura facial

A pintura facial é uma das brincadeiras para festas infantis que podem despertar a criatividade e o senso artístico das crianças. E tudo isso pode ser ainda mais divertido se os pequenos puderem fazer as pinturas sozinhos!

Publicidade

Dizemos isso pois é muito comum vermos pessoas contratadas desenhando nos braços, rostinho e corpinho das crianças, com tintas especiais. Mas, que tal ir além e permitir que os pequenos pintem uns aos outros?

Esse momento poderá despertar ainda mais a criatividade e esse desejo de entrar em contato com a arte, possibilitando um momento único para os pequenos. Vale a pena experimentar essa possibilidade!

Veja também: Ideias de fotos mãe e filha – 10 Sugestões e dicas

brincadeiras para festas infantis

Crianças festejando no aniversário. Foto: Canva.

4. Brincadeiras para festas infantis: Cabelo maluco e penteados

Assim como a pintura facial pode ser uma boa ideia para as crianças, o cabelo maluco e os penteados também podem despertar esse lado mais criativo. Você pode disponibilizar pentes, tintas spray para cabelo, enfeites, presilhas e até coisas inusitadas, como rolinhos de papel higiênico, potes plásticos e outras coisas que podem ser usadas na composição dos penteados mais “malucos e esquisitos”.

Obviamente, pode haver um adulto auxiliando na diversão, para que os penteados sejam feitos sem machucar as crianças. No entanto, a ideia principal é fazer com que haja a possibilidade de os pequenos colocarem a mão na massa, ou melhor, nos cabelos, para dar asas à imaginação.

5. Pular corda

Que tal fazer a criança suar e gastar muita energia com a brincadeira de pular corda? Ela é muito clássica e costuma ganhar o coração dos pequenos com bastante facilidade.

Você pode, inclusive, solicitar que as crianças tragam para a brincadeira as músicas e cantigas que elas conhecem. Caso não conheçam, você poderá cantar as músicas que cantava quando era criança. São muitas as possibilidades.

Também é possível buscar em plataformas de música, como Spotify, algumas possibilidades para tornar o momento da brincadeira mais divertido.

Veja mais: Brincadeiras para evitar o sedentarismo infantil: Veja ideias!

6. Brincadeiras para festas infantis: Futebol de balão

Outra opção, dentre as brincadeiras para festas infantis, é o clássico futebol de balão. Esse futebol é super divertido e pode ser, ao mesmo tempo, muito desafiador. Afinal de contas, a leveza do balão pode tornar o dia a dia de qualquer craque algo ainda mais difícil.

Portanto, é bem provável que seja uma brincadeira que vai despertar umas boas gargalhadas. Vocês podem delimitar onde será o gol e seguir as regras “normais” de um jogo de futebol, ou criar as próprias, de acordo com o que as crianças julgarem ser boas opções para o momento.

7. Gincana com obstáculos

Esse tipo de brincadeira requer um pouco mais de planejamento e estrutura, já que será necessário preparar um espaço completo para que a gincana realmente aconteça. Porém, isso não quer dizer que você precisa comprar itens caros ou pagar alguma empresa para isso… Existem diversas formas de fazer uma gincana com móveis e outros itens que você tem em casa, como mangueira, balde, bancos e cadeiras, e assim por diante.

Busque por algumas inspirações na internet e veja como é bem possível elaborar alguns circuitos cheios de desafios, parecido com o programa Passa ou Repassa, para os pequenos poderem explorar e ver quem será o “ganhador” no fim das contas – ou no fim do tempo.

Veja mais: 5 atividades para fazer uma gincana sensorial (e sensacional!)

brincadeiras para festas infantis

Crianças festejando o aniversário do amiguinho. Foto: Canva.

8. Brincadeiras para festas infantis: Cabo de guerra

O cabo de guerra é uma ótima alternativa dentre as brincadeiras para festas infantis. Entretanto, exige que haja uma corda de qualidade para que as crianças brinquem. Também é importante dividir bem os dois lados, para não deixar as forças desiguais e fazer com que as crianças acabem se frustrando com a brincadeira.

A ideia é fazer algo que seja equilibrado, pois isso torna a competitividade mais interessante. Porém, nada de forçar uma competitividade excessiva e que até possa ser tóxica, combinado? Equilíbrio é tudo. Não se esqueça de que estamos falando de diversão e brincadeira.

9. Corrida com ovos na colher

Quem nunca viu um vídeo de corrida com ovos na colher e acabou rindo muito por conta da concentração que os participantes precisam colocar em prática? Sem dúvidas, é um momento de diversão bastante desafiador, que pode promover um momento único aos pequenos.

Ao mesmo tempo, essa é uma atividade que pode ajudar a estimular a concentração e a coordenação motora das crianças, afinal de contas, carregar o ovo na colher é algo que não é para os fracos!

Portanto, fazer uma pista de corrida que não seja exageradamente longa é bem importante nesse caso, a fim de promover algo que seja justo e plausível para os pequenos.

Veja mais: Como estimular a coordenação motora das crianças? Veja dicas!

10. Brincadeiras para festas infantis: Rabo no burro

Ah, essa brincadeira tem um gostinho de infância incomparável… Afinal, é bem provável que você tenha feito esse tipo de brincadeira em alguma festinha de aniversário que você foi!

Basicamente, coloca-se o desenho de um burrinho na parede, faltando o seu rabo. A missão dos participantes é, portanto, encaixar o rabo no burrinho, estando vendado e depois de rodar algumas vezes.

A criança ficará um pouco “tonta” por não saber exatamente onde está o burro, e essa é a grande ideia da brincadeira, pois a criança deverá testar onde colocar o rabo. Aquela que chegar mais perto do ponto certo é que “vence” a rodada.

11. Pescaria

Dentre as brincadeiras para festas infantis, também podemos considerar a pescaria como uma opção divertida e versátil. Versátil porque é possível montar ela com praticamente qualquer coisa, como cabos de vassoura e “peixes” de papel, com uma mensagem dentro.

A mensagem pode ser um “prêmio” que a criança pescadora ganha, que pode ser algum presentinho que foi preparado para esse momento. Não precisam ser prêmios incríveis ou caros… A ideia é apenas estimular a atividade e a diversão das crianças, dando algum mimo para os grandes pescadores.

Veja mais: Parques de diversão: Os 10 Melhores para ir com crianças

brincadeiras para festas infantis

Crianças felizes brincando em uma festinha de aniversário. Foto: Canva.

12. Brincadeiras para festas infantis: Bingo infantil

Um bingo infantil também pode ser muito divertido e cheio de emoção. Pode ser com ou sem prêmio, dependendo de quantas crianças participarem e das possibilidades no momento.

A ideia é apenas fazer com que a criança fique na expectativa e se divirta com os seus amigos, tendo ou não um prêmio para quem fizer o bingo. Entretanto, se houver a possibilidade de disponibilizar presentinhos para os ganhadores, por que não?

Quanto mais diversão incluirmos nas festinhas das crianças, mais inesquecíveis essas datas poderão ser.

13. Desfile de fantasias

Por fim, outra opção de brincadeira para uma festinha infantil é o desfile de fantasias. Porém, para isso funcionar, é importante que as crianças sejam avisadas que a festa é a fantasia, para que venham preparadas de casa para esse momento.

Depois é só escolher o espaço que será o “palco” do desfile e assim convidar as crianças para apresentarem as suas peças e desfilarem para todos os convidados, com direito a eleição das melhores fantasias, caso seja viável.

 

Esperamos que essa brincadeiras para festas infantis possam inspirar você a tornar a festinha do seu filho ainda mais incrível!

Veja agora: Como organizar festa de aniversário do bebê? Guia completo!