Conseguir deixar o bebê calmo pode ser desafiador para algumas pessoas, especialmente quando não se tem muita experiência ao interagir com os pequenos. Por conta disso, preparamos este artigo com algumas considerações e sugestões para que você avalie o que pode ser interessante no seu caso.

Quem sabe você encontra uma alternativa capaz de promover um maior relaxamento e bem-estar ao bebê, de modo que ele fique mais calminho? Acompanhe e vamos juntos nesta jornada!

Veja também: Como entender o choro do bebê (conheça a Linguagem Dunstan!)

Como deixar o bebê calmo

Mulher com bebê no colo dando um beijinho na mão dele. Foto: Canva.

Publicidade

Como deixar o bebê calmo?

As estratégias para deixar o bebê calmo são diversas, e podem variar de acordo com as questões únicas de cada bebê. Isto é, pode ser que um bebê se sinta mais calminho e tranquilizado quando toma um banho quentinho, mas pode ser que outros não se sintam tão tranquilos só com isso.

Por conta dessa diferenciação, é importante sempre avaliar a subjetividade da criança para conseguir adaptar a rotina e as boas ações ao que pode ser relevante para ela.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Vejamos uma listinha de ações que podem ser interessantes:

  1. Alimentação adequada;
  2. Troque o bebê e fique atento à roupa;
  3. Colo e carinho;
  4. Passear e ter contato com o ambiente exterior;
  5. Ruído que imita sons do útero;
  6. Banho relaxante;
  7. Massagem suave no bebê;
  8. Reduzir estímulos excessivos;
  9. Contato pele a pele;
  10. Consulte o pediatra.

Além de ver a listinha, vamos juntos nos aprofundar um pouco mais em cada um desses aspectos? Continue lendo para que possamos entender melhor!

1. Alimentação adequada para deixar o bebê calmo

A alimentação do bebê é um ponto-chave para mantê-lo calminho e tranquilo. Um bebê que está com fome pode se sentir muito irritado, sem entender muito bem o que essa sensação pode significar.

Por isso, é importante sempre avaliar a quantidade de comida ou leite que o bebê tem ingerido, de modo a oferecer a ele uma quantidade que seja realmente satisfatória e saudável.

Publicidade

Se você não consegue discernir se o seu bebê está mamando ou comendo o suficiente, pode conversar com o pediatra sobre o assunto para poder encontrar uma rotina alimentar que venha a ser mais saudável para o pequeno.

Veja também: Como saber se o bebê esta com fome?

Como deixar o bebê calmo

Bebê fofo deitado na sua cama. Foto: Canva.

2. Troque o bebê e fique atento à roupa

A troca da fralda também pode ajudar a deixar o bebê calmo. Às vezes, ele fez muito xixi e a fralda úmida pode causar uma sensação ruim na pele. Portanto, mantê-lo seco e limpinho é bem importante.

Já com relação às roupas, é relevante considerar a temperatura, a pressão que a roupa faz na pele, entre outros detalhes. No caso da temperatura, avalie os pontos abaixo:

  • Coloque a mão na barriga do bebê:
    • Se a barriga estiver quente e suada, é bem provável que o bebê esteja sentindo calor com a roupa que está vestindo;
    • Se a barriga estiver fria ou gelada, o bebê pode estar com frio.

Perceba que se basear apenas na temperatura das mãos ou dos pés pode não ser a melhor alternativa, uma vez que as mãos das crianças podem ser mais frias mesmo quando elas estão aquecidas.

Publicidade

Além da temperatura, avalie como está o elástico das roupas e se ele não está apertando demais a pele do bebê, a ponto de deixar marcas e machucados.

A fralda também precisa ser bem posicionada e usada no tamanho certo, para evitar machucados e até mesmo assaduras por atrito.

3. Colo e carinho para deixar o bebê calmo

Um ponto que não podemos nos esquecer é que nós, seres humanos, somos seres sociais. O que isso significa? Significa que precisamos da presença e da atenção uns dos outros para nos sentirmos amados, protegidos, pertencentes a algo maior, e assim por diante.

E o que isso tem a ver com deixar o bebê calmo? Tudo! Às vezes, um colo, um carinho ou uma “conversa” com o bebê pode ser o suficiente para acalmar algum desconforto que ele está sentindo.

O bebê percebe essa atenção, mesmo que ainda não entenda todas as palavras dos pais, e pode se sentir mais seguro e tranquilo por conta disso. Portanto, se você tem percebido o bebê incomodado e agitado com algo, considere dar um colinho se possível, ou fazer um carinho enquanto fala com ele.

Essa conexão humana é muito importante em qualquer fase da vida das pessoas.

Veja também: Pré-natal psicológico: O que é? Quais as vantagens?

Como deixar o bebê calmo

Bebê linda em posição de Tummy Time. Foto: Canva.

4. Passear e ter contato com o ambiente exterior

O ambiente exterior, especificamente aqueles que possibilitam um contato a mais com a natureza, também podem ser um bom espaço que ajude o bebê a ficar mais calmo.

A natureza faz parte da vida das pessoas, embora, muitas vezes, acabemos nos desconectando dela por conta da rotina corrida. Portanto, permitir que a criança respire ar puro, veja árvores e passarinhos, viva esse momento explorando o mundo lá fora, pode ser algo bem divertido.

Além de acalmá-lo, esse tipo de contato pode fazer muito bem para o desenvolvimento da criança, considerando sua visão, audição, atenção, tato, entre tantos outros aspectos importantes.

5. Ruído que imita sons do útero

Você sabia que alguns ruídos podem ajudar a deixar o bebê calmo? Isso porque esses ruídos podem ser familiares para ele, que se sente como se estivesse novamente dentro do útero, local onde se sentia seguro, aconchegado e protegido.

Dentre esses ruídos, é possível encontrar playlists específicas na internet, que podemos colocar para tocar e permitir que o bebê ouça e se sinta mais tranquilo.

Além disso, sons de secador de cabelo (em uma distância razoável e sem estar direcionado ao bebê) também podem ajudá-lo a se sentir como se estivesse dentro da mamãe novamente.

Veja quais ruídos acalmam o seu pequeno e teste o que pode ser bacana para ele, sem exagerar, claro, no volume desses ruídos para não causar nenhum tipo de dano ao ouvidinho da criança.

Veja mais: Como passear com o bebê com segurança? Veja dicas!

6. Banho relaxante para deixar o bebê calmo

Um banho relaxante pode ser algo muito agradável para praticamente qualquer pessoa, concorda? No caso dos bebês, não é muito diferente. Os pequenos também podem se sentir relaxados e confortáveis depois de um banho bem relaxante.

Usar produtos de higiene (adequados para bebês) com aromas agradáveis, também pode ser uma boa opção. Assim, cria-se todo um ritual de relaxamento que promove momentos de bem-estar no bebê, que pode se render à sensação confortável e se tranquilizar diante de situações de estresse.

Como deixar o bebê calmo

Bebê brincando com o seu mordedor. Foto: Canva.

7. Massagem suave no bebê

Assim como o banho pode promover uma série de sensações agradáveis, as massagens no bebê também podem surtir esse efeito. Nesse caso, podemos usar óleos para pele de bebê para massagear o pequeno, fazendo um carinho suave nas mãos, pés, pernas, barriga e peito.

Essa massagem deve ser feita com a temperatura ambiente agradável, para o bebê não passar frio enquanto isso. Além disso, novamente reiteramos a importância de usar produtos que sejam específicos para bebês, a fim de não causar efeitos colaterais na criança.

Só use outro tipo de produto se este for prescrito expressamente pelo pediatra do seu filho.

Veja mais: Formas de interagir com o bebê: Veja dicas super fofas!

8. Reduzir estímulos excessivos

Quando paramos para pensar no conforto do nosso bebê, temos que ter algo muito importante em mente: tudo que o bebê está vendo, sentindo e ouvindo é novo para ele. Antes, dentro da barriga da mamãe, praticamente não havia nenhum estímulo sensorial nesse sentido, a não ser alguns ruídos emitidos pela mãe e pelas pessoas em volta dela.

Agora, imagine como é estar em um ambiente com muito barulho e sensações físicas que você nunca sentiu, de uma hora para outra? Pois é… Se estimularmos demais o nosso bebê, poderemos fazer com que ele fique com o cérebro sobrecarregado e estressado, levando-o a situações de desconforto.

Por isso, uma forma de deixar o bebê calmo é ter diversos momentos no dia que possamos deixá-lo quietinho e tranquilo, sem excesso de barulho ou estímulos. Esses momentos podem ajudá-lo a conhecer melhor o mundo à sua volta, ficando  mais confortável e feliz.

Para isso, você pode reduzir o nível de iluminação, desligar eletrônicos, proporcionar uma temperatura ambiente mais agradável, e assim por diante. Desse modo, o espaço fica mais aconchegante para o pequeno se sentir tranquilo.

9. Contato pele a pele para deixar o bebê calmo

Você sabia que o contato pele a pele pode promover sensações agradáveis tanto no bebê quanto nos pais? Novamente, queremos que você se lembre que nós somos seres sociais e que precisamos desse contato com as pessoas que são importantes em nossas vidas.

Logo, esse tipo de contato pode ser bem reconfortante e agradável. Você pode pegar o bebê no colo e abraçar, fazer carinho e conversar com ele, e assim por diante.

Essa proximidade vai fortalecendo o vínculo da família com o pequeno, ao mesmo tempo em que pode fazer com que ele se sinta mais tranquilo e protegido.

Confira também: 11 motivos para investir no contato pele a pele. Acesse nosso guia e saiba mais

Como deixar o bebê calmo

Bebê brincando com o seu mordedor. Foto: Canva.

10. Consulte o pediatra para deixar o bebê calmo

Por fim, não se esqueça de que se o seu bebê tem demonstrado muito incômodo e chorado demasiadamente, é mais prudente você conversar com o pediatra, especialmente se a criança dificilmente se acalma.

Esse tipo de atenção médica é importante para que se torne possível detectar possíveis problemas de saúde assintomáticos, mas que causam mal-estar na criança a ponto de deixá-la chorosa e indisposta.

Assim, além de promover momentos agradáveis para o bebê em casa, você também estará cuidando da saúde dele como um todo, para um futuro ainda mais promissor e agradável.

Pense nesses aspectos e boa sorte na hora de fazer boas práticas para deixar o bebê calmo!

Veja também: