Planejar um passeio com as crianças, que seja seguro e confortável, é crucial para evitar contratempos e surpresas desagradáveis. Porém, o que podemos considerar na hora de fazer esse tipo de planejamento?

Neste texto do Mil Dicas de Mãe, apresentamos uma variedade de dicas e sugestões que podem te ajudar a viver momentos inesquecíveis com os pequenos, sem deixar a segurança e o bem-estar de lado. Acompanhe e confira!

planejar um passeio com as crianças

Família passeando com as crianças. Foto: Canva.

Como planejar um passeio com as crianças

Na hora de planejar um passeio com as crianças não tem muito segredo. Algumas listinhas e alguns preparos simples já podem nos ajudar a viver momentos inesquecíveis e cheios de diversão. E tudo isso com uma boa dose de segurança e tranquilidade, é claro.

Publicidade

Confira alguns pontos que consideramos importantes para este momento:

  1. Escolha um local apropriado para crianças;
  2. Faça uma listinha de atividades possíveis;
  3. Verifique o clima e prepare-se para ele;
  4. Faça uma listinha de itens essenciais, como lanches;
  5. Não se esqueça da hidratação;
  6. Leve protetor solar e repelente;
  7. Tenha um kit de primeiros socorros;
  8. Explique as regras de segurança;
  9. Considere dar algumas autonomias às crianças.

Agora que pudemos ver as dicas essenciais, vamos entender melhor cada uma delas. Continue lendo:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1. Escolha um local apropriado para crianças

Antes de qualquer coisa, é muito importante que possamos escolher um local que seja apropriado para as crianças. Mas o que isso quer dizer na prática? Quer dizer que devemos avaliar se não há nenhum tipo de perigo ou de situação que não esteja alinhada à idade dos pequenos.

Por exemplo, levar um bebê recém-nascido a um local onde há muita poluição pode não ser uma ideia muito inteligente e prudente, concorda? Por isso, sempre faça uma pesquisa prévia de como é o espaço onde você deseja levar o seu filho, para avaliar se realmente há estrutura para as crianças.

O mesmo vale para a escolha de espaços que tenham um bom entretenimento. Por exemplo, levar a criança para passar o dia em um local com pouco espaço e sem nenhum tipo de atrativo pode ser algo nada interessante. Fique atento nesse sentido.

Confira também: Passeios legais para fazer com as crianças! Veja ideias INCRÍVEIS!

Publicidade

2. Faça uma listinha de atividades possíveis

Ao selecionar o local onde você passará o dia ou a tarde com as crianças, certifique de fazer uma listinha de atividades que poderão ser colocadas em prática naquele ambiente. Por exemplo, um campo grande pode ser uma boa opção para a prática de esportes. Já um espaço menor pode ser ideal para um bom piquenique em família.

Por isso, justamente, que conhecer melhor o ambiente onde vocês irão visitar pode ser um bom caminho. Além do mais, ter uma lista de ideias pode facilitar na hora de escolher quais brinquedos e quais “suprimentos” precisam ser levados.

Pois pare e pense: se a criança vai para um ambiente onde passará a maior parte do tempo brincando parada, a quantidade de água que deve ser levada tenderá a ser menor do que a quantidade para um passeio onde a criança correrá e “pulará” o tempo todo, não é mesmo?

Por conta desses fatores, a listinha de atividades é interessante. Mas, claro, você nã precisa seguir uma lista rígida e imutável. É possível fazer alterações conforme as brincadeiras vão fluido no momento do passeio.

Afinal, planejar um passeio com as crianças não é regrar cada passo dos pequenos.

planejar um passeio com as crianças

Família passeando junta. Foto: Canva.

Publicidade

3. Verifique o clima e prepare-se para ele ao planejar um passeio com as crianças

O clima do destino também deve ser um ponto de atenção muito importante na hora de planejar um passeio com as crianças. Afinal de contas, ele pode nos ajudar a ficar atento a fatores como:

  • Quantidade de água;
  • Necessidade de levar mais peças de roupa, como casacos extras;
  • Necessidade de levar ou não o repelente;
  • Uso de acessórios como chapéus e óculos;
  • Tipo de calçado que a criança usará na maior parte do passeio;
  • Dentre outras questões nesse sentido.

Até mesmo a necessidade de levar toldo/guarda-sol poderá ser pensada com base no clima previsto.

Porém, aqui vale mais ponto de atenção: embora a previsão do tempo possa acertar muitas vezes, não se esqueça de que podem haver mudanças. Por isso, estar prevenido ainda será o melhor caminho nessas circunstâncias, combinado?

Confira também: Como vestir o bebê de acordo com a temperatura

4. Faça uma listinha de itens essenciais, como lanches

Na hora de planejar um passeio com as crianças, uma excelente forma de garantir que nada seja esquecido é montar uma listinha de itens com antecedência. Essa listinha pode ser dividida em:

  • Alimentação;
  • Proteção (como proteção solar);
  • Roupas e acessórios ideais;
  • Hidratação;
  • Tipos de roupas e calçados;
  • Brinquedos que a criança ama;
  • Itens de proteção, como capacete, caso a criança vá andar de bicicleta;
  • Itens complementares para conforto, como cadeira e mesa de praia;
  • Entre outras categorias.

Sempre verifique quais as categorias necessárias de acordo com o tipo de passeio que será feito. E lembre-se de anotar tudo com antecedência, evitando fazer a lista apenas na hora de sair. Assim, sempre que se lembrar de algo importante para levar, anote para não se esquecer desse item.

Depois, na hora de arrumar a mochila do passeio, será muito mais fácil garantir que tudo esteja disponível.

planejar um passeio com as crianças

Duas crianças brincando ao ar livre. Foto: Canva.

5. Não se esqueça da hidratação ao planejar um passeio com as crianças

Nós mencionamos acima que anotar a necessidade de levar água é fundamental ao planejar um passeio com as crianças. Entretanto, queremos frisar ainda mais esse ponto, pois muitas pessoas cometem alguns deslizes neste momento.

Um ponto crucial que devemos considerar com relação a esse aspecto é que as crianças e os adultos precisam de água para manter a hidratação. Isto é, não basta levar suquinhos ou achocolatados. O que as crianças precisam, durante os momentos de passeio e especialmente nos dias de calor, é de água.

Claro que os pais podem oferecer suco natural aos pequenos, mas isso não deve substituir a quantidade de água que a criança tem que ingerir. Portanto, capriche na quantidade de água que levará para os passeios.

Além disso, outro ponto que pode ajudar na hora de planejar um passeio com as crianças e de cuidar da hidratação é: considere levar frutas aquosas para os lanchinhos. É o caso da melancia e do melão, por exemplo, que são excelentes opções para cuidar da saúde das nossas crianças.

Considere essas possibilidades e ofereça o que há de melhor para os seus pequenos.

Confira também: Sucos naturais: As melhores receitas para oferecer ao bebê

6. Leve protetor solar e repelente

A proteção das crianças é um dos pontos-chave que não deve ser negligenciado quando pensamos em planejar um passeio com as crianças. E quais são os fatores de atenção? Na realidade, são muitos, mas dois deles nós queremos mencionar: o protetor solar e o repelente.

A proteção solar é crucial para que a criança não se queime e não acabe se machucando na exposição solar. Além disso, não devemos nunca nos esquecer que a radiação que é absorvida pela nossa pele nunca deixará o nosso corpo. Portanto, quanto mais protegermos as crianças dos raios solares na infância, menos radiação a pele absorverá.

Isso pode fazer toda a diferença no futuro, especialmente em casos nos quais há alguma predisposição ao desenvolvimento de câncer de pele.

Já com relação ao uso do repelente, ele é importante por alguns motivos que vão além da proteção contra as coceiras indesejadas:

  • O repelente é fundamental para proteger as nossas crianças de possíveis reações alérgicas que podem ser bem ruins, como feridas e até mesmo cicatrizes provenientes dessa feridas;
  • Além disso, ele também protege a criança contra doenças que são transmitidas pelos mosquitos, como a febre amarela e a temida dengue.

Portanto, ao planejar um passeio com as crianças, lembre-se desses fatores de proteção que são importantíssimos.

Veja também: Brincadeiras para fazer com bebê muito pequeno: Veja opções!

planejar um passeio com as crianças

Família passeando junta ao ar livre. Foto: Canva.

7. Tenha um kit de primeiros socorros ao planejar um passeio com as crianças

Sabemos que os passeios são feitos para vivermos momentos de conexão e diversão com as crianças. Isso significa que a última coisa que queremos é que os pequenos ou nós mesmos acabemos sofrendo algum tipo de acidente.

Porém, não é novidade para ninguém que acidentes podem acontecer, e que podem ser bem imprevisíveis às vezes. Por isso, ao planejar um passeio com as crianças, lembre-se de preparar um kit de primeiros socorros alinhado com o local do destino.

Confira alguns itens que podem ser úteis durante um passeio ao ar livre:

  • Bandagens adesivas (band-aids) de vários tamanhos;
  • Gaze esterilizada para cobrir ferimentos;
  • Esparadrapo microporoso;
  • Tesoura pequena com pontas arredondadas;
  • Pinça;
  • Antisséptico ou lenços umedecidos antissépticos;
  • Pomada ou creme para queimaduras leves;
  • Analgésicos infantis prescritos pelo médico (sempre siga as orientações de dosagem adequadas para a idade);
  • Termômetro;
  • Luvas descartáveis;
  • Medicamentos antialérgicos (caso alguma criança seja alérgica a picadas de insetos, por exemplo, e até mesmo a bombinha de asma);
  • Soro fisiológico para limpeza de ferimentos ou olhos irritados.

Sabemos que pode parecer muita coisa, mas, em se tratando da segurança e do bem-estar dos pequenos, esse tipo de cuidado pode fazer toda a diferença. E inclusive, lembre-se de levar medicamentos antialérgicos que também sejam dos adultos que estarão passeando junto, hein?

Confira também: Primeiros-socorros em crianças: Veja como fazer

planejar um passeio com as crianças

Família brincando em meio à natureza. Foto: Canva.

8. Explique as regras de segurança ao planejar um passeio com as crianças

As regras de segurança devem ser explicadas às crianças de modo que elas saibam o que pode ser seguro e o que pode ser perigoso enquanto todo mundo estiver se divertindo no passeio.

Quer um exemplo? Comente que é importante ela não tocar nos pets que possam estar soltos no parque, especialmente se eles não têm nenhum tutor junto, ou seja, são de rua. Afinal, não sabemos se são animais agressivos ou não, bem como não sabemos se eles estão com as vacinas em dia ou se estão contaminados.

Essa regrinhas devem sempre ser adaptadas de acordo com o local do passeio, para que seja mais fácil a criança se manter segura e alinhada com o local em questão.

Confira algumas regras amplas que você pode avaliar e se inspirar na hora de criar as suas próprias ao planejar um passeio com as crianças:

  • Sempre fique perto de um adulto responsável, evitando se afastar demais;
  • Olhe para os dois lados antes de atravessar a rua e dê preferência por sempre atravessar com auxílio do adulto;
  • Não fale com estranhos e não aceite doces ou presentes deles;
  • Use capacete ao andar de bicicleta, patinete ou skate;
  • Não corra perto da piscina e só entre na água com supervisão;
  • Não brinque com objetos cortantes ou pontiagudos;
  • Não toque em fios elétricos ou tomadas;
  • Procure ajuda de um adulto se você se perder;
  • Evite se aproximar de animais estranhos e desconhecidos;
  • Evite colocar a mão na boca ou no rosto depois de tocar em algum tipo de planta ou animal.

Veja que esses são alguns exemplos gerais, mas é sempre importante avaliar quais os riscos do ambiente que você irá visitar com a criança para adaptar melhor a sua atuação.

planejar um passeio com as crianças

Família brincando de erguer a criança como um avião. Foto: Canva.

9. Considere dar algumas autonomias às crianças

Por fim, uma boa tática ao planejar um passeio com as crianças é permitir que os pequenos também tenham uma certa autonomia. Por quê? Porque isso pode animá-los a participar ainda mais desse momento em família.

Mas, como podemos dar autonomia às crianças? Dando a elas a opção de escolher um local para comer, ou um local para passear. Para isso, podemos apresentar duas ou mais opções, solicitando que ela escolha o que tem vontade de fazer.

Dessa maneira, ela sente que está participando mais ativamente do planejamento. Além disso, ela pode começar a desenvolver a sua capacidade de tomar decisões, já que você pode dizer a ela para pensar nos pontos positivos e negativos de cada escolha, antes de selecionar a opção ideal.

Esperamos que essas dicas possam ajudar você e a sua família a planejar um passeio com as crianças com mais segurança e assertividade. Depois disso, é só aproveitar o momento e se divertir um monte!

Veja também: