Saber como vestir o bebê de acordo com a temperatura é de suma importância para garantir não apenas o conforto do neném, como também a sua saúde. Afinal, as baixas temperaturas exigem um agasalho a mais, enquanto as altas temperaturas precisam de uma refrescância na medida certa.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com detalhes para que você aprenda a vestir o seu filho da maneira adequada, garantindo assim saúde e bem-estar para o pequeno. Vamos lá?

como vestir o bebê de acordo com a temperatura

Bebês gêmeos com body curtinho. Foto: Freepik

Veja também: Como comprar fraldas direto de fábrica – Guia completo!

Publicidade

Como vestir o bebê de acordo com a temperatura? Veja as nossas dicas!

Vestir um bebê de acordo com a temperatura é essencial e requer muita atenção não apenas da mãe, quanto das cuidadoras e professoras, por exemplo. Por isso, montar uma mochilinha com o essencial para um longo dia é de suma importância.

Assim sendo, a nossa dica número um é:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
  1. Abra a previsão do tempo na sua cidade ou de onde o seu bebê irá visitar.
  2. Visualize a temperatura máxima e mínima para aquele dia.
  3. Anote esses dados e siga em nosso tópico a seguir para preparar a malinha do seu bebê, além de vesti-lo coerentemente com a temperatura atual.

Leia também: 5 coisas que irritam o seu bebê (e como acabar com o choro)

Como vestir um bebê de acordo com a temperatura

Para saber o que vestir no bebe de acordo com a temperatura, observe o nosso infográfico abaixo. Caso a sua internet não o carregar rapidamente, não se preocupe! Mais abaixo deixamos uma legenda em escrito para você poder vestir o bebê de acordo com a temperatura. Continue lendo.

Como vestir o bebê de acordo com a temperatura

Infográfico de como vestir o bebê de acordo com a temperatura. Foto: A autora.

  • Abaixo de 16º C: Aqui o seu bebê precisa ficar bem agasalhado. Quanto mais frio, mais roupinha para deixá-lo protegido e confortável. Para isso, use um body de manga longa, meias, touca e um casaco grosso.
  • Entre 16º e 17º C: Use um body curtinho por baixo e outro mais grosso e comprido pra cima. Complemente com alguns acessórios, como meia e, caso saia à noite, touca.
  • Entre 18º e 21º C: Use um body curtinho por baixo e outro mais grossinho e comprido por cima. Não há necessidade de meias, caso o body seja fechadinho nos pés.
  • Entre 22º e 24º C: Apenas um body comprido e grossinho é o suficiente.
  • Entre 24º e 25º C: Apenas o body curtinho com um short é o bastante para manter o bebê confortável.
  • Acima de 26º C: Aposte em um body curtinho apenas e, em dias muito quentes, só o shortinho pode ser o suficiente.

Lembre-se de que essas são apenas estimativas, e que o ideal é que você sempre observe os comportamentos do seu bebê, pois isso pode ajudar muito. No próximo tópico vamos discutir sobre isso. Continue lendo.

Publicidade

Mamãe com bebê agasalhado no colo. Foto: Freepik

Afinal, qual roupa usar no bebe de acordo com a temperatura?

A roupa bebê de acordo com temperatura garante mais bem-estar e saúde para o pequeno. No entanto, como mencionamos acima, apenas a temperatura em graus não é o bastante para sanar todas as nossas dúvidas.

Para ler mais tarde: Brotoeja em bebê, como identificar e tratar!

Isso porque até mesmo algumas condições médicas podem necessitar um cuidado diferenciado. Pensando nisso, elaboramos ainda uma lista de sinais importantes para saber como vestir o bebê de acordo com a temperatura:

1- Observe as extremidades do bebê

Para conseguir compreender como vestir o bebê de acordo com a temperatura, lembre-se de observar as extremidades do corpinho do mesmo. Ou seja, observe se as mãozinhas e os pezinhos estão quentes ou gelados, pois isso pode ser um indicativo de calor ou frio.

2- Como vestir o bebê de acordo com a temperatura: Observe se o bebê demonstra estar angustiado ou confortável

O bebê pode ficar muito inquieto e até mesmo irritado se estiver usando uma roupinha que não seja condizente com a temperatura. Por isso, observe os comportamentos do pequeno e perceba se ele parece agitado ou até mesmo estressado.

Publicidade

3- Como vestir o bebê de acordo com a temperatura: Observe se o bebê estiver transpirando

A transpiração também pode ajudar na hora de escolher as roupas adequadas para o seu bebê. Visualize as partes do corpo que mais sofrem com a transpiração e, se o bebê estiver suando muito, talvez seja melhor reduzir um pouquinho a quantidade de roupas.

Diversas roupas de bebê. Foto: Freepik

4- Odor de suor também pode ser um sinal

Embora você possa não encontrar o suor, de fato, sobre a pele do bebê, observe também se não há sinais de odor de transpiração. Isso também pode servir de alicerce na hora de saber como vestir o bebê de acordo com a temperatura.

5- Irritações na pele também devem ser observadas

As irritações na pele também devem ser levadas em conta. Muitos bebês tendem a ficar com a pele irritada quando ficam muito quentes. Assim, se você agasalhou muito o seu filho e ele está apresentando coceira e vermelhidão na pele, fique de olho!

6- Cuidado com a febre

Tenha muito cuidado para não confundir a febre com um corpinho quentinho! Por isso, se perceber que o seu filho está muito quentinho, com os agasalhos, e ao mesmo não tem nenhum sinal de transpiração, use um termômetro.

7- Como vestir o bebê de acordo com a temperatura: Um termômetro pode ajudar

Normalmente, um bebê recém-nascido tem uma variação de temperatura entre 36,5 e 37º. Sendo assim, meça a temperatura do seu filho para ver se ele está com frio, em dias mais gelados e que você não sabe se o agasalho é o bastante.

8- Como vestir o bebê de acordo com a temperatura: Cuidado com a grossura e o material das roupas

Em nosso infográfico acima, de como vestir o bebê de acordo com a temperatura, nós colocamos algumas imagens ilustrativas.

Entretanto, lembre-se de que a grossura e o material das roupas também faz toda a diferença na hora de vestir o seu filho. Peças muito pesadas e grossas esquentam mais, dispensando o uso de outras.

Portanto, considere também esta nossa lista de dicas para vestir seu filho de maneira adequada, segura e confortável. E, em caso de dúvidas ou muita inquietação do seu bebê, converse com o seu médico.

Leia agora: Como cuidar da pele do bebê durante o inverno