Translator

 

Se o bebê começou a andar e você está com receio de que ele possa se machucar, por conta de alguma questão do ambiente da sua casa, fique tranquilo! No artigo de hoje, vamos apresentar alguns pontos de atenção que podem te ajudar na hora de preparar o ambiente para a caminhada do pequeno.

Com estas mudanças, torna-se possível preparar um espaço que fique mais seguro. Porém, claro, apenas essas mudanças não são o suficiente para garantir que o bebê esteja sempre seguro, ok? O ideal é que você sempre supervisione a criança, nunca deixando-a sozinha. Assim, as chances de mantê-la segura são muito maiores.

Publicidade

Com isso em mente, vamos ao conteúdo de hoje!

Veja mais: Spa Day em casa: 10 dicas infalíveis para fazer um autocuidado.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
bebê começou a andar

Bebê aprendendo a caminhar. Foto: Canva.

Bebê começou a andar: Como adaptar a casa?

Sem dúvidas, se o bebê começou a andar na sua casa, é bem provável que todos estejam bem animados com a novidade, não é mesmo? No entanto, o que fazer agora? Como proteger o pequeno de potenciais riscos que um lar pode apresentar em determinadas circunstâncias?

Na listinha abaixo, descrevemos algumas mudanças que podem ser implementadas na sua casa para manter a proteção da criança enquanto ela estiver explorando os ambientes. Continue lendo e confira:

1. Bebê começou a andar: Instale barreiras de segurança

As barreiras de segurança podem ser um bom ponto de partida quando pensamos em como adaptar a casa quando o bebê começou a andar. Por exemplo, você pode colocar um portãozinho na subida e na descida da escadaria, evitando que a criança, ainda sem muitas habilidades, ande ali sozinha.

Publicidade

Afinal, se ela cair na escada, poderá se machucar, não é mesmo?

Esse tipo de barreira também pode ser instalada em outras áreas que você julgar serem necessárias, como em portas que dão para o lado de fora da casa, por exemplo.

Avalie o perímetro que é considerado seguro para o pequeno e faça essas instalações de forma estratégica.

Veja mais: Vale a pena ter piscina em casa? Confira prós e contras!

2. Atenção aos cantos e às quinas

Os cantinhos e as quinas podem até parecer inofensivos para nós, adultos, mas, para uma criança que acabou de aprender a andar, esses cantinhos podem ser bem perigosos.

Isso porque, caso a criança tombe ou tropece, ela pode acabar batendo a cabeça nessas quinas, o que poderia abrir um ferimento e causar um acidente grave.

Publicidade

Nesses casos, o ideal é colocar itens protetores nos cantinhos, que vão evitar esse tipo de problema. Existem diferentes dispositivos que podem ser comprados para esse fim, e cabe a você avaliar qual pode ser o melhor para os seus móveis e suas paredes.

3. Bebê começou a andar: Cubra as tomadas

As tomadas podem parecer algo muito atrativo para as crianças mais curiosas e, por isso, é muito importante que você as cubra do jeito certo.

A melhor opção, nesses casos, costuma ser os protetores de tomadas, que são encaixados perfeitamente nos dois furinhos.

Se quiser usar algo mais fixo, também é possível. O importante é garantir que a criança não tenha como colocar os dedinhos dentro dos buraquinhos que podem acabar causando um choque perigoso.

O mesmo vale para fios energizados que possam estar ao alcance da criança: procure escondê-los e deixá-los inacessíveis, para que ela não os puxe e não tome choque.

Veja mais: Como dar banho no bebê? Dicas essenciais para esse momento! [VÍDEO]

bebê começou a andar

Mãe ensinando o bebê a andar. Foto: Canva.

4. Cuidado com alguns tipos de móveis

Existem alguns tipos de móveis que também precisam de atenção se o bebê começou a andar. Por exemplo, alguns tipos de armários podem não ser tão firmes no chão, o que pode ser bem perigoso.

Afinal, se a criança se pendurar nesse armário, ele poderá tombar para a frente, causando um acidente grave.

Portanto, faça uma inspeção nos móveis que você tem em casa e verifique se eles estão bem firmes. Além disso, se for possível, prendê-los na parede pode ser mais seguro – e vale muito a pena. Pense nisso.

5. Bebê começou a andar: Atenção aos produtos de limpeza

Os produtos de limpeza podem estar escondidinhos dentro dos armários, e podem até parecer inacessíveis. Porém, é importante realmente deixar eles longe do bebê que começou a andar.

Para isso, veja se esses produtos estão na altura da criança. Se estiverem, devem ser mudados de lugar o quanto antes.

Caso contrário, se os pais e a família se distraírem em algum momento, corre-se o risco de a criança mexer nesses produtos, podendo, inclusive, colocá-los na boca.

Sendo assim, para não correr o risco, o ideal é mudar o lugar desses produtos, deixando-os no mais alto possível, e sempre em armários que podem ser bem fechados.

A mesma premissa vale para os medicamentos, que também podem ser bem perigosos e podem levar a criança a uma intoxicação. Nesses casos, quanto mais escondido e lacrado estiverem as embalagens, melhor.

Veja mais: Como evitar acidentes domésticos? Veja dicas!

bebê começou a andar

Bebê começando a dar os primeiros passos. Foto: Canva.

6. Retire os utensílios cortantes

Existem diferentes utensílios cortantes em nossas casas, que podem acabar causando acidentes inesperados. É o caso das facas, tesouras, cortadores de unhas, lâmina de barbear, e assim por diante.

Esses utensílios podem ser bem perigosos nas mãos da criança, que pode se cortar tentando usar, bem como pode se machucar se cair com esse tipo de item na mão.

Por conta disso, para deixar a casa segura, coloque esses utensílios em um local seguro, que não fique ao alcance da criança.

Além disso, trancar as gavetas com esse tipo de item também pode ajudar nesses momentos. Pois, dependendo da esperteza da criança, ela pode dar um jeitinho de subir em algo para mexer… Então, trancar pode ser mais prudente, dependendo do tipo de utensílio.

Veja mais: Dicas de segurança: transforme sua casa em um ambiente seguro

7. Bebê começou a andar: Travas de segurança em pontos específicos

E por falar em trancar bem a gaveta com utensílios cortantes, que tal investir nas travas especiais, que podem ser instaladas em diferentes áreas da casa? Essas travas costumam ser fáceis de serem aplicadas, e podem ser usadas em portas de armários, gavetas e até no vaso sanitário.

Você pode mapear os tipos de compartimentos que deseja fechar bem, por conta do que pode conter lá dentro, e assim organizar para não haver como a criança abrir esses espaços.

Dessa maneira, evita-se que ela acabe se machucando, e ainda, é também uma forma de evitar aquela baguncinha que as crianças fazem ao abrir um armário e tirar tudo para fora, concorda?

Veja mais: Chás permitidos na gravidez: quais escolher para a saúde da mãe e do bebê

bebê começou a andar

Bebê tentando se equilibrar de pé. Foto: Canva.

8. Janelas e portas

As janelas e as portas também podem se transformar em um problemão quando não damos muita atenção a elas. Afinal, mesmo quando se mora no térreo, a janela pode ser uma fonte de acidentes inesperados, caso o pequeno tente pular para fora.

Com relação às portas, ele pode tentar dar uma fugidinha, como também pode se machucar ao fechar a porta e bater nos dedinhos.

Para todos esses casos, é importante investir em dispositivos de segurança. Existem opções que podem ajudar você a combater esse tipo de acidente.

Por exemplo, com relação às janelas, a instalação de telas costuma ser a melhor opção, mesmo quando estamos falando de uma altura baixinha. Até porque, mesmo quando é baixinho, a criança pode cair de mau jeito e acabar se machucando.

Já com relação às portas, existem alguns dispositivos que podem ser instalados para elas não se fecharem completamente e não correr o risco de trancar os dedinhos da criança.

O importante é avaliar o que pode realmente funcionar para a sua casa, de modo a proporcionar um ambiente que seja tranquilo e seguro. Verifique as portas e janelas que precisam de atenção e invista nisso!

9. Atenção aos objetos pequenos e ao que pode ser colocado na boca

Não podemos nos esquecer que se o bebê começou a andar, ele pode começar a querer mexer em tudo o que vê pela frente. E, mais do que isso, pode querer colocar tudo na boca na hora de mexer.

Esse comportamento pode ser bem perigoso, especialmente se a criança encontrar objetos que sejam muito pequenos, como bolinhas, botões de roupa, moedas, etc.

Todos esses objetos podem acabar causando um acidente. Afinal, se a criança engolir esse tipo de item, ela poderá sofrer asfixia, podendo ser algo fatal.

Por isso, antes de liberar o passeio dentro de casa, considere fazer uma inspeção para verificar se não há nenhum tipo de objeto, nesse sentido, que possa colocar a vida da criança em risco.

O mesmo vale para outras coisas que a criança pode querer colocar na boca, como plantas, ração dos pets, produtos de limpeza e higiene, entre outros. Tudo isso deve estar fora do alcance dos pequenos, para que não corramos o risco de se deparar com a criança engolindo algo que possa intoxicá-la.

Veja mais: Cozinha segura: 5 medidas eficientes contra a intoxicação alimentar

bebê começou a andar

Mãe estimulando o bebê a andar. Foto: Canva.

A supervisão deve ser constante

Como vimos, se o bebê começou a andar, é muito comum que precisemos adaptar uma série de coisas na nossa casa. Porém, isso não quer dizer, em hipótese alguma, que essa adaptação nos dá passe livre para deixar a criança sozinha. Longe disso, ok?

A supervisão ainda deve acontecer, de forma constante. Afinal, para um acidente dar as caras, bastam apenas alguns segundos. E mesmo quando a casa está bem segura, ainda assim temos que ficar de olho, pois os pequenos podem ser bem curiosos nos ambientes.

Tenha isso em mente e boa sorte na hora de adaptar a sua casa. E, ah! Em caso de dúvidas, converse com o pediatra do seu filho, para que ele possa te ajudar ainda mais.

Veja agora: