Para muitos pais, organizar o lar depois que os filhos saem de casa pode ser algo difícil, emocionalmente falando. Afinal, a Síndrome do Ninho Vazio é uma realidade, e pode requerer tempo para que o casal se adapte à nova rotina e à nova maneira de viver.

Por isso, preparamos este conteúdo com algumas dicas e considerações que podem te ajudar nesse tipo de situação. Veja algumas práticas que podem ser úteis quando pensamos em reorganizar o lar depois que os filhos vão embora. Acompanhe e inspire-se!

Veja também: Como manter a casa sempre organizada? Confira dicas incríveis!

organizar o lar depois que os filhos saem de casa

Pessoa organizando a gaveta. Foto: Canva.

Publicidade

Como organizar o lar depois que os filhos saem de casa?

Antes de qualquer coisa, queremos deixar claro que cada pessoa pode ter a sua forma de organizar o lar depois que os filhos saem de casa. Afinal, cada família tem a sua própria história, desejos, objetivos, etc.

Para alguns, a saída dos filhos pode ser um pouco mais leve, enquanto para outros pode ser bem difícil. Sendo assim, dar tempo ao tempo e buscar se adaptar à nova realidade, fazendo mudanças gradativas e saudáveis, é um bom caminho.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Nos tópicos abaixo, apresentamos algumas considerações que podem te ajudar. Acompanhe com a gente!

1. Pensando em novos objetivos para os ambientes

Pensar em novos objetivos para os ambientes que agora estão vazios pode ser um bom começo. Claro que você não precisa decidir isso em uma hora, e pode fazer a transformação de um ambiente por vez, para tornar a transição mais tranquila.

Por exemplo, e se um dos quartos dos filhos se transformasse em um escritório, no qual você poderia desenvolver o seu escritório para estudar e trabalhar em algo novo? Ou então, o quarto pode se transformar em um sonhado ateliê, que ano após ano foi sendo deixado de lado?

São muitas as possibilidades que podemos pensar para cada ambiente. Determinar esses objetivos pode trazer uma inspiração a mais e motivação para enfrentar a mudança, que será significativa para os pais.

Publicidade

O foco, aqui, é criar ambientes que proporcionem aconchego, diversão, bem-estar e qualidade de vida. Vocês, enquanto casal, agora têm novos ambientes para compartilhar em casa, e criar possibilidades com eles pode ser um bom caminho.

Sendo assim, comece a refletir sobre coisas que você gostaria de ter em casa, e que agora tem espaço para isso. O que pode fazer em cada espaço? Como aproveitar cada ambiente de uma maneira que seja ideal para você e seu parceiro ou parceira? Não precisa ter a resposta de prontidão e, inclusive, pode procurar ideias na internet. Vai que você encontra uma inspiração bacana?

Veja mais: Decoração Home Office: 5 dica para decorar seu ambiente de trabalho

organizar o lar depois que os filhos saem de casa

Pessoa passando aspirador de pó. Foto: Canva.

2. Remoção dos excessos para organizar o lar depois que os filhos saem de casa

Uma boa faxina em tudo que se tem em casa também pode ser uma excelente maneira de começar a organizar o lar depois que os filhos saem de casa. Você pode estipular um verdadeiro cronograma, fazendo a limpa em um ambiente por vez ou por semana, por exemplo.

Veja quais objetos decorativos já não combinam mais com essa nova fase da sua vida, e quais itens podem permanecer por mais tempo. Também verifique se há roupa de cama que não é adequada para o seu quarto – por que são dos filhos – e outros itens que os filhos podem levar junto ou você pode doar.

Publicidade

Não tenha pressa nesse momento, e vá desapegando aos poucos, abrindo espaços em sua casa para que a renovação comece a acontecer, pouco a pouco.

Pense em cada cômodo de forma estratégica, vendo o que ainda cabe nele e o que pode ser doado ou até mesmo vendido. Afinal, você até pode conquistar um dinheiro extra com isso, não é?

Dê tempo ao tempo e curta essa remoção dos excessos!

3. Você vai guardar algo dos seus filhos?

E por falar em remoção de excessos, devemos pensar, no momento de organizar o lar depois que os filhos saem de casa, se vamos ficar com algum item deles em nossas casas. Afinal, é muito comum que os filhos deixem brinquedos, roupas de quando eram criança e até mesmo outros tipos de objetos guardados em nosso lar.

Nesses casos, é importante eleger um ambiente onde iremos guardar essas coisas. Além disso, adquirir caixas organizadoras também pode ser uma boa ideia. Dessa maneira, vamos separando cada tipo de objeto em uma caixa específica, que depois será levada para um cômodo, de maneira coordenada.

Assim, evitamos que esses itens fiquem muito à mostra, o que também poderia causar algum desconforto durante a fase de adaptação à falta dos filhos, em alguns casos.

Além disso, a organização em caixas pode fazer com que o cômodo em questão também fique mais bonito e até mesmo aconchegante. Veja se faz sentido na sua organização e invista nessa possibilidade.

Veja também: Como fortalecer o vínculo entre pais e filhos? Veja atividades!

organizar o lar depois que os filhos saem de casa

Pessoa organizando a cozinha. Foto: Canva.

4. Crie novos esquemas de organização para o que os filhos faziam

Outro ponto de atenção na hora de organizar o lar depois que os filhos saem de casa é pensar em como as tarefas serão executadas a partir de agora. Afinal, é muito comum que, nas famílias, ocorra a distribuição de tarefas entre os membros.

Por exemplo, pode ser que o filho mais velho sempre tenha sido o responsável por cortar a grama, enquanto a filha sempre lavava o carro. E agora? Quem fará essas atividades?

Remanejar essas demandas e criar novos esquemas de organização para o lar é indispensável. Às vezes, ajudas profissionais podem ser necessárias, para não sobrecarregar o casal que já está passando por grandes mudanças.

Portanto, pense em quais tarefas podem ser delegadas, quais podem ser mais bem distribuídas na sua semana, e assim por diante. Vá adaptando a agenda aos poucos, sem sobrecarregar e sem querer manter uma perfeição.

Com o tempo, esse cronograma começa a ser restaurado e organizado, de modo a criar uma rotina que permita que todas as demandas da casa sejam bem cuidadas de maneira equilibrada.

5. Pense sobre a redecoração para organizar o lar depois que os filhos saem de casa

A redecoração também pode ser uma importante etapa na hora de organizar o lar depois que os filhos saem de casa. Sabe por quê? Porque a organização e a decoração do ambiente onde vivemos pode impactar – e muito – a nossa forma de enxergar a vida à nossa volta.

Isso quer dizer que fazer mudanças na nossa decoração pode ser o caminho para criar “novos ares” em nosso lar. Você pode pensar em mudar as cores, os quadros, as flores… Até mesmo o tipo de cortina e tapete.

Em alguns casos, pode também fazer a troca dos móveis, criando composições que, agora, façam mais sentido para a sua nova realidade, proporcionando mais conforto, comodidade e praticidade.

Nesse momento, devemos ter em mente que o foco deve ser o nosso gosto pessoal e o que nos faz bem. Por exemplo, se você sempre gostou de incenso, mas um dos filhos não gostava disso, pode incluir esse item na sua decoração diariamente, concorda?

organizar o lar depois que os filhos saem de casa

Closet todo arrumado. Foto: Canva.

Pense com carinho no que pode ajudar a deixar a sua casa com “a sua cara”, de maneira a criar ambientes que transmitam sensações para você, proporcionando bem-estar e qualidade de vida.

Lembrando que essa transformação também pode ocorrer gradativamente, sempre respeitando a sua adaptação às mudanças. Pense nisso e boa sorte na sua jornada para organizar o lar depois que os filhos saem de casa!

Veja também: