decoração home office é capaz de impactar em nossa produtividade e rendimento no trabalho. Isso porque um ambiente bem iluminado, organizado e bonito pode nos dar mais motivação para concluirmos as nossas tarefas cotidianas.

Mas, como montar um espaço aconchegante e bonito? O que levar em conta na hora de escolher os itens decorativos? Estas e outras perguntas nós responderemos no decorrer deste artigo, através das nossas 5 dicas de decoração para o espaço de trabalho em casa. Acompanhe!

Veja também: Quarto de Menina: Confira ideias de decoração para 2021

5 dicas de decoração home office

A decoração home office precisa ser pensada com muita atenção, a fim de promover um bom local de trabalho. Como ela impacta em nossa motivação e bem-estar, precisa ser pensada com muita paciência, considerando o seu gosto pessoal e a neuroarquitetura, que nada mais é do que a área da arquitetura que estuda como o ambiente impacta em nossa saúde mental.

Publicidade
decoração home office

Decoração simples de home office. Foto: Freepik

E para lhe ajudar neste sentido, separamos cinco dicas fundamentais que lhe ajudarão em seu planejamento. Para isso, pegue lápis e papel e já anote as considerações abaixo!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A luminosidade deve ser o ponto de partida da decoração home office

Quando você pensar em decorar o seu home office, comece pensando na iluminação do ambiente. Você precisa deixar a iluminação natural se sobrepor, a fim de aumentar a sua produtividade ao longo do dia de trabalho.

decoração home office

Home office bem iluminado com decoração minimalista. Foto: Freepik

Isso se deve ao fato de que o nosso cérebro se baseia no ambiente para compreender se é momento de descansar ou manter o foco. Isto é, quanto mais contato tivermos com a iluminação natural, mais alertas e ativos ficaremos. Caso contrário, o cérebro pode compreender que é noite e que é preciso desacelerar, resultando em falta de foco e concentração.

Ao mesmo tempo, cuidado com o direcionamento da luz: não deixe a janela atrás do computador sem uma boa cortina que quebre a entrada excessiva de sol nos horários de pico. Esse tipo de luminosidade excessiva pode causar malefícios para a saúde ocular. Portanto, baseie-se no equilíbrio.

Publicidade

Invista em uma cadeira que seja confortável

A sua cadeira pode promover efeitos positivos e negativos, sendo eles:

  • Foco;
  • Alta produtividade;
  • Conforto; ou
  • Dor nas costas;
  • Improdutividade; e até mesmo,
  • Sono.

Por isso, é fundamental escolher algo coerente para o seu trabalho. Não adianta escolher uma poltrona, no lugar da cadeira, e relaxar tanto a ponto de adormecer em frente ao computador. Da mesma forma, a cadeira não pode ser muito “dura” e desconfortável, sendo responsável por causar dores nas costas e, consequentemente, improdutividade.

decoração home office

Mulher trabalhando em casa. Foto: Freepik

Por isso, é muito importante testar as possibilidades na loja e procurar sempre por cadeiras que sejam específicas para home office. Caso contrário, você poderá atrapalhar a sua rotina apenas com esse detalhe que, a princípio, parece inofensivo.

Leia mais: Educação socioemocional – Dicas para trabalhar em casa

Use elementos naturais para deixar o ambiente mais aconchegante

Os elementos naturais são capazes de fazer com que você se sinta mais próxima à natureza, promovendo sensações de conforto e bem-estar durante o dia a dia de trabalho. Além disso, a tendência é que o ar no ambiente fique muito mais puro e saudável, considerando o trabalho das plantinhas. 😉

Publicidade

Ambiente de trabalho em casa. Foto: Freepik

Você nem precisa ser “expert” em plantas, basta escolher opções que sejam fáceis de cultivar e deixe-as posicionadas de modo que possam receber luminosidade natural ao longo do dia. Vale, inclusive, apostar em plantas aromáticas, para deixar o ambiente ainda mais confortável e receptivo.

Use cores para despertar a concentração e criatividade

As cores estão diretamente atreladas ao nosso desempenho no trabalho. Ambiente apenas branco e sem muitos atributos visuais são ótimos para quem precisa fazer algo muito minucioso e que requer foco máximo. Em contrapartida, quem quer explorar a criatividade, deve apostar em tons de laranja, vermelho, verde e amarelo, para deixar o ambiente mais “alegre” e colorido.

Decoração de home office simples. Foto: Freepik

Ao mesmo tempo, é preciso cuidar para não exagerar no excesso de informações visuais na sua decoração home office. Lembre-se que todo excesso é prejudicial, e usar muitos itens decorativos pode causar um efeito rebote. Ou seja, ao invés de você se sentir mais criativa, você se sente mais dispersa e sem conseguir se focar em uma só coisa, por conta dos inúmeros estímulos ambientais.

Aposte em móveis multifuncionais

Para facilitar o dia a dia e deixar a decoração home office ainda mais impecável, experimente apostar em móveis multifuncionais. Especialmente se o espaço for muito limitado, você pode usar uma mesa que vira prateleira, ou um armário com extensor de mesa, e assim por diante. Quanto mais tarefas você conseguir resolver com um só móvel, melhor será para você conseguir organizar o espaço.

Gatinho sentado na mesa de trabalho. Foto: Freepik

Lembre-se de sempre fazer uma lista com todas as necessidades para você conseguir comprar móveis que realmente sejam bonitos e ao mesmo tempo solucionem “problemas”. Afinal, de nada adianta um espaço lindo sem muita funcionalidade, não é mesmo? Pense nisso!

Isto é, de nada adianta ter 2 mesas lindas no escritório se, na prática, em nenhuma das duas você consegue montar o seu setup adequadamente e de uma forma que aumente a sua produção. Portanto, cuidado, ok? Escolha móveis coerentes e procure referências no Pinterest para se inspirar. 😉

Leia agora: Festa Rosa: ideias de decoração, roupa, menu e convite