A decoração home office é capaz de impactar em nossa produtividade e rendimento no trabalho. Isso porque um ambiente bem iluminado, organizado e bonito pode nos dar mais motivação para concluirmos as nossas tarefas cotidianas.
Mas, como montar um espaço aconchegante e bonito? O que levar em conta na hora de escolher os itens decorativos? Estas e outras perguntas nós responderemos no decorrer deste artigo, através das nossas 5 dicas de decoração para o espaço de trabalho em casa. Acompanhe!
Veja também: Quarto de Menina: Confira ideias de decoração para 2021
5 dicas de decoração home office
A decoração home office precisa ser pensada com muita atenção, a fim de promover um bom local de trabalho. Como ela impacta em nossa motivação e bem-estar, precisa ser pensada com muita paciência, considerando o seu gosto pessoal e a neuroarquitetura, que nada mais é do que a área da arquitetura que estuda como o ambiente impacta em nossa saúde mental.
Decoração simples de home office. Foto: Freepik
E para lhe ajudar neste sentido, separamos cinco dicas fundamentais que lhe ajudarão em seu planejamento. Para isso, pegue lápis e papel e já anote as considerações abaixo!
A luminosidade deve ser o ponto de partida da decoração home office
Quando você pensar em decorar o seu home office, comece pensando na iluminação do ambiente. Você precisa deixar a iluminação natural se sobrepor, a fim de aumentar a sua produtividade ao longo do dia de trabalho.
Home office bem iluminado com decoração minimalista. Foto: Freepik
Isso se deve ao fato de que o nosso cérebro se baseia no ambiente para compreender se é momento de descansar ou manter o foco. Isto é, quanto mais contato tivermos com a iluminação natural, mais alertas e ativos ficaremos. Caso contrário, o cérebro pode compreender que é noite e que é preciso desacelerar, resultando em falta de foco e concentração.
Ao mesmo tempo, cuidado com o direcionamento da luz: não deixe a janela atrás do computador sem uma boa cortina que quebre a entrada excessiva de sol nos horários de pico. Esse tipo de luminosidade excessiva pode causar malefícios para a saúde ocular. Portanto, baseie-se no equilíbrio.
Invista em uma cadeira que seja confortável
A sua cadeira pode promover efeitos positivos e negativos, sendo eles:
- Foco;
- Alta produtividade;
- Conforto; ou
- Dor nas costas;
- Improdutividade; e até mesmo,
- Sono.
Por isso, é fundamental escolher algo coerente para o seu trabalho. Não adianta escolher uma poltrona, no lugar da cadeira, e relaxar tanto a ponto de adormecer em frente ao computador. Da mesma forma, a cadeira não pode ser muito “dura” e desconfortável, sendo responsável por causar dores nas costas e, consequentemente, improdutividade.
Mulher trabalhando em casa. Foto: Freepik
Por isso, é muito importante testar as possibilidades na loja e procurar sempre por cadeiras que sejam específicas para home office. Caso contrário, você poderá atrapalhar a sua rotina apenas com esse detalhe que, a princípio, parece inofensivo.
Leia mais: Educação socioemocional – Dicas para trabalhar em casa
Use elementos naturais para deixar o ambiente mais aconchegante
Os elementos naturais são capazes de fazer com que você se sinta mais próxima à natureza, promovendo sensações de conforto e bem-estar durante o dia a dia de trabalho. Além disso, a tendência é que o ar no ambiente fique muito mais puro e saudável, considerando o trabalho das plantinhas. 😉
Ambiente de trabalho em casa. Foto: Freepik
Você nem precisa ser “expert” em plantas, basta escolher opções que sejam fáceis de cultivar e deixe-as posicionadas de modo que possam receber luminosidade natural ao longo do dia. Vale, inclusive, apostar em plantas aromáticas, para deixar o ambiente ainda mais confortável e receptivo.
Use cores para despertar a concentração e criatividade
As cores estão diretamente atreladas ao nosso desempenho no trabalho. Ambiente apenas branco e sem muitos atributos visuais são ótimos para quem precisa fazer algo muito minucioso e que requer foco máximo. Em contrapartida, quem quer explorar a criatividade, deve apostar em tons de laranja, vermelho, verde e amarelo, para deixar o ambiente mais “alegre” e colorido.
Decoração de home office simples. Foto: Freepik
Ao mesmo tempo, é preciso cuidar para não exagerar no excesso de informações visuais na sua decoração home office. Lembre-se que todo excesso é prejudicial, e usar muitos itens decorativos pode causar um efeito rebote. Ou seja, ao invés de você se sentir mais criativa, você se sente mais dispersa e sem conseguir se focar em uma só coisa, por conta dos inúmeros estímulos ambientais.
Aposte em móveis multifuncionais
Para facilitar o dia a dia e deixar a decoração home office ainda mais impecável, experimente apostar em móveis multifuncionais. Especialmente se o espaço for muito limitado, você pode usar uma mesa que vira prateleira, ou um armário com extensor de mesa, e assim por diante. Quanto mais tarefas você conseguir resolver com um só móvel, melhor será para você conseguir organizar o espaço.
Gatinho sentado na mesa de trabalho. Foto: Freepik
Lembre-se de sempre fazer uma lista com todas as necessidades para você conseguir comprar móveis que realmente sejam bonitos e ao mesmo tempo solucionem “problemas”. Afinal, de nada adianta um espaço lindo sem muita funcionalidade, não é mesmo? Pense nisso!
Isto é, de nada adianta ter 2 mesas lindas no escritório se, na prática, em nenhuma das duas você consegue montar o seu setup adequadamente e de uma forma que aumente a sua produção. Portanto, cuidado, ok? Escolha móveis coerentes e procure referências no Pinterest para se inspirar. 😉
Leia agora: Festa Rosa: ideias de decoração, roupa, menu e convite