Buscar boas recomendações para viajar com o seu filho sem estresse é uma excelente alternativa para quem quer uma folga mais tranquila.

Afinal, não é novidade para ninguém que o dia a dia com as crianças nas viagens pode ser bem cansativo e até mesmo estressante em algumas situações. Por isso, preparar-se para as adversidades é de suma importância para garantir uma experiência mais positiva.

Neste texto, reunimos uma série de informações e recomendações para você. Não deixe de conferir!

Veja mais: Viajar com crianças pequenas: Confira os melhores destinos!

Publicidade
recomendações para viajar com o seu filho sem estresse

Mãe e filha viajando juntas. Foto: Canva

Recomendações para viajar com o seu filho sem estresse

As nossas recomendações para viajar com o seu filho sem estresse são relativamente simples, mas quando postas em prática da forma correta, é possível atingir resultados bem interessantes.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

No entanto, é importante destacarmos, desde já, que não existe milagre ou “método infalível” quando pensamos em ter uma viagem super tranquila. Afinal, as adversidades e os imprevistos podem aparecer.

Porém, manter-se bem preparado e buscar manter a calma, inclusive nesses momentos, é de suma importância.

Dito isso, vamos juntos pensar em caminhos para tornar a sua viagem mais tranquila. Acompanhe abaixo!

1. Faça um bom planejamento – com antecedência

Tudo começa com um bom planejamento. Quando ele é feito da forma adequada, você pode reduzir as chances de ter problemas no meio do caminho. Obviamente, os planejamentos não excluem os contratempos, mas podem ajudar você a se preparar.

Publicidade

Por exemplo, o que você faria se o seu filho tivesse uma virose durante a viagem? O que faria se ele precisasse ir ao banheiro e não houvesse nenhum estabelecimento perto, durante o trajeto?

recomendações para viajar com o seu filho sem estresse

Carro de viagem na rua. Foto: Canva

Esses pensamentos podem ajudá-lo a se preparar com mais tranquilidade, tendo alguns “planos” para situações de emergência.

Pensar nas adversidades com antecedência também pode garantir que você acabe se sentindo mais tranquilo quando elas ocorrerem. Portanto, tire um momento para esse plano de viagem e, se possível, faça isso com antecedência.

Veja mais: Viajar no outono: 10 destinos incríveis para no Brasil

2. Recomendações para viajar com o seu filho sem estresse: Verifique as possibilidades de destino – são ideais para crianças?

Antes de selecionar o destino, considere as nossas recomendações para viajar com o seu filho sem estresse! Afinal, não dá para selecionar qualquer opção de viagem sem antes verificar se é um local seguro e adequado para crianças, concorda?

Publicidade

Pesquise se haverá locais para levar os seus filhos, se existem atividades infantis na cidade, e assim por diante. Caso contrário, as crianças poderão se sentir entediadas, e nem mesmo os adultos conseguirão aproveitar bem a viagem em família.

3. Tenha uma lista de itens essenciais

A lista de itens essenciais é outra “mão na roda” que pode fazer toda a diferença na hora de viajar sem estresse. Essa lista pode conter:

  • Alimentos importantes.
  • Medicamentos.
  • Quais roupas devem ser levadas para garantir o conforto dos seus filhos.
  • Bebidas, como água e suco.
  • Brinquedinhos que ajudem as crianças a se distraírem no carro.
  • Guarda-chuva.
  • Entre outras possibilidades.

Essa listinha tirará aquele “peso” da mente, que sentimos quando ficamos refletindo sobre a possibilidade de termos pegado todas as coisas importantes, ou não.

Veja mais: Praia com as crianças: Dicas para viajar e melhores destinos!

4. Recomendações para viajar com o seu filho sem estresse: Para o trajeto, leve snacks e bebidas

Durante o caminho, as crianças possivelmente vão querer comer alguma coisinha ou ficarão com sede, assim como os próprios pais.

Sendo assim, preparar-se para essas situações é muito importante. Leve alguns snacks saudáveis para oferecer às crianças durante o caminho. Mas lembre-se de que eles não substituem a refeição principal, ok? Para esse tipo de alimento, o ideal é parar em algum restaurante para que as crianças tenham a oportunidade de comer bem e o suficiente.

O mesmo vale para as bebidas: considere opções que sejam mais saudáveis, pois as açucaradas poderão deixar as crianças mais agitadas e até fazer com que elas voltem a ficar com fome mais cedo.

Família viajando de carro. Foto: Canva

5. Faça um roteiro para a viagem com o seu filho

Um roteiro para viagem também não poderia ficar de fora da nossa lista de recomendações para viajar com o seu filho sem estresse. Afinal de contas, viajar sem saber exatamente o que pode ser feito, durante os dias de descanso, pode ser um verdadeiro tiro no pé.

Pois pare e pense: imagine que você deixa para montar um roteiro apenas ao chegar ao local. Quando chega lá, depara-se com uma cidade sem muitas opções de atividades para as crianças. Consequentemente, o tédio das crianças pode se tornar um grande problema para você.

Por conta disso, pesquisar sobre o que pode ser feito e preparar um roteiro, que pode ser flexível, claro, é um bom caminho para viajar mais tranquilamente e aproveitar melhor o tempo em família.

Veja também:Viajar sozinha? Conheça os 14 melhores destinos para ir

6. Recomendações para viajar com o seu filho sem estresse: Considere não quebrar muito a rotina durante a viagem

Apesar de a viagem ser, normalmente, repleta de atividades diferentes, ainda assim o ideal é que a rotina das crianças não seja completamente quebrada. Caso contrário, o sono poderá sair dos eixos, e até mesmo o apetite dos pequenos.

Sendo assim, tente manter ao menos o horário de dormir, comer e tomar banho, da mesma forma como ocorre em casa. Desse modo, o baque será menor e as crianças se sentirão até mais dispostas para brincar e se divertir durante todos os passeios.

Pois pare e considere: Se nós, adultos, perdemos o ritmo quando mudamos a nossa rotina, imagine as crianças.

Mala de viagem pronta. Foto: Canva

7. Exercite a sua paciência

A verdade é que o passeio com as crianças não será algo 100% perfeito e ideal. Haverá contratempos, o comportamento das crianças pode ser diferenciado e fora do habitual, e assim por diante.

Portanto, exercitar a sua paciência, nesse sentido, é muito importante. Não espere que as crianças tenham exatamente o mesmo comportamento que teriam em casa, pois isso é praticamente impossível.

Mas, sim, prepare-se para pequenas alterações nas atitudes, e esteja sempre pronto para conversar e dialogar com os pequenos, ajudando-os a se adaptar à rotina da viagem, mantendo o bem-estar em dia.

Veja mais: Como aproveitar os espaços na mala na hora de viajar

8. Recomendações para viajar com o seu filho sem estresse: Cuidado com as expectativas de perfeição

Seguindo o que acabamos de mencionar logo acima, é muito importante ter um cuidado a mais com as expectativas que são postas sobre a viagem. Lembre-se de que, acima de tudo, você está viajando com crianças, e elas costumam ficar mais agitadas nesses momentos.

Logo, não dá para esperar que nada saia do planejado. Algumas coisas podem acontecer e até mesmo elevar o estresse dos pais. Mas buscar manter a calma e a consciência de que nem tudo será impecável ou exatamente como foi feito no roteiro, é fundamental.

9. Tenha uma bolsa com itens essenciais

Os itens essenciais devem ser bem acessíveis para que tudo corra da melhor forma possível. Afinal, não dá para deixar a fralda das crianças em uma mala grande no porta-malas, concorda? É necessário ter isso guardado de forma acessível, caso aconteça alguma emergência.

Para saber o que levar na sua mochila, lembre-se de avaliar aquela listinha que você fez anteriormente, verificando todas os itens que devem ser levados durante a viagem e selecionando aqueles que precisam estar à mão.

Veja mais: 10 dicas essenciais para viajar de carro com crianças

10. Recomendações para viajar com o seu filho sem estresse: Faça pausas regulares

Por fim, uma das recomendações para viajar com o seu filho sem estresse diz respeito ao trajeto: as pausas regulares podem fazer toda a diferença.

As crianças precisam de pausas para esticar o corpinho e relaxar um pouco. Até porque, para elas, pode ser muito difícil manter a paciência de permanecer no carro por tanto tempo.

Sendo assim, considere incluir algumas pausas no roteiro para que todo mundo possa descansar, relaxar e recarregar as energias para o resto do trajeto.

Desse modo, há mais chances de todo mundo ficar satisfeito.

Boa viagem!

Veja mais: Vai viajar com as crianças? Então veja estas dicas para não bagunçar o sono do seu filho!