Vai viajar para a praia com as crianças nestas férias? Confira nossas dicas e cuidados para fazer uma viagem tranquila com seus pequenos!

Também te daremos dicas de praias que são boas opções para ir! Todas lindas, de fácil acesso e com muita segurança e diversão.

Prepare o guarda-sol, protetor solar e boa viagem!

 praia com as crianças

Irmãos brincando na praia. Crédito da foto: Freepik

Publicidade

Dicas para viajar na praia com as crianças

Quando a viagem tem o litoral como destino, a preocupação dos adultos é com a segurança das crianças. Será que o mar é tranquilo? E as ondas? Será que tem muitas? Qual praia é menos perigosa?

Sabemos que ninguém quer trocar a diversão na praia pela apreensão de ter que ficar vigiando cada passo da criançada por conta dos perigos que a praia pode oferecer.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O Brasil é repleto de praias para viajar com a família. Saber quais praias são propícias para você viajar com seus filhos pequenos, fará com que você aproveite melhor a viagem.

O que caracteriza uma boa praia para os baixinhos?

O Brasil tem um litoral imenso! Não são poucas as praias que são consideradas pelos adultos como sendo perfeitas para as crianças.

Mas por que eles dão a estas praias esse título informal e as consideram praias tranquilas?

Curtir a praia com a criançada exige atenção redobrada dos adultos e muita paciência. Por isso, se o mar for tranquilo já é um bom começo.

Publicidade

Uma boa praia para crianças deve oferecer uma boa infraestrutura com barracas de alimentação e atrativos que dê para as crianças brincarem sem risco de se perder entre a multidão.

Outro diferencial de uma boa praia deve ter é a tranquilidade do mar, sempre com águas calmas, mornas e com ondas leves ou, até mesmo, sem ondas.

Ao longo do litoral do Brasil também é possível encontrar praias para crianças onde há ótimas piscinas naturais com águas rasas onde elas podem brincar à vontade sem correr riscos.

Quais cuidados tomar com crianças na praia?

Ficar na praia exige cuidado. Principalmente com as crianças que são mais sensíveis e suscetíveis a pequenos acidentes.

Confira a seguir os principais cuidados para uma viagem tranquila e segura, para que você e sua família aproveitem muito da melhor forma possível!

1) Afogamento

O primeiro cuidado é com o afogamento. Os riscos disso acontecer são muitos, já que a criança está muito próxima ao mar e às ondas. Sempre que as crianças estiverem na água a atenção deve ser redobrada.

Publicidade

É preciso respeitar as placas de limites e de proibição que existem nas praias e não confiar somente em boias ou na ação dos salva-vidas.

2) Mantenha as crianças bem hidratadas

Outro ponto bem importante é a hidratação! Ofereça sempre água ou suco natural às crianças.

Prefira levar de casa, mas se comprar na praia, descarte corretamente a embalagem junto com os resíduos recicláveis.

Por causa do calor excessivo e da perda de líquidos do nosso corpo, a desidratação pode acontecer.

3) Leve lanches leves

Leve também lanches leves. Prefira lanches que não estraguem rápido e fáceis de serem consumidos.

Frutas, sucos naturais e água de coco são opções saudáveis e práticas. Se comprar alimentos na praia, verifique a procedência e as condições de higiene dos produtos.

4) Leve toalhas e roupas extras e leves

Outra dica é: Mantenha os pequenos com roupas claras e leves. E leve também toalhas e roupas secas.

No caminho de volta para casa, troque a roupa das crianças. Se possível, dê uma ducha de água doce antes de vestir a roupa limpa. A remoção da areia e da água salgada ajuda a evitar assaduras!

5) Cuidado com a exposição solar

Por falar em queimaduras, muito cuidado com a luz solar! Previna as queimaduras do sol. Lembre-se de aplicar o filtro solar ao longo do dia e aliá-lo ao uso de outros acessórios, como bonés e óculos de sol.

Procure por um local com sombra ou fique debaixo de um guarda-sol. Evite ao máximo que as crianças fiquem expostas ao sol durante longos períodos.

Além disso, refira os horários em que a exposição ao sol é mais segura. Pela manhã, antes das 10 horas e no fim da tarde, após as 16 horas, são os melhores horários para curtir a praia com as crianças.

Se possível, leve guarda-sol, chapéu e use roupas com proteção UV.

 praia com as crianças

Casal brincando com sua filha na praia. Crédito da foto: Freepik

Cuidados ao viajar na praia com as crianças

6) Não perca as crianças de vista

Outro cuidado importante é com o risco da criança se perder dos pais ou responsáveis na praia. Todo verão, o número de crianças que se perde é alto e causa vários transtornos.

Para evitar essa situação, procure sempre manter uma fitinha no braço da criança com a identificação pessoal dela: nome, idade, telefone para contato e nomes dos pais.

E preste sempre atenção no seu pequeno, nunca deixe ele se perder da sua vista. O mar confunde e a criança vai se afastando sem perceber, mesmo no raso.

Lembre-se que as praias lotam no verão e tanto o mar, como o ambiente com pessoas desconhecidas, oferecem riscos.

Faça um revezamento entre os adultos, onde um de cada vez se responsabiliza pelas crianças.

7) Evite praias muito lotadas ou movimentadas

Além disso, evite tumultos e agitação. Procure uma praia com mar mais tranquilo, raso, sem ondas fortes, e, de preferência, em um ponto próximo a um guarda-vidas.

Evite também lugares próximos a embarcações e jet-skis! Se observar algum comportamento inadequado por parte dos condutores de algum veículo desse tipo, denuncie à guarda costeira e avise ao guarda-vidas de plantão.

8) Leve brinquedos para as crianças se distraírem

Ah! Não esqueça os brinquedinhos de praia. Se não tiver em casa, dá para improvisar com potinhos e utensílios plásticos de cozinha.

Assim as crianças se divertem e aproveitam mais a praia – e os adultos também!

Veja também: 10 melhores brincadeiras para praia com crianças

9) Não esqueça de levar repelente

Dando continuidade, sempre é bom ter um repelente em mãos! Afinal, algumas praias costumam ter pernilongos e outros insetos.

Por isso, verifique antes se a praia que frequenta costuma ter muitos insetos.

10) Observe a qualidade da água da praia que pretende visitar. 

Em seguida, nossa próxima dica é: não entre, nem permita que as crianças entrem no mar quando a água estiver imprópria para banho.

A água poluída põe em risco a saúde de todos, mas crianças e idosos são ainda mais vulneráveis.

11) Nunca esqueça de coletar o lixo

Por último, recolha o lixo que você produziu e descarte de forma apropriada.

Afinal, a praia é um ambiente de todos e é importante mantê-la bem preservada, além de ajudar na conservação do meio ambiente e da natureza!

Qual a melhor época para viajar com crianças?

Viajar é ótimo em qualquer época do ano, não é mesmo? Se puder ter a companhia da criançada é melhor ainda! Até porque, as crianças trazem ânimo e muita alegria às viagens.

Mas quando o destino é o litoral não tem época melhor do que a primavera e o verão para curtir o mar, o calor e as melhores praias para viajar com a família.

Na primavera, que vai de setembro a dezembro, o período de chuvas é menor. É possível encontrar bons preços e as temperaturas estão começando a subir.

Já no verão, que ocorre de dezembro a março, o clima esquenta. Ocorrem chuvas pontuais e o clima permanece agradável para passear com a família.

Portanto, é preciso fazer um bom planejamento para definir qual a melhor época do ano para fazer a sua viagem.

 praia com as crianças

Mãe com criança pequena na praia. Crédito da foto: Freepik

Praia com as crianças: Quais as melhores no Brasil?

Bahia

As praias calmas para a família estão presentes por toda a Bahia. O estado é ideal para curtir o verão, sempre com muito sol e poucas chuvas. Além disso, há praias para crianças de todos os perfis.

Qual a melhor praia com as crianças para ir na Bahia?

A praia do Forte é ótima para curtir com as crianças. Além de tranquila, ela tem acesso muito fácil e rápido por conta do aeroporto que fica bem próximo. Lindo, o local tem sol praticamente o ano todo.

Uma de suas avenidas, a Alameda do Sol, fica fechada para carros. É prático e seguro passear por ela com carrinhos de bebês. Seu mar também possui várias piscinas naturais.

Pernambuco

O litoral pernambucano é muito elogiado pelos turistas que visitam suas praias. Um mar calmo, com uma brisa refrescante e um clima de praia perfeito para receber crianças, inclusive os bebês.

Um ótima opção de praias do nordeste com crianças está em Porto de Galinhas, em Pernambuco.

Piscinas naturais, peixes, águas claras e mornas são apenas alguns dos muitos atrativos que o lugar tem a oferecer.

Qual a melhor praia para levar bebê em Pernambuco?

A praia do Carneiro é um dos destinos perfeitos para viagem com bebê. Ela fica localizada na cidade de Tamandaré. São cerca de 6 km de extensão de praia, com mar tranquilo, maravilhoso!

Definitivamente é uma das melhores praias do Nordeste para ir com bebês. Seus coqueirais, clima tranquilo, águas rasas, piscinas naturais e boa infraestrutura são perfeitos para aproveitar com a garotada.

Santa Catarina

O litoral catarinense possui muitas opções de praias calmas para família. A praia da Sepultura, em Bombinhas, é um ótimo exemplo. Com belas águas, tranquilas e transparentes, o lugar é perfeito para crianças.

Vale a pena também, ir até a praia do Estaleiro, em Porto Belo. O lugar possui ótima infraestrutura. As crianças podem aproveitar as águas calmas do local. Diversão e segurança garantidas!

Qual a praia mais tranquila de Santa Catarina?

Sabe aquele mar que parece um sonho para os pais de tão tranquilo? Assim é a praia da Lagoinha, em Santa Catarina. Belíssima e calma!

Ela fica no norte de Florianópolis e tem águas com temperaturas agradáveis e de um azul sem igual. Super tranquila, o lugar é o preferido das famílias. A infraestrutura é excelente para os turistas.

São Paulo

Tanto o litoral norte quanto o litoral sul de São Paulo oferecem praias tranquilas para as famílias. As praias de Ubatuba, por exemplo, são muito procuradas.

Outras praias, como a de Juquehy, no litoral Norte, possui até alguns monitores de hotéis próximos que ajudam a entreter as crianças com brincadeiras e jogos durante o passeio.

Melhor praia com as crianças para ir em São Paulo

Uma boa pedida é a praia de Camburi, em São Sebastião, no litoral Norte. Com uma extensa faixa de areia, a criançada corre e brinca à vontade por ali.

O mar é calmo e a praia atrai famílias durante todo o ano, que chegam para aproveitar esse clima de paz e tranquilidade. A infraestrutura também é muito boa e os pais podem ficar mais à vontade durante o passeio.

Três crianças brincando na areia, na praia. Crédito da foto: Freepik

Dicas para viajar na praia com as crianças e melhores destinos

Espírito Santo

O Estado do Espírito Santo possui muitas belezas naturais que só quem conhece de perto consegue descrever. As praias capixabas são algumas das mais belas do Brasil!

Praias ideais para crianças são encontradas no trecho de norte a sul do Espírito Santo. Todas maravilhosas e encantadoras. Vale a pena colocá-las no roteiro da sua próxima viagem.

Qual a melhor praia para ir com crianças?

Embora as praias de Vila Velha sejam lindas, o mar é um pouco forte para as crianças. Então, uma dica de ouro é conhecer a praia de Manguinhos, na cidade da Serra.

O mar é calmo, com poucas ondas, ideal para as famílias que buscam diversão e segurança. A praia está localizada a apenas 20 km de Vitória.

Além disso, o estado também possui outras belas praias para família. Com boa infraestrutura e um clima agradável e convidativo para aproveitar ao máximo o litoral.

+ Viajar no verão: Veja as melhores praias brasileiras.

O que levar na bolsa para a praia com as crianças?

Para garantir a tranquilidade dos pais e o conforto dos filhos, o ideal é começar a planejar o que levar o quanto antes para não esquecer de nada importante.

Por isso, separamos aqui quais os principais itens para levar nessa viagem!

Para o filho mais novo

Seja a primeira vez ou a décima, levar o bebê para a praia é sempre um evento inesquecível. No entanto, é importante ficar atento na previsão do tempo e as condições do local onde vocês irão ficar.

Além da praia, vão pegar uma piscina, visitar um sítio, um parente, ficar em um hotel, em uma chácara? Tudo isso deve ser levado em conta na hora de fazer a mala.

Primeiramente, pense nas necessidades básicas. Isto é:

  • Fraldas;
  • Fraldas para banho;
  • Pomadas de assadura;
  • Trocador portátil;
  • Lenços umedecidos;
  • Talco;

Em sequência, considera todas as roupinhas. Leve itens de calor, mas não esqueça que pode fazer frio.

Não esqueça das bermudas, camisetinhas, calças leves, bodies de manga curta e manga longa. Da mesma forma, leve calças mais quentinhas, casaquinho, meias, boné, chinelinho e tênis.

Do mesmo modo, leve os brinquedos. Mas leve apenas aqueles que ele mais gosta e que vai realmente querer brincar.

Bem como, pense também na higiene e banho: shampoo, sabonete líquido, hidratante, toalha de praia, toalha de banho, toalhas de boca e babadores,  protetor solar e perfume para o pequeno.

Para o filho mais velho

Para os filhos mais velhos, as coisas ficam um pouco mais simples, principalmente porque eles já escolhem e podem definir as prioridades em relação a brinquedos e coisas a serem levadas.

Ou seja, eles cresceram, mas ainda precisam de uma mãozinha nossa!

Por isso, para os meninos leve: camisetas, bermudas, bonés, óculos de sol, calça, pijama, roupa de banho, chinelo, tênis e moletom;

Já para as meninas, leve: camisetas, shorts, calça legging, pijama, vestido, chapéu, óculos de sol, elásticos de cabelo, roupa de banho, chinelo, rasteirinha, tênis e casaquinho.

E você, o que vai levar para a praia?

Praia com as crianças é sempre uma grande missão, mas sim, você também merece aproveitar o sol e curtir o mar.

Lembre-se de levar as suas roupas e toalhas de banho, cangas, saídas de praia, chapéu ou boné, óculos de sol, bronzeador, desodorante, perfume, escova de cabelo, rasteirinha e chinelo.

Reveze a atenção nas crianças com outro adulto, leve um livro e tire um tempo para você.

Em síntese, aproveite este momento para renovar suas energias, tome um banho de mar e relaxar, pois o verão é para todos e você também merece curtir muito!

praia com as crianças

Linda praia tropical, com areia, mar e coqueiros. Crédito da foto: Freepik

Praia com as crianças: itens indispensáveis

Vamos recapitular alguns itens importantes e também citar outros, que são indispensáveis na prai com as crianças!

  • Primeiramente, protetor solar: com o fator de proteção recomendado para cada idade;
  • Repelente;
  • Água, principalmente para quando estiverem no carro;
  • Do mesmo modo, leve alimentos de fácil consumo, como frutas;
  • Itens da farmácia, como medicamentos de uso contínuo, antialérgicos, termômetro, remédios para febre, enjoo e dorzinhas de cabeça;
  • Além disso, guarda-sol;
  • Garrafinha extra de água para lavar rosto, mãos e pés para quando não houver um chuveirinho por perto;
  • Travesseiro, mantinha ou edredom;
  • Carteirinha de vacinação e de plano de saúde, se houver;
  • Da mesma forma, não se esqueça dos carregadores de celular;
  • Saco para o lixo;
  • Do mesmo modo, leve sacolas para as roupas molhadas/sujas.

+ Bebê e criança na praia: 10 compras essenciais para fazer antes!

Praia com as crianças? O importante é se divertir!

Resumindo, ir para a praia com as crianças pode parecer difícil, mas é só uma questão de organização.

Com o tempo, tudo fica mais simples e eles ganham mais independência para fazer a própria malinha!

Sempre lembrando de escolher um lugar sem aglomeração, pois ainda estamos em tempos de pandemia e a saúde deve ficar em primeiro lugar.

Por fim, vale ressaltar que o álcool em gel e a máscara continuam sendo um item imprescindível em nosso dia a dia, portanto não se esqueça de levá-los.

Esperamos ter ajudado com esse artigo! Siga as nossas dicas para viajar tranquilamente com os baixinhos e aproveitar muito, como vocês merecem!

Nós, do Mil Dicas de Mãe, desejamos boas férias e boa viagem!