Praia com crianças: Muitas famílias brasileiras costumam passar o final de semana ou feriado na praia, aproveitando para relaxar e curtir aquele sol. 

E aqui no Brasil o que não faltam são belas opções, já que temos um grande litoral que se estende por todo o país, por quase 8 mil km.

Por isso, é natural que um dos destinos preferidos dos brasileiros seja exatamente as praias. E, convenhamos, calor, areia e mar formam uma combinação que as crianças adoram!

Mas nesse ambiente todo cuidado é pouco, ainda mais quando se trata de crianças. Por isso, resolvemos criar um artigo para falar sobre o assunto.

Publicidade

Continue a leitura para conferir nosso guia de cuidados básicos para se ter com as crianças e, assim, curtir as férias na praia com toda a tranquilidade.

Vamos lá?

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
praia com crianças

Dois irmãos de mãos dadas na praia, perto do mar. Crédito da foto: Freepik

Vai na praia com crianças? Conheça os 10 principais cuidados

1. Não tire os olhos das crianças

Primeiramente, não deixe de olhar as crianças, pois basta um minuto para tudo acontecer.

Esse é um cuidado básico, porém é natural que adultos também queiram descansar e acabem se descuidando, mesmo que por pouco tempo.

Por isso, o ideal é fazer um revezamento, de modo a manter a vigilância sempre atenta. Não falamos apenas de riscos de afogamento. É preciso vigiar para que os pequenos não levem coisas da areia diretamente à boca, expondo-se a microrganismos que podem transmitir doenças.

Publicidade

Além disso, é preciso também não descartar o risco que a grande quantidade de banhistas oferece em termos de possibilidade de rapto e desaparecimento.

Acompanhe os pequenos durante eventuais mergulhos de mar e estabeleça um raio seguro para que eles brinquem na areia, a uma distância que os adultos nunca as percam de vista.

Em uma conversa franca, instrua as crianças sobre todos os riscos, já que é importante que elas compreendam que a praia é lugar de diversão e brincadeira, mas que há alguns cuidados que precisam ser seguidos.

2. Utilize uma pulseira de identificação na criança

Perder a criança de vista pode acontecer e uma maneira de facilitar o reencontro da criança é por meio de uma pulseira de identificação. Portanto, essa é uma uma ação preventiva inteligente, que pode facilitar muito as coisas em imprevistos.

Colocar o nome da criança, o seu e um telefone para contato são essenciais para garantir a localização caso ela se perca. Caso esteja hospedado em algum hotel, você também pode incluir na pulseira de identificação o nome e telefone do hotel, além do número do quarto.

Além disso, pulseiras de silicone são seguras, não incomodam e podem ser reutilizadas, portanto vale a pena investir em uma. Uma simples ação como essa pode fazer toda a diferença!

Publicidade

Leia mais: 10 melhores brincadeiras para praia com crianças

Menino feliz usando boia colorida na praia. Crédito da foto: Freepik

3. Evite horários em que o sol está muito forte 

Devido à intensidade dos raios solares em determinados momentos do dia e os danos à pele associados à exposição solar contínua nesses períodos, especialistas recomendam evitar a praia entre 10h e 15h.

Com crianças, convém ficar ainda mais atento a essa regra, pois a pele infantil é mais sensível e mais propensa a queimaduras.

4. Cuide da alimentação e da hidratação das crianças 

Principalmente em locais desconhecidos, com crianças, o ideal é levar alimentação de casa. Isso porque, muitas vezes, é difícil saber a procedência dos itens vendidos na praia, a sua forma de armazenamento e manejo, já que é muito fácil haver contaminação. É possível também que as crianças não gostem do que está à disposição.

De modo a evitar eventuais intoxicações alimentares e para não ser pego desprevenido, prepare comidinhas leves, gostosas e seguras, e leve com você. Itens como frutas, sanduíches, petiscos leves e biscoitos ajudam a “enganar” o estômago até o almoço.

É claro que você pode sempre apostar nos restaurantes à beira da praia, mas, com crianças, é importante se certificar de que eles têm boa recomendação.

Além disso, com o calor da praia, é preciso cuidado redobrado para manter todo mundo hidratado. Isso porque o corpo da criança exige mais água do que o do adulto. E com o calor da praia, esse cuidado de manter o corpo hidratado deve ser maior.

Sendo assim, leve bastante água em garrafas térmicas e, ao longo do dia, ofereça água para a criança, pois geralmente ela acaba ficando entretida com as brincadeiras, e pode acabar simplesmente se esquecendo de pedir.

Não sabe para onde viajar? Veja aqui dicas para viajar e melhores destinos!

Duas crianças negras brincando na praia com boias de pato. Crédito da foto: Freepik

5. Não se esqueça de passar protetor solar nos pequenos 

Em algumas regiões do Brasil a incidência solar é mais alta. Paralelo a isso, a praia é um lugar geralmente com poucos lugares de sombra, deixando as crianças ainda mais expostas ao sol.

Além do mais, a pele de uma criança ainda não desenvolveu mecanismos de autodefesa de uma pele adulta saudável e, por isso, é mais sensível e delicada.

É importante lembrar que o Sol pode causar vários problemas mesmo a uma pele adulta, além de manchas e queimaduras, a exposição prolongada aos raios UVA e UVB sem qualquer forma de proteção pode causar câncer.

Portanto, os cuidados com o protetor solar em crianças devem ser redobrados. E, para evitar queimaduras e até mesmo desenvolvimento de câncer de pele, a utilização de protetor solar é fortemente recomendada.

Aplique protetor solar antes de sair de casa, com uns 15 minutos de antecedência, e durante o dia, de duas em horas, não se esqueça de reaplicar para manter a efetividade da proteção.

Procure um dermatologista para identificar o nível de proteção ideal para seu filho.

Praia com crianças – 6. Tenha cuidado na areia

Como mencionamos na primeira dica, as crianças pequenas costumam levar à boca tudo aquilo com que elas entram em contato. No caso da praia, a areia pode ser esse objeto de desejo. Um detalhe é que ela armazena centenas de microrganismos que podem transmitir doenças.

Para evitar isso, os pais devem vigiar mais a criança. Fique de olho na brincadeira do seu filho e procure chamar sua atenção quando ele puser algo na boca.

Essa simples medida pode evitar muitas contaminações!

7. Atenção aos pés descalços

Do mesmo modo, não tem problema deixar o seu filho com os pés descalços na areia. Os pais devem apenas observar se a criança não está com qualquer machucado ou ferida, pois eles servem como porta de entrada para microrganismos e podem infeccionar.

Um dos riscos é o famoso bicho geográfico, conhecido também como bicho do pé, mas que não é contraído apenas pelo pé, mas sim por qualquer contato com a pele.

Veja aqui outras doenças que são transmissíveis com mais facilidade na praia. Previna-se!

praia com crianças

Menininho brincando no mar com brinquedos. Crédito da foto: Freepik

8. Vista a criança com roupas confortáveis

A regra é simples: quanto mais à vontade a criança estiver, melhor. Por isso, dê preferência para roupas de algodão, que deixam a pele respirar.

Uma boa opção são camisetas brancas sem mangas – e até a fralda pode ser dispensada, porque ela acumula umidade e calor e pode favorecer micoses e assaduras.

Se a criança ainda não estiver segura o suficiente para ficar sem fraldas, deixe-a apenas com elas, sem se esquecer do protetor solar e do chapéu.

9. Boias são uma ótima opção para ir na praia com crianças

A boia representa uma proteção extra, mesmo para aquelas crianças que já sabem nadar. Segundo especialistas, o modelo mais seguro é o do bracinho.

Contudo, vale lembrar que essas boias não garantem a total segurança do pequeno, já que as ondas do mar podem ser imprevisíveis. De qualquer forma, é sempre bom ter boias por precaução!

Praia com crianças – 10. Leve uma piscininha

Por fim, para que a criança não tenha tanto contato com a areia, fique sempre ao alcance dos pais e não corra o risco de correr até o mar, a dica é levar uma piscininha para a praia.

Mas procure enchê-la com água doce!

Gostou das nossas dicas sobre cuidar das crianças na praia?

Seguindo essas dicas de como ir à praia com crianças, certamente você e sua família vão aproveitar esses momentos de lazer com muito mais tranquilidade e segurança!

Acompanhe nossos outros artigos aqui no Mil Dicas de Mãe. Leia também: Primeira vez do bebê na praia? Confira dicas!

Até a próxima!