Conseguir voltar à rotina após uma viagem ou mudança é desafiador para você? A gente sabe, nem sempre é fácil garantir que a rotina da família se estabeleça, especialmente depois de uma viagem longa.

Entretanto, esse momento não precisa ser tão difícil assim. Algumas ações podem te ajudar a tornar o momento mais tranquilo e fácil de ser atravessado.

Neste texto, a equipe do Mil Dicas de Mãe trouxe para você uma série de considerações para te ajudar. Acompanhe e saiba mais!

Leia mais: Viajar com um bebê: dicas para tornar as viagens mais tranquilas!

Publicidade

Como voltar à rotina após uma viagem ou mudança?

Não existe segredo infalível para voltar à rotina após uma viagem ou mudança. Esse momento irá requerer paciência e dedicação de todos os membros da família, especialmente em casas onde moram crianças muito pequenas.

Lembre-se de que o nosso cérebro precisa se adaptar gradativamente às mudanças. Assim como ele precisou de adaptação para que a viagem fosse ainda mais divertida e incrível, ele também precisará se reacostumar com o horário de sempre.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Como voltar à rotina após uma viagem ou mudança

Homem indo viajar de avião. Foto: Canva.

A boa notícia é que não é tão simples perder um hábito. Por mais que a viagem possa ter bagunçado alguns horários na sua agenda, o nosso cérebro leva cerca de 30 dias para se acostumar com a nova realidade. Isso quer dizer que, a menos que você tenha feito uma viagem de 2 meses, será mais fácil se readaptar à rotina antiga.

Cerca de uma semana costuma ser o suficiente para restabelecer sono, alimentação e outras questões, como trabalho, estudo das crianças, etc.

A seguir, apresentamos algumas dicas que podem te ajudar a tornar essa semana de adaptação mais leve e tranquila. Veja só:

Publicidade

1. Reorganizando o sono diariamente

A reorganização do sono deve ser o ponto de partida sempre que queremos voltar à rotina após uma viagem ou mudança. Sabe por quê? Porque o sono impacta em todas as áreas da nossa vida, como produtividade, apetite, disposição, imunidade e muito mais.

Logo, ele sempre deve ser o ponto de partida quando queremos organizar nosso dia a dia.

Se porventura o horário de sono mudou drasticamente por conta da viagem ou porque vocês se mudaram para um local novo, comece a implementar mudanças gradativas. Você pode, por exemplo, ir dormir mais cedo e acordar mais cedo todos os dias, cerca de 20 ou 30 minutos de diferença, a cada dia.

Por exemplo, se você precisa de uma rotina na qual consiga dormir 21h, mas agora está dormindo às 23h, vá se deitando 30 minutos mais cedo a cada dia.

No primeiro dia, durma 23h e acorde 30 minutos antes do habitual. Depois, no dia seguinte, durma às 22h30, acordando mais 30 minutos cedo.

Aos poucos, essa mudança gradativa ajuda o seu corpo a se restabelecer com os horários corretos, facilitando na hora de voltar à rotina após uma viagem ou mudança.

Publicidade

Veja também: Como lidar com as mudanças nas amizades após a maternidade?

Família viajando e posando para a foto. Foto: Canva.

2. Como voltar à rotina após uma viagem ou mudança: Use a luz do sol como sua aliada

A luz do sol é extremamente importante para o nosso chamado “relógio biológico”. Ela ajuda o nosso cérebro a compreender em quais momentos devemos permanecer acordados, assim como o escuro é capaz de induzir o sono.

Sendo assim, naqueles dias que você perceber que o sono está aparecendo intensamente ao longo do dia, e que seu filho, que não tirava mais sonecas à tarde, está muito cansado, considere expor a criança ao ar livre e à luz do dia.

Claro que ela também poderá tirar uma sonequinha para repor as energias, mas essa exposição ao sol e a casa mais escurinha à noite faz toda a diferença na hora de reorganizar o relógio interno.

Lembrando, ainda, que as telas à noite podem prejudicar essa organização. Por isso, desligar a televisão, o computador e também os celulares, cerca de uma ou duas horas antes de dormir, é crucial para voltar à rotina após uma viagem ou mudança.

3. Garanta uma rotina alimentar relativamente organizada durante a viagem

Esta dica está mais relacionada com o período da viagem em si, pois ela impacta na hora de voltar à rotina após uma viagem ou mudança.

As crianças precisam de rotina alimentar para manter a saúde e o bem-estar. Sendo assim, durante a viagem é imprescindível que, de algum modo, os horários e o estilo dos alimentos se mantenham.

Você pode, por exemplo, levar marmitinhas para os passeios e eventos, evitando que a criança acabe comendo muita “besteira” ou bagunçando seu horário alimentar.

Entretanto, a criança poderá comer alguma coisinha diferente, desde que seja adequada para ela, afinal, a viagem também é dela. Porém, cuidado para não exagerar nas mudanças alimentares.

Assim, ao retornar para casa será mais fácil restabelecer os horários e os alimentos habituais.

Veja mais: O que é importante na rotina de um bebê? Veja dicas!

4. Considere explicar que a viagem acabou e a rotina normal retornará

Antes de voltar para casa, comece a explicar para a criança que a viagem está chegando ao fim. Explique que esse era um período de passeio, diversão e férias da família, e que outras situações como essa acontecerão no futuro.

Deixe claro que, ao voltar para casa, será necessário, aos poucos, restabelecer o ritmo que se tinha antes da viagem. Explique que a alimentação voltará ao normal, o sono também, bem como as atividades cotidianas voltarão a fazer parte do dia a dia.

Ir preparando a criança com antecedência pode ajudá-la a entender que há uma necessidade de voltar à rotina após uma viagem ou mudança, facilitando a adaptação.

Malas prontas para colocar no carro. Foto: Canva.

5. Como voltar à rotina após uma viagem ou mudança: Retome atividades anteriores

Aos poucos, vá retomando aquelas atividades cotidianas que demarcam bem alguns momentos do dia.

Por exemplo, se o seu filho sempre amou desenhar à noite, que tal estimulá-lo a voltar a essa atividade?

O mesmo vale para aulas de ballet, rotina de exercícios – como brincar no parquinho às sextas-ferias -, e assim por diante.

Ir implementando essas atividades, aos poucos, pode fazer toda a diferença na hora da criança se familiarizar novamente com a rotina.

Veja mais: Dicas para mãe de primeira viagem: Confira as dicas!

6. Crie um ambiente familiar em caso de mudanças

Se porventura vocês se mudaram de casa e você está aqui para saber como voltar à rotina depois disso, considere preparar um ambiente familiar para as crianças o quanto antes.

Pode ser o quarto delas, organizando brinquedos, roupas e itens decorativos. Quanto mais rapidamente esse ambiente for deixado de um modo familiar, mais fácil poderá ser a adaptação em muitos casos.

Afinal, é como se fosse uma “zona de segurança” para a criança, em meio a tantas mudanças. Assim, ela perceberá que se trata do seu lar, da sua casa e das suas coisinhas.

Mulher feliz viajando de carro. Foto: Canva.

7. Compreenda que a adaptação pode levar tempo

Por fim, lembre-se de que para voltar à rotina após uma viagem ou mudança é necessário exercitar a paciência. Se nós, adultos, passamos por uma espécie de “luto” quando viajamos, imagine as crianças, que ainda não têm discernimento sobre a importância da rotina? Pois é.

Por isso, dê tempo ao tempo, sempre explicando a importância da rotina e esclarecendo que novas viagens podem vir no futuro, ou seja, que aquela não foi a única oportunidade de a criança vivenciar um momento assim.

Aos poucos, a “poeira baixa” e a situação poderá voltar ao normal. Boa sorte!