Nem sempre é fácil lidar com as mudanças nas amizades após a maternidade. O tempo da mãe passa a ser outro, assim como as suas demandas diárias. Aqueles momentos corriqueiros para passeios e cafés com amigos podem parecer mais escassos, devido a todas as demandas que surgem com o nascimento de um bebê.

Muito embora a mulher possa ter todo o apoio do mundo de quem está ao seu lado, ou seja, de seu parceiro ou parceira, ainda assim ela pode perceber que a sua rotina social passa por mudanças profundas. Antes, ela tinha que apenas averiguar a própria agenda para conseguir passear e entrar em contato com os amigos. Hoje, os pais precisam olhar a agenda do filho para tomar decisões nesse sentido.

Sendo assim, como podemos lidar com tudo isso? Quais caminhos podem ser levados em conta frente a esses desafios? Neste texto, apresentamos algumas reflexões com o intuito de ajudá-la, na medida do possível, a encontrar algumas faíscas de mudanças positivas. Acompanhe!

Veja também: Saúde mental na maternidade: Cuidados importantes

Publicidade
lidar com as mudanças nas amizades após a maternidade

Amigos felizes tirando uma foto juntos no gramado. Foto: Canva.

Como lidar com as mudanças nas amizades após a maternidade?

Cada maternidade e cada família são únicas. Isso significa que não existe uma receita universal para enfrentar as adversidades e os desafios que o papel de mãe pode gerar. Porém, pensar sob algumas perspectivas, na hora de lidar com as mudanças nas amizades após a maternidade, pode ser relevante em todos os casos. Listamos abaixo alguns fatores que podem ser levados em conta:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
  1. Converse sobre seus sentimentos e emoções.
  2. Cuidados com as expectativas irreais.
  3. Saiba quais relacionamentos são uma prioridade em sua vida.
  4. Considere a amizade de outras mães.
  5. Convide os seus amigos para programas em casa.
  6. Use a tecnologia para se aproximar de quem você gosta.
  7. Esteja aberta a novas amizades.
  8. Aceite convites quando possível.

Vamos agora explorar cada um deles para, dentro das suas possibilidades, encontrar soluções pertinentes para esse tipo de caso. Continue lendo e saiba mais!

1. Converse sobre seus sentimentos e emoções

Muitas mães podem buscar formas de lidar com as mudanças nas amizades após a maternidade sem ao menos conversar sobre isso com os amigos. Às vezes, uma comunicação mais clara a respeito do que está acontecendo pode contribuir para os desafios desse momento.

Sabemos que nem sempre é fácil abrir as emoções e os sentimentos dessa forma. No entanto, conversar com as amigas e amigos que você confia, dizendo que gostaria de compartilhar mais momentos com eles, mas, a maternidade tem tomado muito tempo, pode ajudar na hora de, juntos, vocês decidirem quais ações podem colocar em prática.

Que tal mais programas na sua casa? Ou em espaços que são seguros para crianças? Pode ser que, às vezes, seus amigos pensem que você queira um tempo para si, já que se tornou mãe. Portanto, se você quer um maior contato com eles, considere comunicar isso.

Publicidade

Veja mais: Invista menos no enxoval e mais nos cuidados com suas emoções

2. Lidar com as mudanças nas amizades após a maternidade: Cuidados com as expectativas irreais

Uma coisa é fato: por mais intensa e forte que seja a sua rede de apoio, as atividades sociais de uma mãe tendem a sofrer alterações, mesmo que não sejam tão profundas. Isso quer dizer que devemos cuidar com as expectativas irreais de que tudo permanecerá igual, porque não vai.

Alterações sempre irão acontecer. E ter isso em mente, tirando o peso de tentar manter a vida antes da maternidade, pode ajudar na hora de aceitar as novas dinâmicas que essa fase pode gerar.

Isso significa que seja fácil lidar com as mudanças? Não. Mas aceitar que há uma necessidade de mudar, pode ajudar você a se adaptar, pouco a pouco, à nova realidade.

Amigos felizes fazendo uma selfie. Foto: Canva.

3. Saiba quais relacionamentos são uma prioridade em sua vida

Você já parou para pensar sobre os relacionamentos que quer manter como uma prioridade na sua vida? Então talvez este seja um bom momento para refletir sobre isso.

Publicidade

Lembre-se de que você não precisa manter um contato próximo com todas as pessoas apenas para agradá-las. Você precisa pensar em quais relacionamentos são importantes para você e para a sua família. Assim, torna-se possível separar pequenos espacinhos na agenda para esses relacionamentos especiais, diferentemente de tentar manter um contato profundo com todo mundo.

Acredite, as amizades não precisam ser numerosas, elas precisam ser significativas. Se você sente que quer manter apenas um ou dois amigos sempre por perto, faça isso. Claro que você pode ter contato com outras pessoas, mas ter as suas prioridades pode ajudá-la a organizar o seu dia a dia de modo que se contate mais com essas pessoas queridas.

Veja mais: Viajar com um bebê: dicas para tornar as viagens mais tranquilas!

4. Lidar com as mudanças nas amizades após a maternidade: Considere a amizade de outras mães

Que tal começar a se aproximar um pouco mais de outras mães? Pode ser com as mães da creche do seu filho, por exemplo. No começo, pode ser difícil criar um laço forte, pois é assim que acontece no início de qualquer nova amizade. Porém, com o passar do tempo, talvez você se sinta mais conectada a essas mulheres, à medida que a amizade cresce.

Apenas lembre-se de que você não precisa forçar amizade com outras mulheres só porque elas são mães, mas cogitar fazer parte de um grupo mais materno pode ajudá-la a receber apoio, ver que todas as mães têm desafios, e assim por diante.

Amigos felizes fazendo uma selfie. Foto: Canva.

5. Convide os seus amigos para programas em casa

Você não precisa preparar viagens longas, passeios em locais exóticos ou idas incansáveis à balada para manter as amizades que gosta. Às vezes, convidar os amigos para um almoço ou um jantar na sua casa pode ser uma boa ideia.

Dessa forma, você se aproxima das pessoas queridas e que são uma prioridade em sua vida e, ao mesmo tempo, pode contar com a comodidade de estar em casa. Ou seja, você não precisará se preocupar com mil e umas coisas que precisa levar para determinados passeios com o seu bebê.

Claro que nem todas as programações precisam ser na sua casa, mas encaixar esse tipo de encontro, eventualmente, pode ajudá-la a se sentir mais próxima dos amigos, sem grandes “desafios”, digamos assim.

Veja mais: Receitas rápidas: Como preparar um jantar express

6. Use a tecnologia para se aproximar de quem você gosta

A tecnologia, nos dias atuais, tornou-se uma grande aliada na hora de mantermos contato com pessoas queridas e que são importantes para nós. Então por que não usá-la ao nosso favor na hora de lidar com as mudanças nas amizades após a maternidade?

Entre mais em contato com seus amigos pelo WhatsApp, faça mais videochamadas… Enfim! Pense em alternativas para se aproximar virtualmente, trocar ideias, rir, conversar, e até mesmo fazer os chamados “cafés virtuais”. Acredite, isso pode fazer a diferença na hora de fortalecer laços.

7. Lidar com as mudanças nas amizades após a maternidade: Esteja aberta a novas amizades

Às vezes, a maternidade pode fazer com que a mulher acabe, de forma inevitável, fechando-se para novas amizades. Em alguns casos, o “receio” de não conseguir construir uma nova amizade sólida pode ser um desafio.

Porém, novas amizades podem existir sempre em nossas vidas! Inclusive, é nessas “novas amizades” que podemos encontrar pessoas incríveis para nós… Portanto, que tal pensar sobre a possibilidade de se abrir para novas amizades, em novos ambientes que têm sido visitados a partir do momento em que você se tornou mãe?

Por exemplo, se você tem frequentado novos locais, que antes não costumava ir, será que esses ambientes não são bons para desenvolver novas amizades?

Mulher grávida feliz ganhando presente das amigas. Foto: Canva.

8. Lidar com as mudanças nas amizades após a maternidade: Aceite convites quando possível

Sabemos que muitas mamães podem, às vezes, sentirem-se receosas de aceitar um convite para visitar um amigo ou fazer algum passeio, por conta do “medo”, podemos assim dizer, de solicitar que alguém fique com o bebê – como o parceiro ou parceira, por exemplo.

No entanto, lembre-se de que antes de ser mãe, você também é uma mulher! Isso quer dizer que você tem todo o direito de visitar os seus amigos e de vivenciar momentos “longe” do seu filho. Se há a possibilidade de contar com a rede de apoio nesses momentos, você pode, sim, priorizar a sua vida em determinadas situações.

Seja mais gentil com você mesma diante dessas situações. Aceite convites, cerque-se de quem você ama, dê tempo ao tempo… E se precisar de uma ajuda a mais, lembre-se de que existem profissionais da saúde mental que podem orientá-las nessas situações. Busque um profissional de confiança e dê essa “chance” para a sua saúde mental.

Fique bem, mãe!

Veja mais: