52Parto normal ou cesariana? Confira as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Afinal de contas, ter filhos é um dos sonhos de muitas mulheres no Brasil, mas ainda há muito desconhecimento em relação à gravidez e aos tipos de parto. Muitas têm medo da cirurgia, mas há também aquelas que acreditam que não suportariam a dor de um parto natural.

Veja então os benefícios e desvantagens de cada um. Boa leitura!

Parto natural ou cesariana

Bebê segurando o dedo da mãe. Crédito da foto: Freepik

Publicidade

Parto normal: quais são os principais benefícios? 

Primeiramente, saiba que o parto normal é a maneira mais natural para dar à luz a criança.

Esse tipo de parto garante algumas vantagens em relação ao parto por cesárea, como menor tempo de recuperação da mulher após o parto e menor risco de infecção tanto da mulher quanto do bebê.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Apesar de o parto normal ser frequentemente relacionado à dor, há algumas técnicas que podem ajudar a aliviar a dor e o desconforto durante o parto como banho de imersão e massagens, por exemplo.

Do mesmo modo, um dos passos mais importantes para conseguir ter um parto normal sem problemas é fazer todas as consultas de pré-natal, pois ajuda o médico a saber se existe algo que impeça o parto normal, como alguma infecção ou alteração no bebê, por exemplo.

O parto normal pode ter diversos benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê, como por exemplo:

1. Menor tempo de recuperação

Após o parto normal a mulher consegue se recuperar mais rápido, não sendo muitas vezes necessário ficar muito tempo no hospital. Além disso, como não é necessária a realização de procedimentos invasivos, a mulher tem mais condição de ficar com o bebê, podendo aproveitar melhor o pós parto e os primeiros dias do bebê.

Publicidade

Além disso, após o parto normal, o tempo que o útero leva para voltar ao tamanho normal é menor em comparação à cesárea, o que também pode ser considerada para a mulher, além de também haver menos desconforto após o parto.

A cada parto normal, o tempo de trabalho de parto também fica mais curto. Normalmente o primeiro trabalho de parto dura cerca de 12 horas, mas a partir da segunda gravidez, o tempo pode diminuir para 6 horas, no entanto existem muitas mulheres que conseguem ter o bebê em 3 horas ou menos.

Parto normal ou cesariana – 2. Menor risco de infecção

O parto normal também diminui o risco de infecção tanto no bebê quanto na mãe, isso porque no parto normal não há realização de corte ou utilização de instrumentos cirúrgicos.

Em relação ao bebê, o menor risco de infecção é devido à passagem do bebê pelo canal vaginal, o que expõe o bebê aos microrganismos pertencentes à microbiota normal da mulher, o que interfere diretamente no desenvolvimento saudável do bebê, já que colonizam o seu intestino, além de promover a atividade e fortalecimento do sistema imunológico.

3. Maior facilidade para respirar

Em suma, quando o bebê nasce de parto normal, ao passar pelo canal vaginal, o seu tórax é comprimido, o que faz com que o líquido que está presente dentro do pulmão seja expulso com mais facilidade, facilitando a respiração do bebê e diminuindo o risco de problemas respiratórios no futuro.

Além disso, alguns obstetras indicam que o cordão umbilical fique ainda preso ao bebê por alguns minutos para que a placenta continue a fornecer oxigênio para o bebê, o que foi associado com menor risco de anemia nos primeiros dias de vida.

Publicidade

Parto normal ou cesariana – 4. Maior atividade ao nascer

O bebê também se beneficia das alterações hormonais que ocorrem no corpo da mãe durante o trabalho de parto, fazendo com que ele seja mais ativo e responsivo ao nascer.

Os bebês que nascem de parto normal quando ainda não tem o cordão umbilical cortado e são colocados em cima da barriga da mãe consegue se arrastar até o peito para mamar, sem precisar de nenhuma ajuda.

5. Maior receptividade ao toque

Durante a passagem pelo canal vaginal, o corpo do bebê é massageado, fazendo com que ele desperte para o toque e não estranhe tanto o toque dos médicos e enfermeiros ao nascer.

Além disso, como durante o parto o bebê está sempre em contato com a mãe, os laços sentimentais podem ser construídos com mais facilidade, além de fazer com que o bebê fique mais calmo.

Parto normal ou cesariana – 6. Mais calma

Ao nascer o bebê pode ser imediatamente colocado em cima da mãe, o que acalma mãe e filho e aumenta seus laços sentimentais, e após estar limpo e vestido, pode permanecer todo o tempo junto da mãe, se ambos estiverem saudáveis, pois não precisa ficar de observação.

7. Mais saúde para o bebê

Por fim, traz mais saúde para o bebê, já que a passagem de microflora vaginal para o bebê através da orofaringe contribuindo para imunidade e desenvolvimento da criança e contato com a mãe nos primeiros momentos de vida, além da oportunidade de sugar o peito nos primeiros minutos após o nascimento.

Mulher dando à luz no hospital. Crédito da foto: Freepik

Parto normal: existem desvantagens?

As desvantagens podem ser o desconforto da dor (que pode ser amenizada com medicamentos).

Além disso, existe a não-possibilidade de agendamento do dia do parto, pois depende de quando o bebê decide nascer. Muitas vezes, no entanto, o parto pode ser induzido pela equipe médica caso se faça necessário.

Por sua vez, a cesariana pode ser a melhor opção quando existe risco de complicações para a mulher ou o bebê, como diabete gestacional, ou situações emergenciais, como ruptura uterina ou infecção da placenta, por exemplo.

A escolha do tipo de parto deve sempre ser orientada pelo obstetra, levando em consideração o desejo da mulher, assim como o estado geral de saúde da mãe e do bebê, além dos riscos relacionados com cada tipo de procedimento.

Agora vamos entender melhor sobre o parto com cesárea, todas as vantagens e desvantagens.

Parto cesariana: quais são as vantagens? 

Primeiramente, o parto por cesárea é um procedimento cirúrgico feito na mulher quando ela está prestes a dar à luz ao seu filho, ou em casos mais extremos, que exigem o nascimento da criança para cuidar da saúde dela ou da mãe.

Neste processo, a criança não passa pelo canal vaginal ao nascer, mas sim é retirada através de uma abertura feita no abdômen e no útero da mulher, dentro de uma sala cirúrgica devidamente esterilizada.

Sob alguns pontos de vista um parto por cesárea pode sim ser vantajoso, já que ele permite que se marque o dia e horário do nascimento do bebê, evita surpresas e tem um tempo de duração bem menor do que um parto vaginal.

Fora que ele pode reduzir muito os níveis de estresse e de ansiedade da mãe, do pai da criança. Além de toda a família, que quer ver logo o novo bebê.

Confira mais algumas vantagens:

  • Possibilidade de escolher previamente a data exata do nascimento.
  • Ajuda a reduzir o estresse materno durante o parto por passar a ideia de um ambiente plenamente controlado, onde tudo ocorre de forma previamente estipulada.
  • O trabalho de parto é curto e com duração previsível.
  • Garante que o obstetra da gestante estará disponível no dia do parto.
  • Impede a ocorrência de nascimentos pós-termo (com mais de 42 semanas de gestação), o que está associado a um maior risco de problemas para o neonato.
  • Elimina o risco de complicações relacionadas ao processo de trabalho parto vaginal, como lesão do plexo braquial relacionado a distocia de ombro, traumas ósseos (fratura de clavícula , crânio e úmero) ou asfixia provocada por complicações intra parto.
  • Reduz o risco a longo prazo de prolapso uterino ou de bexiga e incontinência urinária na mãe.

Por causa dessas vantagens, o Brasil é um país campeão em parto por cesárea.  Mas existem também algumas desvantagens que devemos levar em consideração.

Veja abaixo!

Parto normal ou cesariana

Pézinho do bebê recém-nascido com uma pulseirinha rosa. Crédito da foto: Freepik

Parto cesariana: quais as desvantagens?

Em primeiro lugar, essa cirurgia possui risco, assim como qualquer outra também possui, como o de infecção ou hemorragia.

Além disso, o pós parto é um pouco mais complicado que o parto normal.

E a recuperação também é mais demorada que a do parto normal, no qual a mamãe já pode ir para casa no mesmo dia. Nesse caso, a mulher sente maior dor no pós-parto, porém durante o trabalho de parto em si ela não sente dor (o que é ao contrário no parto normal).

Em relação ao bebê, o parto cesariano acarreta um maior risco de problemas respiratórios no pós-parto imediado, como a taquipneia transitória do neonato. Este risco, porém, diminui se, por acaso, a gestante já tiver pelo menos 39 semanas de gravidez. E também se caso ela entre espontaneamente em trabalho de parto antes da operação de cesárea.

Além dos problemas imediatos da cesária, há também as consequências a longo prazo. A cada cesariana feita, a mulher passa a ter maior risco de implantação anormal da placenta, principalmente casos de placenta prévia, nas gravidezes subsequentes

Outro problema é o maior risco de ruptura uterina na gravidez seguinte, caso o parto, desta vez, seja por via vaginal.

Por fim, mais uma desvantagem é a cicatriz, que fica presente após a cirurgia. Ela pode ser mais ou menos visível de acordo com o tamanho do corte e processo de cicatrização.

Porém é necessário lembrar que em muitos casos o parto por cesárea é o mais indicado, para assim preservar a saúde da mãe e do bebê, principalmente quando há chances de complicações.

Alguns exemplos de indicações são quando a mulher possui diabete gestacional ou trabalho de parto prolongado e sem dilatação completa, mas também pode ser feito em situações emergenciais como eclâmpsia ou pré-eclâmpsia, ruptura uterina ou infecção da placenta, por exemplo.

Outros exemplos são:

  • Trabalho de parto que não evolui como deveria, apesar das contrações já terem se iniciado há horas.
  • Sinais de sofrimento fetal imediatamente antes ou durante o parto, como redução da frequência cardíaca do bebê.
  • Hemorragia intensa por descolamento prematuro da placenta.
  • Posição inadequada do bebê, não reconhecida antes do início do trabalho de parto.
  • Protusão do cordão umbilical para fora do útero antes do bebê sair.

Parto normal ou cesariana?

Na dúvida, sempre converse com o seu médico, analisando bem todas as opções, de maneira que tudo fique esclarecido e você saiba qual decisão tomar!

Antes da cirurgia de cesárea:

Seguem os procedimentos básicos que antecedem um parto por cesárea:

  • Se possível, a mulher faz o jejum, ficando algumas horas sem consumir alimentos para evitar náuseas no processo.
  • A área do abdômen deve ter os pelos raspados, de maneira que se evitem possíveis infecções.
  • A mulher recebe uma anestesia pré-parto, sendo que a escolha depende do estado de saúde dela. A maioria consegue ficar acordada durante o procedimento.

Fora os procedimentos básicos de exames e avaliações para verificar e manter a saúde da mulher e do bebê.

Como acontece um parto por cesárea?

A partir do início dos efeitos da anestesia, o cirurgião irá fazer um corte horizontal de até 10cm no abdômen da mulher.

No útero ele faz novo corte, para assim acessar todo o seu conteúdo, tomando cuidado para não machucar a criança.

Depois se retira o bebê, fazendo a avaliação da respiração. Em seguida, ele irá cortar o cordão umbilical e assim encaminhar o bebê para limpeza e demais avaliações de saúde.

Pós-cirúrgico

Parto normal ou cesariana – Após a cirurgia do parto por cesárea, a mãe segue para uma enfermaria (caso não exista um problema grave). Já o bebê vai para o berçário, onde passa pelos cuidados iniciais e recebe os encaminhamentos necessários.

Se estiver tudo bem com o bebê, ele segue para o colo da mãe, para que assim seja amamentado pela primeira vez.

No caso da mãe, a recomendação é a de que ela fique entre 6 a 12 horas em repouso. Bem como, que ela siga internada por pelo menos 2 dias.

Por fim, ela também irá receber medicamentos para dores.

Agora que você já sabe tudo sobre parto normal ou cesariana, leia também esses outros artigos: