Sinais de trabalho de parto: Como saber que estou? Esta é uma das questões que mais preocupam as grávidas.

Porém, o início do trabalho de parto é diferente para cada mulher!

Enquanto algumas sabem imediatamente quando estão realmente no processo de nascimento, outras podem confundir esse estágio inicial do processo com gases, azia, dor lombar ou indigestão.

Mas quais são os sinais? Veja aqui como saber se você está entrando em trabalho de parto.

Publicidade

Boa leitura!

trabalho de parto

Mulher dando à luz, com seu marido o lado e médico na frente, no hospital. Crédito da foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Confira 4 sinais de que o trabalho de parto começou

Em síntese, existem vários sinais que podem mostrar o início de um trabalho de parto, porém as contrações ritmadas são o sinal mais importante.

Outros fatores são o rompimento da bolsa, a perda do tampão mucoso e a dilatação do colo do útero. Todos estes são sinais de que a gravidez está chegando ao fim!

Ou seja, isso indica que o trabalho de parto pode começar dentro de algumas horas.

Quanto tempo leva um trabalho de parto?

No caso do primeiro filho, o tempo de trabalho de parto pode variar entre 12 a 18 horas, podendo chegar até a 24 horas, mas este tempo tem tendência a diminuir a cada gravidez.

Publicidade

Ou seja, partos subsequentes são geralmente mais breves, em média de 6 a 8 horas.

O parto prematuro pode surgir à partir das 20 semanas de gestação, mas o ideal é que comece após as 37 semanas.

O mais comum é que os sintomas surjam pouco a pouco, com cólicas que vão se tornando mais intensas e dolorosas.

Os 4 principais sinais que indicam que o trabalho de parto está começando são:

1. Contrações regulares

Contrações são relativamente frequentes ao longo da gravidez, especialmente no último trimestre, já que o corpo começa a preparar os músculos para o momento do parto.

No entanto, nas horas antes do parto, essas contrações começam a ser mais frequentes, mais fortes e a surgir com menor espaçamento entre elas, tornando-se mais ritmadas.

Publicidade

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome (na parte inferior) ou nas costas.

Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

Durante o estágio inicial do trabalho de parto, as contrações são sentidas como cólicas menstruais. Quando o processo de nascimento começar verdadeiramente as contrações se tornam regulares.

Nos estágios iniciais, geralmente ocorrem em intervalos de 15 a 20 minutos e duram entre 30 e 45 segundos.

Conforme o trabalho de parto avança, essas contrações ficam mais frequentes e duram em torno de 60 segundos.

Ou seja, quando as contrações passaram a durar cerca de 60 segundos ou mesmo 45, e aparecerem a cada 5 minutos, ou então 2 a 3 contrações em 10 minutos, é hora de ir ao hospital!

A partir desse momento, a gestante deve procurar o hospital e avisar seu médico.

Lembrando que as contrações se mantêm constantes, mesmo quando a grávida deita ou anda.

Observação: Se perceber contrações regulares e dolorosas antes da 37.ª semana, a gestante deve procurar imediatamente seu médico ou hospital, pois pode estar em trabalho de parto prematuro.

2. Perda do tampão mucoso

Durante as últimas semanas de gravidez, o colo começa a ficar fino e dilatar em preparação para o parto, o que pode ocasionar a perda de um tampão mucoso.

Quando isso ocorre, a grávida nota a saída de uma substância mucosa pela vagina.

Como identificar? A perda deste tampão mucoso pode ser identificado quando a grávida vai no banheiro e, ao limpar-se, observa a presença de uma secreção gelatinosa rosada ou ligeiramente marrom.

Junto com o tampão poderá ainda haver um ligeiro sangramento. Caso a perda de sangue seja mais intensa é importante ir rapidamente ao hospital ou entrar em contato com o obstetra.

Este não é exatamente um sinal de trabalho de parto, e sim que ele está se aproximando.

Na verdade, o trabalho de parto, às vezes, só começa vários dias depois desse sinal, mas de qualquer modo é bom ficar atenta.

Mas o que é esse tampão/rolhão mucoso?

É uma secreção que fecha a entrada do útero para proteger o bebê durante a gestação, impedindo a entrada de micro-organismos e prevenindo infecções.

trabalho de parto

Bebê recém-nascido no hospital. Foto Freepik 

3. Rompimento da bolsa de água

A perda de água indica a ruptura das membranas, ou “bolsa de água”, que mantêm o líquido amniótico durante a gravidez.

Quando isso ocorre, a grávida não sente dor, apenas a sensação de uma água morna escorrendo pelas pernas. Ela pode se romper no começo ou só no final do trabalho de parto, mas é mais comum que rompa no começo.

É importante que a grávida avise o médico quando suspeitar da perda de líquido, especialmente se a ruptura ocorrer antes do início do trabalho de parto.

Usualmente, a mulher sente a perda de meio litro de água, mas a quantidade vai depender de onde a bolsa rompeu.

Em casos de rupturas altas, a perda de líquido pode ser pequena, apenas suficiente para umedecer a calcinha, sem escorrer.

Você poderá continuar perdendo líquido conforme seu bebê continua a produzi-lo.

Tenha em mente que isso é natural, uma parte saudável de seu trabalho de parto, e não machuca seu bebê.

Muitas mulheres confundem perda de urina e corrimento vaginal excessivo com o rompimento da bolsa. Mas é relativamente simples diferenciá-los.

Quando a gestante esvazia a bexiga e aparentemente a perda de água desaparece, então provavelmente trata-se de incontinência urinária, e não ruptura das membranas. Se o líquido é pegajoso, então provavelmente é corrimento.

Já a “bolsa de água” é um líquido semelhante a urina, porém mais claro e turvo, que pode conter alguns traços esbranquiçados.

Quando não há uma certeza, o melhor é procurar o médico!

Ao contrário da vontade para urinar, no caso do rompimento da bolsa das água, a mulher não consegue interromper a perda do líquido.

Sinais de trabalho de parto – 4. Dilatação do colo do útero

Outro indicador de que o bebê está pertinho de nascer é a dilatação do colo do útero, que aumenta à medida que o trabalho de parto se desenvolve.

Mas a dilatação só pode ser observada no hospital pelo obstetra ou pela parteira, através do exame de “toque”.

É preciso uma dilatação de 10 centímetros do colo uterino para permitir a passagem do bebê, e esse é o período mais demorado do trabalho de parto.

Falso trabalho de parto

Contrações uterinas no final da gravidez são comuns – e nem todas significam que você está entrando em trabalho de parto.

Por isso, é preciso aprender a diferenciar as falsas contrações, que não causam dilatação do colo do útero, das verdadeiras – que indicam o começo do trabalho de parto realmente.

Alguns sinais ajudam: as contrações do falso trabalho de parto são irregulares; uma mudança de atividade, ou mesmo de posição, resulta na diminuição das intensidades das contrações.

Não é raro ter um ou dois episódios de falso trabalho de parto durante a gravidez. Quando não tem certeza, o melhor é a gestante procurar seu médico ou hospital.

Se for falso, ele mandará você voltar para casa e observar – e qualquer coisa, voltar para o hospital.

Saiba tudo sobre o parto na água aqui!

Estou em trabalho de parto! E agora?

Ao identificar que se está em trabalho de parto é importante levar em consideração o tipo de parto que se deseja (e o que é possível para o seu caso):

1. Cesárea

Quando a grávida deseja fazer uma cesárea deve informar o obstetra dos sintomas que está sentindo enquanto se desloca para o hospital.

Na maior parte dos casos de cesárea, a cirurgia já está agendada para alguns dias antes da data provável do parto e, por isso, a mulher pode não apresentar qualquer sinal de trabalho de parto.

Sinais de trabalho de parto – 2. Parto normal

​​Quando a grávida deseja um parto normal e descobre que entrou em trabalho de parto, deverá ficar calma e ver no relógio de quanto em quanto tempo aparecem as contrações.

Isto porque o trabalho de parto é demorado e não existe necessidade de ir imediatamente para o hospital logo após os primeiros sinais, especialmente se as contrações não forem ritmadas e mais frequentes.

No início do trabalho de parto a grávida pode continuar fazendo suas atividades diárias, especialmente quando é o nascimento do primeiro filho, porque neste caso o trabalho de parto leva em média 24 horas.

Confira aqui: Bebê nasce prematuro: O que pode fazer ?

trabalho de parto

Médico examinando mulher grávida, no momento do parto. Enfermeira em pé, ao lado da mulher. Crédito da foto: Freepik

Quando chamar seu médico?

Durante a gravidez, tire suas dúvidas com seu médico sobre quando chamá-lo. Juntos, vocês determinarão qual a frequência e duração de contrações necessárias para que o médico seja localizado.

Geralmente os obstetras pedem para ser chamados quando as contrações ocorrem 2 ou 3 vezes a cada 10 minutos.

É importante também ficar atenta a estes três aspectos:

  1. Gestantes com tendência a partos rápidos devem chamar o médico logo no início das contrações uterinas regulares.
  2. Quem já passou da data provável do parto e ainda não sentiu as contrações também devem entrar em contato com o obstetra.
  3. Quando ocorre o rompimento da bolsa das águas também é o caso de falar com o médico.

Sinais de trabalho de parto – Cronometrando as contrações

Cronometrar as contrações ajuda a determinar em que estágio do trabalho de parto a gestante está.

Pode-se medir a frequência das contrações controlando o tempo entre o início de uma e o início de outra.

O parceiro poderá ajudar observando o intervalo entre as contrações, assim como a duração de cada uma.

Quando ir para o hospital?

Deve-se ir para o hospital quando as contrações ficam muito fortes e vieram a cada 5 minutos.

No entanto, é importante levar em consideração o trânsito e a distância da casa para o hospital, podendo ser necessário se preparar para sair enquanto as contrações estiverem a cada 10 minutos.

Durante o trabalho de parto a dor deverá ir aumentando aos poucos, mas quanto mais calma e relaxada a mulher estiver, melhor será o processo de parto.

Não há necessidade de ir para o hospital logo após a primeira contração porque o trabalho de parto ocorre em 3 fases, que incluem:

  1. A dilatação, que é a fase mais demorada;
  2. Fase ativa, que é o nascimento do bebê;
  3. Fase da saída da placenta.

Com certeza, o trabalho de parto é um momento muito especial para qualquer mãe, sendo inesquecível e emocionante para todos da família!

Por fim, esperamos que esse artigo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre esse tema.

Fique tranquila e confiante, temos certeza que vai dar tudo certo no seu parto e com certeza você lembrará desse dia com muita emoção!

Veja aqui o que levar na mala para a maternidade!