Autoestima da mãe: Neste conteúdo, buscamos separar algumas dicas para recuperar a autoestima da mãe que se sente “outra pessoa” depois que o seu sonhado bebê nasce. Afinal, se pensarmos na prática, a mulher realmente se torna outra pessoa em algumas esferas. Ela passa a ser mãe, passa a aprender a ser mãe, coisa que, até então, não tinha sido vivida. Tudo isso pode ser assustador, fazendo com que a mulher comece a estranhar o corpo, a personalidade e a rotina que possui.

Por isso, pensar em formas de ir conhecendo esta nova fase, adaptando-se às mudanças e criando novas visões sobre si mesma, são alguns dos fatores que podem contribuir para uma autoestima mais equilibrada neste momento. A seguir, apresentamos essas e outras dicas. Continue lendo.

Veja mais: 7 dicas de decoração que potencializa sua autoestima

Mulher depois do banho se olhando no espelho. Foto: Canva

Publicidade

Autoestima da mãe – Querida mãe, seja gentil consigo mesma

Antes de prosseguirmos com a nossa lista de dicas para recuperar a autoestima da mãe, gostaríamos de fazer uma reflexão com você. Pare e pense, por alguns instantes, sobre a maneira como você tem tratado a si mesma.

Será que você diria para uma mulher que acabou de ser mãe tudo o que a sua mente tem dito para você mesma? Será que você diria para uma puérpera que ela “precisa fazer algo” para ficar mais bonita e atraente? Ou ainda, será que você humilharia uma gestante por ter aumentado seu peso corporal devido à gravidez? Obviamente, esses cenários parecem uma loucura, concorda?

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Mas por que quando é conosco as coisas são diferentes? Por que nós, mulheres, costumamos ser mais duras com nós? Por que cobramos uma perfeição em nós que, na prática, sabemos que não existe em lugar nenhum? Ou ainda, por que temos tanta dificuldade para sermos gentis com nós mesmas? Pense um pouquinho sobre isso.

Queremos que você, querida mãe, pare de se maltratar tanto. Pare de achar que está fazendo tudo errado, até porque, quem dita o que é certo ou não? Existe algum manual da maternidade ou da vida feminina? Acreditamos que não…

Amigas em sessão de skin care. Foto: Canva

Comece a ser mais gentil com você. Olhe com carinho para o espelho. Acaricie a sua mente com pensamentos positivos, mentalizando o que você sabe fazer tão bem, e o que você está disposta a aprender para saber fazer melhor. Afinal, ninguém nasce sabendo. Portanto, julgar-se como uma má mãe não é justo, pois talvez você não esteja se dando ao direito de, simplesmente, aprender…

Publicidade

Dê tempo ao tempo. Cuide de você. Dê amor para quem você vê ao espelho. Trate essa mulher como você trataria qualquer gestante, puérpera ou mulher com mais filhos que está passando por um momento delicado – com gentileza. Seja gentil com você. Até porque, não podemos nos esquecer de que você é a mulher e a pessoa mais importante do seu mundo!

Cerque-se de pessoas que fazem bem a você, não de pessoas que a comparam com outras ou que minimizam as suas conquistas. Você merece quem a ame de verdade e valorize a sua existência!

Com isso em mente, siga o nosso conteúdo e, além de ser gentil com você, respeitando os seus limites, veja, no tópico abaixo, outras medidas que podem ajudá-la. Vamos lá!

Veja mais: Bem-estar para mulheres: 30 dicas incríveis para saúde da mulher

Dicas para recuperar a autoestima da mãe

Separamos algumas dicas para recuperar a autoestima da mãe, não com foco em ajudá-la a entrar em algum padrão, mas, sim, com foco de resgatar o amor-próprio, entender as próprias qualidades e perceber o seu valor apesar do que o seu pensamento, às vezes, tenta dizer.

Afinal, nossos pensamentos, em momentos de raiva e tristeza, podem nos enganar. Não precisamos acreditar em todos os nossos pensamentos. Nem sempre eles estão sendo sinceros conosco.

Publicidade

Portanto, quando a sua mente diz que você não está sendo uma boa mãe, qual parâmetro ela tem usado? A realidade, ou uma projeção irreal que foi feita imaginando a maternidade perfeita? Pense sobre isso na hora em que estiver acompanhando as nossas dicas abaixo. Boa reflexão!

Mulher pensativa se olhando no espelho. Foto: Canva

Autoestima da mãe – 1. Processo de autoconhecimento

Conhecer a si mesma é uma das melhores dicas para recuperar a autoestima da mãe que poderíamos apresentar. Isso porque, é dentro de nós que está a nossa história, nossas forças e fraquezas, sonhos e metas, enfim! Há muita coisa guardada dentro da gente, que nem sempre nos damos ao luxo de mostrar ao mundo, por diversos motivos.

Conhecer a si mesma propicia a nós a chance de enxergarmos quem somos sob novas perspectivas. O que será que eu sei fazer bem? O que as pessoas enxergam de positivo em mim? O que eu mostro de positivo? O que eu domino? Quais áreas da minha vida eu sei que estão organizadas? Ou quais áreas eu sei que tenho o poder de organizar? Como posso fazer isso? Do que eu tenho medo? Como posso superar esse medo? Qual a minha maior força? O que me inspira? O que me ajuda a ser mais forte?

Perceba que esses questionamentos nos ajudam a ir mergulhando em quem somos, a ponto de detectarmos fatores incríveis sobre nós, ao mesmo tempo em que percebemos que temos “ferramentas” internas para lidar com adversidades.

Veja mais: Perguntas de autoconhecimento: Toda mãe precisa fazer!

2. Diminuição da autocobrança excessiva

A diminuição da autocobrança excessiva também faz parte das nossas principais dicas para recuperar a autoestima da mãe. Pois, lembra de quando comentamos da importância de ser gentil com você mesma? Era sobre isso que estávamos falando.

Pare de, simplesmente, querer, todos os dias, superar os seus limites pessoais, crendo que é isso que fará de você uma pessoa boa. Aceite as suas falhas, entenda que elas fazem parte do seu processo de crescimento. Não cobre um resultado que não é plausível neste momento da sua vida. Foque no que está sob o seu controle e ao seu alcance, não no que os outros julgam ser o ideal ou o necessário em sua vida.

Priorize quem você é, respeitando as suas limitações e compreendendo que não há perfeição nesta vida.

Veja mais: Síndrome de péssima mãe: O autoconceito negativo na maternidade

dicas para recuperar a autoestima da mãe

Mulher de perfil feliz e sorridente ao ar livre. Foto: Canva

3. Atividades que impulsionem a inteligência

Ler, estudar, aprender algo novo… São essas as atividades que podem nos ajudar a nos sentirmos muito mais inteligentes e preparadas para os desafios da vida. Afinal, como mencionamos, as dicas para recuperar a autoestima da mãe que citamos aqui não têm foco em fazer com que você atinja “padrões de beleza”. Estamos falando de coisas que fazem sentido e que respeitam o estilo de cada mulher.

Por conta disso, sugerimos que você também estimule a sua autoestima intelectual, aumentando o seu repertório de conhecimento e vendo o quanto isso pode nos ajudar a nos sentirmos mais autoconfiantes em diversas situações.

Isso porque, quando sentimos que não aprendemos nada novo e que estamos “estagnadas” na vida, a autoestima pode vir a ficar abalada. Logo, você, mãe, tem todo o direito de aprender uma nova habilidade, ou até mesmo um novo hobby, que expanda seus conhecimentos e a ajude a se sentir mais viva, ativa e inteligente. Vale a pena testar!

Veja mais: 10 dicas para você recuperar a autoestima no pós-parto

4. Nunca se compare

Durante as vivências da maternidade, é muito comum vermos algumas mães se comparando com outras mulheres também mães. Essas comparações, normalmente, são de cunho pejorativo, fazendo com que a mulher se sinta diminuída e menos interessante, pois ela, simplesmente, cria uma fantasia de que as outras mulheres mães são mais bem preparadas e desenvolvidas do que ela – embora não exista nada concreto para comprovar isso.

Sendo assim, essa é mais uma das dicas para recuperar a autoestima da mãe que temos para dar a você: nunca, em hipótese alguma, se compare. A comparação é injusta, e nunca será fidedigna. Ninguém consegue caminhar com as suas pernas ou vivenciar as mesmas dores e dissabores que você. Assim como você não tem a menor ideia de toda a trajetória que a outra pessoa já vivenciou.

Respeite a sua história e respeite a história das outras pessoas. Jamais se compare. Foque no que é bom em você, e só foque no que é bom nos outros se for para elogiá-los, sem se diminuir.

Veja também: Depois dos 40 anos: Os principais desafios e riscos da gravidez!

dicas para recuperar a autoestima da mãe

Mulher de perfil segurando uma rosa branca. Foto: Canva

5. Observe os seus pontos fortes

Certamente você tem pontos fortes, mesmo que adormecidos, que existem dentro de você. Mas, às vezes, a dificuldade para sermos gentis com nós mesmas atrapalha na hora de enxergarmos, com mais clareza, quais são esses pontos fortes que temos.

Por isso, comece a se questionar sobre o que você faz bem ou já fez bem. Será que é uma atividade que pode ser retomada? Será que é algo que pode ser resgatado e usado como uma forma de fortalecer a sua autoestima?

Lembre-se também de olhar para dentro de si, e não em detrimento aos outros. Você pode não ser uma boa cozinheira como a sua amiga, mas pode ter uma grande facilidade para fazer a gestão financeira da família. Pense nisso com carinho!

Leia mais: Medo de ser mãe: O que fazer?

6. Tire momentos para você

Aproveite um pouco mais da sua companhia. Tire momentos para descansar a mente, o corpo, o coração, as emoções… Viva momentos de cuidar de si, protegendo a sua pele, seus cabelos, enfim. Você deve ser uma prioridade em sua vida.

Embora as pessoas romantizem a maternidade, dando a entender que a mulher é capaz de se anular pelo seu filho, nós não precisamos aderir a essa ideia. Nós, mulheres, podemos sim cuidar de nós, fazendo atividades que gostamos e separando momentos do dia para, simplesmente, focarmos em nossas ideias e pensamentos.

Obviamente, isso nem sempre é fácil, pois exige uma rede de apoio e o companheirismo de quem está ao nosso lado. Por isso, comunique-se com seu parceiro ou parceira e deixe clara a necessidade de ter momentos sozinha. Peça essa colaboração, pois assim como o outro não precisa cuidar do bebê o tempo todo, você também não precisa. Ambos podem revezar para ter momentos de descanso e descontração.

E sabe o que mais? Jamais se culpe por esse tipo de atitude. Você tem direito de descansar. Você não deixa de ser um ser humano com vontades, limites, emoções e sonhos quando se torna mãe. Você não precisa se anular dessa forma!

Respeite quem você é tire momentos para cuidar de você, de modo que isso a faça se sentir ainda mais feliz consigo mesma.

Veja mais: Dicas de moda: 15 dicas essenciais para toda mulher

dicas para recuperar a autoestima da mãe

Mulher colocando seu corpo para fora da janela do carro. Foto: Canva

7. Pratique hábitos saudáveis

Por fim, inclua hábitos saudáveis na sua rotina. Uma boa noite de sono e a prática de exercícios físicos não podem ficar de fora das dicas para recuperar a autoestima da mãe. Afinal, são essas atividades que aumentam a nossa sensação de bem-estar e prazer, que são essenciais para que enxerguemos a vida e a nós mesmas com olhos mais positivos, sensíveis e amorosos.

Procure encaixar esse tipo de hábito na sua rotina na medida do possível. Não precisa ser a rainha fitness da noite para o dia. Comece aos poucos, com o que é acessível, mas tente começar. Assim você prioriza a sua saúde e colhe frutos positivos mais tarde.

E não se esqueça, caso a autoestima esteja muito abalada, a ajuda psicológica também pode ser viável. Procure um psicólogo, especialmente perinatal, e invista nessa prática de cuidado. Boa sorte!

Veja agora: Pré-natal psicológico: O que é? Quais as vantagens?