Aqui neste post você vai ver dicas de como restabelecer a sua autoestima no pós-parto e tirando todas as dúvidas.

Depois de esperar nove (intermináveis) meses, enfim é a hora de conhecer seu filho e de oferecer a ele tudo o que o pequeno realmente precisa: amor, carinho, cuidado e proteção.

Eu me lembro perfeitamente dos primeiros dias de Catarina, e de quanto um bebê requer a atenção e a dedicação da mãe – minha impressão era a de que eu nunca mais conseguiria dormir uma noite inteira, fazer uma refeição sem ouvi-la chorar, ou mesmo ter um tempo (mínimo, apenas cinco minutinhos!) só para mim! Quem é mãe me entende!

Sem tempo para cuidar de si mesma e tentando se restabelecer do parto recente, é natural que a autoestima da mulher fique abalada (então não se culpe – não acontece apenas com você!). Mas saiba que contornar essa situação depende, e muito, da sua atitude.

Publicidade

Para ajudar as mães que estão passando por esse momento, selecionei 10 dicas que vão te deixar mais confiante e bonita no pós-parto. Vem dar uma espiadinha!

mulher tirando suas medidas

mulher tirando suas medidas. Foto: freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

10 dicas para você recuperar a autoestima no pós-parto

1) Aproveite para descansar enquanto o bebê dorme

A maioria das mães aproveita a hora da soneca do bebê para resolver as coisas da casa – afinal, o tempo é precioso quando se tem um recém-nascido. Mas aqui vai a minha dica: se você estiver muito cansada, use esse momento para relaxar.

Vale dormir, ler um livro, ver um filme ou fazer qualquer outra atividade que a deixe descansada. Depois de cuidar de si mesma, você terá energia de sobra para resolver todas as outras pendências (e se faltar tempo, recorra ao item 2!).

2) Peça ajuda

O fato é que toda mãe de recém-nascido precisa de ajuda, para não se sentir sobrecarregada. Por isso, não se sinta uma mãe pior por pedir auxílio aos mais chegados. Envolva seu marido nos cuidados diários com o pequeno, como dar banho, trocar fralda, colocar para dormir.

Publicidade

Chamar a avó do filhote ou mesmo uma amiga próxima quando você precisar sair, também é válido. Afinal, é impossível dar conta de tudo sozinha.

mulher com bebê

mulher com bebê. Foto: freepik

3) Hidrate-se e alimente-se bem

Ter uma alimentação saudável e ingerir muito líquido vai ajudá-la em vários aspectos: na produção de leite materno, na perda de peso mais rápida, a se sentir mais disposta – devido à energia que alguns alimentos proporcionam. Acredite, tudo isso faz diferença.

4) Tire um tempo para você

Por algumas horas na semana, entre uma mamada e uma soneca, reserve um tempo para você fazer o que quiser – tomar um banho relaxante, fazer compras, encontrar as amigas.

Publicidade

Logo nas primeiras semanas, pode ser que você só tenha tempo para o banho; depois de alguns meses, conseguirá fazer uma comprinha rápida; até o dia em que, sim, você conseguirá marcar um almoço com uma amiga – acredite!

Conte com a ajuda das pessoas próximas e aproveite para cuidar de você. Quando a mãe está feliz e disposta, a criança percebe isso.

5) Encare o espelho

O importante é mudar a sua forma de se enxergar. Cada marca de estria, celulite, gordurinha ou cicatriz representa tudo o que você viveu.

Seu corpo se preparou por nove meses para abrigar outro ser dentro de você – por isso, cada sinal que ficou representa sua luta para dar a oportunidade de uma nova vida surgir. Valorize-se e perceba como você é uma mulher forte e linda!

mulher se olhando no espelho

mulher se olhando no espelho. Foto: freepik

6) Amamente

Além de fortalecer o vínculo com seu pequeno, a amamentação proporciona rápida redução de peso. Motivos não faltam para insistir no aleitamento (principalmente a saúde do filhote) – procure descansar, se alimentar bem e ficar tranquila para garantir o sucesso do processo.

Mas atenção: faça o que estiver ao seu alcance e não se cobre se as coisas não saírem exatamente como você imaginou. Acontece, somos mães reais!

7) Tenha paciência

Desde que você descobriu que seria mãe, teve que esperar para ver a barriga crescer, para descobrir o sexo do bebê, para o momento do parto e até mesmo para conhecer a carinha do seu filho.

Então, tenha paciência consigo mesma: as coisas se encaixam com o tempo – você vai se adaptar ao seu bebê, assim como ele se adaptará a você.

Também não adianta querer perder os quilos que ganhou na gravidez de uma vez, as mudanças são graduais. Entender isso vai ajudá-la a se sentir mais confiante.

8) Retome as suas atividades

Aos poucos, comece a pensar em voltar para sua rotina. Faça isso com calma: troque o pijama por uma roupa normal, saia durante uma hora para ir ao supermercado, peça uma pizza em casa para comer com o marido, dê uma volta com o bebê na área de lazer do seu prédio.

Você vai ver como se sentirá mais bonita e segura depois disso (para mim, a primeira vez que caminhei até a padaria, depois do nascimento de Catarina, foi um marco! Como me senti feliz!).

mãe fazendo atividade física com bebê

mãe fazendo atividade física com bebê. Foto: freepik

9) Cuide-se

Se a mãe estiver exausta e estressada, o bebê sentirá. Por isso, reserve um tempo para cuidar de você e se restabelecer: vale fazer uma hidratação no cabelo ou as unhas enquanto o bebê dorme, se dar ao luxo de receber uma massagem por meia hora. Você se sentirá mais feminina e se lembrará de que além de mãe, é mulher e esposa.

10) Retome o clima de romance

O recomendado é que o casal aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto. Mas isso não impede que você se aproxime do seu marido: combine de pedir uma comida gostosa e crie um clima intimista para um jantar à luz de velas (não tem pique para providenciar isso, mas gostou da ideia?

Manda o texto para o maridão, quem sabe ele não te faz uma surpresa?). Se possível, saia para ir a um restaurante com ele enquanto o bebê dorme e invista nas preliminares – abraços, beijos e carícias vão te fazer sentir muito bem!

casal em clima de romance

casal em clima de romance. Foto: freepik

Outras estratégias úteis se você estiver lutando com a autoestima no pós-parto

Nesta próxima seção, quero abordar algumas maneiras pelas quais você pode aumentar a autoconfiança no pós-parto.

Aprecie o corpo que você tem

A baixa autoestima geralmente decorre de não gostar de sua aparência. Infelizmente, a sociedade fez parecer que as mulheres deveriam ter uma certa aparência.

Mas adivinhe. Você é único. Ninguém neste mundo se parece com você e ninguém pode ser você.

Além disso, você acabou de ter um bebê! Seu corpo acaba de mostrar o que é capaz de fazer. Nem toda mulher pode dizer que fez o que você acabou de fazer.

Seu corpo é incrível. Reserve algum tempo para apreciar tudo o que isso fez por você.

Concentre-se nos recursos que geram elogios

Você pode querer uma barriga lisa, uma bunda maior ou braços tonificados. Infelizmente, desejar todas essas coisas pode ser contraproducente.

Em vez disso, quero que você se concentre em seus melhores recursos. Talvez você tenha belos olhos, ou cabelos atraentes, ou pernas longas.

Concentre-se nesses recursos. Faça com que eles se destaquem ainda mais, se possível. Ninguém mais tem esse recurso como você. Tenha orgulho disso e saiba que você é linda por isso.

mulher se olhando no espelho

mulher se olhando no espelho. Foto: freepik

Não fale negativamente sobre você

Nossas mentes têm a tendência de acreditar nas coisas que ouve constantemente. É assim que funciona a propaganda.

Ou seja, se você ouvir isso várias vezes, começará a associá-lo a ser verdade.

É por isso que quero que você saiba como fala consigo mesmo ou sobre si mesmo. Você deve evitar falar negativamente sobre si mesmo.

Não compare seu corpo com os outros

Comparar-se com os outros é a maneira infalível de diminuir sua confiança e autoestima. Cada mãe é única.

Não se concentre no que os outros têm. Em vez disso, você deve se concentrar nos primeiros dois pontos que mencionei acima. Aprecie o corpo que você tem e o que ele é capaz de fazer e concentre-se em suas melhores características.

Ninguém tem aqueles dons que você tem. Fortaleça o corpo que você tem e veja como isso pode te deixar orgulhoso do que ele pode fazer!

mulher com baixa autoestima

mulher com baixa autoestima. Foto: freepik

Dê ao seu corpo uma nutrição saudável

Comer de forma saudável é uma das maiores coisas que você pode fazer pelo amor-próprio. Por que não dar ao seu corpo os melhores nutrientes do mundo?

Você merece isso. Alimentos saudáveis ​​aumentam sua energia, ajudam a queimar gordura e fazem você se sentir incrível.

Tudo começa com

  • Comer mais frutas como maçãs, mirtilos e kiwis
  • Bebendo mais água
  • Comer mais verduras com folhas e alimentos ricos em fibras, como couve e espinafre
  • Comer mais ômega 3 como nozes e salmão

Existem tantas maneiras diferentes de comer alimentos saudáveis ​​e saborosos. Seja criativo! Tenho um post inteiro sobre quais alimentos comer no pós-parto .

Se você estiver procurando por algo mais abrangente, consulte o Guia de nutrição do treinador pós-parto.

Faça o que você gosta

Como mãe amorosa e carinhosa que você é, é fácil se colocar numa posição inferior na lista de prioridades. Embora seja normal ser altruísta na maioria das vezes, é importante que você seja egoísta também.

Torne-se uma prioridade de vez em quando. Faça algo que você goste uma ou duas vezes por semana – seja assistir a um filme, fazer uma manicure ou pedicure, arrumar seu cabelo ou apenas fazer um treino de 15 minutos.

Faça algo bom para você. Você não vai se arrepender!