Dicas para mãe de primeira viagem: Confira as que separamos para você!

Afinal, quem já passou pela experiência da gravidez sabe que elas costumam surgir de várias fontes, como da futura avó materna, da sogra, de amigas, primas e muitas outras pessoas.

É perfeitamente normal ficar com medo ou receio desse momento, já que é algo completamente novo, especialmente para as mamães de primeira viagem.

Inclusive, esses sentimentos aparecem até mesmo em gestações posteriores, já que cada gravidez é única e tem suas próprias peculiaridades.

Publicidade

Por isso, nosso objetivo aqui é dar dicas para as mamães e mostrar que é super normal se sentir preocupada ou ansiosa nesse momento, onde tudo é novo.

Acompanhe na leitura!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
mãe de primeira viagem

Mãe com seu bebê, na cama. Crédito da foto: Freepik

Você é mãe de primeira viagem? Confira essas dicas!

Dicas para mãe de primeira viagem: Você só saberá mesmo como é ter um bebê quando chegar o momento certo, mas ter algumas boas dicas é essencial para ficar menos preocupada!

1) Tenha um rede de apoio

O que é rede de apoio? Basicamente, a rede de apoio é um grupo de pessoas que ajudarão a mamãe com suas necessidades.
Ela pode ser composta por pais, avós, irmãos, padrinhos, tios, primos, amigos, colegas, médicos ou mesmo por pessoas que você não conhece pessoalmente, mas sempre conversa pelas redes sociais, por exemplo.

Sem dúvidas, uma das dicas para mamães de primeira viagem mais importantes é formar uma rede de apoio pronta para lhe ajudar a qualquer momento.

Seja para fazer uma massagem na lombar, preparar o jantar, comprar alguma coisa no mercado ou simplesmente conversar.

Publicidade

2) Cuide da sua saúde física, psicológica e emocional 

Dicas para mãe de primeira viagem: É supernormal pensar muito no bebê durante a gestação, mas a mamãe também precisa cuidar da sua saúde em todas as áreas, de modo que esteja preparada para lidar com as semanas que se seguirão.

Mantenha uma alimentação saudável, exercite-se na medida do possível, faça atividades que gosta para se sentir mais tranquila, medite e conte sempre que quiser com a sua rede de apoio, seja para rir, para chorar ou para compartilhar outras emoções e sensações.

3) Faça o pré-natal

O pré-natal é fundamental para prevenir ou detectar patologias precoces, quer na mãe ou no bebê, de modo que ele possa se desenvolver com saúde ao mesmo tempo em que se reduzem os riscos para a gestante.

Por isso, faça todo o possível para seguir o pré-natal direitinho, o que ainda deixará você bem mais tranquila.

Leia mais sobre a importância do pré-natal.

4) Faça seu plano de parto

Dicas para mãe de primeira viagem: O plano de parto é uma forma de se comunicar com os profissionais de saúde que auxiliarão a gestante durante o trabalho de parto.

Publicidade

É nele que estarão as preferências da gestante, como o tipo de parto, receber o bebê em seu colo assim que ele vier à luz e fazer a primeira troca depois do banho, por exemplo.

Um documento disponível no site da ANS explica melhor sobre o plano de parto e traz alguns exemplos sobre o que ele pode ter.

Além disso, você também pode buscar por modelos de plano de parto na internet, editá-los de acordo com o que preferir e mostrar para a sua obstetra nas consultas de pré-natal.

Leia mais: Como fazer um parto humanizado? Saiba tudo sobre!

Mãe de primeira viagem – 5) Evite fazer comparações 

Evite ao máximo fazer comparações, afinal de contas cada bebê é um bebê, assim como cada mãe é uma mãe. E cada gestação é diferente.

Sua amiga pode ter ganhado alguns quilos a menos ou a mais durante a gestação dela, e está tudo bem.

Bem como, durante os ultrassons, o bebê da sua prima pode ter tido dimensões e peso maiores que o seu com a mesma idade gestacional, e está tudo bem também!

Sua vizinha pode ter tido parto normal, enquanto você pode preferir a cesárea e não tem problema nenhum… Lembre-se de que cada mãe sabe o que é melhor para a sua saúde e a do bebê.

Comparações demais podem deixar você preocupada e nervosa além da conta, o que com certeza não é nada bom. O que realmente importa é ter um pré-natal acompanhado de perto pela obstetra e seguir suas orientações.

mãe de primeira viagem

Bebê recém-nascido no colo de sua mamãe. Crédito da foto: Freepik

Você é mãe de primeira viagem? Confira essas dicas!

7) Faça o enxoval do bebê

Continuando nossas dicas, que tal fazer o enxoval do bebê? Essa é uma das partes mais gostosas da gestação!

O ideal é comprar as roupinhas do bebê e montar o seu quartinho (se ele tiver um quartinho só para ele) com antecedência. Assim, você evita ter que se preocupar com isso quando estiverem chegando as semanas finais da gestação.

Aqui, vale contar com o auxílio da sua rede de apoio, além de recorrer à internet para encontrar muita variedade com bons preços ou ir em lojas especialistas em bebês.

Porém, como algumas entregas podem demorar, ressaltamos o destaque na antecedência.

8) Escolha quem irá acompanhar o parto 

É muito importante ter alguém que lhe acompanhe durante o parto, desde o momento em que chegar ao hospital até o trabalho de parto propriamente dito e, depois, os primeiros cuidados com o bebê.

Pense em quem é a melhor pessoa para lhe acompanhar neste momento: pode ser o seu companheiro, sua mãe, sua irmã, uma amiga próxima ou qualquer outra pessoa em que você tenha plena confiança.

Também é importante escolher alguém que esteja inteiramente de acordo com o que você definiu em seu plano de parto.

Assim, todo o processo tende a correr da melhor maneira possível – você evita ter alguém que incentive a cesárea a todo custo se o seu desejo é o parto normal, por exemplo.

Além disso, é importante escolher alguém que se sinta confortável em assistir ao parto, já que algumas pessoas são sensíveis a esse momento. Assim, você terá todo o apoio que precisa no momento mais importante dessa jornada.

9) Leia sobre amamentação e os cuidados com o bebê

Durante as semanas da gestação, é super importante estudar sobre amamentação e os cuidados com o bebê.

Assim, por mais que exista algum instinto materno, você terá uma base mais sólida para lidar com todas as novidades com as quais se deparar.

Além do auxílio da sua obstetra, bem como do pediatra depois que o bebê nascer, você pode procurar fontes confiáveis de conteúdo na internet, como perfis nas redes sociais, vídeos no Youtube, sites especializados em maternidade como o Mil Dicas de Mãe, etc.

10) Fique calma

A última dica para mães de primeira viagem é: tentar manter a calma.

Mesmo que esse seja um período tão carregado de emoção, que terá um ciclo encerrado quando o bebê nascer e for direto para os seus braços, é importante tentar ficar tranquila.

Aproveite sua rede de apoio e conte ao máximo com quem irá lhe acompanhar durante o parto. Mesmo que algo fuja do que foi planejado, lembre-se que os profissionais da saúde são preparados para lidar com inúmeras situações, inclusive quando as coisas fogem do controle.

Mulher grávida segurando sua barriga. Crédito da foto: Freepik.

Ser mãe de primeira viagem é uma experiência incrível!

Esperamos que você tenha uma excelente gestação e uma ótima hora!

A preocupação e as dúvidas são normais, mas o momento em que você pega o seu bebê no colo pela primeira vez é simplesmente incrível!

Esse momento é de pura alegria, emoção e amor.

Você revelou um mundo para mim. Sem você, eu nunca poderia viver tamanha felicidade.

Aproveite para ler também esses artigos relacionados: