Mamãe de primeira viagem: Você é mamãe de primeira viagem? Sabemos que é normal ficar receosa nesse momento, com algumas inseguranças, medos e expectativas.

É normal, afinal de contas é tudo novo! Sabemos que é uma verdadeira mistura de emoções e está tudo bem.

Inclusive, esses sentimentos aparecem até mesmo em gestações posteriores, já que cada gravidez é única e tem suas próprias peculiaridades.

Veja como lidar com as emoções nesse período da gestação e nascimento do bebê.

Publicidade
Mamãe de primeira viagem

Mãe com seu bebê recém-nascido no colo. Crédito da foto: Freepik

Mamãe de primeira viagem? Veja quais são os maiores medos

São muitas mudanças nesse período, final estamos recebendo outro ser humaninho dentro de nós! São mudanças físicas, como os enjoos matinais, e mudanças psicológicas e hormonais.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A maioria das mamães tenta descobrir tudo o que pode sobre gravidez, pesquisando em livros, artigos e fazendo perguntas para familiares e amigos.

Ainda que essas informações sejam bastante úteis e até indispensáveis em certos casos, elas não são suficientes. É normal se sentir despreparada!

Afinal, você só terá ideia das demandas e emoções envolvidas em ter um filho quando finalmente segurá-lo em seus braços e levá-lo para casa.

Entre os maiores medos das mães de primeira viagem estão:

Publicidade
  • Não chegar ao hospital a tempo;
  • Sentir dor;
  • Não saber como cuidar do bebê;
  • Encarar o desconhecido.

Ou seja, é perfeitamente normal se sentir preocupada e ansiosa para esse momento!

O que toda mamãe de primeira viagem gostaria de saber: 

  • Dores na gravidez: poucas mulheres passam pela gravidez sem algum tipo de desconforto. Constipação, hemorróidas, dor no assoalho pélvico e dor na região da virilha são algumas das condições para as quais se deve estar preparada.
  • Gestação e parto podem afetar o seu corpo de várias formas: Comer bem e se exercitar com segurança são algumas das ações que podem ajudar o corpo a lidar melhor com essa fase.
  • Cansaço durante as primeiras semanas: das altas demandas de amamentação, aos hormônios em ebulição e a rotina ainda não organizada, o puerpério é bem exaustivo. A boa notícia é que tudo fica pequeno ao olhar o rostinho do pequeno.
  • Obter ajuda e suporte suficientes: quando se trata de ser uma mãe nova, não tenha medo de pedir ajuda. É ótimo poder chamar a família e os amigos, além de contar com um parceiro.

Outras novas mães também podem ser uma fonte inestimável de apoio. Participar de um grupo ou frequentar aulas relacionadas à gravidez são apenas algumas maneiras de conhecer outras mulheres na mesma situação.

Mamãe de primeira viagem: Dicas que vão ajudar você

Você só saberá mesmo como é ter um bebê quando chegar o momento certo, mas ter algumas boas dicas é essencial para ficar menos preocupada!

1) Tenha uma rede de apoio ao seu lado

Basicamente, a rede de apoio é um grupo de pessoas que ajudarão a mamãe com suas necessidades!

Ela pode ser composta por pais, avós, irmãos, padrinhos, tios, primos, amigos, colegas, médicos ou mesmo por pessoas que você não conhece pessoalmente, mas sempre conversa pelas redes sociais, por exemplo.

Sem dúvidas, uma das dicas para mamães de primeira viagem mais importantes é formar uma rede de apoio pronta para lhe ajudar a qualquer momento, seja para fazer uma massagem na lombar, preparar o jantar, comprar alguma coisa no mercado ou simplesmente conversar.

Publicidade

Mamãe de primeira viagem – 2) Cuida da saúde

É super normal pensar muito no bebê durante a gestação, mas a mamãe também precisa cuidar da sua saúde em todas as áreas, tanto física quanto mental, de modo que esteja preparada para lidar com as semanas que se seguirão.

Mantenha uma alimentação saudável, exercite-se na medida do possível, faça atividades que gosta para se sentir mais tranquila, medite e conte sempre que quiser com a sua rede de apoio, seja para rir, para chorar ou para compartilhar outras emoções e sensações.

3) Siga o pré-natal corretamente

De acordo com o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2018, Ano-Base 2016, neste ano, 32,2% das mulheres brasileiras não tiveram a quantidade de consultas mínima recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de pelo menos 7 consultas.

Em outras palavras, foram quase um milhão de gestantes sem um pré-natal adequado.

O pré-natal é fundamental para prevenir ou detectar patologias precoces, quer na mãe ou no bebê, de modo que ele possa se desenvolver com saúde ao mesmo tempo em que se reduzem os riscos para a gestante.

Por isso, faça todo o possível para seguir o pré-natal direitinho, o que ainda deixará você bem mais tranquila.

Mamãe de primeira viagem – 4) Faça um plano de parto

O plano de parto é uma forma de se comunicar com os profissionais de saúde que auxiliarão a gestante durante o trabalho de parto.

É nele que estarão as preferências da gestante, como o tipo de parto, receber o bebê em seu colo assim que ele vier à luz e fazer a primeira troca depois do banho, por exemplo.

Um documento disponível no site da ANS explica melhor sobre o plano de parto e traz alguns exemplos sobre o que ele pode ter.

Além disso, você também pode buscar por modelos de plano de parto na internet, editá-los de acordo com o que preferir e mostrar para a sua obstetra nas consultas de pré-natal.

E você sabe quando é preciso optar pela cesariana? Saiba mais sobre o parto cesárea aqui.

5) Não se atenha apenas aos números

A gestação é repleta de números, como idade gestacional, data da última menstruação, peso e medidas aproximadas do feto, data estimada para nascimento e por aí vai.

Os números são muito importantes, isso é um fato, mas não se baseie apenas neles!

Ou seja, não fique obcecada pelos números, pois isso pode deixar você estressada e preocupada além do necessário.

Muito além de algarismos, o bebê é uma vida única, que vai além de dados, estatísticas e outras informações teóricas.

6) Não faça comparações com outras mães ou bebês

Primeiramente, tenha em mente que cada bebê é um bebê. Cada mãe é uma mãe. Cada gestação é uma gestação. Por isso, evite ao máximo fazer comparações.

Sua amiga pode ter ganhado alguns quilos a menos ou a mais durante a gestação dela, e está tudo bem.

Durante os ultrassons, o bebê da sua prima pode ter tido dimensões e peso maiores que o seu com a mesma idade gestacional, e está tudo bem.

Sua vizinha pode ter tido parto normal, enquanto você pode preferir a cesárea, e está tudo bem.

O que realmente importa é ter um pré-natal acompanhado de perto pela obstetra e seguir suas orientações. Comparações demais podem deixar você preocupada e nervosa além da conta, o que com certeza não é nada bom.

7) Faça o enxoval com antecedência

Não deixe para última hora o enxoval do bebê! O ideal é comprar as roupinhas dele e montar o seu quartinho com antecedência.

Assim, você evita ter que se preocupar com isso quando estiverem chegando as semanas finais da gestação.

Aqui, vale contar com o auxílio da sua rede de apoio, além de recorrer à internet para encontrar muita variedade com bons preços.

Porém, como algumas entregas podem demorar, ressaltamos o destaque na antecedência.

Vai ter gêmeos? Confira aqui nossa lista completa de enxoval pra gêmeos!

8) Defina quem irá acompanhar o parto do seu bebê

É muito importante ter alguém que lhe acompanhe durante o parto, desde o momento em que chegar ao hospital até o trabalho de parto propriamente dito e, depois, os primeiros cuidados com o bebê.

Pense em quem é a melhor pessoa para lhe acompanhar neste momento: pode ser o seu companheiro, sua mãe, sua irmã, uma amiga próxima ou qualquer outra pessoa em que você tenha plena confiança.

Também é importante escolher alguém que esteja inteiramente de acordo com o que você definiu em seu plano de parto.

Além disso, é importante escolher alguém que se sinta confortável em assistir ao parto, já que algumas pessoas são sensíveis a esse momento.

Assim, você terá todo o apoio que precisa no momento mais importante dessa jornada e todo o processo tende a correr da melhor maneira possível!

 Mamãe de primeira viagem

Mamãe segurando a mão do bebê. Crédito da foto: Freepik

Mamãe de primeira viagem? Veja como lidar com as emoções

9) Estude sobre amamentação

Durante as semanas da gestação, é super importante estudar sobre amamentação e os cuidados com o bebê.

Assim, por mais que exista algum instinto materno, você terá uma base mais sólida para lidar com todas as novidades com as quais se deparar.

Além do auxílio da sua obstetra, bem como do pediatra depois que o bebê nascer, você pode procurar fontes confiáveis de conteúdo na internet, como aqui no Mil Dicas de Mãe.

Veja também – Recém-nascido: Como lidar com o corpo delicado do bebê?

10) Mantenha a calma, vai dar tudo certo!

A última dica para a mamãe de primeira viagem é: tente manter a calma, mesmo que as coisas saiam fora do planejado.

Mesmo que esse seja um período tão carregado de emoção (e nós sabemos que é!) saiba que, quando o bebê nascer e for direto para os seu colo, saiba que um ciclo irá se encerrar e começará um novo e é importante tentar ficar tranquila.

Aproveite sua rede de apoio e conte ao máximo com quem irá lhe acompanhar durante o parto. Mesmo que algo fuja do que foi planejado, lembre-se que os profissionais da saúde são preparados para lidar com inúmeras situações, inclusive quando as coisas fogem do controle.

Saiba que a preocupação e as dúvidas são normais, mas o momento em que você pega o seu bebê no colo pela primeira vez é simplesmente inesquecível!

Inclusive, depois de ter dado à luz, você pode retornar aqui para ler sobre:

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você mamãe de primeira viagem – continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos interessantes sobre esse universo!

Até a próxima.