Encontrar boas dicas para pais de primeira viagem é uma etapa muito importante na vida de muitos casais. Afinal, ouve-se tantos palpites e sugestões por aí, que pode até ficar difícil conseguir saber o que pensar ou o que fazer primeiro, concorda?

Por isso, preparamos um guia completo com sugestões e considerações que podem servir de alicerce na hora de se preparar para a chegada do pequeno, bem como na hora de lidar com essa chegada. Acompanhe!

Veja também: O que é importante na rotina de um bebê? Veja dicas!

dicas para pais de primeira viagem

Pais brincando com o bebê pequeno. Foto: Canva.

Publicidade

Dicas para pais de primeira viagem antes do nascimento do bebê

Antes mesmo de o bebê nascer, os pais já começam a pensar em mil e uma coisas que precisam fazer, organizar e resolver para a chegada do pequeno. Por isso, trouxemos alguns pontos que podemos considerar nessa fase, para que a transição para a parentalidade seja ainda mais tranquila:

1. Busque conteúdos sobre a maternidade e paternidade

Ler livros sobre parentalidade, acompanhar profissionais nas redes sociais ou mesmo assistir vídeos sobre a temática pode ajudar na hora de absorver informações importantes. Porém, esse ponto precisa de um cuidado: não exagere na quantidade de informações absorvidas.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Afinal, o excesso pode deixar vocês mais confusos do que confiantes. Além disso, busque sempre informações embasadas, feitas por especialistas, para evitar equívocos com crenças e mitos, por exemplo.

Leia mais: Como funciona o uso da fralda ecológica? Um guia completo!

2. Escolha o obstetra e o pediatra

Outro ponto que deve ser considerado durante a preparação é a escolha não só do obstetra que acompanhará a gestante, como também do pediatra que cuidará da criança mais tarde.

Inclusive, é possível que os pais façam uma espécie de pré-natal com o pediatra, aprendendo sobre amamentação, alimentação, cuidados básicos com a saúde, e muitas outras informações que podem gerar mais confiança nos pais.

Publicidade

Além disso, nesses encontros antes do nascimento do pequeno é possível construir um laço com o pediatra, tornando os encontros, mais adiante, mais fáceis de serem manejados.

3. Monte o enxoval com paciência e planejamento

Quanto antes começar a planejar o orçamento e a organização do enxoval, mais fácil poderá ser esse processo. Claro que não há necessidade de sair comprando mil e uma roupinhas na primeira semana de gestação, mas ter um plano para esse processo é crucial.

Afinal, se forem deixar tudo para organizar no fim da gestação, pode ser que a pressão psicológica e os desconfortos do terceiro trimestre tornem as coisas mais difíceis. Lembre-se, fazer as coisas aos poucos, especialmente durante a gestação, contribui para o bem-estar mental.

dicas para pais de primeira viagem

Pai mostrando livros para o filho bebê. Foto: Canva.

Veja mais: Lista de enxoval de bebê simples para imprimir + Dicas

4. Prepare um plano de parto

Um plano de parto pode ajudar a mulher a se sentir muito mais segura e tranquila para esse momento que é incalculavelmente importante. Nesse plano, é possível descrever o que a mulher permite ou não permite na hora do seu parto.

Publicidade

Desse modo, há muito mais autonomia da gestante, contribuindo para a sensação de autocontrole e, consequentemente, bem-estar.

Dicas para pais de primeira viagem: Preparação da casa

Com a preparação para a chegada do bebê, considerando os passos anteriores, é chegado o momento de preparar a casa e os ambientes nos quais a criança ficará. A seguir, apresentamos algumas orientações que podem ajudar:

1. Ajustes na casa

Ajustar a casa para a chegada do pequeno é crucial para garantir não apenas a segurança da criança, como a própria tranquilidade dos pais. Afinal, ter a consciência de que o ambiente foi preparado com antecedência ajuda bastante na hora de se sentir mais confiante, especialmente quando o bebê começa a explorar o ambiente.

Para isso, algumas ações podem ser colocadas em prática. Veja quais se encaixam na sua casa:

  • Instale protetores de tomada, especialmente nas mais baixas, a fim de evitar que o bebê coloque objetos ou os próprios dedinhos;
  • Coloque fechaduras de segurança nos armários da cozinha, banheiro e outros locais onde produtos perigosos estejam armazenados;
  • Instale portões de segurança nas escadas para evitar que o bebê suba ou desça sem supervisão;
  • Cubra as quinas afiadas dos móveis com protetores;
  • Mantenha cortinas e fios fora do alcance do bebê;
  • Certifique-se de que o berço atenda aos padrões de segurança;
  • Remova qualquer objeto pequeno que possa ser engolido;
  • Armazene os produtos de limpeza, medicamentos e substâncias químicas em prateleiras altas ou armários trancados;
  • Use fitas adesivas antiderrapantes embaixo de tapetes;
  • Instale travas de segurança nas janelas para evitar que o bebê as abra;
  • Remova plantas tóxicas ou coloque-as fora do alcance do bebê. Na dúvida, deixe a planta do lado de fora de casa;
  • Prenda bem na parede os móveis mais altos, pois se o bebê tentar “escalar”, poderá derrubar e se machucar.

Leia mais: Como preparar a casa para a chegada do bebê?

dicas para pais de primeira viagem

Pai brincando com o seu filho no colo. Foto: Canva.

Dicas para pais de primeira viagem: Cuidados logo após o nascimento

Dentre as dicas para pais de primeira viagem, não podemos nos esquecer dos cuidados logo após o nascimento. Esse momento tende a ser marcado por muitas dúvidas e, em alguns casos, questões emocionais que afetam os pais.

Entretanto, trata-se de um período de adaptação que realmente pode gerar os chamados sentimentos ambivalentes, que proporcionam momentos de muita alegria e muita tristeza.

Não se sinta culpado nesta fase e considere se preparar, aos pouquinhos, considerando fatores como:

1. Aprendendo sobre amamentação

Antes de qualquer coisa, é importante compreender que a amamentação não é instintiva. Isso quer dizer que a mulher não aprende a amamentar magicamente. Trata-se de um processo de adaptação para a mãe e para o bebê.

Por isso, os pais podem recorrer às chamadas consultorias de amamentação, que proporcionam conhecimentos valiosos que podem tornar esse momento de adaptação ainda mais tranquilo.

Vocês não precisam aprender tudo sozinhos. Lembrem-se disso.

Leia mais: Dicas de Amamentação: Confira 11 curiosidades sobre o leite materno

dicas para pais de primeira viagem

Mãe dando um beijo no seu bebê. Foto: Canva.

2. Aprendendo a trocar fraldas

Treinar na hora de trocar fraldas também é relevante. Inclusive, até antes do nascimento do bebê os pais podem treinar a troca com uma boneca, por exemplo. Isso pode ajudar a se sentirem mais tranquilos e seguros quando forem higienizar o bebê.

3. Busquem informações sobre cuidados com a higiene e limpeza dos itens do bebê

E por falar em higiene, lembrem-se de buscar mais informações sobre os cuidados com a higiene e a limpeza dos itens do bebê.

Aprender sobre os cuidados com as roupinhas, brinquedos, entre outros objetos, pode ajudar na hora de criar uma rotina de higiene e limpeza que propicie mais saúde às crianças.

Para tornar o processo mais fácil, considerem criar checklists para as limpezas, deixando-os visíveis quando necessário.

Por exemplo, para pais de primeira viagem que ainda têm muitas dúvidas sobre a troca da fralda e a sequência de ações, colocar um checklist pendurado próximo ao trocador pode ajudar a manter a sequência de ações em dia.

dicas para pais de primeira viagem

Pai e filho passeando. Foto: Canva.

Dicas para pais de primeira viagem: Cuidados com os pais

Quando pensamos em dicas para pais de primeira viagem, não podemos nos esquecer de um ponto crucial: A saúde e o bem-estar dos próprios pais. Esse cuidado é crucial para garantir que o processo de adaptação venha a ser mais tranquilo. Veja algumas questões que podem ser consideradas:

1. Cuidados com o descanso

Os cuidados com o descanso não devem ser negligenciados, embora saibamos que pode ser difícil manter uma rotina de descanso.

Porém, os pais podem optar por cochilar sempre que o bebê dormir, bem como criar um revezamento na hora de cuidar da criança à noite. A ideia é evitar a sobrecarga de um dos genitores, pois isso desencadearia efeitos negativos na saúde e, até mesmo, no relacionamento mais tarde.

Veja mais: Como lidar com o cansaço dos primeiros meses do bebê?

2. Comunicação clara e assertiva

Manter uma comunicação entre o casal e também entre os demais familiares que podem conviver no mesmo lar é fundamental. A comunicação ajuda a esclarecer dúvidas, a delegar atividades, evitar sobrecarga, entre outros fatores.

Além disso, é por meio do diálogo que a família pode conversar sobre sentimentos e emoções que vêm sentindo, o que proporciona uma maneira mais tranquila de lidar com os desafios da parentalidade.

3. Socialização e tempo para si

Os pais não podem deixar de lado as oportunidades de socializar e de tirar um tempinho para si, quando isso for viável. Ao mesmo tempo, não precisam se sentir obrigados a participar de eventos sociais, apenas por “fachada”.

As interações sociais importantes são aquelas genuínas, com quem realmente amamos e realmente faz diferença em nossas vidas. É o caso dos melhores amigos, parentes próximos, família direta, etc.

Já o tempo para si mesmo pode ser negociado com o parceiro. Por exemplo, na hora do banho e dos cuidados pessoais, cada um pode ter uma horinha para si, enquanto o outro se responsabiliza pela criança.

Leia também: Saúde mental na maternidade: Cuidados importantes

dicas para pais de primeira viagem

Mãe apreciando a sua bebê. Foto: Canva.

4. Buscar orientações profissionais

Se os pais enfrentarem qualquer tipo de dificuldade que seja difícil demais de assimilar, não precisam se privar da possibilidade de buscar orientações profissionais.

Hoje, existem muitos profissionais com formação e especialização em parentalidade, sendo eles especialistas em assuntos que visam ajudar os pais na criação dos filhos, inclusive bebês.

Não tente arcar com tudo sozinho. Você tem o direito de buscar apoio quando necessário.

5. Paciência e tempo de adaptação

Respeitem o tempo de adaptação nessa nova fase cheia de desafios e, ao mesmo tempo, cheia de coisas tão boas.

Vocês terão dias ruins e difíceis, outros bons e muito inspiradores. Dar tempo ao tempo, conversar sobre as emoções e entender que quando nasce um bebê, também nasce uma mãe e um pai, pode ajudar a evitar uma autocrítica excessiva, que prejudique o bem-estar.

Leia mais: Dicas para mãe de primeira viagem: Confira as dicas!

Dicas para pais de primeira viagem: Estímulos para o desenvolvimento

Além das dicas para pais de primeira viagem voltado a questões de organização e preparação, trouxemos ainda algumas ideias que podem complementar esse momento:

1. Brinquedos coloridos e com textura

Invistam em brinquedos coloridos e que tenham textura. Eles ajudam a criança a desenvolver tanto o sentido visual quanto o tato, contribuindo para um desenvolvimento saudável do cérebro.

A criança poderá explorar esses brinquedos e conhecer muito mais do mundo à sua volta a partir disso. E lembre-se: brincar com a criança também é importante.

dicas para pais de primeira viagem

Pai e filho na varanda de casa. Foto: Canva.

2. Cantar e conversar com o bebê

Cantem, conversem e leiam para o bebê. Essas atividades contribuem, e muito, para o desenvolvimento da fala e da comunicação da criança.

Por mais que possa parecer que ela não está entendendo o que os pais estão falando, esse comportamento de conversar, cantar e falar com a criança pode gerar muitos estímulos cerebrais incríveis.

Leia mais: Fala do bebê – Como estimular o desenvolvimento saudável?

3. Brincadeiras que estimulam musculatura e coordenação

Por fim, optem por brincadeiras que possam estimular a musculatura, como o Tummy Time, brincadeiras de encaixar blocos, e muitas outras.

Pesquise ideias de brincadeiras para bebês e comecem essa jornada de desenvolvimento munidos de conhecimentos incríveis. Isso tudo pode fazer a diferença!

Veja agora: