Preparar a casa para a chegada do bebê é algo que pode deixar as mamães bem ansiosas. Afinal, o que fazer primeiro? E por segundo? São tantas mudanças no ambiente e também na dinâmica familiar que muitas dúvidas podem surgir.

Por isso, desenvolvemos este conteúdo com uma série de dicas que podem ser úteis nesta nova trajetória que vem pela frente. Esperamos inspirar você de uma forma positiva. Vamos adiante!

Veja mais: Chupeta para bebê: 15 perguntas e respostas sobre o assunto 

preparar a casa para a chegada do bebê

Mãe arrumando as roupinhas do seu bebê. Foto: Canva

Publicidade

Como preparar a casa para a chegada do bebê?

Na hora de preparar a casa para a chegada do bebê, é preciso ficar atento a uma série de fatores: cômodos, dinâmica familiar, roupinhas, móveis necessários, entre outros.

Muita coisa pode mudar de lugar, e pode ser necessário descartar alguns itens que, com a chegada do bebê, talvez não possam mais fazer parte da decoração.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A boa notícia é que se você estiver fazendo isso de forma antecipada, terá tempo o suficiente para se organizar com calma, dando atenção a uma etapa por vez.

Portanto, prepare o bloquinho e a caneta, e vem com a gente pensar em um plano de como preparar a casa para a chegada do bebê!

1. Selecionar o cômodo onde será o quarto

Você já sabe onde será o quarto do seu bebê? Ou ainda está em dúvida?

Esse pode ser o primeiro passo nesse processo de organização, pois é nesse ambiente que você instalará o berço, o trocador e o guarda-roupa, por exemplo.

Publicidade

Além disso, você poderá usar esse espaço como base na hora de tomar decisões importantes, que envolvem o tamanho do enxoval e outras considerações relevantes.

Lembre-se, ainda, que se a sua casa é pequena, você pode optar por, neste momento, manter o berço no seu quarto, está bem? Apenas lembre-se de delimitar um cantinho específico para as coisas do bebê.

Veja mais: Como decorar quarto de bebê? Dicas práticas de decoração

preparar a casa para a chegada do bebê

Cabideiro com roupas. Foto: Canva

2. Como preparar a casa para a chegada do bebê: Adquirir os móveis necessários

Os móveis também precisam entrar na sua lista de passos para preparar a casa para a chegada do bebê.

Depois de escolher o cantinho do seu pequeno, analise o que poderá ser instalado ali. Será que cabe um guarda-roupa grande, ou o ideal é apostar em apenas uma cômoda, elaborando um enxoval um pouco mais minimalista?

Publicidade

Essas análises devem ser feitas com calma, para que nenhum item importante passe despercebido.

Inclusive, para te ajudar a ter o essencial, fizemos uma pequena listinha de móveis:

  • Berço
  • Cômoda ou guarda-roupa
  • Trocador
  • Cadeira de amamentação
  • Prateleiras ou gaveteiros para brinquedos e itens de higiene

Obviamente, dependendo do espaço que você tem disponível, poderá incluir outros tipos de armários e móveis. Cabe a você avaliar o que é melhor para o seu caso, combinado?

3. Analisar a segurança dos cômodos

A segurança dos cômodos deve ser avaliada com uma certa antecedência. Embora no começo o bebê possa não ter uma mobilidade tão grande, ainda assim alguns fatores já podem ser avaliados.

Por exemplo, será que o espaço é muito úmido a ponto de causar incômodos para a respiração do bebê? Ou será que há pó demais no ambiente, que pode causar crises alérgicas?

Além disso, você também pode pensar nas quinas e objetos pequenos espalhados pela casa que podem causar acidentes.

Veja mais: Como evitar acidentes domésticos? Veja dicas!

Roupinha de bebê. Foto: Canva

4. Como preparar a casa para a chegada do bebê: Investir em funcionalidade

A funcionalidade é outra peça-chave capaz de mudar as nossas perspectivas com relação ao preparo para a chegada do bebê. Até porque, tudo o que a mamãe espera é ter mais praticidade e agilidade nas tarefas mais repetitivas, a fim de poupar tempo e energia, não é mesmo?

Por isso, analise o que pode ajudá-la a manter a sua rotina mais organizada e tranquila.

Que tal investir em um móvel multifuncional no quarto do bebê? Que permita a troca, mas também tenha espaço para armazenar os itens da criança?

Reflita sobre o que pode tornar a rotina muito mais fácil e invista no que for possível.

5. Atentar-se à limpeza da casa

A limpeza dos cômodos também deve entrar na lista de maneiras de preparar a casa para a chegada do bebê. Sabe por quê? Porque é nessa limpeza profunda que podemos encontrar objetos pequenos que podem causar engasgamento, pó em ambientes que podem causar alergias, e assim por diante.

É muito importante levar em consideração a limpeza dos objetos dos pets também, pois se houver ração ao alcance da criança, ou áreas com sujidades de animais, pode ser que o pequeno acabe sofrendo algum acidente – no caso de uma contaminação, por exemplo.

Sendo assim, avalie se há uma segurança garantida e se tudo estará bem limpinho para a chegada do seu bebê.

Veja mais: Como limpar o quarto do bebê? Veja dicas aqui!

Mãe olhando a roupinha do bebê. Foto: Canva

6. Como preparar a casa para a chegada do bebê: Lavar todo o enxoval com antecedência

Outra forma de se preparar para a chegada do bebê consiste em lavar todo o enxoval com uma certa antecedência.

Lembrando, ainda, que não é todo tipo de produto de limpeza de roupas que pode ser usado nas pecinhas da criança. O ideal é sempre optar por produtos adequados à faixa etária e sempre ler a embalagem para não cometer equívocos na hora de limpar.

Dessa forma, você já poderá deixar tudo preparadinho para vestir o pequeno sem causar nenhum contratempo por conta do pó, sujeira ou mau cheiro.

7. Atentar-se à segurança dos ambientes

Fique atenta à segurança dos espaços da sua casa. Analise se tudo está realmente dentro dos conformes para a chegada de um bebê.

Por exemplo, novamente reiteramos que é muito importante ter cuidado com objetos pequenos que podem ser engolidos pela criança. Deixe-os sempre bem longe!

Além disso, as quinas, os objetos cortantes e outros itens que podem causar acidentes também devem ser armazenados de forma adequada, pois a partir do momento em que o pequeno começa a engatinhar, ele poderá alcançar esse tipo de item.

Veja mais: Como evitar acidentes domésticos com crianças

8. Como preparar a casa para a chegada do bebê: Fazer a mala da maternidade

A mala da maternidade também deve ser preparada com uma certa antecedência. Dessa forma, você não esquece de levar as roupinhas para o bebê e tampouco as suas, além de poder separar itens de higiene e outros produtos que possam ser importantes para esse momento.

Lembre-se, ainda, de deixar a sua mala em um local acessível, pois no início do trabalho de parto a emoção pode ser tanta que ela pode passar despercebida e algum familiar montar outra mais “aleatória”.

Veja mais: Mala da maternidade: lista do que levar e como organizar

9. Estabelecer uma rotina de horários

Que tal sentar e criar uma rotina de horários, flexíveis, porém, organizados, para preparar a casa para a chegada do bebê? Por exemplo, estabelecer um horário para o banho e para o início da prática de higiene do sono pode ser uma boa ideia.

Outras atividades, como os cuidados com as roupas e itens do bebê, também podem entrar na lista de tarefas mais ou menos regradas, contribuindo para uma maior organização quando a nova fase da vida for iniciada.

É claro que nem sempre as tarefas serão seguidas no horário estabelecido, mas elaborar uma rotina relativamente organizada pode ajudá-la a ter um “norte” no dia a dia. Vale a pena testar!

Quarto do bebê todo arrumado. Foto: Canva

10. Conversar com os familiares sobre a divisão de tarefas

Por fim, não se esqueça de conversar com os seus familiares sobre as tarefas de cada um. Lembre-os de que você, apesar de ser a mãe, não é obrigada a arcar com todas as coisas sozinha.

Eles podem ajudar a lavar, cozinhar, passar, cuidar da casa, dar banho e trocar o bebê, entre muitas outras demandas que surgem quando um outro membro familiar nasce.

Dessa maneira, tudo já fica esclarecido com antecedência e há menos chances de você sofrer com algum tipo de sobrecarga de emoções ou tarefas.

Monte a sua rede de apoio e boa sorte nesta sua nova etapa!

Veja mais: Sentimentos ambivalentes na maternidade: O que são e por que surgem