Como decorar quarto de bebê? Com tantas opções de móveis e decoração, é comum ter dúvidas no processo. 

Quais móveis comprar? Dá para criar um quartinho legal e ainda economizar? Qual o estilo que combina mais com o bebê?

Se você quer que a decoração do quarto de bebê seja uma tarefa prazerosa, vem ver essas dicas!  Vamos te ajudar a criar o quarto de bebê perfeito para o seu filho. 

decorar quarto de bebê

Berço de bebê decorado com almofadas em formato de nuvem, uma cortina branca e luzinhas. Crédito da foto: Freepik

Publicidade

Como decorar quarto de bebê? Dicas práticas de decoração

A chegada de um bebê é sempre motivo de muita alegria! Além dos itens essenciais para o recém-chegado, como o berço e a cômoda, a decoração deve ser acolhedora e adequada ao gosto da família.

Entre tantas opções, nem sempre é fácil escolher uma decoração que represente a personalidade da família e seja funcional para as demandas diárias com os pequenos.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Para te ajudar a selecionar os principais itens para o ambiente, nós iremos te sugerir algumas dicas.

Confira abaixo!

1) Iluminação

Além da praticidade, a escolha da iluminação é um dos pontos que pedem atenção ao montar o quarto de bebê.

Como a alimentação e a higienização do pequeno acontecem tanto de dia quanto de noite, é recomendável que tons mais quentes sejam usados para não acordar abruptamente os pequenos durante a madrugada. Esse tipo de iluminação é bom para o sono do bebê e também para seus cuidadores.

Publicidade

Um lugar bacana de posicionar a luminária é próximo à poltrona de amamentação. A luz suave deixa o ambiente mais aconchegante, tornando o momento íntimo entre a família e o bebê ainda mais especial!

2) Tapetes

Quando falamos em tapetes para quartos de bebê, é preciso lembrar que além da estética, o modelo precisa ser prático para o dia a dia e atemporal, para acompanhar o crescimento dos pequenos e as fases de engatinhar e brincar no chão.

Para o quarto do bebê, opte sempre por modelos fofos e macios. Seu tamanho deve ser escolhido com base nos outros móveis do quarto.

Além de enfeitar o ambiente, ele aquece o ambiente e traz mais aconchego. Você pode variar o formato, escolher uma peça neutra, estampada ou colorida para combinar com o estilo do quartinho.

Se desejar um toque único à decoração, que tal a sobreposição de tapetes? É muito fácil e fica um charme!

Só preste atenção no material, preferindo os modelos laváveis e antialérgicos.

Publicidade
decorar quarto de bebê

Quarto de bebê decorado com berço, tapete e móveis. Crédito da foto: Freepik

Dicas práticas para decorar quarto de bebê

3) Enfeites de parede para decorar quarto de bebê

Em terceiro lugar, que tal pendurar quadros, pêndulos, prateleiras, pôsteres e adesivos? São ótimas opções para decorar as paredes do quarto de bebê e deixar esse ambiente com a cara da família.

Para fazer uma boa escolha, leve em consideração o tema do quarto, buscando selecionar peças que estejam na mesma paleta de cores do restante do espaço.

São ótimos para animar o quarto e dar personalidade!

4) Cortina

Do mesmo modo, a cortina tem o poder de deixar o ambiente ainda mais aconchegante e ainda ajuda a controlar o excesso de luz.

Então, como os bebês sempre dormem de dia, vale a pena investir na cortina e não ter que ficar fechando e abrindo a janela.

5) Prateleira

As prateleiras são muito práticas para deixar objetos à mão, em caixas ou cestos bonitos.

Além disso, servem para apoiar peças de decoração que podem ser trocadas à medida que o bebê cresce.

6) Lustre

Ele pode fazer toda diferença na decoração do quarto de bebê. Lustre de cristal, pendentes coloridos ou luminária estampada, escolha aquele que tem tudo a ver com o estilo do quartinho.

7)  Papel de parede

Oferece uma grande variedade de cores, estampas e texturas, deixando a transformação do quarto de bebê muito mais prática.

Os modelos de papel de parede autoadesivo, por exemplo, são fáceis de instalar e podem ser laváveis, facilitando também a limpeza.

Quarto de bebê decorado. Crédito da foto: Freepik

Veja como decorar quarto de bebê com essas dicas

8) Adesivos

Se você quer uma parede diferente que você mesma possa decorar, invista em adesivos.

Eles podem ser uma ilustração linda ao lado do berço, ou um padrão cobrindo toda parede: as opções são muitas, e servem muito bem para os quartos pequenos ou compartilhados.

9) Quarto de bebê planejado

Agora, se você deseja ter um espaço para o seu bebê super personalizado, invista no quarto planejado.

Assim, tudo vai ser feito sob medida para vocês, tornando possível até ocupar os espaços mais compactos.

Se otimizar o espaço do quarto do bebê for a prioridade, escolha com cuidado os móveis: veja as medidas, compare os modelos e pense no melhor arranjo para o espaço disponível.

Alguns berços, por exemplo, já possuem cômoda e trocador, podendo ter até uma bicama embaixo. Agora, se a ideia é acomodar o bebê no quarto dos pais enquanto ele for pequeno, invista em um bercinho menor.

E se ficar junto com outro cômodo?

Se o cantinho do bebê for ficar dentro de outro cômodo, alguns truques de decoração podem ajudar a marcar esse espaço sem quebrar a harmonia do ambiente.

Decore a parede do berço com uma pintura diferente ou papel de parede, use quadros com tema infantil ou nichos com alguns brinquedos.

Você pode também usar um tapete diferente para delimitar o espaço do bebê e deixá-lo mais aconchegante.

Bebê em seu berço, em pé, sorrindo. Pêndulos de planeta em cima do berço de decoração. Crédito da foto: Freepik

Dicas simples e criativas para decorar quarto de bebê

Escolher um estilo para o quarto de bebê pode ajudar você a transmitir aquilo que deseja para o seu filho.

Você quer que ele se sinta protegido e rodeado de amor? Ou quer estimular seu desenvolvimento? Conheça um pouco mais sobre os estilos de decoração que dão a cara para o quarto de bebê, para escolher aquele (ou aqueles) que mais tem a ver com vocês.

Estilos de quarto de bebê – Minimalista:

Você quer que o quarto do seu filho seja simples e moderno. Quando imagina esse espaço, pensa em poucos móveis e algumas peças bem escolhidas, estampas geométricas e cores neutras como o preto e branco.

Para que o seu filho perceba que cada detalhe foi escolhido com carinho para ele, com simplicidade e muito amor!

Montessoriano:

Do mesmo modo, esse estilo tem a premissa de oferecer um ambiente seguro, que possibilite a criança explorar sozinha o espaço e desenvolver sua autonomia.

Por isso, todos os móveis são pensados para o tamanho e alcance da criança. Junto com isso, uma decoração básica, que ofereça estímulos ao pequeno sem colocar sua segurança em risco.

Para você que valoriza muito a independência, o desenvolvimento e inteligência do seu filho!

Clássico:

A decoração para o seu filhote deve inspirar delicadeza, cuidado e elegância. Móveis bem-trabalhados, lustres, dossel, laços e fitas são itens básicos para a decoração, com a prevalência do branco e tons pastéis nas cores para deixar o quarto clean e sofisticado.

Afinal, a sua princesinha ou seu pequeno príncipe merece ter um quarto de realeza!

Romântico:

Por outro lado, para você que quer inundar de amor e carinho o quarto do seu filho, até na decoração! Nesse estilo você pode usar muitos estofados, tapete, cortinas e almofadas, todos com tons suaves, estampas delicadas e tecidos macios e leves.

Além disso, use muitas peças de decoração para dar o ar delicado e acolhedor que você deseja para seu filho: quadros, móbiles, ursinhos e adesivos na parede são algumas ideias.

Detalhes da decoração no quarto de bebê. Crédito da foto: Freepik

Estilos de quarto de bebê

Divertido:

Para você, o quarto do seu filho tem que ser a celebração da infância – um ambiente divertido, animado e coberto de cores e brinquedos!

Para que seu pequeno esteja sempre sendo estimulado a se desenvolver e brincar, você quer que ele tenha muitos brinquedos ao seu alcance, quadros animados na parede, estampas coloridas e divertidas.

Um quarto criativo para a maior criação de sua vida!

Moderno:

É um ambiente alegre e equilibrado, com estampas que estimulam sua atenção, mas dentro de uma composição harmônica e calma. Os móveis de cores básicas são seus preferidos, pois dão uma base neutra para a decoração mais colorida.

Para isso, é fundamental a definição de uma paleta de cores, para que tudo fique em harmonia. O resultado é um quarto bem moderno, que brinca com as estampas, cores e formas, mantendo o equilíbrio e a paz que seu filho precisa e merece.

Vale lembrar que, quando estamos falando de decorar quarto de bebê, os estilos são quase infinitos: Existe ainda o quarto retrô, o quarto de bebê provençal, o quarto de bebê imperial, entre outros.

Descubra aquele que toca seu coração para criar o ambiente perfeito do seu bebê. E caso você não se identifique com nenhum, crie o seu. Na hora de decorar o quarto do seu filho, o céu é o limite!

decorar quarto de bebê

Quarto decorado de bebê na cor azul. Crédito da foto: Freepik

Como usar cores no quarto de bebê?

O quarto de bebê deve ser um lugar confortável, aconchegante e alegre, certo? Então, investir em cores claras e calmas faz todo sentido, para que elas inspirem paz e harmonia ao pequeno.

Os tons pastel são muito usados na decoração de quarto de bebê, justamente por serem cores suaves que também trazem alegria. As cores neutras, por sua vez, inspiram harmonia e são fáceis de combinar.

Não exagere nas cores nem nas quantidades, o quarto de bebê pequeno deve ser um lugar agradável e organizado, então cuidado com os excessos.

Prefira cores claras e neutras para não escurecer nem diminuir o espaço, faça uma decoração com poucos itens para o ambiente não parecer entulhado.

Por outro lado, é muito importante que se leve em consideração aquilo que você gosta. Se você não é fã de rosa algodão-doce, não adianta as pessoas dizerem que essa cor acalma o bebê, se você se sentir mal naquele espaço.

Não há nada de errado em usar uma cor mais vibrante, como o amarelo, se souber equilibrar sua presença na decoração.

Decoração colorida para quarto de bebê. Crédito da foto: Freepik

Decoração de menino, menina ou unissex?

Durante muito tempo, as opções de decoração para o quarto de bebê eram: rosa para menina, azul para menino; bonecas para menina, carrinhos para menino.

Contudo, felizmente os tempos mudaram, e existe uma grande diversidade tanto na paleta de cores como nos temas dos quartos de bebê.

Quarto de menina:

Para o quarto de menina, o rosa ainda é muito usado. Mas também o amarelo, o verde e até o azul.

Se você sonha com um quartinho bem delicado para sua pequena, pode usar uma combinação de cores claras e tons pastel, que estão super n moda.

Portanto, use temas de bichinhos, flores, natureza ou algum personagem que você goste. Para dar aconchego e romantismo, use também tecidos leves, rendas, babados e laços.

Decorar quarto de bebê – Quarto de menino:

Nesse caso, alguns estilos de decoração usam cores mais fortes e vibrantes, como o azul-petróleo, o verde-musgo e até o vermelho. Só cuidado para não pesar demais, sempre equilibrando com alguma cor clara e neutra.

Os temas da decoração podem ser mais delicados, como ursinhos ou natureza, ou podem também ser mais animados, como esportes, marinheiro ou espacial.

Quarto unissex:

Por sua vez, se você não sabe ou não quer que o sexo do bebê interfira na decoração, pode optar por uma decoração neutra.

Cores básicas como branco, cinza e creme vão super bem, assim como cores alegres como amarelo e verde. As estampas geométricas são uma ótima escolha, deixando o ambiente alegre e moderno.

Se você gosta de uma decoração mais clássica, pode escolher móveis em madeira e tecidos neutros sem estampas.

Dessa forma, você pode optar por temas como: natureza, animais, brinquedos e infância são perfeitos para ambos os sexos.

Decorar quarto de bebê – Quarto de gêmeos:

Por fim, decorar quarto de gêmeos também é super legal! Existem até móveis que são feitos para eles, com dois bercinhos e uma cômoda no meio, por exemplo.

Geralmente, a decoração é a mesma, com um único tema e paleta de cores. Mas e se for um casal? Nesse caso, você pode optar por uma decoração unissex.

Ou, se preferir, fazer uma decoração neutra com algumas diferenças pontuais: colocar a letra do nome de cada um em cores diferentes sobre o berço, comprar lençóis, colchas e almofadas diferentes, usar quadros com temas e cores distintos para cada bebê, etc.

decorar quarto de bebê

Quarto de bebê cor de rosa, com berço, quadro, cadeira com urso de pelúcia e lustre rosa. Crédito da foto: Freepik

Como escolher os móveis ideais para decorar quarto de bebê?

Para montar um quarto de bebê básico, você não precisa de muito. Apenas um berço, uma cômoda e uma poltrona de amamentação são suficientes.

Além disso, você pode ser criativa e improvisar com o que você já tem. Alguns pais, por exemplo, preferem amamentar e dormir com o bebê na cama, nos primeiros meses de vida.

Berço:

Primeiramente, o berço. Dê preferência para os móveis mais versáteis, que oferecem opções para o crescimento da criança.

Geralmente, esses berços possuem duas opções de altura e também viram uma caminha. Assim, você não vai ter que comprar outro móvel tão cedo.

Além disso, confira se o berço que escolheu tem as certificações de segurança, para prevenir acidentes.

Decorar quarto de bebê – Cômoda:

Em seguida, a cômoda é muito importante!

Esse é um móvel muito prático para o quarto de bebê, pois pode acomodar todas as roupinhas e dispensar o guarda-roupa, além de servir também de apoio para o trocador.

Poltrona de amamentação:

Do mesmo modo, esse item é importante para o conforto da mamãe, que vai passar muitas horas do dia (e da noite) amamentando e ninando o bebê.

A poltrona pode ser uma cadeira de balanço, uma cama ou um sofá: o importante é ter um lugar reservado para a amamentação, que ofereça conforto e tranquilidade.

Mamãe segurando seu bebê no colo, no quarto dele. Crédito da foto: Freepik

Como decorar quarto de bebê gastando pouco?

Um bebê traz para o casal um monte de despesas que podem apertar o orçamento da casa: gastos com o parto, plano de saúde, enxoval, etc.

No meio disso tudo, é natural que os pais priorizem outras coisas e queiram economizar ao máximo no quarto de bebê.

Mesmo assim, é possível fazer uma decoração muito linda e aconchegante gastando muito pouco, quer ver?

Decorar quarto de bebê – Planejamento:

Primeiramente, é importante fazer um planejamento e decidir quanto vocês vão gastar na decoração do quartinho.

Para isso, faça uma lista dos itens fundamentais e pesquise preços na Internet, para chegar no orçamento ideal.

Aposte em móveis de cores neutras:

Para facilitar a decoração do quartinho, escolha tons neutros também para as paredes, cortina, tapete e outras peças de decoração.

Assim, você vai ter mais opção na hora de comprar, podendo escolher um produto mais barato sem comprometer a harmonia e a beleza do espaço.

Reaproveite ou reforme móveis:

Outra dica é reaproveitar móveis antigos. Se você conhece alguém que já tem um filho crescido, veja se eles têm móveis para doar.

O bebê cresce tão rápido que, muitas vezes, o berço que não serve mais está praticamente novo! Agora, se você tem um móvel antigo que adora, aproveite para reformar e dar cara nova a um guarda-roupa ou uma cômoda.

Decorar quarto de bebê – Dê um toque especial na parede:

Que tal fazer algo diferente na parede? Escolha uma para pintar, aplicar papel de parede ou adesivos.

Mudar apenas uma parede vai fazer você economizar e já faz toda a diferença no ambiente, você vai ver!

decorar quarto de bebê

Mãe feliz, segurando seu bebê dentro do berço. Crédito da foto: Freepik

Deixe o quarto do bebê com mais personalidade: 

Do mesmo modo, que tal deixar o quartinho com mais personalidade? Use os brinquedos do seu filho na decoração, como bichinhos de pelúcia, carrinhos e bonecas.

Você provavelmente vai ganhar muitos brinquedos antes mesmo dele nascer, então não se preocupe em investir nisso agora.

Decorar quarto de bebê – Mural de fotos:

Por fim, o mural de fotos é uma forma muito legal para deixar o quarto com a cara de vocês.

Dessa forma, você pode começar com fotos da família e da mamãe grávida e depois ir ganhando fotos do bebê, acompanhando o seu crescimento. Bacana, né?

Gostou das nossas dicas de como decorar quarto de bebê? Com certeza, esse é um momento muito especial na vida da mamãe e é muito gostoso decorar o quartinho dele.

Esperamos que tenha gostado dessas dicas, continue acompanhando o Mil Dicas de Mãe para mais artigos incríveis sobre o universo da maternidade!