Você sabe como limpar o quarto do bebê? Neste artigo, apresentamos algumas dicas para você higienizar e limpar o quarto do pequeno da maneira correta. Considere seguir nossas dicas e proporcione um espaço seguro e limpo para seu filho.

Afinal, a higienização e a limpeza da casa contribuem bastante quando o assunto é o cuidado com o recém-nascido.

Assim como a rotina de cuidados com o bebê em si é importante, saiba que a limpeza do espaço, como o quarto e demais cômodos, é fundamental.

Alguns produtos de limpeza devem ser evitados, para assim prevenir problemas respiratórios, alergias e demais complicações da saúde do bebê.

Publicidade

Portanto, veja aqui as dicas de como limpar o quarto do bebê corretamente, mantendo sempre o espaço limpo e organizado.

Veja mais: Quais produtos de beleza grávida não pode usar?

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Como limpar o quarto do bebê

Bichinho de pelúcia decorando o quarto do bebê. Foto: Canva

Como limpar o quarto do bebê – Veja as dicas práticas

Para limpar o quarto do bebê, saiba que não é preciso produtos específicos, algumas misturas caseiras simples possuem um ótimo desempenho quando o assunto é limpeza, organização e higienização de ambientes.

A cada semana, você pode programar de fazer uma a duas limpezas gerais. Mas busque sempre manter o espaço bem organizado e limpo.

Nos próximos tópicos, montamos um tutorial de como limpar o quarto do bebê de um jeito seguro, fácil e sem muita enrolação. Confira!

Publicidade

Faça uma organização do espaço antes de iniciar a limpeza

A primeira dica de como limpar o quarto do bebê é investir em uma organização do espaço antes de iniciar a limpeza definitiva.

Retire as cortinas, tapetes, roupa de cama, toalhas e capas de almofadas para lavar, deixando os móveis todos prontos para a higienização.

Cuidado para não levantar muita poeira no ambiente, depois fica mais difícil higienizar o quarto do bebê com excesso de sujeira.

A dica é sacudir os tapetes fora de casa, deixando que eles peguem um sol logo após a lavagem do artigo decorativo.

Aproveite para levantar o colchão do berço, colocando junto do travesseiro e almofadas para pegar um solzinho por pelo menos 6 horas.

Os brinquedos e decorações podem ser colocados em uma caixa para higienização, já as pelúcias podem ser lavadas em máquina de lavar no modo delicado ou molho, conforme orientação do fabricante.

Publicidade

Veja também: Como limpar a escova de dentes do bebê?

Escolha os produtos corretos para limpar o quarto do bebê

Durante a limpeza do jogo de lençol, pelúcias e mantas na máquina de lavar, escolha os produtos corretos para limpar o quarto do bebê.

Assim como as roupinhas da criança, eles precisam ser lavados com produtos atóxicos e seguros para as crianças.

De maneira nenhuma use produtos nocivos como cloro, desinfetante concentrado e querosene para limpar o quarto do bebê.

A dica é investir em produtos livres de resíduos tóxicos, sem perfume ou substâncias que fazem mal à saúde.

Como limpar o quarto do bebê

Mãe organizando o quarto do bebê. Foto: Canva

Na hora da limpeza, certifique-se de que a criança não está no local, para evitar acidentes com produtos químicos.

As crianças adoram embalagens chamativas e são bastante curiosas, por isso, é importante manter a segurança do espaço.

Para os adultos, sempre leiam as embalagens dos produtos de limpeza e se necessário, consulte um pediatra para ter certeza que o produto não irá causar alergias.

Use aspirador de pó para não levantar poeira

Para evitar de levantar a poeira no local, use o aspirador de pó para remover as sujeiras do quarto do bebê.

A vantagem do aspirador de pó é que ele não levanta poeira e, consequentemente, impede que os ácaros invadam os móveis e as superfícies do ambiente.

Para remover as poeiras e sujeiras dos móveis, invista em um pano limpo e seco, ou então em um espanador para remover as sujidades.

O aspirador de pó pode ser usado nas cortinas, tapetes, poltrona e até no colchão, removendo todo o ácaro, fungo e bactéria que possa estar acumulado na superfície.

Veja mais: Como limpar (corretamente) a região íntima do menino

Como limpar o quarto do bebê

Mãe dobrando as roupinhas do bebê. Foto: Canva.

Como limpar o quarto do bebê: higienize o berço

Um móvel bastante importante no quarto do bebê é o berço, por isso, sempre priorize a limpeza deste da maneira correta.

Mas afinal, como limpar o berço do bebê corretamente? A resposta é bem simples, você pode fazer uma solução caseira com vinagre de álcool e água morna.

A ideia é misturar uma colher de sopa de vinagre de álcool em 300 ml de água morna, aproximadamente. 

Depois, coloque em um borrifador para usar no colchão e nos travesseiros. Se tiver alguma mancha, acrescente na mistura uma colher de bicarbonato. Com uma escovinha, esfregue para a mancha sair.

Com um pano úmido, limpe as grades do berço do bebê. Se necessário, adicione um pouco de álcool 70 para higienizar.

Uma solução de água e sabão neutro também ajuda a limpar as grades e superfícies do berço do bebê. 

Inclusive, essa misturinha de água e sabão neutro é ideal para os demais móveis como cômodas, poltronas e mesinhas.

Lembre-se de deixar secar bem o local antes de colocar a criança no espaço. Os cuidados devem ser redobrados quando o pequeno estiver engatinhando.

Veja mais: Como limpar os ouvidos do bebê (o que deve e o que não deve ser feito!)

Sofá bonito no quarto do bebê. Foto: Canva

Faça a limpeza das cortinas e tapetes com regularidade

Os tapetes e as cortinas podem acumular sujeira com facilidade, por isso, a limpeza e a higienização devem ser feitas com regularidade.

É importante limpar bem os tapetes do quarto do bebê, utilizando sabão neutro, água e uma vassoura para limpezas mais profundas.

O aspirador de pó poderá ser usado diariamente, mas a cada duas semanas, priorize a lavagem do tapete.

Conte com empresas especializadas em lavar tapetes pelo menos uma vez por ano, eles costumam usar produtos adequados para limpar e higienizar.

Limpe os brinquedos em geral e as pelúcias

Como dissemos anteriormente, é importante limpar os brinquedos do bebê, inclusive as pelúcias, que podem acumular muita sujeira, bactérias, fungos e os terríveis ácaros.

Você pode lavar as pelúcias em máquina no modo delicado, basta usar os produtos corretos como sabão neutro para lavar o brinquedo.

Já os brinquedos de plástico podem ficar de molho na água com detergente neutro, depois é só secar e passar um pouco de álcool para completar a limpeza.

Além de limpar o quarto do bebê, os brinquedos devem ser limpos constantemente para evitar o acúmulo de sujeiras e bactérias.

Saiba que as empresas especializadas em lavanderias também oferecem serviços de lavagem de brinquedos, uma ótima solução para quem mora em apartamento ou não tem tempo para lavar os brinquedos da criança.

Veja também: Brincadeiras para bebês: 25 brincadeiras para se inspirar

Prateleira organizada no quarto do bebê. Foto: Canva

Organize e limpe o guarda-roupa do bebê

A limpeza do quarto do bebê também envolve a organização e a higienização do guarda-roupa da criança, por isso, vale a pena saber como fazer corretamente.

O primeiro passo é retirar todas as roupas e acessórios do guarda-roupa, depois é só começar a realizar a limpeza das prateleiras, gavetas, portas e espelho.

Para isso, utilize um pano levemente úmido com sabão neutro e água, passando por toda a superfície do guarda-roupa.

Se preferir, use um aspirador de pó para remover a sujeira maior de dentro do guarda-roupa do bebê e, depois, vá com o pano retirando toda a sujeira que sobrou.

Aproveite a limpeza do guarda-roupa para retirar as peças que seu filho não usa mais, doando ou vendendo aquelas que não servem.

Quarto de bebê bonito e limpo. Foto: Canva

Depois de passar os produtos corretos, deixe as prateleiras e portas abertas para circular o ar e só depois organize novamente as roupinhas e acessórios da criança.

Uma dica para manter o quarto da criança sempre organizado é guardar as peças fora da estação em sacos plásticos limpos. Já os brinquedos podem ser colocados em caixas organizadoras.

Gostou das dicas de como limpar o quarto do bebê? Agora é só colocar em prática e garantir um local seguro e limpo para o seu pequeno. Se tiver alguma sugestão para complementar as dicas de como limpar o quartinho dos pequenos, é só deixar um comentário aqui embaixo! 🙂

Veja agora: Exercícios físicos para crianças: 17 dicas para fazer em casa