Você sabe quais produtos de beleza grávida não pode usar? Existem alguns produtos e procedimentos que as grávidas precisam evitar em decorrência da falta de estudos que comprovem sua segurança e a presença de substâncias tóxicas para mãe e seu bebê.

Durante a gravidez é comum que a mãe passe por várias mudanças de hábitos no seu dia a dia, como por exemplo, por meio dos exercícios físicos ou do uso de produtos que antes não usava.

E não era para menos, nessa fase ocorrem muitas mudanças hormonais, estéticas e mentais, por isso, todo cuidado é pouco quando o assunto é produtos de beleza.

Afinal, muitos produtos não são indicados para as grávidas devido às substâncias contidas em suas fórmulas, que podem ser absorvidas pela corrente sanguínea e consequentemente podem atingir a placenta onde está o oxigênio e os nutrientes do bebê. 

Publicidade

Diante disso, saber quais produtos de beleza grávida não pode usar é um ato de amor para com a mamãe e sua criança.

Veja mais: Fotos criativas de gravidez sozinha + 13 Dicas!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Quais produtos de beleza grávida não pode usar

Produtos de beleza. Foto: Canva

Quais produtos de beleza grávida não pode usar – Veja aqui

Para saber quais produtos de beleza grávida não pode usar é sempre aconselhável conversar com seu médico.

Uma dica é ler as embalagens do produto de beleza e se tiver dúvidas, converse com seu médico para saber mais sobre os riscos do produto.

Mesmo com algumas pesquisas relacionadas à temática de cosméticos e gestação, alguns estudos ainda não trazem a segurança sobre o que a gestante pode ou não usar.

Publicidade

Contudo, a seguir, montamos uma lista com 12 produtos de beleza que a grávida não pode usar, entre eles, alguns procedimentos bastante conhecidos.

1- Loções e cremes para tratamento de acne

As loções e cremes para tratamento de acne devem ser evitados durante a gravidez, pois muitos desses produtos possuem substâncias que podem prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Mesmo que nessa fase as mudanças hormonais possam causar espinhas e cravos, é importante investir em produtos seguros para as mamães e seus bebês.

Muitas das opções de tratamento para acne têm em suas composições substâncias como: retinóides (isotretinoína e tretinoína), tetraciclina, um antibiótico presente em medicamentos para acne, peróxido de benzoílo e ácido salicílico, que também são prejudiciais.

Por isso, converse com um dermatologista para saber o que fazer com relação às espinhas.

Veja mais: Sintomas bons da gravidez: 9 sintomas que você vai amar!

Publicidade
Quais produtos de beleza grávida não pode usar

Maquiagem sobre a mesa. Foto: Canva

2- Creme de rosto com retinol

O creme de rosto com retinol é bastante usado no tratamento contra rugas, porém, é um dos ingredientes presentes nos cosméticos que a grávida não pode usar.

Esse ingrediente pertence ao grupo de compostos químicos chamados retinóides, derivados de vitamina A e tretinoína, uma substância que prejudica o desenvolvimento da criança na gestação.

Portanto, antes de começar ou continuar a usar um creme antirrugas, consulte seu médico e tire todas as suas dúvidas acerca do produto de beleza.

3- Produtos branqueadores de dente com peróxido

Os produtos branqueadores de dente com peróxido também devem ser evitados, devido à falta de estudos que comprovem a segurança da substância nesses produtos dentários.

Além disso, muitos branqueadores deixam os dentes mais enfraquecidos, causando sensibilidade nos dentes.

Durante a gravidez, algumas mulheres podem sofrer com a sensibilidade nos dentes e até mesmo com a perda de dentes devido ao enfraquecimento da raiz. Por isso, cuidado com esses produtos.

4- Tinturas para os cabelos (alguns tipos)

As tinturas para os cabelos devem ser escolhidas com bastante cuidado, sendo assim, recomendado as tintas orgânicas para pintar o cabelo das gestantes.

No mais, alguns estudos orientam que as mulheres grávidas aguardem até o nascimento do bebê para pintar as madeixas.

Isso ocorre devido à falta de comprovação de segurança dos produtos, principalmente porque muitos deles contém amônia, solventes e corantes tóxicos para a gestante e o feto.

Veja mais: Skin Care: Rotina noturna de beleza: 5 dicas para fazer!

Quais produtos de beleza grávida não pode usar

Mulher grávida na beira da piscina. Foto: Canva

O recomendado é que no primeiro trimestre da gestação a mulher não faça nenhuma pintura, isso porque, nessa fase, a criança dá um salto no desenvolvimento.

Quais produtos de beleza grávida não pode usar: 5- Toxina botulínica (Botox) na gravidez

O Botox é um dos procedimentos mais adotados pelo público feminino, inclusive, muita gente tem dúvidas se a aplicação da toxina botulínica (botox) pode ser feita na gravidez.

A verdade é que não existem estudos que comprovem que o botox é seguro durante a gestação, por isso, o aconselhável é não arriscar nesse procedimento das nossas dicas de quais produtos de beleza grávida não pode usar.

6- Verniz para unhas com ftalatos

O verniz para unha com ftalatos também está na lista de produtos de beleza grávida não pode usar.

Vale salientar que estudos comprovam um indicativo de que a substância possa estar atrelada às alterações no desenvolvimento da criança.

Para manter a segurança durante a pintura das unhas, esteja em um local bem ventilado e somente use produtos adequados para sua saúde, como por exemplo, os esmaltes sem verniz e produtos com até 50% acetona na composição.

Em caso de dúvidas, converse com o seu médico e jamais use um esmalte sem saber se ele é realmente seguro.

Quais produtos de beleza grávida não pode usar: 7- Alguns spray de cabelos (laca para cabelo)

Os ftalatos também estão presentes em alguns sprays de cabelos, ou laca para cabelo, como também são chamados.

Esses produtos são bastante usados em sprays modeladores de cabelo e penteados, por isso, deve-se tomar cuidado lendo os rótulos dos produtos de beleza.

Veja também: Cabelo crescer mais rápido: 10 dicas de beleza e como fazer?

Quais produtos de beleza grávida não pode usar

Diversos cosméticos sobre a mesa. Foto: Canva

Quais produtos de beleza grávida não pode usar: 8- Produtos clareadores de manchas

Entre quais produtos de beleza grávida não pode usar, os produtos clareadores de manchas também merecem atenção, pois alguns deles possuem uma substância chamada hidroquinona.

Essa substância ajuda a clarear manchas na pele, porém, quando o assunto é segurança da gestante e do bebê não existe comprovação da sua eficácia. 

9- Hidratantes, géis de banho e shampoos com parabenos

Já os hidratantes, géis de banho e shampoos podem conter parabenos, um disruptor endócrino que atravessa a placenta e pode causar riscos de doenças nos recém-nascidos.

Além disso, segundo a Anvisa, os hidratantes com uréia, um componente que ajuda na maciez da pele, podem ser prejudiciais para as gestantes quando a concentração da substância é superior a 3% no produto.

Já os shampoos anti-caspas, além de parabenos, podem conter alcatrão, uma substância que pode causar má formação do feto e induzir o aborto.

Os parabenos também estão presentes em maquiagens, por isso, a importância de sempre consultar seu médico e fazer a leitura dos rótulos dos produtos.

Produtos de maquiagem sobre a mesa. Foto: Canva

10- Depilação com cera quente durante a gravidez

A depilação com cera quente durante a gravidez está na nossa lista de produtos de beleza grávida não pode usar.

Essa orientação é devido às alterações hormonais e transformações corporais durante este período, visto que as veias estão mais fragilizadas e a cera quente irá exigir um esforço a mais do sistema circulatório.

Leia mais: Depilação a laser: Cuidados e instruções importantes!

Também estão nesta lista os produtos depilatórios como descolorantes ou cremes, pelo risco de possuir substâncias prejudiciais.

Opções como cera fria e lâmina são os mais indicados para realizar a depilação durante a gravidez.

No caso da depilação a laser, esta também não é indicada devido à falta de pesquisas que asseguram o procedimento.

Mulher aplicando cosmético no rosto. Foto: Canva

Quais produtos de beleza grávida não pode usar: 11- Tratamentos com ácidos e peelings químicos

Os tratamentos com ácidos e peelings químicos devem ser evitados quando a mulher está grávida.

Alguns procedimentos atingem o sistema circulatório e consequentemente a saúde da criança, que está em desenvolvimento.

As substâncias compostas nesses produtos também potencializam o risco de um parto prematuro.

12- Alisamentos e progressivas durante a gravidez

Os alisamentos e progressivas durante a gravidez também devem ser evitados, devido às substâncias como formol, hidróxido de sódio, amônia e guanidina.

Isso porque, é durante o contato com o couro cabeludo que as substâncias penetram na corrente sanguínea e posteriormente na placenta, afetando o desenvolvimento do bebê.

Mulher grávida com as mãos sobre a barriga. Foto: Canva

Com base em tudo o que apresentamos neste texto, esperamos ter respondido às perguntas de quais produtos de beleza grávida não pode usar, mas lembre-se, sempre consulte o seu médico.

O ideal é que você questione-o e saiba exatamente quais produtos ele recomenda durante a gestação. Assim, você poderá manter os cuidados com a beleza sem prejudicar a sua saúde ou a de seu bebê.

Leia mais: Alimentos proibidos para bebês – 20 comidas perigosas