Se você está com as madeixas curtas e quer acelerar o crescimento delas, mas não sabe como fazer isso, esse artigo é para você! Afinal, como fazer o cabelo crescer mais rápido?

A seguir, veja as 10 dicas incríveis que separamos para você!

cabelo crescer mais rápido

Cabelos castanhos e escova de cabelo. Fundo verde. Crédito da foto: Freepik

10 dicas de beleza: como fazer o cabelo crescer mais rápido?

Apesar de o cabelo curto ser uma grande tendência entre muitas pessoas que amam a liberdade das madeixas baixas, que acabam por ser também muito mais práticas, muitas mulheres se sentem melhores com os fios longos.

Publicidade

Sim, para muitas mulheres ter pouco cabelo ou queda de cabelo frequente pode significar um verdadeiro golpe na autoestima!

Por isso, não é raro que muitas pessoas procurem os dermatologistas em busca de como fazer o cabelo crescer. Descobrir como fazer o cabelo crescer rápido está no radar de muitas pessoas, até porque os fios saudáveis e bonitos são um complemento para aumentar a autoestima.

O crescimento capilar está ligado a muitos fatores, que vão de genética a hábitos de vida, ao nível de estresse e à qualidade da alimentação.

Neste artigo, você confere 10 dicas que vão acelerar o desenvolvimento dos fios de forma saudável!

Qual a importância do cabelo para a autoestima da mulher?

O cabelo vai além da estética, e tem relação direta com a autoestima. Ele mostra a sua personalidade e identidade, seja pelos fios longos, curtos, lisos, cacheados, naturais ou coloridos. Vai do gosto de cada melhor e como ela se sente melhor!

Em outras palavras, os cabelos são componentes essenciais para o seu estilo e retratam inclusive o humor e empoderamento. Portanto, valorizar os fios é substancial para elevar a autoestima.

Publicidade

Ter um cabelo estiloso, saudável e bonito contribui, inclusive, para a saúde mental, relacionamentos amorosos e convívio social. E quem está bem emocionalmente lida melhor com sentimentos de tristeza, raiva e frustração, pois harmoniza os pensamentos para que consiga trabalhar e se relacionar com parceiros, amigos e familiares.

Viu só como cuidar do cabelo vai muito além da estética? Pensando nisso, nós iremos te ajudar a deixar os seus cabelos crescem mais rapidamente e você voltar com a autoestima lá em cima, como você merece!

Afinal, o que pode atrapalhar o crescimento dos fios?

Antes de saber como fazer o cabelo crescer rápido, precisamos entender quais fatores comprometem o crescimento dos fios.

Essas informações podem ser úteis até para melhorar os cuidados diários e, quem sabe, adicionar uma nova etapa na sua rotina – além de ver também o que pode estar comprometendo e como solucionar esse problema!

Os principais fatores que podem reduzir o ritmo de crescimento dos cabelos são:

  • Alopecia;
  • Dermatite seborreica;
  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Problemas na tireoide;
  • Alterações hormonais;
  • Falta de vitaminas;
  • Má alimentação;
  • Falta de hábitos diários de higiene diários.

Esses fatores interferem não apenas no crescimento dos cabelos, mas também na saúde como um todo.

Publicidade

Por isso, ao notar a presença de algum deles, procure atendimento médico para receber orientações confiáveis e personalizadas para tratar qualquer problema e permanecer saudável.

Vamos destacar três deles e explicá-los mais a fundo!

Alopecia

Alopecia é uma doença que provoca queda de cabelo e diminuição do seu crescimento. Pode estar relacionada com genética ou ser uma condição autoimune e é frequente entre homens e mulheres.

A alopecia androgenética (que tem causa genética) desenvolve-se, geralmente, na adolescência, mas os sinais só se manifestam a partir dos 40 anos. Os cabelos ficam ralos e, com o tempo, o couro cabelo se torna aparente. O tratamento consiste no uso de bloqueadores hormonais e de estimulantes do crescimento dos fios, como o minoxidil. Por ser uma doença genética, não há prevenção.

A alopecia areata é uma doença inflamatória que causa queda dos fios, formando falhas circulares no couro cabeludo. Fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos podem desencadear ou agravar o quadro.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os tratamentos disponíveis envolvem tanto medicamentos tópicos, como minoxidil e corticoides, como injetáveis em áreas delimitadas do couro cabeludo. Não há formas de prevenção.

Dermatite seborreica

Trata-se de uma inflamação na pele que causa descamação e vermelhidão no couro cabeludo, mas também nos cantos do nariz, nas sobrancelhas e nas orelhas. A dermatite seborreica é uma doença crônica, com períodos de melhora e piora dos sintomas.

Pode ter origem genética e, geralmente, é desencadeada por alergias, estresse, frio, álcool, excesso de oleosidade e alguns medicamentos. A dermatite seborreica não é contagiosa.

Os sintomas são oleosidade na pele e no couro cabeludo, queda de cabelo, descamação (escamas brancas) e vermelhidão da pele. O tratamento consiste no uso de pomadas prescritas por dermatologistas e deve envolver os seguintes hábitos:

  • Uso de xampus que tenham ácido salicílico, alcatrão, selênio, enxofre, zinco e antifúngicos na fórmula;
  • Lavar o cabelo com mais frequência;
  • Interromper o uso de spray, gel e pomada para o cabelo;
  • Evitar o uso de chapéu e boné;
  • Retirar completamente os resíduos de xampu e condicionador em cada lavagem;
  • Estresse.

Episódios contínuos de estresse liberam cortisol e outros hormônios na corrente sanguínea, situação que afeta o organismo, refletindo, inclusive, no cabelo e na pele. Esses hormônios sensibilizam os folículos capilares, causando a queda dos fios.

O estresse crônico é uma das causas de eflúvio telógeno, condição caracterizada pelo aumento da queda diária do cabelo. Ela é facilmente percebida no banho (com aquele bolo de cabelo que cai no chuveiro) e quando escovamos os fios.

Sendo assim, em vez de uma queda de cabelo normal de 100 a 120 fios por dia, podemos ter de 200 a 300 caindo diariamente. É interessante saber que a causa está associada a algum evento que aconteceu três meses antes do início da queda.

Além do estresse, estão envolvidos:

  • Pós-parto;
  • Febre;
  • Infecção aguda;
  • Sinusite;
  • Gripe;
  • Pneumonia;
  • Cirurgia bariátrica;
  • Dietas muito restritivas;
  • Doenças metabólicas ou infecciosas.
cabelo crescer mais rápido

Loira de cabelos longos e usando vestido branco e azul listrado, está posando para foto, sorridente. Fundo azul claro. Crédito da foto: Freepik

Como fazer o cabelo crescer rápido? Confira as 10 melhores dicas!

O cabelo precisa de cuidados diários para permanecer saudável e acelerar seu crescimento, garantindo mais brilho e volume. Alguns hábitos adotados no dia a dia contribuem para valorizar os fios e fortalecê-los.

Porém, é preciso compreender em primeiro lugar o ritmo de crescimento do seu cabelo, para entender se ele está realmente caindo de forma anormal.

Veja os cálculos!

Perdemos em média 150 fios por dia naturalmente. Se a queda fugir disso, pode ser sinal de que há algo errado!

Em geral, o cabelo cresce de 1 a 1,5 cm por ano. Em 1 dia, o cabelo cresce 0,3 cm. E a cada semana o cabelo cresce 0,25 cm.

Ou seja, nossos fios não crescem muito, né? Mas nada de desânimo! É possível otimizar o crescimento mantendo o cabelo bem lavado e cuidado, além de outros cuidados como:

  • Evitar a dermatite seborreica no couro cabeludo;
  • Evitar tomar banho muito quente e gerar oleosidade;
  • Não abusar de outras coisas que podem levar ao enfraquecimento dos fios, como tinturas, secador, prancha e escovas modeladoras;
  • Etc.

Tudo isso que acabam causando a quebra do folículo, já que esquentam e desnaturam as proteínas do cabelo!

Então, agora, sim, vamos às 10 dicas de beleza que você precisa sobre como fazer o cabelo crescer rápido (e saudável e lindo, é claro!).

1. Cuide da alimentação

Sabemos que a alimentação tem influência direta na saúde dos nossos cabelos, pois alguns nutrientes contribuem para formar a matriz capilar.

Portanto, além de auxiliar na sua saúde, manter uma dieta saudável e rica em nutrientes é essencial para os cabelos crescerem rápido.

É importante manter uma dieta rica nos seguintes nutrientes:

  • Proteínas;
  • Vitamina C;
  • Vitaminas do complexo B, como biotina;
  • Ferro;
  • Zinco;
  • Silício orgânico.

A ingestão deproteínas, por exemplo, é benéfica para a queratina capilar, que protege e preserva os nutrientes dos fios, impedindo a perda de água da haste capilar. Quando seu cabelo está com os níveis de queratina em ordem, ele fica brilhante e maleável.

O cabelo perde queratina naturalmente com a ação do sol, mas esse processo pode ser acelerado com o uso indiscriminado de secador, chapinha, babyliss, escova progressiva, além dos processos de descoloração e coloração.

Deixe o seu cabelo secar naturalmente sempre que possível, mas se precisar usar algum equipamento que gere calor, aplique um protetor térmico antes para minimizar o impacto.

Um ótimo alimento rico em vitaminas do complexo B é a amêndoa. A oleaginosa contém biotina, que ajuda a evitar a queda dos fios, e vitamina B5, que fortalece os folículos capilares e auxilia na regeneração do couro cabeludo.

Um alimento rico em silício orgânico? A aveia! O cereal atua na redução da quebra e da queda dos fios e contribui para a formação da fibra capilar.

A vitamina C pode ser encontrada em frutas cítricas; o zinco, nas sementes de abóbora; e o ferro, no feijão, nas leguminosas, nas carnes vermelhas e em folhagens escuras.

O seu plano alimentar deve ser elaborado com apoio profissional de um médico ou nutricionista. Dessa forma, você terá cardápios personalizados e que vão auxiliar no crescimento do seu cabelo e preservar a sua saúde de uma forma abrangente.

2. Massageie o couro cabeludo

Durante a lavagem dos seus cabelos, é essencial realizar a massagem no couro cabeludo, de forma cíclica, com a ponta dos dedos (nunca com as unhas) e sem aplicar muita força. Esses movimentos estimulam a circulação sanguínea local e favorecem o crescimento dos seus fios.

3. Hidrate o cabelo

A princípio, a hidratação é uma etapa relativamente simples e que pode ser incorporada à rotina de cuidados com os cabelos em casa.

Portanto, se o seu cabelo encontra-se áspero, com frizz e pontas secas, a solução é uma só: hidrate-o!

O processo de hidratação devolve ao fio a umidade perdida com as agressões do dia a dia (sol, suor, poluição, química, secador e chapinha, por exemplo). Faça essa etapa logo após lavar os cabelos com xampu. Retire o excesso de água e aplique o creme mecha a mecha, enluvando-as. Não aplique o produto na raiz.

Depois, deixe a máscara agindo nos fios, de acordo com o tempo recomendado na embalagem. Para potencializar o tratamento, você pode utilizar uma touca aluminizada. Por fim, retire o produto com água e deixe secar naturalmente, de preferência.

Não existe regra de frequência de hidratação capilar. Se você já segue um cronograma capilar, guie-se por ele.

4. Pare de fumar

Além de causar danos para a saúde, o tabagismo prejudica o crescimento dos fios, pois reduz a oxigenação do sangue nos bulbos capilares. Com isso, o desenvolvimento acontece de maneira mais lenta, portanto, parar de fumar é essencial para quem busca formas de como fazer o cabelo crescer rápido e forte.

Leia mais: Como hidratar seu cabelo em casa sem gastar muito!

Mulher de costas segurando seu cabelo preto liso. Crédito da foto: Freepik

Dicas para o seu cabelo crescer mais rápido e saudável

Cabelo crescer mais rápido – 5. Evite usar boné e chapéu

Outro fator que compromete o crescimento do cabelo é o uso contínuo de bonés ou chapéus, pois eles abafam a raiz e prejudicam o desenvolvimento.

Além disso, o uso desses acessórios favorece o surgimento de fungos no couro cabeludo, favorecendo a dermatite seborreica, e por esse motivo, é importante evitar excessos.

6. Prenda o cabelo

Você sabia que prender o cabelo em forma de tranças ou rabo de cavalo contribui para acelerar o crescimento dos fios?

Pois é! Por mais que não pareça, a pressão natural desses penteados estimula o crescimento dos fios!

No entanto, para evitar que os fios quebrem, é importante evitar excesso de peso ou pressão.

Cabelo crescer mais rápido – 7. Tome vitaminas para o crescimento

É sempre bom contar com uma ajudinha a mais, não é mesmo? Para isso, as vitaminas existem no mercado com uma variedade cada vez maior.

Sim, atualmente já é possível encontrar diversos tipos de vitaminas para o cabelo crescer, para nutrir a raiz e melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo!

Portanto, consulte o seu médico e solicite a indicação de suplementos para potencializar o crescimento dos fios.

Vitaminas do complexo B, como a biotina, e silício orgânico são dois elementos importantes para o cabelo, mas como nem sempre eles estão presentes nos alimentos que ingerimos, precisamos suplementar.

8. Evite a exposição excessiva ao sol

Do mesmo modo, outra dica é evitar a exposição solar quando estiver em locais abertos em dias ensolarados. É importante adotar esses cuidados porque os raios do sol ressecam os fios e os tornam mais quebradiços. Isso aumenta a possibilidade de queda de cabelos e também causa perda do brilho, algo que não queremos, né?

Para isso, você pode utilizar protetores solares especiais para manter os fios e o couro cabeludo protegidos contra os danos nocivos da exposição ao sol. É tudo de bom!

Cabelo crescer mais rápido – 9. Cuide da higiene capilar

Continuando nossas dicas, é muito importante que você cuide da higiene capilar dos seus fios. Ou seja, não passe muitos dias sem lavar o cabelo, combinado?

Isso porque é importante manter o couro cabelo limpo, já que a oleosidade piora a queda e pode até favorecer o surgimento da dermatite seborreica – principalmente em pessoas que já possuem tendência a essa condição.

Para isso, use um xampu adequado ao seu tipo de cabelo. Bata aplicar uma pequena quantidade na palma das mãos e concentrar o produto no couro cabeludo.

Em seguida, massageie o couro cabeludo por alguns minutos e, com a espuma que se formar, desça para o comprimento dos fios, até as pontas.

Enxágue e depois, aplique condicionador ou máscara de tratamento no comprimento, evitando a raiz.

Por fim, retire todo o produto e siga com a rotina de cuidados!

10. Tenha cuidado com o uso de produtos químicos

Por fim, tome cuidado com o uso em excesso de produtos químicos nos fios! Isso porque tinturas e descolorações ressecam e enfraquecem o cabelo, podendo afetar o ritmo de crescimento dos fios.

Portanto, as mulheres que utilizam esses produtos químicos devem redobrar os tratamentos de hidratação e nutrição. Essas são duas etapas do cronograma capilar que vão salvar as suas madeixas, acredite!

Então, se você não abre mão desses procedimentos químicos, tente pelo menos espaçar o tempo entre eles para que o cabelo não seja exposto com muita frequência aos produtos.

Gostou dessas dicas? Então siga elas e lembre-se de utilizar somente produtos de qualidade para fazer o cabelo crescer mais rápido de forma consistente.

Agora, aproveite para ler também outros conteúdos sobre beleza no blog Mil Dicas de Mãe: