Você sabia que algumas medidas simples são capazes de fazer com que você consiga evitar queda de cabelo? Pois é!

Apesar de ser um problema comum em crises de estresse e ansiedade, a queda de cabelo também pode aparecer por outras razões. Uma delas está relacionada com os hábitos da pessoa.

Por isso, investir em dicas que garantem a saúde capilar é de suma importância. E, para isso, convidamos você para ver as nossas 10 sugestões de hoje. Acompanhe!

Leia mais: Como cuidar dos cabelos sem gastar muito? Confira 10 dicas!

Publicidade
como evitar queda de cabelo

Mulher lavando o cabelo. Foto: Freepik

Como evitar queda de cabelo? Veja aqui!

Para evitar queda de cabelo é preciso fazer um autoanálise da sua rotina e dos seus cuidados com os fios. Como tem sido a higienização dos seus cabelos? Você tem se alimentado bem? Você tem cuidado da sua saúde mental?

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Levar em conta esses e outros questionamentos é muito importante neste momento. Por isso, leve em consideração os apontamentos abaixo na hora de se autoavaliar. Esperamos lhe ajudar! Continue lendo.

1- Lave os fios regularmente, dando atenção ao couro cabeludo

Lavar os fios regularmente é um passo fundamental para evitar queda de cabelo. Isso porque, ao longo do dia, o couro cabeludo pode acumular sujidades, como poluição, sebo natural, produtos capilares, poeira, etc.

Esse acúmulo, quando não removido, pode obstruir o couro cabeludo, causando a temida queda. Além disso, pode causar problemas como a caspa, inflamando a pele e a raiz dos cabelos. E tudo isso, no médio e longo prazo, pode prejudicar a saúde dos fios.

Portanto, procure lavar os cabelos ao menos de duas a três vezes por semana, e sempre que sentir o couro cabeludo sujo. Lembre-se também de lavar depois de transpirar muito, como depois de uma atividade física. E ainda, foque em lavar bem o couro cabeludo, usando a ponta dos dedos com movimentos circulares.

Publicidade
como evitar queda de cabelo

Dicas de como evitar queda de cabelo. Foto: Freepik

2- Alimente-se bem para evitar queda de cabelo

A nossa alimentação também impacta diretamente na saúde da nossa pele e de nossos cabelos. Por isso, se você quer evitar a queda, foque em uma alimentação mais natural, baseada no consumo de frutas, verduras, legumes e proteínas. As gorduras boas também são bem-vindas.

Se você não consome uma quantidade razoável de minerais e vitaminas, infelizmente o seu corpo, como um todo, irá sofrer por conta disso. Assim sendo, se você quer deixar a sua raiz capilar forte e saudável, coma alimentos saudáveis e evite os ultra processados.

Veja também: Cabelo: 8 Maus hábitos que estragam seu cabelo

3- Desembarace os fios com cuidado para evitar queda de cabelo

Cuidado com a forma como você desembaraça o seu cabelo. Se os seus fios costumam ficar com muitos nós, então cuide dessa etapa. Procure sempre desembaraçar na hora do banho, enquanto você aplica algum produto condicionante, como por exemplo, o próprio condicionador ou outro tipo de hidratante.

Além disso, não use muita força na hora de desembaraçar o seu cabelo. Procure, dessa maneira, apostar em um penteado que inicie pelas pontas. Vá subindo aos poucos, até chegar a raiz, e sempre apostando em movimentos suaves e leves. Assim você não quebra os fios e não agride a raiz do cabelo.

Publicidade
como evitar queda de cabelo

Mulher com cabelo cacheado. Foto: Freepik

4- Evite agressões constantes nos fios, como calor e química

Se você é adepta à chapinha e ao secador, temos uma notícia: se você realmente quer evitar queda de cabelo, abra mão da constância de uso desses materiais. Foque em deixar os cabelos secando mais naturalmente.

O mesmo vale para o uso constante de química. Esses produtos podem fragilizar os nossos fios de uma maneira geral, e isso inclui a raiz capilar. Sendo assim, dê um tempo nesses procedimentos se perceber uma frequência na queda de cabelo.

Porém, vale aqui um adendo: Não espere os fios começarem a cair para então evitar o uso de calor e de química. Mas sim, foque em fazer isso com antecedência, para deixar as madeixas sempre saudáveis.

Leia também: Cuidados indispensáveis na gestação: pele, unhas e cabelos

5- Evite prender o cabelo por períodos muito longos

Você é adepta aos cabelos sempre amarrados ou trançados? Então tenha cuidado! Prender os fios de uma forma muito intensa pode acabar prejudicando a raiz capilar. E isso, com o passar do tempo, pode causar falhas nos fios, deixando partes do couro cabeludo, sem cabelo.

Além de que o excesso de força usada na hora de amarrar o cabelo pode, ainda, provocar fortes dores de cabeça. Então é melhor evitar todos esses problemas, não acha?

como evitar queda de cabelo

Mulher usando secador de cabelo. Foto: Freepik

6- Manter o cronograma capilar sempre em dia

O cronograma capilar deve ser o seu maior aliado no processo de evitar queda de cabelo. Para isso, foque em construir um cronograma que atenda a todas as suas necessidades capilares. Leve em conta os fatores abaixo:

  • Hidratação: Para manter os fios sempre macios e bem hidratados. A hidratação deve acontecer, ao menos, uma vez por semana. Caso você lave o seu cabelo mais vezes, deverá investir em 2 vezes por semana.
  • Reconstrução: Ao longo dos dias os nossos fios tendem a perder força e massa. Isso faz com que a reconstrução seja necessária e recorrente. Para fios mais quebradiços e fracos, invista em uma reconstrução a cada 10 dias. Para fios que sejam mais fortes e não estejam tão prejudicados, vale uma reconstrução a cada 15 dias ou uma vez por mês.
  • Nutrição: A nutrição é responsável por deixar os cabelos mais alinhados e com menos frizz. Também fortalecem as madeixas, deixando-as mais bonitas. Esse processo do cronograma capilar deve acontecer, ao menos, a cada 10 dias.

7- Pratique exercícios físicos regularmente para evitar queda de cabelo

Os exercícios físicos também são importantes para manter a saúde capilar em dia, sabia? Afinal, não dá para simplesmente esperar que os fios sejam saudáveis se você não cuida da sua saúde de uma maneira geral.

Mas, o que os exercícios físicos têm a ver com os nossos cabelos? É simples:

  • Quando nos exercitamos, a circulação sanguínea é estimulada, o que faz com que o nosso corpo consiga entregar mais nutrientes e vitaminas para a raiz de nossos cabelos.
  • A redução do estresse e da ansiedade, durante e depois dos exercícios, também impede que a queda aconteça. Uma vez que muitas pessoas têm queda de cabelo justamente por conta de questões emocionais.

Mulher penteando cabelo. Foto: Freepik

Leia mais: Cabelos curtos: cortes, penteados e como cuidar dos fios

8- Beba água e mantenha o corpo hidratado para evitar queda de cabelo

A falta de hidratação do corpo pode provocar efeitos intensos em nossa saúde, de maneira geral. E nossos cabelos não ficam de fora disso! A desidratação pode ser responsável por:

  • Um maior aumento de toxinas no organismo, fazendo com que diversas funções do corpo sofram impactos por conta disso.
  • A falta de água no corpo também deixa os nossos cabelos mais enfraquecidos, desidratados e quebradiços, sendo que isso tudo, em conjunto, pode provocar a temida queda.

9- Use shampoos que sejam de qualidade para evitar queda de cabelo

Os produtos usados para cuidar dos cabelos também precisam ser de qualidade. Nada de querer usar produtos que estejam vencidos ou que não sejam adequados ao seu tipo de fio, hein?

Caso contrário, você poderá acabar agredindo mais do que ajudando os fios a se manterem saudáveis. E isso, no médio e longo prazo, pode desencadear a queda e outros problemas capilares. Fique atenta!

Mulher com a mão no rosto e olhos fechados. Foto: Freepik

10- Não prenda os fios enquanto estiverem molhados

Prender os fios molhados também é um problema. Se quiser fazer um rabo de cavalo, coque ou trança, faça isso apenas quando o cabelo estiver seco, ou ao menos a raiz. Mas esteja ciente de que prender os fios molhados (mesmo quando se trata apenas do comprimento) pode aumentar a chance de quebra. Isso porque a umidade tende a deixar as madeixas mais sensíveis e frágeis.

Mulher se admirando no espelho. Foto: Freepik

Agora que você sabe como evitar queda de cabelo, comece a criar uma rotina mais equilibrada para os seus fios. Esperamos ter lhe ajudado com essas dicas. Até mais!

Fique agora com estas dicas: