Confira no artigo de hoje dicas de como hidratar seu cabelo de forma simples e prática no conforto de casa. Afinal, quem não adora ter os cabelos macios e sedosos?

Mas será que é possível hidratar sem gastar grandes fortunas em salões de beleza? Sim, é perfeitamente possível e nós vamos te mostrar como.

Veja a seguir e siga nossas dicas!

hidratar seu cabelo

Mulher de cabelos pretos e cacheados fazendo pose para foto. Crédito da foto: Freepik

Publicidade

Como hidratar seu cabelo em casa de forma simples e prática!

Algumas formas para hidratar o cabelo ressecado são usar um creme de hidratação, um sérum após lavar o cabelo ou até mesmo lavar o cabelo com água fria.

Isso tudo ajuda a reter água dentro do fio, evitam que as cutículas do cabelo fiquem abertas e fornecem nutrientes para manter o cabelo saudável e hidratado.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A hidratação é importante para todos os tipos de cabelo, principalmente nos fios que possuem química, como tinturas ou alisamentos, por exemplo.

Ou que estão expostos constantemente à poluição, água com cloro ou radiação solar, pois podem deixar os fios mais ressecados e quebradiços ao longo do tempo.

Desta forma, hidratar o cabelo ajuda a proteger os fios da ação do sol, do frio e do vento, conferindo saúde, brilho e maciez aos fios durante todo o ano.

Além da hidratação, também é muito importante secar delicadamente os fios com uma toalha e usar protetor térmico sempre antes de usar o secador ou a chapinha, por exemplo.

Publicidade

Algumas formas de hidratar o cabelo ressecado são:

1. Aplicar um creme para hidratação

Primeiramente, aplique um creme para hidratação dos cabelos! A aplicação é muito importante, pois ajuda a repor a água que os fios perdem ao longo do tempo e reduz o ressecamento e o efeito frizz.

Use esses cremes de 2 a 3 vezes por semana, de acordo com o estilo de vida da pessoa, ou seja, se fica muito exposta a variações de temperatura, se pratica atividade física ou se tem o costume de prender muito o cabelo, por exemplo.

Antes de aplicar a máscara de hidratação, deve-se lavar o cabelo com shampoo para abrir as cutículas do fio para melhorar a ação da máscara, retirar o excesso de água usando uma toalha e desembaraçar o cabelo suavemente com uma escova ou pente.

Aplique a máscara mecha por mecha e de cima para baixo, evitando passar muito perto da raiz, e deixar atuar por 5 a 10 minutos de acordo com o produto utilizado.

Em seguida, deve-se enxaguar bem a cabeça e usar o condicionador para selar os fios, garantindo a hidratação e a maciez do cabelo.

Publicidade

Para potencializar o efeito da máscara, pode-se optar por enrolar uma toalha na cabeça ou usar uma touca térmica.

O creme de hidratação pode ser comprado ou preparado em casa com ingredientes naturais como óleo de coco, mel ou abacate, por exemplo.

 hidratar seu cabelo

Mulher aplicando sérum no cabelo castanho. Crédito da foto: Freepik

2. Usar um sérum

O sérum para cabelo é um produto líquido que pode ser aplicado nos fios e que tem como objetivo selar o fio, mantendo a umidade e hidratação, e evitando a quebra do fio de cabelo devido ao ressecamento.

Além disso, o sérum protege o cabelo dos efeitos do calor, dos raios solares, da sujeira e poluição, que podem deixar o cabelo ressecado.

Isso porque o sérum corresponde a um concentrado de óleos e vitaminas capazes de hidratar os fios, deixando o cabelo mais macio e brilhoso.

Existem diversos tipos de sérum para todos os tipos de cabelo e para todos os hábitos, podendo ser utilizado em cabelos secos ou molhados, antes ou depois de fazer a chapinha, por exemplo.

Além disso, alguns tipos de sérum podem potencializar o efeito das máscaras hidratantes para o cabelo, podendo ser aplicados após a realização da hidratação.

Hidratar seu cabelo em casa – 3. Massagear com óleos

Massagear os cabelos com óleos, como o óleo de coco, óleo de amêndoas, óleo de argan ou óleo de jojoba, traz vários benefícios, como:

  • Ajuda a aumentar a hidratação dos fios ressecados;
  • Fornece nutrientes para manter o cabelo saudável;
  • Aumenta a circulação sanguínea no couro cabeludo;
  • Fortalece a raiz e até promover o crescimento do cabelo.

Além disso, a massagem com óleos, feita regularmente, ajuda a reverter os efeitos prejudiciais de tratamentos químicos, como tinturas ou alisamentos, por exemplo, poluição ou água com cloro, que podem causar danos nos cabelos, deixando-o mais seco, desidratado e áspero.

Para fazer a massagem com óleos, deve-se aplicar o óleo mecha por mecha, da raiz do cabelo até a ponta dos fios, massageando para que o óleo penetre mais facilmente no cabelo.

Experimente massagear também o couro cabeludo, fazendo movimentos circulares por cerca de 15 minutos.

Depois, deixe o óleo no cabelo por algumas horas, e em seguida, lave o cabelo com shampoo suave e usar um condicionador para cabelos secos.

 hidratar seu cabelo

Mulher passando condicionador nos fios molhados, após banho. Crédito da foto: Freepik

4. Lavar o cabelo com água fria ou morna

Lavar o cabelo com água fria ajuda a reter a oleosidade natural do cabelo, a fechar os poros e a selar as cutículas dos fios, deixando o cabelo mais macio, suave e hidratado.

Além disso, com os poros dos fios fechados, o cabelo fica menos exposto aos efeitos prejudiciais da poluição e suor, por exemplo, que podem ressecar o cabelo.

No entanto, lavar o cabelo com água fria pode ser desconfortável para algumas pessoas, e nesses casos, deve-se dar preferência por lavar o cabelo com água morna, mas nunca quente, pois a água quente desidrata os fios e pode piorar o ressecamento do cabelo.

Além disso, é recomendado lavar com água morna especialmente antes de aplicar cremes hidratantes, pois promove a abertura das cutículas dos fios, facilitando a penetração dos nutrientes da máscara e uma melhor hidratação do cabelo.

Leia mais:

Como evitar queda de cabelo? 10 dicas essenciais!

5. Usar um leave-in com proteção solar

Usar um leave-in ou creme sem enxágue com proteção solar, é uma boa forma de manter a hidratação do cabelo, pois age como uma barreira evitando os danos causados pela radiação ultravioleta do sol, que podem provocar abertura das cutículas dos fios e a perda de nutrientes e umidade deixando o cabelo ressecado.

O leave-in com protetor solar deve ser aplicado após lavar o cabelo, sendo recomendado reaplicar sempre que a pessoa molhar o cabelo, após usar a piscina ou entrar no mar, por exemplo, para garantir a proteção contra os raios solares e evitar o ressecamento dos fios.

Hidratar seu cabelo em casa – 6. Aplicar um protetor térmico

Por fim, a aplicação de um protetor térmico ajuda a hidratar o cabelo, formando uma camada no fio que permite reter a água dentro do fio, mantendo a umidade do cabelo.

Isso reduz o risco de formação de frizz e os efeitos prejudiciais da chapinha, secador de cabelo ou babyliss, por exemplo, que podem deixar os fios ressecados, quebradiços e sem brilho.

Os protetores térmicos podem ser encontrados na forma de spray, serum ou cremes, e podem ser aplicados nos cabelos molhados, mas sem excesso de água, espalhando por todo comprimento do fio até as pontas, de forma suave.

Em seguida, deixe os cabelos secarem naturalmente ou secar com o secador antes de usar a chapinha ou babyliss.

Mulher penteando o cabelo em frente ao espelho. Crédito da foto: Freepik

Qual o modo correto de pentear?

Hidratar seu cabelo em casa – Comece penteando de baixo para cima

Se você tem o hábito de pentear o cabelo da raiz em direção às pontas, precisa começar a fazer o contrário.

Para evitar tracionar os fios, é aconselhável desembaraçar as pontas e o comprimento para, depois, pentear em direção à raiz.

Não puxe o cabelo, faça tudo com delicadeza, assim você evita que os fios se quebrem.

Esperamos que essas dicas te ajudem a hidratar seu cabelo em casa sem gastar muito! Aproveite para ler também esse outro artigo:

Cabelo: 8 Maus hábitos que estragam seu cabelo