Lidar com bebê irritado pode ser um grande desafio para muitos papais e mamães, especialmente quando eles são ainda muito pequenos. Afinal, por qual motivo a criança está irritada? O que podemos fazer para ajudá-la a se sentir melhor?

Esses e outros questionamentos surgem com bastante frequência. Por isso, preparamos este conteúdo com uma série de considerações que podem te ajudar nesse momento. Avalie se as nossas dicas fazem sentido e boa sorte!

Veja mais: Por que o bebê chora – e o que fazer para acalmá-lo

bebê irritado

Bebê chorando. Foto: Canva.

Publicidade

Bebê irritado: Entendendo as causas da irritação para solucioná-las

O bebê irritado tem tirado o sono da família? Sem dúvidas, quando os pequenos apresentam crises de irritação, chorando bastante, muitos pais ficam confusos sobre a melhor forma de agir nesse caso.

Porém, o ponto de partida, nesse momento, deve ser a análise do que pode estar incomodando o bebê. Afinal, como podemos acalmá-lo sem entender o motivo pelo qual ele se sente desconfortável?

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Por isso, listamos a seguir o que pode deixar o bebê irritado, para que você verifique se uma destas situações têm relação com o momento do seu pequeno. Veja só:

1. Assadura e fralda suja

A fralda suja, em contato com a pele sensível do bebê, pode causar uma sensação intensa de incômodo. Além do mais, dependendo do tempo de uso, a criança pode acabar ficando com assadura, o que causa dor e desconforto.

Nesses casos, trocar a fralda e cuidar da pele do bebê de acordo com as recomendações do pediatra é de suma importância para reduzir essa sensação ruim.

Veja também: Como tratar a assadura no bebê?

Publicidade
bebê irritado

Mãe tentando acalmar o bebê que está chorando. Foto: Canva.

2. Estímulos excessivos podem deixar o bebê irritado

Os estímulos excessivos podem estressar qualquer pessoa, e, no caso dos pequenos, o choro do bebê irritado também pode estar associado a esse tipo de situação.

Se a criança está o tempo todo ouvindo música alta, se há muitos brinquedos por perto ou muitas pessoas conversando e falando alto, ela pode se sentir incomodada com tudo isso.

Lembre-se, faz pouco tempo que a criança começou a lidar com esse tipo de situação. Ela ainda está aprendendo a lidar com todos os estímulos sensoriais do ambiente.

Portanto, verifique se não há uma grande exposição do bebê aos estímulos do ambiente.

3. Dor e desconforto

A dor e a sensação de desconforto também pode causar esse tipo de problema. O bebê pode começar a chorar, sentir-se muito irritado e desconfortável, enfim.

Publicidade

Portanto, se a criança começar a chorar e parecer “estressada”, veja se não é uma dor no dente, se não é algum machucadinho, ou até mesmo se não é cólica. Tudo isso pode impactar o bem-estar do bebê e fazê-lo ficar muito irritadinho.

Dependendo da causa da dor, é possível reduzir o desconforto de algumas maneiras, veja:

bebê irritado

Bebê chorando e irritado. Foto: Canva.

 

4. Fome pode deixar o bebê irritado

A fome também é uma das principais causas da irritação nos pequenos. Se o bebê irritado está chorando e você não encontrou uma causa para isso, comece a pensar sobre a última refeição dele.

Será que ele comeu há muito tempo? Precisa comer de novo? Faça o teste e verifique. Pode ser que, no fim das contas, ele apenas quer um “papa”.

5. Cansaço pode deixar o bebê irritado

O cansaço excessivo também é outro motivo que pode deixar o bebê irritado. Pode parecer que não, mas o pequeno tende a se cansar bastante, afinal, está em pleno desenvolvimento e conhecendo tudo à sua volta.

Se ele não dormir bem e não tiver uma rotina de descanso estabelecida, poderá começar a ter irritação devido à sensação de exaustão.

Até porque, se pararmos para pensar, nós mesmos, adultos, também podemos nos sentir irritados quando estamos cansados. Agora, imagine uma criança que sequer entende o que está sentindo?

Veja mais: Chupeta para bebê: 15 perguntas e respostas sobre o assunto 

bebê irritado

Bebê chorando no colo de sua mãe. Foto: Canva.

6. Temperatura ambiente

A temperatura também pode fazer o bebê se sentir muito irritado eventualmente. Se o ambiente estiver muito quente, a sensação de desconforto pode provocar a irritação. Além disso, se ele estiver sentindo frio, também poderá ficar irritado.

Para saber a temperatura do bebê está ideal, faça o teste da mão na barriga. Toque a barriga dele: se estiver quentinha, mas sem suor, ele está aquecido. Se estiver suando, está muito quente. Se estiver gelada, ele está com frio.

Não se baseie apenas nas mãos, pois, em alguns casos, a mão fria não tem a ver com estar com frio, e colocar mais roupa pode causar desconforto.

7. Roupinhas desconfortáveis

As roupas desconfortáveis são capazes de irritar qualquer pessoa, e com os bebês não é diferente. Se uma roupa aperta, marca demais, fica “esfregando” em alguma região da pele, causa coceira ou pinica, é claro que o bebê vai ficar irritado.

Portanto, se você ainda não descobriu o motivo pelo qual seu pequeno parece irritado, verifique se ele não está com algum desconforto relacionado à roupa que está usando. Faça um checkup nesse sentido.

Veja mais: Como organizar o guarda-roupa do bebê? Dicas interessantes!

bebê irritado

Bebê demonstrando estar incomodado. Foto: Canva.

8. Mudanças na rotina

Por fim, o bebê irritado também pode ser reflexo das mudanças de rotina que vêm acontecendo na casa. Se você mudou alguma coisa muito significativa, como horas de sono e alimentação, algo no ambiente, enfim, pode ser que esse seja o motivo da irritação.

Afinal, tudo é muito novo para os pequenos, e se até mesmo o que lhe é familiar muda, como ele poderá ficar sempre tranquilinho? Pense nisso!

Em caso de dúvidas sobre o bebê irritado, não se esqueça de procurar o pediatra. Pois, assim, o profissional poderá avaliar as causas e até mesmo investigar se a irritação está relacionada a algum problema de saúde. Cuide do seu pequeno!

Veja mais: Rotina de sono para crianças: Veja algumas dicas!