Montar uma rotina de sono para crianças pode ser um grande desafio, e isso é indiscutível. Afinal, como podemos ajudar os pequenos na hora de construir uma rotina verdadeiramente saudável e equilibrada? Quais rituais podem contribuir para esse tipo de resultado?

Neste texto, elencamos algumas dicas e sugestões para que você reflita e inclua, na sua rotina, o que fizer sentido. Acompanhe e saiba mais!

Depois veja este conteúdo: Autocuidado para crianças: como ensinar ao seu filho?

rotina de sono para crianças

crianças com sono no quarto. Foto: Canva.

Publicidade

Dicas para criar uma rotina de sono para crianças

A rotina de sono para crianças é extremamente importante para o desenvolvimento saudável. Isso porque o sono auxilia na maturação cerebral, ao mesmo tempo em que fornece o descanso adequado para a regulação de hormônios, crescimento adequado e assim por diante.

Quando a criança não consegue dormir bem, sua saúde física e mental podem ficar comprometidas. Por isso, vamos juntos explorar algumas ações que podem ajudar na hora de construir uma rotina de descanso revigorante para os pequenos:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1. Estabeleça horários para dormir e acordar

Antes de qualquer coisa, devemos ter a ciência de que assim como ocorre com nós,O adultos, os pequenos também precisam de um horário relativamente organizado para dormir e acordar. Desse modo, o cérebro consegue organizar melhor o momento em que sentirá sono e o momento em que estará mais atento e acordado.

Porém, é importante que esse horário seja estabelecido de acordo com a faixa etária da criança. Lembrando, inclusive, que quanto menor a criança, maior pode ser a necessidade de horas de sono.

Sendo assim, o ideal é conversar com o pediatra do seu filho para encontrar uma quantidade de horas específicas para ele, bem como observar os comportamentos da criança, no que diz respeito ao cansaço e disposição ao longo do dia.

Veja mais: O sono do bebê: como fazer o bebê dormir à noite toda?

Publicidade

2. Prepare o quarto para o sono

Outro cuidado muito importante que devemos levar em conta na hora de auxiliar na criação de uma rotina de sono para crianças é o que diz respeito à preparação do quarto.

Esse espaço precisa ser pensado para o descanso e o conforto da criança. Portanto, mantenha o ambiente sempre limpo, arrumado, sem muitos estímulos visuais. Isto é, embora você possa decorar o quarto da criança com brinquedos, cuidado para não deixar tudo isso muito acessível o tempo todo, e em excesso, pois isso poderia atrapalhar na hora de a criança se concentrar em dormir.

Além disso, evite colocar eletrônicos e aparelhos digitais no quarto do seu filho, pois isso também pode servir de fonte de distração que atrapalha o sono.

rotina de sono para crianças

Meninas dormindo na cama. Foto: Canva.

3. Rotina de sono para crianças: Cuidado com o uso de luzes e eletrônicos

Reforçando o que acabamos de mencionar, o quarto da criança precisa estar bem preparado para o descanso. Portanto, os eletrônicos precisam ser evitados nesse tipo de espaço. Além disso, as luzes também precisam ser avaliadas de pertinho: será que o quarto não tem uma iluminação forte demais?

Inclusive, é possível instalar luzes de modo que o espaço fique mais aconchegante e “apagadinho” à noite. Dessa maneira, a criança vai se preparando para o descanso à medida que o hormônio do sono é produzido quando ela está em ambientes menos iluminados.

Publicidade

Portanto, prepare uma iluminação especial para o momento da leitura antes de dormir e ajude o pequeno a relaxar nesse sentido.

Veja também: Como decorar quarto de bebê? Dicas práticas de decoração

4. Pratique a higiene do sono

A higiene do sono também pode ser uma grande aliada na hora de construir uma rotina de sono para crianças. Com ela, nós podemos ajudar os pequenos na hora de relaxar e induzir o sono com mais facilidade.

Por exemplo, dar um banho morninho na criança, ler uma historinha, conversar mais baixinho em um ambiente com iluminação mais baixa e desligar a televisão ao menos uma hora antes de dormir, são medidas bem interessantes.

O importante, aqui, é reduzir a agitação do dia a dia e fazer com que a criança se sinta mais relaxada e calminha, sendo esse o cenário ideal para induzir o sono.

Inclusive, temos um artigo completo sobre boas práticas de higiene do sono com crianças, não deixe de conferir!

5. Rotina de sono para crianças: Cuidado com a alimentação à noite

Um ponto que devemos avaliar com muita atenção é o que diz respeito à alimentação das crianças à noite. Se o pequeno consumir algum tipo de alimento que seja muito pesado, gorduroso ou rico em açúcar, poderá ter impactos negativos no sono.

Primeiro porque poderá ter má digestão, dor de barriga, etc. Segundo porque poderá ficar muito mais desperto e ativo ao consumir alimentos com açúcar, por exemplo, uma vez que esse tipo de comida é fonte de energia para o corpo (mesmo que mais momentânea) e pode “espantar” o sono.

Meninas deitadas na cama. Foto: Canva.

Veja mais: Alimentação para fortalecer a imunidade infantil ajuda?

6. Construa uma rotina saudável, com exercícios

A rotina, durante o dia, também pode fazer toda a diferença na hora de ajudar a criança a dormir melhor e de forma mais equilibrada. Isso porque, caso ela seja sedentária e nunca gaste energia ao longo do dia, como ela poderá sentir sono à noite e descansar da forma que deveria? Pois é!

Por isso, é muito importante que sejam incluídos hábitos saudáveis no dia a dia da criança. É o caso dos exercícios físicos, da boa alimentação, redução do estresse, etc.

A criança precisa estar bem e saudável para conseguir dormir adequadamente. Pense nisso!

7. Rotina de sono para crianças: Cuidado com o excesso de líquido antes de dormir

Outro ponto que deve ser levado em consideração, todos os dias, é o que diz respeito à quantidade de líquido oferecida à criança durante à noite e antes dormir.

Se você oferecer muito suco, chá ou qualquer outro tipo de líquido para o pequeno, antes de dormir, poderá estimular a produção de urina, fazendo com que a criança fique acordando muitas vezes para ir ao banheiro.

Ou ainda: pode acabar levando ao desenvolvimento do problema de xixi na cama que, sem dúvidas, é algo desafiador de se lidar, concorda?

Por isso, fique de olho na quantidade de bebidas que a criança tem consumido antes de dormir e lembre-se de levá-la para fazer xixi antes de deitar.

Veja mais: Xixi na cama: o que aprendi com mais de 1 ano de experiência!

Menina deitada dormindo na cama. Foto: Canva.

8. Seja consistente mesmo em viagens

Você costuma ser relativamente consistente em viagens e nas férias das crianças? Pense um pouco sobre isso.

É claro que em momentos de lazer e de descontração nós podemos deixar as crianças sairem um pouquinho da rotina, porém, sem exagerar e sem desregular todo o sono dos pequenos!

Lembre-se de que as crianças precisam de consistência quando o assunto é rotina. Portanto, evite permitir que elas baguncem completamente o sono durante momentos diversos, como em uma viagem.

Pratique uma rotina, incluindo a higiene do sono, em qualquer época do ano e em qualquer situação – se houver possibilidades, claro -, pois isso pode ajudar a criança na hora de ter um soninho muito mais organizado e saudável.

9. Rotina de sono para crianças: Tenha paciência e não tente “forçar” o sono

Por fim, uma dica muito importante que deve ser considerada na hora de estabelecer a rotina de sono para crianças: tenha paciência e cuidado com a forçação de barra!

Se a criança não está com sono no momento que deveria, tente ler uma historinha, proporcionar uma atividade relaxante, dentre outras medidas nesse sentido. Mas jamais brigue com a criança porque ela não está dormindo.

Afinal, tentar forçar a situação e ainda puni-la por não ter sono apenas fará com que a criança associe o momento de ir para cama com algo ruim.

É importante fazer com que ela entenda por que dormimos e que seja capaz de fazer desse momento algo relaxante, e não algo pesado e obrigatório que deve ser cumprido de forma punitiva.

Menina dormindo na sua cama. Foto: Canva.

Aos poucos, a criança vai criando uma rotina. Mas caso ela não crie, lembre-se de conversar com o pediatra sobre o assunto, combinado?

Veja mais: Como escolher o pediatra do seu filho? Veja um passo a passo!