Quer saber como fazer o seu bebê dormir durante toda a noite, sem acordar diversas vezes? Se você tem dúvidas com relação ao sono do bebê, está no lugar certo!

No artigo de hoje, iremos passar alguns truques incríveis para ajudar você nessa importante missão, já que o sono do bebê é fundamental para o seu desenvolvimento.

Confira abaixo!

sono do bebê

Bebê dormindo com sua mãe ao lado olhando. Crédito da foto: Freepik

Publicidade

O sono do bebê é fundamental para crescer saudável

Fato é que, durante os primeiros meses de vida, os bebês dormem muito. Aliás, eles quase não fazem outra coisa a não ser dormir!

O sono além de permitir que o bebê cresça e se desenvolva saudável, ainda faz com que ele se recupere dos momentos em que esteve acordado.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

É importante ressaltar que, quando um bebê dorme, a hipófise (uma glândula na base do cérebro) segrega o hormônio do crescimento. Portanto, esse momento do soninho é sagrado!

O sono do bebê, um pouco parecido com o dos adultos, se organiza em duas fases que se alternam entre si. A primeira fase é o sono NREM (Non Rapid Eye Movement). Durante esse período de sono tranquilo, que dura  cerca de 20 minutos, o bebê dorme tranquilamente: os olhos praticamente não se mexem, e é a fase em que a produção do hormônio do crescimento atinge o seu ponto alto.

Logo após, entra a segunda fase de sono REM (Rapid Eye Movement). Durante essa fase, os bebês estão um pouco mais agitados e o sono é mais leve, pois ele desperta com mais frequência. É uma fase essencial à maturação do cérebro do bebê.

Aliás, a maturação do cérebro é muito importante, para que os bebês consigam desenvolver ciclos cada vez mais complexos e conseguirem dormir como os adultos no futuro. E poderem adquirir um ritmo de dia-noite ao qual os adultos estão tão acostumados.

Publicidade

Entre essas fases claramente distintas, existem outras intermédias do sono que são menos diferenciadas. No caso do bebê, o sono começa quase sempre por um período de sono agitado.

Mãe sorrindo para seu bebê, que está dormindo. Crédito da foto: Freepik

Quantas horas por dia um bebê dorme em média?

Um recém-nascido dorme, em média, cerca de 16 horas diárias (entre 14 e 20 horas por dia). A quantidade de horas de sono irá se reduzir gradualmente ao longo dos primeiros anos de vida:  cerca de 15 horas por volta dos seis meses, para 13 horas aos quatro anos de idade.

O sono durante o dia também vai reduzindo, de 3 a 4 horas de sonecas durante o dia aos seis meses, para 2 horas aos 12 meses e para cerca de 1 hora aos 18 meses.

Dormir a noite toda é uma preocupação frequente dos pais. Mas lembre-se que cada bebê é diferente! Alguns começam a dormir a noite inteira desde as primeiras semanas, mas a maior parte precisa de vários meses para conseguir abandonar o relógio biológico, regulado em períodos de 3 a 4 horas, para adquirir o ritmo das 24 horas.

Pouco a pouco, o bebê vai começando a se sincronizar com os ritmos externos: os ciclos noite-dia, a regularidade das refeições, e os momentos de brincar e de interagir com a família.

Publicidade

Tudo isso vai ajudá-lo a se adaptar e, aos poucos, a deixar de despertar e acordar no meio da noite. Mas, pensando em facilitar essa transição, nós trouxemos algumas dicas eficazes para ajudar nessa missão!

 sono do bebê

Mãe deitada na cama junto com seu filho, bebê que está dormindo. Crédito da foto: Freepik

Sono do bebê: como fazer o bebê dormir à noite toda?

Além dos pontos já mencionados acima, é preciso levar em consideração que, para o bebê, todos os ruídos, cheiros e sensações são novidades, muito diferentes do que estava habituado a viver na barriga silenciosa da mamãe.

Alguns bebês levam mais tempo do que outros para se habituarem a todas as novidades, então é perfeitamente normal. Mas como a mamãe pode ajudar o bebê?

Confira as dicas abaixo:

1) Ofereça referências ao bebê e crie uma rotina:

A primeira dica é oferecer referências e orientação ao bebê, pois os bebês adoram rotinas diárias!

Portanto, crie uma rotina diária para ser seguida no período da noite e antes de deitar, de forma que o seu bebê perceba que está na hora de dormir.

Por exemplo, à noite, mudar a fralda, vestir o pijama, cantar uma música de ninar e fazer carinhos no bebê podem fazer parte dessa rotina. Quando o seu pequeno for um pouco mais crescido, também poderá ler uma história para ele antes de dormir.

Sendo assim, faça que a rotina da soneca seja diferente da rotina da noite, de modo a não confundir o bebê. Por exemplo, à tarde, uma história infantil ou uma música de ninar, um beijinho e cama.

2) Ajude o bebê a entender os horários e diferenciar o dia da noite:

Dentro da barriga da mãe, o bebê não podia distinguir entre o dia e a noite. Durante as primeiras semanas de vida, também não é capaz de fazer essa diferenciação.

A boa notícia é que os pais podem ajudá-lo a se adaptar com essas dicas! Então, ajude o bebê a ter horários determinados.

Lembre-se de que, depois das primeiras semanas, o bebê mama no seu próprio ritmo, ou seja, quando quer. Depois comece a fazer as refeições em horas fixas.

Bebê dormindo com ursinho de pelúcia. Crédito da foto: Freepik

3) Crie um ambiente aconchegante para o bebê dormir melhor:

Crie um ambiente acolhedor para que o bebê durma melhor. Então, quando for noite, assegure-se que a casa está tranquila e silenciosa.

Da mesma forma, certifique-se que as persianas ou cortinas estão completamente fechadas para que o bebê esteja num ambiente escuro – ao contrário das sonecas durante o dia, onde você pode deixar um pouco de luz.

Não hesite em cuidar de seus afazeres enquanto o bebê dorme, um pouco de barulho não vai perturbá-lo, porém não muito alto, combinado?

4) Cuidado com a temperatura:

Garanta também que o quarto do bebê não esteja demasiado frio nem demasiado quente. A temperatura ideal é entre 18°C e 20°C.

O mesmo vale para as roupinhas, nada com que ele sinta muito calor nem muito frio. Lembre-se que o bebês são sensíveis a variações de temperaturas, principalmente nos primeiros meses de vida, portanto esse tópico precisa de atenção especial.

Além disso, os bebês possuem o sistema de equilíbrio de temperatura corpórea imaturo, o que significa que eles não conseguem resfriar o corpo quando estão aquecidos demais ou, o contrário, se esquentarem quando estão com pouca roupa.

Vestindo o bebê de maneira adequada, os pais conseguem evitar tanto o risco de hipertermia (quando a temperatura corporal do bebê sobe muito) e também de hipotermia (quando a temperatura baixa demais).

Outra dica importante é sentir a temperatura do bebê pelo pescoço, e não pelas mãos, como é comum acontecer, pois as extremidades do corpo costumam sempre ser mais geladas.

Mãe beija bebê dormindo de chupeta. Crédito da foto: Freepik

5) Considere ter um quarto separado para o bebê:

O bebê ainda dorme no seu quarto? No princípio isso tranquiliza o bebê e os papais. Estão perto e não precisam levantar para ver se ele está bem, nem de ir buscá-lo no quarto para dar de mamar.

Contudo, é aconselhável não prolongar esse hábito além dos primeiros meses. Desde cedo, os bebês devem ser capazes de dormir sozinhos e no quarto deles.

Isso é essencial para a qualidade do sono do bebê, bem como é importante para a vida do casal!

6) Tenha um objeto de conforto para o bebê:

O seu bebê não é capaz de adormecer sem o brinquedo favorito, ou sem chupar o dedo? Isso é normal, portanto não tire essas pequenas coisas do bebê, pois elas o acalmam e o ajudam a adormecer.

Aliás, ele mesmo decidirá o momento que vai deixar de precisar delas. No momento, são uma preciosa ajuda para assegurar um sono tranquilo!

7) Fique por perto caso ele chore:

O bebê chora enquanto está para adormecer? Deixe-o sozinho por alguns minutos: os bebês precisam muitas vezes derramar algumas lágrimas para conseguir adormecer e isso é normal.

Contudo, se não se acalmar, vá ver como ele está: o mais provável é que o bebê necessite que o tranquilizem. Por isso, certifique-se de que está tudo bem e faça o bebê entender que você está por perto para acudi-lo quando precisar.

E, claro, dê muito amor e carinho.

sono do bebê

Mãe dormindo com seu bebê na cama. Crédito da foto: Freepik

8) Escolha um bom berço para o sono do bebê:

Escolha um berço que cumpra com as normas de segurança e um colchão firme, com as dimensões adequadas, de modo a prevenir que o bebê fique entalado entre o colchão e o berço ou entre as barras deste último.

No berço, evite ter acessórios desnecessários, como almofadas, lençóis, cobertores etc. Portanto, um body pijama ou um saco de dormir é suficiente para evitar que o bebê tenha frio.

O mesmo se aplica a brinquedos: a pelúcia favorita não faz mal, mas a coleção toda de brinquedos é desnecessária!

9) Atente-se a posição do bebê:

Por fim, os bebês dormem melhor quando estão deitados sobre as costas, de barriga para cima. A carinha fica livre e eles conseguem respirar mais facilmente.

Por esse motivo, os pediatras recomendam que ele durma nessa posição, de barriga para cima, e que o quarto não esteja muito quente.

Portanto, procure ventilar o quarto regularmente e mantenha-o livre de fumaça!

Sono do bebê: eles sonham?

Ao contrário do que possa pensar, os movimentos e caretas que o seu bebê faz enquanto dorme não significam que esteja sonhando.

De acordo com alguns pediatras, não se pode falar verdadeiramente de sonhos até por volta dos três anos de idade, quando a criança já tem idade suficiente para contar os seus sonhos.

sono do bebê

Bebê dormindo com o pai ao lado. Crédito da foto: Freepik

Vejas outras dicas para ajudar no sono do bebê

Sabemos que uma boa noite de sono é essencial para a saúde de seu filho em longo prazo. E, conforme ele for crescendo, é importante manter a rotina do sono.

Portanto, nunca é cedo demais para estabelecer uma rotina de sono para seu filho. Nas primeiras semanas, a hora de ir para a cama pode ser diferente toda noite.

Porém, quando ele tiver cerca de 2 meses de idade, a criança pode começar a demonstrar um horário de preferência para dormir.

Crie uma rotina do sono:

Uma rotina noturna regular o ajudará a se acostumar mais rapidamente e, de acordo com estudos científicos, poderá reduzir o número de vezes que ele acorda durante a noite conforme for crescendo.

Considerando-se que a criança é mais ativa durante o dia, ela precisa de tempo para relaxar e dormir. Gradativamente, mude as atividades estimulantes para uma rotina calma e relaxante que culmine no sono.

Existem ainda outras técnicas bem relaxantes para ajudar o bebê a entender que está chegando a hora de dormir. Veja abaixo!

Técnicas relaxantes para o sono do bebê:

A ordem não importa, desde que você obedeça a um padrão similar todo dia, para que ele saiba o que esperar. Além disso, bebês adoram rotina!

  • Dê um banho morninho: o banho noturno é um sinal útil para seu filho de que a hora de dormir está chegando.
  • Limpe os “dentes”: gentilmente, massageie as gengivas do seu filho com uma toalha limpa e úmida, desde o nascimento até o aparecimento do primeiro dente. Depois que este aparecer, limpe-o duas vezes por dia com uma escova de dentes pequena e macia e pouca quantidade (cerca do tamanho de um grão de arroz) de creme dental com flúor.
  • Ofereça uma massagem: essa é a melhor maneira de relaxar e se conectar com seu filho, desde que ele não sinta muita cócega.
  • Coloque o pijama: mesmo durante as primeiras semanas, quando os dias e as noites se misturam, simplesmente colocar um pijaminha nele no final do dia mostrarão que é hora de dormir por um período maior.
  • Cante uma canção de ninar: repita a mesma canção relaxante toda noite, de maneira a acalmá-lo, e não excitá-lo demasiadamente.  As canções de ninar estimulam sentimentos e ajudam a acalmar o seu bebê.
  • Use um móbile: outra alternativa é usar um móbile no berço.
sono do bebê

Bebê dormindo com ursinho de pelúcia. Crédito da foto: Freepik

Truques para ajudar o bebê a dormir a noite toda

  • Conte uma história: estabeleça um vínculo com os livros. Seu filho vai adorar ouvir sua voz e relaxar junto com você.
  • Beije seu filho e faça carinho nele: demonstre muito amor a seu filho, com muitos beijos e carinhos antes de colocá-lo no berço.
  • Ponha seu filho no berço antes de ele dormir: coloque seu filho no berço quando ele estiver sonolento, mas ainda acordado. Aprender a dormir sozinho vai ajudá-lo a desenvolver técnicas para acalmar a si próprio.
  • Enrole o corpo de seu filho: crianças pequenas se sentem aquecidas e seguras quando têm o corpo envolvido em um tecido ou coberta – o que, além disso, pode evitar que elas se assustem e acordem. Pergunte ao médico como fazer e, se necessário, peça uma demonstração. Na fase em que aprender a rolar o corpo, no entanto, a criança poderá não gostar de ficar presa.

Esperamos que tenha gostado dessas dicas incríveis que passamos. Com certeza, elas irão te ajudar a fazer com que o seu bebê tenha um sono muito mais tranquilo.

O sono do bebê é fundamental! Confira aqui como criar uma rotina de sono para ele dormir melhor. 

Continue acompanhando nosso blog e até a próxima!