Como aliviar a cólica do seu bebê: Seu bebê está com cólicas? Esse problema é muito comum nessa fase, quando o bebê chora num tom estridente indicando algum desconforto.

Por isso, confira essas dicas valiosas de como aliviar a cólica do seu bebê. Vamos lá?

Confira essas dicas de como aliviar a cólica do seu bebê

Bebê recém-nascido dormindo. Crédito da foto: Freepik

O que são as cólicas?

São dores abdominais no sistema digestivo do bebê, que ainda é imaturo e está em desenvolvimento. Elas são comuns até o quarto mês e acontecem geralmente no final da tarde, fazendo o abdômen do bebê se contrair.

Publicidade

Mas calma, nada de se desesperar! Veja as ótimas dicas abaixo para aliviar a cólica do seu bebê e tornar esse momento ainda mais tranquilo:

Massageie a barriguinha do bebê

Ao perceber o desconforto do pequeno, acaricie a barriga dele com movimentos circulares no sentido horário.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Para realizar a massagem, basta fazer o seguinte movimento: com as mãos em concha, deslize uma de cada vez pela barriga da criança, partindo da base das costelas em direção ao púbis. O toque deve exercer uma pressão suave.

Exercite o bebê

Coloque o bebê deitado e dobre lentamente os joelhos dele de modo que as coxas pressionem de leve a barriga.

Depois, estenda novamente as pernas e recomece, como se ele estivesse pedalando. O movimento pode ser feito várias vezes ao dia, não apenas na hora da dor.

Dê um banho quente

Prepare um banho de imersão regulando a temperatura da água entre 36ºC e 37ºC. Cuide para que o ambiente esteja silencioso e, se possível, coloque uma música suave tocando baixinho. Diminua a luz e converse com seu filho ou cante para ele.

Publicidade

A percepção de uma atmosfera calma ao redor tranquiliza o bebê, e a água na temperatura do corpo proporciona uma sensação muito próxima à que a criança experimentava no útero. É uma experiência que a faz relaxar e, com isso, a cólica cede.

Faça uma compressa

Primeiramente, passe uma fralda a ferro e coloque-a ainda quente sobre a barriga da criança ou use uma bolsa térmica com água morna. O calor favorece a vasodilatação, facilita o fluxo sanguíneo e relaxa a musculatura, diminuindo o desconforto abdominal.

Além disso, tenha o cuidado de testar a temperatura do tecido ou da bolsa para não queimar a pele delicada do bebê.

Tente um contato pele a pele

Quando deitado de bruços sobre o peito do pai ou da mãe, o bebê consegue expelir mais facilmente os gases que o incomodam e agravam a cólica.

Se puder, aqueça levemente o quarto para o pequeno não sentir frio. Tire sua blusa e a roupa dele, deixando-o apenas com a fralda. O contato pele com pele aconchega, enquanto o cheiro e a voz da mãe ou do pai transmitem calma e segurança.

Confira essas dicas de como aliviar a cólica do seu bebê

Bebê recém-nascido enrolado em mantinha azul, deitado e dormindo dentro de uma cestinha redonda branca. Crédito da foto: Freepik

Publicidade

Como aliviar a cólica do seu bebê

Enrole o pequeno no cueiro

Quando você envolve o corpo do bebê no cueiro como se fosse um pacotinho, ele proporciona uma sensação de aconchego e segurança e diminui a irritabilidade e a agitação da criança.

Outro simples procedimento é distrair o bebê com uma caminhada pela casa, segurando-o de bruços, com a barriguinha apoiada nas suas mãos.

Ou seja, esse contato é ótimo, pois aquece o abdômen e traz o conforto do toque.

Ofereça o peito

A maioria dos pequenos se acalma quando recebe o leite materno. A estimulação oral que provém do movimento de sucção é uma fonte de satisfação que ajuda a amenizar a cólica.

Só não convém oferecer o seio se a criança tiver acabado de mamar ou se ela recusar repetidamente o peito.

Como aliviar a cólica do seu bebê – Previna os gases

A quantidade de ar que o bebê engole a cada mamada pode provocar gases e agravar a cólica. Por isso, é indispensável fazer a criança arrotar para expelir o ar engolido durante a amamentação.

Para os bebês que não mamam no peito, existem mamadeiras especialmente projetadas para evitar a cólica.

Como aliviar a cólica do seu bebê – Controle sua alimentação

Não há pesquisas conclusivas que indiquem a relação da dieta da mãe com as cólicas do bebê. No entanto, convém diminuir o consumo de alguns alimentos e observar se isso faz diferença.

Portanto, procure evitar os produtos industrializados que contenham corantes, conservantes e estabilizantes, pois podem dificultar a digestão da criança às vezes.

Como aliviar a cólica do seu bebê – Mantenha a calma

As cólicas do bebê e seu choro típico podem durar horas. Por isso, enquanto tenta acabar com o sofrimento do pequeno, é muito comum para a mãe ficar tensa muitas vezes e nem se dar conta disso.

Porém isso é ruim, já que o bebê percebe a impaciência da mãe, fica inseguro e reage sentindo mais dor. A mãe segue com os cuidados e, sem sucesso, vai entrando em pânico. Antes de perder o controle da situação, é melhor pedir ajuda para uma outra pessoa e sair de cena para se acalmar.

Nesse momento, o pai pode ser um santo remédio, assumindo o posto até que você se recupere. Depois de um banho, de uma boa refeição, de alguns momentos em silêncio e já recomposta, será mais fácil voltar a cuidar do filho.

Como aliviar a cólica do seu bebê – Em último caso, medique

Com tantos avanços da medicina, não existe remédio para tal sofrimento? Sim, os pais podem contar com os analgésicos infantis e com os medicamentos antiflatulência, mas apenas os que são receitados pelo pediatra e, principalmente, somente na hora da cólica.

Por fim, lembre-se que esses remédios não têm efeito preventivo. Além disso, todo medicamento apresenta contraindicações.

Esperamos que as dicas acima te ajudem a aliviar a cólica do seu filho e tornem esse momento mais tranquilo para ambos.

Agora que você já sabe como aliviar a cólica do seu bebê, leia também: