Muitas mulheres sentem dor na região inferior do abdome durante a ovulação. No entanto, nem sempre é a dor de ovulação.

Pode ser um prenúncio de doenças femininas que não devem ser ignoradas, especialmente por mulheres que estão planejando uma gravidez ou já estão tentando engravidar.

mulher sentada sentindo dor na região abdominal

mulher sentada sentindo dor na região abdominal. Foto: freepik

Dor de ovulação – o que é?

A dor de ovulação ocorre no meio do ciclo menstrual (no dia 14 para um ciclo de 28 dias). Além disso, companha a ruptura do folículo no ovário e a liberação de um óvulo maduro.

Publicidade

Caracteristicamente, é sentida apenas em um lado do abdômen inferior, embora possa se irradiar para as áreas pélvica e dorsal.

A dor de ovulação pode ser acompanhada por náuseas e um mal-estar. No entanto, as reclamações não ocorrem em todos os ciclos menstruais e, se ocorrerem, você poderá sentir por alguns minutos ou vários dias.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
mulher com náusea

mulher com náusea com a mão na boca. Foto: freepik

Segundo muitos especialistas, ela é causada pelo alongamento da cápsula ovariana sob a influência do volume máximo do folículo antes da própria ruptura.

Outras causas de dor abdominal durante a ovulação

Você sabia que nem toda dor no abdome inferior está relacionada à ovulação? Existem doenças que podem causar isso, e além disso, algumas delas podem dificultar a gravidez.

As causas mais comuns de dor durante a ovulação são:

Publicidade

1. Cistos

A dor de ovulação pode ser um sintoma de cistos genitais (um cisto é um dos tumores benignos mais comuns do útero), muito frequentemente associada à SOP, ou seja, a síndrome dos ovários policísticos.

A síndrome dos ovários policísticos (ou SOP) é ​​uma doença que afeta de 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva. É uma desregulação endócrina e muitas vezes causa dificuldades em conceber um filho. Por outro lado, os cistos podem romper durante a ovulação.

médica explicando exame à paciente

médica explicando exame à paciente. Foto: freepik

2. Dor de ovulação e endometriose

A endometriose ocorre em 7-15% das mulheres menstruadas e se manifesta por distúrbios no ciclo menstrual, sangramento menstrual intenso e dor no abdômen inferior, tanto durante a menstruação quanto na ovulação.

A endometriose é uma condição dolorosa em que o tecido menstrual uterino cresce fora da cavidade uterina, ou seja,  as áreas não afetadas ficam irritadas.

A dor que acompanha a doença é descrita como latejante, angustiante, aguda, às vezes excruciante. A terapia hormonal e/ou cirurgia resolvem o problema.

Publicidade
  • Confira também: Dor no Ovário: conheça as causas, sintomas e tratamentos

3. Doenças sexualmente transmissíveis

Doenças sexualmente transmissíveis pode ser a causa da dor de ovulação como, por exemplo, a clamídia, que pode causar inflamação pélvica.

mulher com dor na região pélvica

mulher com dor na região pélvica. Foto: freepik

A dor costuma ser acompanhada por corrimento vaginal anormal ou corrimento fétido. Pode aparecer febre, assim como também pode sentir uma sensação de queimação ao urinar.

Esses sintomas podem indicar uma infecção bacteriana ou uma doença sexualmente transmissível que requer atenção médica urgente. Portanto, sem tratamento, as infecções e doenças sexualmente transmissíveis podem levar à infertilidade e até serem fatais.

4. Dor de ovulação e aderências

O termo aderências pode abranger não apenas as cicatrizes que surgiram após cirurgias ou procedimentos cirúrgicos ginecológicos, mas também aquelas que surgiram como resultado de inflamação crônica mal tratada (ou negligenciada) dos ovários ou das trompas de falópio.

Quando devo consultar um médico?

Consulte o seu médico se a dor que você pensa ser de ovulação for intensa (às vezes se assemelha à dor de apendicite), e caso acompanhe febre, náuseas ou vômitos, sangramento, dor ao urinar ou se a dor durar mais de 3 dias.

desenho de uma ginecologista

desenho de uma ginecologista. Foto: freepik

Como aliviar a dor de ovulação?

Para aliviar a dor, você pode recorrer a métodos comprovados em casa. Então, o que fazer?

  • Tome analgésicos. Siga as instruções do rótulo e não exceda a dose recomendada.
  • Faça uma compressa quente, pois algumas mulheres já notaram que uma compressa quente alivia os sintomas. Provavelmente porque o calor aumenta o fluxo sanguíneo e relaxa os músculos. Algumas mulheres preferem compressas frias, para variar. Então, descubra o que funciona melhor para você.
  • Mime-se no banho. Em outras palavras, um banho morno ou quente pode atuar como um travesseiro de aquecimento para relaxar e aliviar os sintomas.
  • Considere o uso de pílulas anticoncepcionais. Se seus sintomas são muito incômodos, converse com seu médico sobre a terapia hormonal. Os anticoncepcionais prescritos evitam a gravidez ao interromper parcialmente a ovulação. Então, converse com seu ginecologista sobre os prós e os contras das pílulas anticoncepcionais e se elas são a escolha certa para você.
mulher segurando cartela de anticoncepcional

mulher segurando cartela de anticoncepcional. Foto: freepik