Qual o melhor remédio caseiro para azia? Essa pergunta é feita por muitos, pois a azia é uma companhia frequente de muitos adultos.

Os sintomas mais marcantes de azia são queimação na parte superior do abdômen e desconforto. Deve-se observar que a azia em si não é uma doença, mas pode indicar distúrbios gastrointestinais.

homem sentindo azia

homem sentindo azia. Foto: freepik

1 – Remédio caseiro para azia: água quente

A água é um remédio simples e imediato para neutralizar o ácido estomacal. Em particular, é aconselhável beber um copo de água quente: para ser eficaz deve estar muito quente, por isso é importante não beber tudo de um só gole, mas em pequenos goles, talvez com a ajuda de uma colher de chá.

Publicidade

Este remédio, a saber, é eficaz em casos de acidez, ardor, refluxo, mas também no alívio de cólicas noturnas, ansiedade e taquicardia.

A água quente é eficaz porque, ao dilatar as paredes do estômago, ajuda a eliminar o excesso de gases, promovendo a digestão.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
xícara com água quente

xícara com água quente. Foto: freepik

2 – Gengibre: benéfico por suas propriedades antiácido

Outro remédio eficaz e benéfico para o estômago é o gengibre, pois ajuda a aliviar a dor e diminuir a acidez gástrica.

Na verdade, o gengibre tem propriedades digestivas, antiácidas e anti-inflamatórias, por isso recomenda-se em casos de refluxo gastresofágico, náuseas, vômitos e indigestão.

O gengibre também consegue inibir uma bactéria patogênica que causa gastrite ou úlceras. Para obter um efeito antiácido, você pode mastigar fatias de gengibre fresco ao longo do dia ou usá-lo para temperar as refeições.

Publicidade

Como alternativa, você pode fazer uma decocção com raiz fresca ou seca:

  1. Ferva um pequeno pedaço de raiz fresca ou 2 gramas de raiz seca em cerca de 250 ml de água.

O gengibre é contraindicado em caso de intolerância, se você estiver tomando medicamentos para hipertensão e mulheres grávidas devem usá-lo com cautela.

gengibre em pedaços

gengibre em pedaços. Foto: freepik

3 – Remédio caseiro para azia: suco de Aloe Vera

O suco de Aloe vera está entre os remédios naturais mais eficazes para acalmar a azia.

A compra do suco de Aloe vera pode ser feita em uma loja de ervas ou farmácia: você pode tomar 1 colher de sopa 2-3 vezes ao dia, meia hora antes das refeições principais. Em contrapartida, deve-se evitar durante a gravidez e a amamentação.

4 – Camomila: combate o refluxo ácido e acalma a dor de estômago

Entre os remédios caseiros para azia mais usados está a camomila, com a finalidade de acalmar a tensão e a ansiedade, que costumam causar azia, refluxo ácido e má digestão.

Publicidade

A camomila ajuda a acalmar as dores de estômago graças à presença de flavonoides e substâncias terapêuticas com ação anti-inflamatória e protetora na mucosa gástrica.

Você pode consumir camomila conforme a necessidade: durante o dia ou após cada refeição.

xícara com chá de camomila

xícara com chá de camomila. Foto: freepik

5 – Malva: emoliente natural com ação protetora

A malva  é uma flor muito delicada e um excelente remédio para o bem-estar do estômago, e em particular é um emoliente natural da mucosa gástrica, graças à presença de mucilagens que formam uma película protetora.

O consumo pode ser simplesmente em infusão. Ou seja, para a preparação de chá de ervas contra o ácido do estômago, você pode usar folhas e flores, frescas ou secas.

Como tomar Malva para azia

Mergulhe um punhado de ervas frescas ou 2g de ervas secas em 250ml de água fria. Deixe ferver, cozinhe em fogo médio por cerca de 20 minutos, coe e beba bem quente.

Use com cautela o remédio caseiro para azia

Entre os remédios caseiros para azia, há alguns que devemos usar com cautela.

Entre estes encontra-se o bicarbonato de sódio, muitas vezes recomendado como antiácido, para consumir com água e limão: é importante, porém, não utilizá-lo com demasiada frequência, pois pode alterar o meio gástrico e agravar o quadro.

Até o leite costuma ser recomendado para aliviar o desconforto causado pela azia, pois é um alimento alcalino que pode neutralizar a acidez.

remédio caseiro para azia

leite de vaca fresco. Foto: freepik

No entanto, o leite também contém substâncias que muitas vezes são difíceis de digerir e que podem irritar as paredes do estômago: o alívio, portanto, poderia ser apenas temporário e, então, causar uma piora.

Recomenda-se, frequentemente, as frutas também, para neutralizar o ácido estomacal, especialmente  maçãs e bananas: consumi-las após as refeições, ou na fase aguda, só pioraria a dor, porque retardam a digestão e causam um processo de fermentação de açúcares. Que causa a formação de gases.

Acidez e azia: os alimentos a evitar

remédio caseiro para azia

mulher colocando água no copo. Foto: freepik

Uma precaução importante diz respeito à nutrição: alguns alimentos podem aumentar a produção de ácido no estômago, outros retardam a digestão, enquanto outros podem ajudar a lidar com a azia. Evite os seguintes alimentos:

  • Evite alimentos picantes e sabores como hortelã e canela;
  • Limite o consumo de frutas e vegetais mais ácidos, como kiwis, abacaxis, frutas cítricas e tomates, em favor de outros menos ácidos, como maçãs, peras, bananas, repolho, erva-doce e salada;
  • Tome a dose correta de proteína, proporcional à recomendação das doses, principalmente se derivada de leguminosas ou ovos por serem mais leves de digerir;
  • Limite as bebidas carbonatadas ou açucaradas e o álcool, preferindo água mineral natural e sucos de frutas sem açúcar;
  • Limite o uso de chocolate e café, preferindo, por exemplo, cevada;
  • Ingira fermentos lácteos vivos, como de baixa gordura iogurte, iogurte grego, ou leite kefir.
  • Preferencialmente, beba água após uma refeição do que durante a refeição.

Prevenção e remédios para azia

remédio caseiro para azia

mulher dormindo – Foto: Freepik

Recomenda-se vários comportamentos para reduzir a ocorrência de azia ou evitar danos de regurgitação ácida:

  • Levante a cabeceira da cama em 20 cm. Não recomenda-se apenas adicionar um travesseiro porque isso daria um ângulo não natural à cabeça durante o sono;
  • Use roupas largas que não comprimam a barriga;
  • Evite refeições muito grandes e lanches após o jantar;
  • Coma mais devagar e de boca fechada, pois diminui a entrada de ar;
  • Não se deite nem faça exercícios imediatamente após as refeições, mas espere pelo menos algumas horas;
  • Durma pelo menos 7-8 horas por noite;
  • Não fume;
  • Não tome anti-inflamatórios não esteroides (aspirina, ibuprofeno, cetoprofeno, diclofenaco etc.), especialmente se estiver com o estômago vazio. Esta opção deve ser discutida com um médico se você estiver sob tratamento;
  • Evite queimaduras solares por exposição excessiva ao sol (uma dose de protetor solar também é recomendada para prevenir câncer de pele);
  • Perca peso se estiver acima do peso;
  • Pratique atividade física;
  • Evite situações particularmente estressantes.