Mas a diarreia amarela em criança é um distúrbio que frequentemente afeta crianças, mas também pode ocorrer em adultos. Vamos descobrir o que é, como tratar e quando se preocupar.

A diarreia amarela é um distúrbio do trato gastrointestinal. As fezes são muito líquidas e a cor tende a amarelar. Não é um distúrbio muito comum.

Características da diarreia amarela

criança com diarreia amarela

criança com diarreia amarela – Foto: Freepik

Mais crianças, do que adultos, são mais afetadas por esse incômodo. As fezes são aquosas e espumosas. O cheiro é nauseante e as descargas diarreia é abundante. Assim, esse inconveniente, tanto em crianças quanto em adultos, costuma ser acompanhado por uma forte dor de estômago.

Publicidade

Antes de tudo, diarreia amarela é sinônimo de trânsito acelerado. Há algo errado com o sistema gastrointestinal.

Além disso, essas fezes líquidas geralmente podem ser causadas pelo consumo excessivo de gordura. Alimentos saturados não são totalmente absorvidos pelo intestino. Também pode ser causado por alguns medicamentos.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Quanto tempo dura o distúrbio?

criança com diarreia amarela

Criança com diarreia amarela – Foto: Freepik

Diarreia amarela em crianças: O distúrbio dura cerca de um ou dois dias. Se persistir por mais tempo, você deve consultar o médico.

Assim, o médico vai prescrever alguns exames para serem feitos, para entender melhor a causa.

Além disso, as fezes amarelas e moles podem ser um alarme para intolerâncias alimentares ou para doença celíaca. É imprescindível a realização de exames aprofundados.

Publicidade

Diarreia amarela em crianças

criança no penico

Criança no penico – Foto: Freepik

A diarreia com líquido amarelo em crianças é bastante comum. Os distúrbios gastrointestinais ocorrem principalmente em bebês. Nos menores ocorre após a ingestão do leite materno, pois a flora intestinal não está totalmente desenvolvida.

Na maioria dos casos, é causado por vírus ou bactérias. As crianças tocam tudo e muitas vezes colocam as mãos na boca, sem lavá-las. Este simples gesto pode causar diarreia.

Muitas intolerâncias alimentares surgem devido a diarreia amarela. Se a criança sofre frequentemente desse distúrbio, avise o pediatra, que poderá indicar os exames a serem realizados. Uma infecção de origem alimentar costuma ser a causa.

  • Leia também sobre autismo: informações gerais e últimas novidades

Desordem psicossomática e diarreia amarela

bebê no penico

Bebê no penico – Foto: Freepik

Em crianças maiores, o aparecimento repetido desse transtorno pode ser um sintoma que não deve ser subestimado, do ponto de vista psicológico.

Publicidade

O intestino é o centro de todas as emoções. Desse modo, existem aqueles que têm medo de ir à escola, aqueles que não se sentem confortáveis ​​com seus colegas de classe, aqueles que sofrem bullying. Esses episódios podem levar a defecações frequentes.

Mas para muitos, é extremamente difícil expressar preocupações e medos. As crianças guardam tudo dentro por medo de serem julgadas. Se você notar algo errado e se ocorrer diarreia amarela com frequência, tente conversar com eles. O apoio psicológico às vezes é o remédio mais importante.

Diarreia amarela em adultos: causas

Em adultos, é uma condição rara. Ocorre quando você ingere muita gordura, mas se se tornar uma ocorrência frequente, você precisa começar a se preocupar.

Esse distúrbio gastrointestinal pode esconder patologias muito mais graves. Mas as causas mais sérias podem ser doenças hepáticas, como hepatite.

Além disso, também pode ser causada por pancreatite, colecistite ou algumas doenças de má absorção. Quase sempre há inflamação dos órgãos do trato gastrointestinal.

A diarreia aquosa amarela pode ser um sinal de alerta para muitas doenças, como:

  • colite ulcerativa;
  • colite;
  • doença de Crohn;
  • síndrome do intestino irritável.

Algumas formas de câncer também podem se manifestar com esse desconforto. Certamente não se trata de doenças reconhecíveis com secreção de diarreia. Estes podem ser os gatilhos quando a diarreia amarela dura muito tempo.

Na maioria dos casos, a diarreia amarela é um fenômeno passageiro, devido a uma mudança na dieta. Isso ocorre quando você come demais ou come mal.

Tratamento

Diarreia amarela em crianças

Criança sentada no penico – Foto: Freepik

Mas tanto em crianças quanto em adultos, é uma situação temporária. Ela dura alguns dias e é causada por um mau funcionamento do intestino.

Assim, para combater a diarreia amarela, você precisa iniciar uma dieta adstringente. Então, você precisa comer muito arroz e carnes brancas. Peito de frango grelhado ajuda muito. É fundamental beber muito líquido.

Mas se a diarreia for causada por um vírus ou infecção bacteriana, o médico prescreverá um antibiótico. Se houver uma inflamação, o médico poderá dar o tratamento correto com anti-inflamatórios que combatem a causa.