As assaduras em bebês podem ser um probleminha muito inconveniente na vida dos pequenos. Por isso, aprenda a tratar e prevenir essa irritação, que tira o sono de muitas mamães.

Elas são muito frequentes durantes os primeiros anos de vida, já que a pele do pequeno, por ser mais sensível, fica mais suscetível a absorver substâncias capazes de promover irritações.

Esse é o caso das assaduras, que ocorrem principalmente nos primeiros anos de vida da criança e deixa os pais muito preocupados.

Pensando nisso, vamos te ensinar como tratar e prevenir esse problema no seu bebê!  Vamos lá?

Publicidade
Assaduras em bebês

Bebê recém-nascido está deitado em fundo branco, de olhos fechados e sorrindo. Crédito da foto: Freepik

O que são as assaduras em bebês?

As assaduras em bebês são também chamadas de “dermatite da fralda”, já que é uma dermatite, ou seja, uma irritação da pele e que ocorre nas áreas cobertas pela fralda do bebê.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Geralmente, é ocasionada pelo contato prolongado da fralda com fezes ou urina, o que pode causar irritação na pele. Essa irritação não indica, necessariamente, negligência dos pais com a higiene do bebê.

Se trata da lesão dermatológica mais comum nos 2 primeiros anos do bebê, sendo o seu auge de incidência entre os 9 e os 12 meses de vida.

A chamada dermatite da fralda também pode ocorrer em pessoas idosas que necessitam usar fraldas geriátricas.

A assadura é uma típica dermatite de contato irritativa que ocorre principalmente pela constante umidade na região coberta pela fralda.

Publicidade

Quando a pele fica constantemente exposta à umidade, ela fica fragilizada e se torna mais susceptível a lesões físicas, químicas ou mecânicas.

Além disso, a pele úmida facilita a absorção de substância potencialmente irritantes e favorece a proliferação de germes, como bactérias e fungos. Veja outras causas mais abaixo!

Assaduras em bebês

Mamãe troca a fralda de seu bebê. Crédito da foto: Freepik

O que causa as assaduras em bebês?

A principal causa é o aumento da temperatura e umidade do local, deixando a pele mais propensa a irritação.

Além disso, outros fatores podem influenciar no aparecimento das assaduras, como:

  • Diarreias;
  • Contato prolongado da pele coberta pela fralda com urina e/ou fezes.
  • Fricção ou atrito de fraldas de tamanho inadequado com a pele do bebê.
  • Excesso de umidade causado pelo suor nas áreas cobertas pela fralda.
  • Dermatite de contato pelo plástico da fralda.
  • Dermatite de contato por substâncias químicas presentes na fralda.
  • Brotoejas, devido ao calor e suor dentro das fraldas.
  • Dermatite seborreica da fralda.
  • Infecção por fungos, principalmente cândida.
  • Infecção por bactérias.

Muitas vezes, mais de uma das causas acima está presente ao mesmo tempo. A boa notícia é que alguns simples cuidados ajudam a evitá-las.

Publicidade

Como evitar as assaduras em bebês?

A melhor maneira de evitar as assaduras em bebês é impedir que a pele dele fique muito tempo em contato com fezes ou urina.

Ou seja, toda vez que o bebê evacuar, a fralda deve ser trocada quase que imediatamente.

Caso ele não evacue, a fralda deve ser trocada a cada 3 ou 4 horas, ou sempre que estiver cheia.

Qual a melhor fralda para evitar assaduras em bebês?

Fraldas descartáveis são melhores que fraldas de pano, pois absorvem melhor a urina e diminuem a umidade na região tapada.

Procure pelas melhores marcas, pois elas são mais eficientes. Quanto maior a capacidade de absorção da fralda, mais segura ela é contra assaduras. Afinal, ela absorve mais e deixa a fralda menos úmida.

Da mesma forma, evite o uso de fraldas muito apertadas, já que elas podem causar assaduras por fricção.

A cada troca, a limpeza da pele do bebê deve ser feita de forma suave e delicada, usando algodão ou uma gaze macia.

Esfregar demais ou muito forte a pele do bebê facilita o surgimento de irritação, por isso atenção nesse ponto.

Utilize pomadas próprias para assaduras 

O uso de pomadas para assadura serve para prevenção e para tratamento da dermatite da fralda. As melhores pomadas são aquelas que contêm óxido de zinco e petrolato, como o Hipoglós ou Bepantol.

Aplique uma camada grossa a cada troca de fraldas. Se não houver fezes, não é preciso limpar os resquícios da aplicação anterior, apenas aplique uma nova camada por cima da antiga, sem passar gaze ou algodão.

As pomadas contra assaduras agem criando uma barreira física contra umidade e substâncias irritantes, além de reduzir a fricção da fralda conta a pele.

Não se indica mais o uso de talco para assaduras. Bicarbonato de sódio e ácido bórico também não estão indicados.

Assaduras em bebês

Bebê engatinhando com uma fralda verde. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Tratamento para assaduras em bebês

O tratamento dos casos leves pode ser realizado apenas com as medidas preventivas descritas acima e com pomadas para assadura.

Ah! Evite lavar a área assada com sabonetes ou produtos que contenham álcool ou perfume.

Confira essas dicas de como tratar assaduras em bebês:

Troque as fraldas frequentemente

Além disso, troque a fralda constantemente, a cada 2 horas de preferência. Após o banho, se o ambiente não estiver frio, deixe o bebê por algum tempo sem fraldas para a pele secar totalmente com o ar.

Em casos mais graves, com extensa infecção fúngica ou por bactérias, vá até um pediatra de sua confiança. Provavelmente, ele indicará o uso de antifúngicos ou antibióticos por via oral.

As assaduras devem responder facilmente ao tratamento em dois ou três.

Evite lenços umedecidos

Ah! Uma dica importante: Fuja dos lenços umedecidos, pois os produtos utilizados na sua composição podem piorar o machucado.

Além disso, crianças com pele mais sensível podem ter assadura pelo uso contínuo do lenço. Ou seja, o lenço pode não só piorar como causar a assadura ou até uma alergia.

Lave com água e sabão

Dê preferência para limpar o bumbum do bebê com água e sabão (em muito pouca quantidade) na banheira, chuveiro ou pia.

Passar água e sabão causa menos atrito do que ficar passando algodão com água e isso ajuda a amenizar a irritação.

Utilize um algodão com água

Mas no caso desse tipo de limpeza não ser possível (você estando for de casa, por exemplo), utilize o algodãozinho com água sem peso na consciência, pois ele é muito melhor que os lenços umedecidos.

Seque bem a pele do bebê após a limpeza. Uma dica é secar com secador de cabelo, numa potência fraquinha e com o ar frio, para não machucar.

Se você limpar super bem o bumbum do pequeno, mas deixá-lo úmido, a assadura não melhora (e pode até piorar).

Seque bem

Se o secador não for viável, vá encostando devagar uma fraldinha bem macia em cima, para absorver o excesso de umidade (é encostar, não esfregar!).

Mantenha a área sempre seca e livre de cocô, afinal de contas, quando há assadura, as trocas devem ser mais muito mais frequentes.

Isso porque as fezes deixadas na área são como um veneno para a assadura, por isso é fundamental tirar a fralda suja assim que o bebê fizer ou logo que você perceber.

Igualmente, a urina também irrita, então o quanto mais você trocar a fralda, melhor. Contudo, no ato da troca, você deve tomar todos os cuidados acima, para não irritar mais ainda a pele em vez de ajudar.

Deixe a pele do bebê respirar

Outra dica de ouro é: se possível, deixe seu filho sem fralda por um tempo. Assim, a pele consegue respirar um pouco, não fica abafada e úmida. E o problema é resolvido com mais rapidez!

Para prevenir, é preciso saber também identificar as assaduras em bebês. Veja abaixo quais são os sintomas dessa dermatite.

Baby legs isolated on white background Premium Photo

Bebê com fralda – Foto: Freepik

Quais os sintomas da assadura em bebês?

Todo mundo já viu uma assadura antes. O bebê apresenta uma vermelhidão, que pode ter um aspecto brilhante ou pequenas pápulas (bolinhas) mais avermelhadas.

A lesão é bastante dolorosa e incômoda para o bebê, que tende a ficar irritadiço ao longo do dia e com dificuldade de dormir à noite.

As trocas de fraldas tornam-se mais difíceis, pois a limpeza da pele costuma provocar dor, fazendo com que a criança fique agitada.

A região ao redor do ânus e das nádegas são as que ficam em maior contato com a fralda e, consequentemente, com fezes e urina.

Portanto, esta região é a mais acometida por dermatites, formando uma assadura com o formato que lembra a letra W. Em geral, as regiões de dobras são poupadas.

A intensidade da assadura pode variar desde lesões pequenas e pouco avermelhadas até irritações difusas e intensas por toda área coberta pela fralda. Uma leve descamação da pele também é comum.

Quando a assadura se dá por irritação ao plástico da fralda ou por fricção, as lesões costumam ser mais periféricas, localizando-se mais nas laterais das coxas e na barriga, região em maior contato com o plástico da fralda.

Quando a assadura persiste por mais de três dias, o risco de contaminação por fungos ou bactérias aumenta.

Portrait of young smiling beautiful woman fixing a diaper on a newborn Free Photo

Mãe trocando o bebê – Foto: Freepik

Agora que você já sabe tudo sobre como tratar e prevenir assaduras em bebês, leia também: