Doula do parto: Você sabe o que é uma Doula? Qual a sua função na hora do parto? Entenda qual é o papel das doulas e que tipo de ajuda podem oferecer às mamães.

Em primeiro lugar, vamos entender o significado a palavra de origem grega. “Doula” significa “mulher que serve”. Portanto, ela é uma companheira, que auxilia as mães na hora do parto e também durante as etapas anteriores e no pós-parto.

São acompanhantes que trazem suporte afetivo, físico, emocional e de conhecimento para as mulheres. Esse suporte pode ser dado antes, durante e depois do parto. Interessante, né?

Continue lendo para saber mais a fundo sobre as Doulas.

Publicidade
doula

Mulher grávida sentada em posição de índio, com as mãos sobre a barriga. Ela sorri. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Antigamente, os partos eram realizados em casa pelas parteiras que cuidavam da mulher em todos os aspectos.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Hoje em dia, a grande maioria dos partos são feitos em hospitais com uma equipe médica especializada, composta pelo médico obstetra, além da pediatra, enfermeira e auxiliares.

Os obstetras possuem a função de fazer o parto. Já os pediatras estão ali para avaliar a saúde do bebê. Por sua vez, a enfermeira e auxiliares devem cuidar para que não falte nada aos médicos e atenda as outras mulheres também.

E quem oferece assistência à mulher que está dando à luz? É aí que entram as Doulas, que possuem como função atender exclusivamente as necessidades da mulher.

Esse é um papel muito importante, já que o ambiente hospitalar e as pessoas desconhecidas podem gerar medo, dor e ansiedade na mulher na hora do parto.

Publicidade

A Doula estará ali para oferecer todo o apoio afetivo e emocional à mulher, fazendo com que ela se sinta mais segura e tranquila neste que é um dos maiores momentos de sua vida: o nascimento do seu filho.

Não somente na hora do parto em si que a Doula pode ajudar, mas também antes e depois. Como?

Antes do parto, essa figura pode ajuda a mulher e o seu companheiro a refletirem e escolherem suas opções para o parto, explicando os diferentes tipos – que vão muito além do hospitalar -, bem como as vantagens e desvantagens de cada um.

Além disso, ela pode explicar quais são as intervenções que podem ser realizadas no parto, e também preparar a mulher para quando chegar o momento.

Durante o trabalho de parto, a Doula serve como uma ponte entre os complicados termos médicos e a mulher, além de oferece massagens, ajudar a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto, mostrar formas eficientes de respiração e propor medidas naturais para aliviar as dores, como banhos, massagens e relaxamento.

A Doula não substitui o acompanhante. A avó ou o parceiro, por exemplo, podem estar lá também! É importante ressaltar que a profissional também dá suporte e orienta o acompanhante a oferecer apoio e conforto à mulher, mostrando como ser útil nesse momento e não ficar perdido na assistência a mulher, o que normalmente ocorre.

Publicidade

No parto cesárea, a Doula também é importante, pois continua dando apoio, conforto e ajudando a mulher a relaxar durante a cirurgia. Depois do parto, a Doula oferece assistência e apoio em relação aos cuidados pós parto, como na amamentação e demais cuidados com o bebê (banho, troca de fraldas, etc).

Saiba porém que não é função da Doula realizar qualquer procedimento médico, como fazer exames, aferir pressão ou administrar medicamentos e cuidar da saúde do bebê.

Ela oferece segurança, tranquilidade e conhecimento para um parto seguro, mas não deve substituir nenhum profissional envolvido na assistência ao parto.

doula

Duas mulheres sentadas no sofá conversando. A mulher da direita está grávida. Crédito da foto: Freepik

Geralmente, partos com a presença de Doulas tendem a ser mais rápidos e necessitar de menos intervenções médicas.

Conheça as vantagens de se ter uma Doula

  • Diminui o uso do fórceps em 40%;
  • Reduz a incidência de infecção;
  • Atenua a insegurança da mamãe, ocasionando um maior autocontrole e menos dor;
  • Reduz do risco da depressão pós-parto;
  • Maior sucesso na amamentação;
  • Diminui a duração do trabalho de parto em 20%;
  • Maior auto estima da mamãe;
  • Maior satisfação com relação ao parto;
  • Alta mais rápida do bebê;
  • Poucas admissões nos berçários de cuidados especiais (UTI neonatal);
  • Diminui as taxas de cesárea em 50%;
  • Reduz o uso da Ocitocina (indução de parto) em 40%;
  • Diminui os pedidos de anestesia em 60%;
  • Diminui o tempo de internação, possibilitando uma maior rotatividade de leitos;
  • Economia quanto ao uso de medicamentos (ocitocina, anestésicos, etc).

Portanto, apesar de não ser profissional de saúde, a sua atuação facilita a existência de um parto mais humanizado, já que é comum que a mulher se sinta desamparada neste momento.

Além disso, é comum que as doulas defendam o parto mais natural possível, como mínimo de intervenções médicas.

É ela quem irá acompanhar a mamãe durante todo o período gestacional, apoiando, encorajando e confortando a mulher nesse momento.

Todavia, é importante ressaltar que, mesmo com sua capacidade e preparo para realização de partos, a Doula não possui conhecimentos médicos suficientes para intervir caso surja complicações ou situações que ponham em risco a saúde da mãe ou do bebê.

Por isso, é recomendado que nenhum parto aconteça sem a presença do profissional de saúde, como obstetra, pediatra e enfermeiro.

doula

Mulher está sentada conversando com uma mulher grávida, que está sentada em sua cama com uma xícara de chá na mão. Crédito da foto: Freepik

Doula do parto: Confira as funções da Doula  

Vale ressaltar as funções dessa profissional, que são:

  • Dar orientações e facilitar a preparação para o parto;
  • Encorajar o parto normal;
  • Tirar dúvidas e diminuir anseios relacionados ao parto e a vida do casal com o novo bebê;
  • Sugerir formas de aliviar a dor, através de posições ou massagens;
  • Oferecer apoio emocional antes, durante e após o parto;
  • Apoio e assistência em relação aos primeiros cuidados do bebê.

Seja em casa ou no hospital, ter uma Doula pode favorecer a diminuição da dor e ansiedade da gestante, além de facilitar um ambiente calmo e acolhedor.

Doula do parto: Cuidados que devem ser tomados

Apesar dos benefícios, é importante lembrar que os profissionais de saúde são os únicos capazes de atuar em caso de complicações ou urgência durante o parto. Mesmo não sendo comuns, podem surgir durante qualquer parto.

Além disto, algumas Doulas podem desaconselhar procedimentos que são considerados importantes pelos médicos, como a monitorização dos sinais vitais do bebê e a não utilização do nitrato de prata ou vitamina K, por exemplo.

A realização destes procedimentos é necessário e recomendado pelos médicos, já que são feitos como forma de diminuir o risco à saúde da mãe ou bebê.

O que você acha do trabalho da Doula? Consideraria ter uma durante a sua gestação? Continue acompanhando o Mil Dicas de Mãe para mais notícias sobre gravidez e bebês.

Até a próxima!

Aproveite para ler também: