Saber aliviar a dor de dente do bebê é importante na hora de acalmar o pequeno que possa estar choroso e até mesmo irritado por conta do desconforto da dentição.

Porém, antes de investir em medicamentos de farmácia e pomadas, é interessante considerar ações naturais. Até porque, medicar o bebê sem orientação médica pode ser bem perigoso, ok?

Dito isso, sigamos para o nosso conteúdo de hoje!

Veja mais: Disciplina Positiva: o que é, quais os benefícios e como aplicar

Publicidade
aliviar a dor de dente do bebê

Bebê chorando muito. Foto: Canva.

Como aliviar a dor de dente do bebê?

Para aliviar a dor de dente do bebê existem algumas estratégias que ajudam a relaxar a gengiva, ao mesmo tempo em que causam menos inchaço na região. A seguir, descrevemos algumas opções que podem ajudar:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1. Como aliviar a dor de dente do bebê: Ofereça um mordedor para a criança

O mordedor pode ser uma excelente alternativa na hora de aliviar a dor de dente do bebê. Ofereça opções com texturas para o seu bebê e permita-o morder à vontade, esfregando na gengiva.

Isso fará com que ele sinta um certo alívio, ao mesmo tempo em que promove um estímulo a mais para a gengiva, ajudando no nascimento dos dentinhos.

Se houver possibilidade, você pode guardar o mordedor na geladeira por algumas horas, para que a sensação de gelado também ajude a reduzir o desconforto.

Veja mais: Pele na gravidez: Quais cuidados devemos ter? Descubra!

Publicidade
aliviar a dor de dente do bebê

Bebê com escova de dentes na boca. Foto: Canva.

2. Se ele já consome alimentos sólidos, considere as frutinhas geladas

Se porventura o seu bebê já está pronto para consumir alimentos sólidos, e eles já têm feito parte da rotina alimentar, algumas opções geladas podem ajudar a aliviar a dor.

É o caso de dar frutinha gelada amassada para o bebê comer. Além de ser nutritiva, a frutinha gelada auxiliará na redução da sensação de dor e até mesmo no inchaço.

3. Massagem na gengiva

A massagem na gengiva estimula o nascimento do dentinho e pode proporcionar uma sensação de conforto e relaxamento para o pequeno. Porém, para que a massagem seja bem-sucedida, é importante que você lave bem as suas mãos, ok?

Mas também, não use produtos de higiene com cheiro ou com substâncias muito fortes, para não contaminar o bebê dessa maneira.

Em seguida, massageie a região onde o dentinho está nascendo, ao mesmo tempo em que conversa com o seu bebê, para ajudá-lo a se distrair da sensação de desconforto.

Publicidade

Tudo isso poderá ajudá-lo a se acalmar e a se sentir mais confortável.

Veja mais: Sinais de que seu bebê pode estar com cólica: Descubra quais são!

aliviar a dor de dente do bebê

Bebê comendo um pedaço de melancia. Foto: Canva.

4. Como aliviar a dor de dente do bebê: Picolé de leite materno

O picolé de leite materno também pode ser uma excelente opção para aliviar a dor de dente do bebê. Além de ser fácil de preparar, ele também é nutritivo e pode ser refrescante nos dias mais quentes.

Porém, não use o picolé como substituto da amamentação, ok? É importante manter a alimentação normalmente, dentro do possível.

Para preparar o picolé é bem simples:

  • Higienize os mamilos.
  • Descarte o primeiro jato de leite ordenhado.
  • Armazene o restante em forminhas de gelo esterilizadas e coloque palitinhos.
  • Deixe no freezer até congelar.
  • Prontinho!

Aqui vale um adendo: não dê o quadradinho de gelo para o bebê pôr inteiro na boca, pois ele pode se engasgar – mesmo que o gelo derreta depois, é algo arriscado. O ideal é, inclusive, usar um palitinho para segurar o picolé para o bebê chupar.

5. Picolé de camomila

Com a mesma função do picolé de leite materno, que é o de acalmar a sensação de dor por conta do geladinho, o picolé de camomila tem, ainda, um plus: as propriedades medicinais da planta.

Praticamente todo mundo conhece a camomila como um tipo de calmante natural, capaz de reduzir dores e desconfortos, além de ser interessante para quem quer relaxar e dormir melhor.

No caso do picolé, o gelado e as propriedades da camomila formam um combo perfeito. Basta fazer uma infusão normalmente e congelar, dando ao bebê, depois, da mesma forma que descrevemos no tópico do picolé de leite.

Veja mais: O sono do bebê: como fazer o bebê dormir à noite toda?

Bebê mordendo a ponta do dedinho. Foto: Canva.

6. Como aliviar a dor de dente do bebê: Chá de camomila

Do mesmo modo que a versão de picolé pode ser interessante, apenas o chá, por si só, também pode ajudar a acalmar a sensação de dor, auxiliando o bebê na hora de se sentir mais confortável.

Você pode fazer a infusão de acordo com a recomendação do pediatra e colocar na mamadeira de chás ou em um copinho, caso o seu bebê já consiga beber dessa maneira. Se quiser potencializar o efeito, considere deixar o chá na geladeira por um tempinho, para que fique mais frio ou até mesmo gelado.

Dessa forma, a sensação de dor e o inchaço poderão ser reduzidos devido ao gelado do chazinho.

7. Crie um momento relaxante para o bebê

A dor do nascimento dos dentes é inevitável, infelizmente. Por isso, aceitar a situação e pensar em formas de, simplesmente, distrair o bebê, pode ser uma boa opção.

Por exemplo, você pode dar um banho super relaxante no pequeno, brincando com ele na água. Depois disso, pode massagear o corpo do bebê com um óleo específico para a pele dele, criando um momento de conforto e descanso.

Ajudá-lo a se distrair dessa maneira pode ser um excelente caminho. Afinal, ele poderá “esquecer” a dor um pouquinho, dando mais atenção ao momento que ele está vivendo com você.

Veja mais: Praia com crianças: confira os 10 principais cuidados para tomar

Bebê comendo frutinha. Foto: Canva.

Não dê medicamentos e nem aplique pomadas sem prescrição médica

Apesar de muitos pais buscarem diversas alternativas para aliviar a dor de dente do bebê, nós reiteramos que dar medicamentos ou aplicar pomadas, sem prescrição médica, é algo muito arriscado.

Não é porque o bebê da sua vizinha tomou determinado remédio que o seu deve tomar também.

Se você percebe que as dores de dente têm sido muito intensas e incômodas para a criança, converse com o pediatra! Mas jamais ofereça medicamentos sem que o médico os prescreva.

Até porque, apesar de alguns remédios serem adequados para os bebês, é importante saber a dosagem correta para não sobrecarregar o organismo do pequeno.

Lembre-se dessas dicas e sempre proteja a saúde do bebê com atitudes responsáveis.

Veja agora: Falta de sono na maternidade: 8 dicas para lidar. Confira!