Se você está em busca de dicas para lidar com a falta de sono na maternidade, confira a lista que separamos para você! Esperamos ajudá-la a encontrar alternativas que contribuam para o aumento do seu bem-estar.

Afinal, sabemos que a maternidade proporciona uma série de mudanças na vida da mulher. Nem sempre essas mudanças são fáceis, o que impacta a qualidade de vida da mãe. Por isso, buscamos apresentar formas que minimizem esses efeitos negativos no que diz respeito ao sono. Acompanhe e busque alternativas para descansar quando for possível para você!

Veja mais: Maneiras de aliviar a dor nas costas durante a gravidez: 7 dicas!

dicas para lidar com a falta de sono na maternidade

Mulher cansada com a mão sobre os olhos. Foto: Canva

Publicidade

8 dicas para lidar com a falta de sono na maternidade

As dicas para lidar com a falta de sono na maternidade dizem respeito tanto ao problema de não conseguir encontrar um momento para dormir quanto à dificuldade para se desligar dos pensamentos ao ter um instante para tirar uma soneca, por exemplo.

Isso porque, há mulheres que até têm tempo para dormir, mas as preocupações para com o filho ou com as atividades que devem ser executadas atrapalha o descanso. Por outro lado, existem mulheres que têm dificuldade para encontrar momentos adequados para dormir, acumulando o cansaço dia após dia.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Assim sendo, buscamos reunir dicas que pudessem ajudar nos dois cenários, dentro do que for possível e estiver ao nosso alcance. E lembre-se: caso sinta que não está conseguindo dormir bem de forma alguma, peça ajuda aos profissionais da saúde, tudo bem?

Sigamos com as nossas considerações!

1. Tente estabelecer uma rotina mínima viável

Estabelecer uma rotina minimamente viável pode ser um bom ponto de partida. Sabemos que, especialmente no caso das mães de primeira viagem, a chegada de um filho impacta a rotina profundamente.

Muita coisa precisa ser remodelada para que tudo volte a um tipo de estabilidade, ao menos mínima. Nesse ínterim, muitas mães têm dificuldade para cuidar do próprio sono e do próprio descanso.

Publicidade

Por isso, assim que possível, separe alguns minutinhos para preparar uma espécie de cronograma, montando o horário de banho, alimentação e outras necessidades do bebê. Isso pode ajudá-la a criar uma espécie de “automação” em algumas atividades mais repetitivas, permitindo uma maior organização que garanta mais praticidade.

Porém, lembre-se de que essa rotina deve ser minimamente viável, ok? Nada de querer ser super-heroína e capaz de fazer mil e uma coisas ao mesmo tempo, negligenciando a própria saúde para isso.

Veja mais:Mães ocupadas: 13 dicas incríveis para facilitar a rotina!

dicas para lidar com a falta de sono na maternidade

Mulher cansada apoiada no cabo da vassoura. Foto: Canva

2. Dicas para lidar com a falta de sono na maternidade: Invista na higiene do sono

Esta dica é especialmente para as mamães que têm dificuldade para relaxar durante as atividades cotidianas da maternidade, o que impacta no sono.

Afinal, a higiene do sono pode induzir o corpo para um momento de descanso e relaxamento, fazendo com que tudo comece a desacelerar e a mulher possa descansar de fato.

Publicidade

É o caso de criar um ritual de banho relaxante, preparar a cama com a roupa de cama mais confortável possível, e assim por diante. Esses pequenos gestos de autocuidado podem mudar a nossa vida e valem a pena ser incluídos no dia a dia.

Além do mais, com o passar do tempo esses hábitos de higiene do sono servirão de gatilho para que a nossa mente e o nosso corpo compreendam que é hora de descansar.

3. Considere o uso de técnicas de relaxamento

As técnicas de relaxamento também podem ajudar a se sentir mais preparada para o sono, mesmo que seja nos momentos de soneca com o bebê. Dentre essas técnicas, podemos citar o mindfulness, que pode fazer toda a diferença no seu dia a dia.

Basicamente, essa técnica consiste em trazer a atenção para o presente, ancorando os pensamentos em algo que está à sua volta, como um cheiro, um som, uma sensação na pele, e assim por diante.

Isso pode reduzir os pensamentos ansiosos de “ter que dormir logo”, fazendo com que o corpo e a mente relaxem e você consiga cochilar quando necessário.

Veja mais: Como escolher o melhor enxoval para o seu bebê?

Mulher com a cabeça apoiada nas mãos com semblante de cansada. Foto: Canva

4. Dicas para lidar com a falta de sono na maternidade: Delegue algumas coisas que sobrecarregam

A maternidade não é algo simples, e nós não estamos aqui para romantizá-la. Nós sabemos que ela pode ser bem pesada em muitos momentos, e exige bastante da mãe. Essas exigências, muitas vezes, sobrecarregam, gerando problemas para conseguir se manter descansada e com energia.

Por isso, aprender a deixar o orgulho de lado e saber quando deve pedir ajuda é muito importante. Delegar tarefas não é motivo para se sentir “menos capaz”, como muitas mulheres acabam se sentindo… delegar tarefas é organizar uma rotina que respeite os seus limites e proporcione mais qualidade de vida e até momentos de interação com o bebê que sejam ainda mais agradáveis.

Portanto, aprenda a delegar o que está sobrecarregando. Essa é uma das mais importantes dicas para lidar com a falta de sono na maternidade!

5. Pratique exercícios diariamente

A prática de exercícios diários ajuda a manter o corpo mais saudável e ativo. Isso faz com que você possa se sentir mais energizada ao longo do dia.

Além disso, manter uma vida ativa melhora a qualidade do sono, mesmo quando ele costuma ser mais curto. Então, se você sente que está muito cansada diariamente, considere a possibilidade de separar alguns minutinhos para praticar exercícios.

Pode ser, inclusive, um passeio no parque com o seu bebê, por exemplo. Mas lembre-se de não se cobrar tanto para ser “fitness”, ok? Faça tudo no seu tempo e com equilíbrio!

Veja mais: Atividades ao ar livre: Confira as 8 melhores exercícios para fazer!

6. Dicas para lidar com a falta de sono na maternidade: Cuidado com o que você come à noite

A alimentação à noite pode afetar a qualidade do seu sono, fazendo com que você fique com o sono mais leve e resultando em um maior cansaço ao longo do dia. Isso, somado às acordadas do bebê, pode tornar a rotina extremamente exaustiva.

Nessas situações, o ideal é optar por uma alimentação que seja mais leve e saudável, pois ela facilita a digestão e não atrapalha o seu sono, mesmo quando ele é mais “picadinho” por conta das acordadas do bebê.

Entenda que priorizar um sono de qualidade, mesmo que ele seja curtinho, é uma das formas de enfrentar a falta de sono na maternidade.

Mulher acordando com ar de cansada. Foto: Canva

7. Tire sonecas quando for possível

As sonecas ao longo do dia também não podiam ficar de fora das dicas para lidar com a falta de sono na maternidade. Afinal, que mamãe que não ama tirar uma soneca quando o filho também está dormindo?

Esse hábito pode ajudá-la a se sentir com mais energia e disposição, repondo as energias aos poucos, ao longo do dia.

Experimente tentar cochilar um pouquinho quando o bebê dorme, acompanhando o soninho dele. No começo, isso pode ser um pouco difícil, mas, à medida que o tempo passa, você pode se sentir mais adaptada a esse tipo de rotina, ficando mais descansada.

Veja mais: Crianças que tiram soneca mostram melhor desempenho e menos problemas de comportamento

Mulher cansada apoiada sobre a mesa. Foto: Canva

8. Crie um ambiente agradável e que faça bem a você

Por fim, lembre-se de preparar um ambiente que seja aconchegante para você nos momentos de soneca e descanso – mesmo quando não for para dormir horas a fio.

Isso poderá ajudá-la a relaxar mais, ao mesmo tempo em que contribui para uma diminuição do estresse e fomenta uma maior sensação de prazer e bem-estar no cotidiano.

Cuide de você dessa forma! Lembre-se de que assim como o bebê, você também merece receber cuidados e momentos de aconchego e segurança. Afinal, não nasceu apenas um bebê, nasceu uma mãe.

Converse com a sua família, estabeleçam, juntos, uma rotina saudável para todos, e viva um dia de cada vez! Fique bem!

Veja mais: Dica de autocuidado para mães (exaustas e nervosas! Alguém por aí?)