Quando nos tornamos pais, descobrimos as maravilhas das sonecas durante o dia. Conheça os benefícios das crianças que tiram soneca.

Com pouco tempo de experiência, percebemos que elas fazem toda a diferença para o bem estar dos bebês – nada como um soninho repousante para que os pequenos se acalmem, e para que tenhamos alguns (poucos) momentos de folga.

Mas você sabia que os benefícios da soneca se estendem até crianças mais velhas, que chegam à pré-adolescência? Pois um estudo recente, feito com 3.000 crianças chinesas entre 10 e 12 anos, mostrou que ter o hábito de dormir no meio do dia pode aumentar a satisfação pessoal (alegria), o autocontrole, e até mesmo o QI (especialmente no sexto ano escolar).

Crianças que tiram soneca – aumento do desempenho escolar

E veja só: crianças que tiravam um soneca por 3 vezes ou mais na semana demonstraram um aumento de 7,6% no desempenho escolar.

Publicidade

Imagem: 123RF

Embora em muitos países do mundo o hábito de dormir durante o dia acabe na primeira infância, na China ele permanece até que as crianças sejam mais velhas, e por isso o estudo foi realizado lá.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Jianghong Liu, o pesquisador que liderou o trabalho, relata que muitos estudos já tinham mostrado que as sonecas diurnas têm a mesma capacidade de melhorar as atividades cognitivas que uma boa noite de sono. Mas, com essa pesquisa, eles mostraram que não só o desempenho escolar é melhorado, como também o bem-estar relatado pelas próprias crianças.

Crianças que tiram soneca durante o dia

dicas para ajudar seu filho a dormir

Menino dormindo abraçado na pelúcia. Foto: Canva

Essa poderia ser, inclusive, uma ação interessante para se tomar com os adolescentes, uma vez que essa idade costuma ser caracterizada por um grau de insatisfação aumentado.

Realmente fiquei pensando bastante sobre o assunto. Minha filha ainda estuda à tarde, por isso a soneca durante o dia não é um hábito em nossa casa. Mas quando ela passar a estudar pela manhã, certamente incentivarei o tempinho de sono (assim como minha mãe fazia – “filha, tem que descansar a cabeça para que ela funcione melhor”).

Publicidade