Crianças que tiram soneca mostram melhor desempenho e menos problemas de comportamento

Por 0 Comentários


Quando nos tornamos pais, descobrimos as maravilhas das sonecas durante o dia. Com pouco tempo de experiência, percebemos que elas fazem toda a diferença para o bem estar dos bebês – nada como um soninho repousante para que os pequenos se acalmem, e para que tenhamos alguns (poucos) momentos de folga.

Mas você sabia que os benefícios da soneca se estendem até crianças mais velhas, que chegam à pré-adolescência? Pois um estudo recente, feito com 3.000 crianças chinesas entre 10 e 12 anos, mostrou que ter o hábito de dormir no meio do dia pode aumentar a satisfação pessoal (alegria), o autocontrole, e até mesmo o QI (especialmente no sexto ano escolar). E veja só: crianças que tiravam um soneca por 3 vezes ou mais na semana demonstraram um aumento de 7,6% no desempenho escolar.

Imagem: 123RF

Embora em muitos países do mundo o hábito de dormir durante o dia acabe na primeira infância, na China ele permanece até que as crianças sejam mais velhas, e por isso o estudo foi realizado lá. Jianghong Liu, o pesquisador que liderou o trabalho, relata que muitos estudos já tinham mostrado que as sonecas diurnas têm a mesma capacidade de melhorar as atividades cognitivas que uma boa noite de sono. Mas, com essa pesquisa, eles mostraram que não só o desempenho escolar é melhorado, como também o bem-estar relatado pelas próprias crianças. Essa poderia ser, inclusive, uma ação interessante para se tomar com os adolescentes, uma vez que essa idade costuma ser caracterizada por um grau de insatisfação aumentado.

Realmente fiquei pensando bastante sobre o assunto. Minha filha ainda estuda à tarde, por isso a soneca durante o dia não é um hábito em nossa casa. Mas quando ela passar a estudar pela manhã, certamente incentivarei o tempinho de sono (assim como minha mãe fazia – “filha, tem que descansar a cabeça para que ela funcione melhor”).


 



Arquivado em: ComportamentoDesenvolvimentoSaúde Tags:

Deixe seu comentário