Você está buscando atividades simples para fazer ao ar livre? Então está no lugar certo! Confira as oito melhores opções para fazer em ambiente externo, em meio à natureza – e de quebra ainda perder aquelas gordurinhas indesejadas.

Essa tendência de fazer atividades físicas ao ar livre está ganhando cada vez mais espaço, principalmente depois da pandemia e do isolamento social. Além disso, é excelente para aqueles que buscam um contato maior com a natureza.

Agora, não é mais necessário ficar exclusivamente na academia para se exercitar. Essa ideia ficou para trás e o universo de modalidades esportivas ao ar livre está realmente crescendo, principalmente com o Beach Tênis, que está fazendo sucesso em todo o Brasil.

Mas você realmente sabe qual exercício combina mais com o seu estilo, preferências e necessidades? Saber escolher aquela que te dará mais prazer é fundamental, para que você possa investir seu tempo e esforço naquela modalidade que mais se encaixa ao seu perfil.

Publicidade

Pensando em te ajudar a escolher a melhor opção, elaboramos esse artigo com as 8 melhores atividades físicas ao ar livre para você fazer de forma simples e prazerosa.

Quer saber quais são? Continue acompanhando!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
 ar livre 

Jovem fazendo exercícios físicos ao ar livre. Crédito da foto: Freepik

Confira as 8 melhores atividades para fazer ao ar livre

1. Trekking

Se você quer ter uma vida mais saudável, esse esporte é a escolha certa!

Essa é uma modalidade que tem conquistado cada vez mais pessoas, já que por ser feita em meio à natureza, ela proporciona uma conexão entre o corpo e a mente, auxiliando a aliviar estresse e revigorar a energia.

Além dos benefícios para o corpo, essa atividade permite que você faça montanhismo, trilhas e conheça lugares belíssimos ao redor do mundo.

Publicidade

Mas para praticar essa atividade física na natureza, é preciso usar roupas e calçados apropriados, pois, normalmente, as caminhadas são longas e exigem equipamentos adequados, como tênis, roupas, bonés ou chapéus, além de protetor solar.

2. Ciclismo

Continuando, o ciclismo é uma outra atividade física que está muito em alta.

Mesmo sendo um esporte de alta performance, ele caiu nas graças das pessoas que querem se exercitar em meio à natureza.

Muito mais do que estar em um ambiente livre, essa modalidade oferece uma série de benefícios para o corpo, como fortalecimento da musculatura, auxilia na saúde do coração, melhora a respiração, ajuda no equilíbrio e também reduz o estresse.

Assim como as principais atividades ao ar livre, você também precisa estar preparado para praticá-la. Por isso, mesmo sendo um exercício para puro lazer, utilizar equipamentos corretos é fundamental para a sua performance e até para a sua segurança.

Invista em uma bicicleta apropriada ao seu tamanho, ao tipo de ciclismo e que ofereça materiais de qualidade. Lembre-se que a manutenção da sua bike também precisa ser feita de forma regular.

Publicidade

Não esqueça de utilizar itens de segurança, como capacete, óculos, luvas e também roupas e calçados adequados.

3. Corrida ao ar livre

Entre as atividades ao ar livre mais praticadas está a corrida. E o melhor é que você pode fazer esse exercício no cenário que desejar: na rua, na montanha, na praia ou no campo.

Basta ter um calçado adequado, fazer um bom alongamento e colocar as pernocas para percorrer o mundo. Sem contar que as vantagens para o corpo e mente são inúmeras, como fortalecimento da musculatura, ossos e o coração.

A corrida é capaz de proporcionar um aumento da capacidade respiratória, ajuda a emagrecer mais rapidamente e também funciona como antidepressivo.

Se está procurando esportes ao ar livre que contribuam com a sua saúde em diferentes aspectos, a corrida ao ar livre é uma excelente opção.

Mas lembre-se que praticada de forma incorreta, esse exercício pode prejudicar a sua saúde. Por isso, é importante procurar orientações de profissionais que te ajudem a correr certo e investir em um tênis de corrida que seja adequado.

4. Slackline

Do mesmo modo, o Slackline é uma verdadeira sensação entre a garotada, principalmente no verão, quando ninguém quer ficar em casa.

Mas saiba que esse é um dos esportes que podem ser praticados ao ar livre por qualquer pessoa!

Basta ter uma fita de nylon esticada entre dois pontos fixos, permitindo que você possa andar e fazer manobras. Certamente, você já deve ter visto pessoas praticando essa atividade em praias, parques, montanhas e muito outros locais.

Para conseguir se equilibrar na fita, já adiantamos que você precisará de um pouco de treino, já que esse é um esporte que exige equilíbrio.

Além de ser divertido, essa atividade física na natureza contribui com uma postura mais correta, melhora o equilíbrio e aumenta a força muscular.

 ar livre 

Mulher fazendo Slackline ao ar livre. Crédito da foto: Freepik

Dicas de atividades prazerosas para fazer ao ar livre

5. Pilates

Se você pensa que o pilates só pode ser feito em uma academia ou estúdio, está enganado. Nos últimos anos, o pilates também ganhou mais um bonito cenário: a natureza.

E o mais legal é que essa atividade também é muito versátil e você pode praticá-la em parques, praças, praias, campo ou até mesmo no quintal da sua casa.

Claro que é sempre bom ter a ajuda de um profissional, mas também dá para começar a fazer esse tipo de exercícios ao ar livre com vídeos na internet.

Mas se preferir, procure um profissional que ofereça esse tipo de pilates ao ar livre. Inclusive, muitos deles montam grupos de alunos para praticar o exercício em parques e praças.

Entre os benefícios para o corpo estão maiores estímulos das articulações, melhora da respiração e concentração, redução dos níveis de estresse, além de trabalhar todas partes do corpo e aumentar a flexibilidade e resistência.

Para praticar o esporte, invista em tapete para pilates, discos e outros equipamentos, que inclusive também podem ser usados na prática de yoga.

7. Treino funcional

O mesmo acontece com o treino funcional que, nos últimos anos, vem ganhando muitos adeptos. Esse é um dos exercícios para fazer ao ar livre, que trabalha nas mais diferentes capacidades físicas, garantindo benefícios para o condicionamento físico e a saúde do corpo e da mente.

Durante a atividade, os praticantes usam movimentos e funções do dia a dia, como agachar, sentar, correr,  empurrar, puxar  ou carregar um objeto.

Assim como outros esportes, é preciso contar com um profissional especializado, usar calçados e roupas adequadas para te dar segurança e mobilidade.

Bem como, é sempre bom investir em equipamentos, como corda, faixa elástica e colchonete.

 ar livre 

Jovem andando de patins ao ar livre. Crédito da foto: Freepik

Melhores atividades para fazer ao ar livre

8. Patinação

Essa é uma das atividades ao ar livre que também está crescendo no Brasil. Ao passear em praças, parques e pistas de ciclismo nas ruas, é possível ver muitas pessoas praticando esse tipo de exercício e se divertindo.

Do mesmo modo, a patinação é atividade dinâmica e prazerosa que trabalha os mais diferentes grupos de músculos, além de queimar muita caloria, perfeito para quem quer perder peso.

Contudo, lembre-se de patinar sempre com cuidado, principalmente, se for à rua.

Por fim, não esqueça de investir em um patins de qualidade e itens de proteção, como joelheira, cotoveleira e capacete, que são itens essenciais para a prática do esporte e sua segurança.

Conclusão

Agora que já falamos sobre as oito melhores atividades físicas ao ar livre, ficou mais fácil escolher aquela que mais combina com o seu perfil, não é mesmo?

Lembre-se sempre que não basta apenas encontrar aquela modalidade que te dá prazer, você precisa cuidar da sua segurança.

Por último, independentemente do tipo de exercício que escolher praticar, invista sempre em equipamentos de qualidade! Eles garantam uma boa performance e também assegurem a sua proteção durante a atividade.

Gostou dessas dicas? Então continue acompanhando o Mil Dicas de Mãe!

Leia também: