Diante de tantas mudanças no corpo durante a gestação, é importante que os cuidados com a pele na gravidez igualmente sejam cuidados, sem ser deixados de lado.

Isso porque, além de promoverem mais conforto e bem-estar, eles acabam sendo um ótimo exercício de autoestima nesse período de transformações.

Mas, afinal, o que pode e o que não pode na hora de pensar a rotina de beleza da gestante? Apesar de serem muito importantes, nem sempre é fácil para as gestantes entender o que é permitido e o que não é nesse período.

Pensando nisso, criamos um artigo falando sobre esse assunto, pois queremos que você saiba tudo sobre como se cuidar para essa fase ser ainda mas linda para você e seu bebê.

Publicidade

Confira!

 pele na gravidez

Mulher grávida aplicando creme em sua barriga. Crédito da foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Quais cuidados devemos ter com a pele na gravidez? Descubra!

Durante o período de gestação, a mulher sofre diversas alterações hormonais, que refletem diretamente em seu humor e corpo.

Enquanto o cabelo fica macio, sedoso e volumoso e as unhas fortes e crescendo rápido, a pele, por sua vez, nem sempre apresenta mudanças tão agradáveis.

Por isso, os cuidados com a pele na gravidez são importantes desde a confirmação da gestação, tanto para evitar problemas no desenvolvimento do bebê como para proteger melhor a pele.

Porém, esse momento contém algumas restrições de tratamentos e produtos, que veremos mais adiante. Mas, primeiramente, saiba que alguns hábitos podem ser mantidos no dia a dia. Inclusive, alguns como a hidratação, devem até ser intensificados.

Publicidade

Continue fazendo sua skincare, porém fique de olho nos ingredientes

Em suma, os cuidados com a pele na gravidez incluem os três passos principais do skincare: limpeza, hidratação e proteção solar.

Para mulheres com pele oleosa e acneica, infelizmente, a gravidez tende a intensificar esse problema. Dessa forma, é importante recorrer à limpeza regular com sabonete indicado pelo médico dermatologista.

Lembrando que existem alguns ativos que, por conta de sua composição de ingredientes, devem ser evitados pelas futuras mamães, como: ácido retinóico, hidroquinona e ácido salicílico.

Por outro lado, para mulheres que a pele está ressacando durante a gestação ou é sensível, como com quadros de rosácea, a etapa mais importante da rotina será a hidratação.

Isso não significa pular uma ou outra das três etapas dos cuidados com a pele na gravidez, mas para cada caso uma delas será mais importante para evitar o problema mais expressivo do período.

De qualquer forma, a dica para todas as gestantes é estender a hidratação às áreas que sofrem maior distensão (estiramento muscular) no período, como: mamas, abdômen, região lombar, nádegas e parte interna das coxas que ficam mais vulnerais ao surgimento das estrias.

Publicidade

Por fim, quando o assunto é cuidado com a pele na gravidez, é essencial que a mulher tenha o acompanhamento de um médico, como seu dermatologista ou seu obstetra. Esse profissional saberá orientar as escolhas e dizer o que deve ser mantido ou suspenso em cada caso.

Veja aqui como fazer uma rotina de skincare durante a noite. 

pele na gravidez

Jovem grávida aplicando hidratante na barriga para evitar estrias. Crédito da foto: Freepik

Como prevenir o melasma na gravidez?

As alterações hormonais que ocorrem na gestação acabam deixando a pele suscetível ao aparecimento de manchas, principalmente no rosto e em áreas mais expostas ao sol.

Por isso, não devemos nos esquecer da terceira etapa dos cuidados com a pele, que é a proteção solar. Ela tem relação direta com um dos principais problemas de pele da gestação: o melasma (manchas de pele).

O surgimento ou intensificação do melasma durante a gestação recebe o nome de cloasma gravídico. Deve-se às alterações hormonais do período e exposição solar. Por isso, o uso do filtro solar é um hábito que precisa ser reforçado.

O primeiro aspecto é que a gestante não deve evitar completamente o sol no período, afinal, ele é importante na síntese de vitamina D e até mesmo na disposição e saúde mental da mamãe.

A recomendação é sempre usar protetor solar com fator de proteção FPS 30 em uma camada generosa e reaplicar algumas vezes ao dia.

Alguns protetores podem conter ácido salicílico, sendo importante observar a composição do protetor previamente.

Sendo assim, a proteção solar é fundamental durante à gestação devido à maior suscetibilidade da gestante a ter melasma.

Lembrando que, durante esse período, ficam contraindicados procedimentos tópicos com ácidos ou laser que poderiam ajudar na amenização do quadro.

Proteção solar não pode faltar para a pele na gravidez

Continuando a falar sobre a importância da proteção solar, saiba que a exposição solar direta deve ser evitada entre 10 e 16 horas, quando a radiação é maior.

Como já mencionamos acima, o fator de proteção deve ser, no mínimo, 30. Além disso, também é importante o uso de bonés, chapéus e óculos de sol.

Outra dica é dar preferência aos protetores com filtros físicos nesse período, pois barram a luz visível, responsável por causar manchas. Na composição, eles são descritos como dióxido de titânio e óxido de zinco. Fique de olho!

Retrato de uma linda mulher grávida em roupão e toalha aplica um creme na barriga perto da janela. Crédito da foto: Freepik

Hidratar a pele na gravidez é fundamental

Com o desenvolvimento do bebê e o ganho de peso, as regiões do abdômen e dos seios passam por um estiramento excessivo no período gestacional.

Essas mudanças no corpo podem ocasionar estrias na gravidez e flacidez após o nascimento, porém não se preocupe! Para prevenir os problemas e reforçar a elasticidade e a firmeza da pele, uma hidratação adequada é fundamental nessa fase.

Entre os ativos seguros para as gestantes, estão a manteiga de karité e os óleos vegetais, como o de amêndoas e o de girassol. Além de hidratar, eles conservam a barreira protetora da pele.

Atenção ao ácido hialurônico

Apesar das restrições das substâncias que podem ser usadas durante a gravidez, existem muitas opções seguras às gestantes.

Para mulheres com pele sensível, podem ser usados os produtos à base de substâncias calmantes como a camomila, chá verde, niacinamida, aveia e aloe vera.

Já para quem tem a pele oleosa, algumas opções liberadas incluem o ácido azelaico e nicotinamida.

Para todos os casos, entretanto, uma opção segura durante a gestação e eficaz na hidratação é o ácido hialurônico vegetal, que apresenta biocompatibilidade e é totalmente seguro à gestante e ao bebê.

 pele na gravidez

Mulher gravida com um tubo de creme, passando em sua barriga. Crédito da foto: Freepik

Cuidado com a pele na gravidez: escolhe os procedimentos

Mesmo as mulheres que nunca tiveram acne podem observar o aumento da oleosidade da pele na gravidez, devido às alterações hormonais.

A higienização diária realizada com a limpeza, o primeiro passo da skincare, pode ajudar a desobstruir os poros e a controlar a produção de sebo, mas é preciso cautela.

O principal alerta é com produtos que contenham ácidos em sua formulação, portanto, o acompanhamento do dermatologista é fundamental para uma prescrição segura.

De modo geral, ácidos – como o retinoico e o salicílico acima de 2% – não devem ser usados por gestantes. Portanto, tratamentos feitos com esses ativos devem ser suspensos durante a gestação, como é o caso de clareamentos, tratamentos preventivos de sinais e peeling.

Além de aumentarem a sensibilidade da pele, que fica mais reativa no período gestacional, os ácidos podem ser absorvidos e prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Veja mais sobre outros procedimentos:

• Limpeza de pele: com tantas alterações, a pele requer um cuidado maior nesse período. A limpeza pode ser uma opção, desde que não utilize produtos esfoliantes com ácidos, nem itens calmantes ou secativos. Depois, é preciso reforçar a proteção solar.

• Aplicações de toxina botulínica e preenchimentos com ácido hialurônico: por serem mais agressivos, esses procedimentos não devem ser feitos ao longo da gestação. Além da dor, eles podem desencadear reações alérgicas.

• Laser: outro procedimento que precisa ser deixado de lado na gravidez, pois aumenta as chances de aparecimento de manchas.

• Drenagem linfática manual: ela pode ser uma aliada para ativar a circulação sanguínea e diminuir o desconforto causado pelo inchaço nas pernas. No entanto, é importante evitar a região abdominal e, claro, ter o aval médico.

Mulher grávida de roupão, sentada na cama passando um perfume. Crédito da foto: Freepik

Cuidados com a pele na gravidez: observe os ingredientes

Como mencionamos acima, quando falamos especificamente sobre cuidados com a pele, existem outros ativos contraindicados durante a gestação. Afinal, segurança deve vir em primeiro lugar!

Cosméticos (como cremes e hidratantes) que apresentam fórmulas com ureia acima de 3% e com cânfora não devem ser utilizados por grávidas, pois podem atravessar a barreira da placenta e prejudicar o feto. Além disso, a ureia aumenta a absorção de outras substâncias pela pele.

Conhecer as restrições e saber mais sobre essas substâncias é muito importante. Mas entender as formulações e os rótulos sem ajuda profissional nem sempre é tarefa fácil. Por isso, a orientação médica é essencial.

Você também pode optar por produtos específicos para o período, pois são desenvolvidos com ativos comprovadamente seguros para ela e para o bebê e voltados para os principais benefícios que se busca nesse momento.

A especialista ainda destaca a importância desses produtos terem menor concentração de fragrância, já que muitas grávidas têm sensibilidade olfativa.

Aposte em produtos com fórmulas veganas, pois eles trazem ingredientes naturais, não têm fragrância e ajudam a prevenir estrias e a melhorar a elasticidade da pele.

Além disso, são ótimos para um ritual de autocuidado e descoberta do vínculo entre mamãe e bebê!

Creme hidratante para cuidados com a pele da mulher grávida na barriga. Crédito da foto: Freepik

A importância do autocuidado

Você sabia que, quando a gestante se acha bonita e se sente bem consigo mesma, seu sono melhora, o stress e a ansiedade diminuem e o vínculo que ela cria com o bebê aumenta? Pois é!

Para além das questões estéticas, manter rotinas de beleza durante a gestação também é um jeito de se gostar e de se aceitar. E o papel da autoestima nesse período de mudanças é muito importante!

Por isso, esse cuidado com a pele e a autoestima desde o início da gravidez é muito importante – e impacta positivamente toda a família.

Afinal, vínculo é amor e ele é fundamental na forma como o bebê vai se relacionar com ele próprio e com o mundo ao longo da vida.

Para ajudar a reforçar esse cuidado, existe um método de automassagem da gestante que, além de melhorar a relação da futura mãe com o seu corpo, fortalece os canais de comunicação com o bebê. Confira o passo a passo:

Preparação:

  1. Escolha um lugar calmo e silencioso.
  2. Deixe um óleo de sua preferência à mão.
  3. Relaxe e concentre-se apenas em você e no seu bebê.
  4. Encontre uma posição confortável, respire profundamente e solte o ar.
  5. Imagine a água tocando sua pele e levando embora todas as tensões.

A massagem:

  1. Usando o óleo, deslize as mãos pelos braços e ombros, com movimentos circulares.
  2. Desça até os seios e contorne-os com suavidade.
  3. Abrace seu ventre, continue o movimento até as costas e siga massageando toda a região até chegar nas coxas.
  4. Inspire e expire profundamente e sinta a feminilidade que pulsa em você.
  5. Abrace novamente o ventre, como se estivesse abraçando seu bebê. Sinta o vínculo entre vocês.
  6. Suba as mãos até o coração e sinta as vibrações do corpo. Perceba o bebê respirando com você e aproveite essa conexão.
  7. Para terminar, enxague o corpo e retire o excesso de óleo, sempre com movimentos suaves, no ritmo da massagem.

Jovem grávida aplicando creme na barriga. Crédito da foto: Freepik

Outros cuidados para cuidar da pele na gravidez

Quais são os outros cuidados que a mulher pode continuar adotando para preservar a saúde da pele?

Bem, as principais queixas das gestantes nos consultórios dermatológicos são o aparecimento de estrias, acne, celulite e flacidez.

Sendo assim, é melhor prevenir antes que elas surjam e, para isso, são necessárias algumas medidas simples:

  • Ter uma alimentação saudável;
  • Controlar o ganho de peso;
  • Praticar atividades físicas, sempre acompanhada por um profissional;
  • Beber, pelo menos, dois litros de água por dia;
  • Optar por um sabonete específico para cada tipo de pele para lavar o rosto e, às vezes, o colo e as costas, para prevenir a acne;
  • Usar filtro solar com FPS diariamente, associado a chapéu, boné, sombrinha e óculos, para prevenir manchas;
  • Sempre utilizar hidratante corporal após o banho e reaplicá-lo durante o dia.

Além disso, para manter a sua autoestima lá em cima, é importante:

  • Manter sua rotina de cuidados pessoais, como ir ao salão de beleza;
  • Evitar mudanças drásticas na aparência, especialmente nos cortes de cabelo;
  • Manter a rotina sexual.

Assim, seguindo essas dicas, você terá uma gravidez ainda mais linda e com a autoestima lá em cima, como você merece!

E não se culpe se aparecer algumas manchinhas, flacidez ou melasma, pois isso é normal e você pode tratar ao longo da gestação ou mesmo depois, então não se cobre tanto! Afinal, você está gerando uma vida, há outro corpinho crescendo aí dentro!

Mulher grávida passando creme em sua barriga, sorridente. Crédito da foto: Freepik

Conclusão:

Para concluir, as mudanças são perfeitamente normais e tudo valerá a pena no futuro, com a chegada do bebê. Para esses detalhes, é possível dar um jeito com o auxílio de diversos produtinhos aliados e cuidados extras.

Lembre-se de que esse período é transitório, portanto olhe para as transformações de seu corpo de uma forma agradável e sinta-se bonita.

Curta essa fase deliciosa e única na vida de uma mulher, sem pressão e com todo o autocuidado do mundo. Ame-se e cuide do seu corpo e da sua saúde! Ela é fundamental para que a sua gestação seja tranquila e saudável!

Para acompanhar mais dicas incríveis, continue acompanhando o nosso blog Mil Dicas de Mãe e compartilhe esse artigo com outra mamãe que precisa saber disso.

Leia também: Quais produtos de beleza grávida não pode usar?

Até mais!